Com cerimônia realizada no primeiro dia da Fenatran 2024, a alta direção da Scania recebeu o troféu da vitória do Scania R, eleito o “Truck of the Year Latin America 2025” por um júri de 20 jornalistas e editores da imprensa de veículos comerciais, representando 20 publicações dos mercados mais importantes da América Latina.
O prestigioso prêmio foi recebido por Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group (holding que reúne as marcas Scania, Volkswagen Truck & Bus, MAN Truck & Bus, IC Bus, Volkswagen, Traton Chargin Solution e RIO Logistics Flow), Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Os executivos receberam o troféu das mãos de Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, empresa apoiadora.
Os concorrentes
Com 17 votos, o caminhão Scania R Euro 6 para transporte rodoviário pesado venceu a forte concorrência de finalistas: Volvo FH, Mercedes-Benz Actros, DAF XF, Iveco S-Way e Volkswagen Meteor.
O júri avaliou as inovações tecnologicas em eficiência energética, segurança e conforto do motoristas aplicadas aos caminhões nos últimos 12 meses. Somente competiram modelos que estão à venda no mercado.
O Scania R representa uma família de caminhões rodoviários, que incluem uma variedade de opções de motores para a descarbonização dos transportes, como os da diesel com tecnologia Euro 6, biodiesel puro (B100) e movidos a GNC (Gás Natural Comprimido), GNL (Gás Natural Liquefeito) e/ou biometano renovável. Além disso, a linha R conta com o R Super, único trem de força Euro 6 totalmente novo lançado no Brasil, e com a gama Plus (de potências 450 e 540 cavalos).
Como começou
“Esta é a segunda edição da versão latino-americana do International Truck of the Year (IToY). Comecei a coordenar a edição da América Latina em 2018, a convite do presidente da organização globalmente, Gianenrico Griffini”, explica Marcos Villela, membro representante do Brasil no IToY.
O IToY começou na Grã-Bretanha em 1976, quando o primeiro editor da Truck Magazine, o jornalista britânico Pat Kennett (in memorian), estava testando o então novo Seddon Atkinson SA200 no norte da Grã-Bretanha. Ele o considerou altamente inovador e à frente de seus concorrentes quando se tratava de conforto e segurança. E assim nasceu a ideia de criar um prêmio que reconhecesse os últimos desenvolvimentos técnicos em novos projetos de veículos comerciais e tecnologia de caminhões, especialmente no que diz respeito aos benefícios que eles oferecem aos operadores e motoristas. A ideia de Pat foi entusiasticamente apoiada pelo editor da Truck, Andrew Frankl, e juntos eles decidiram criar o prêmio “Caminhão do Ano”.
De acordo com as regras do Truck of the Year Latin America (ToYLA), o prêmio anual vai para o caminhão lançado nos 12 meses anteriores, que faz a contribuição mais significativa para a eficiência do transporte rodoviário. O julgamento é baseado em uma série de critérios críticos, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, eficiência energética, pegada ambiental e custo total de propriedade (TCO).
É a segunda vez que o Scania R ganha o prêmio o Truck of the Year Latin America, que está em sua segunda edição, é a versão latino-americano do consagrado International Truck of the Year (IToY), que remonta a 1977. Além disso, os cinco concorrentes são todos caminhões Euro 6 Premium que receberam importantes renovações para atender a legislação ambiental fase P8 do Proconve (equivalente a Euro 6).
Vale lembrar que, na Europa, a Scania venceu o IToY cinco vezes: 2017 (Nova Geração Scania), 2010 (Scania R), 2005 (Scania R Series), 1996 (Scania 4 Series) e 1989 (Scania 3
Corpo de jurado
Para a escolha dos caminhões vencedores do Truck of the Year Latin America e Truck Innovation Award, a organização convidou jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil: Aline Feltrin (Transporte Moderno), Andrea Ramos (Estradão), Daniela Giopato (O Carreteiro), Décio Costa (Autoindústria), Graziela Potenza (Revista Caminhoneiro), Ivo Mattos (Rede do Transporte), João Geraldo (Transporte Mundial), José Augusto Ferraz (Frota&Cia), Leonardo Andrade (Agência Transporta Brasil), Pedro Bartholomeu (Revista dos Transportes), Pedro Trucão (Pé na Estrada), Sérgio Kaskanlian (Planeta Caminhão) e Zeneto Furtado (Canal Tá Valendo); Argentina: Ricardo Docimo (Planeta Camión); Chile: José Ignacio Gutiérrez (Ruta Motor); Colômbia: Alícia Torres (Carga Pesada); México: Ricardo Lira (Transporters); Paraguai: Fernando Berdichevsky; Peru: Jose Marin (Automundo TV); Paraguai: Fernando Berdichevsky (Amigo Camionero) e Uruguai: Claudio Techera (Transporte Carretero).
Sobre o IToY atualmente
O IToY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado.
Nos liga no LinkedInLinkedIn!