quarta-feira, dezembro 11, 2024

A FROTA VERDE DO GRUPO COOPERCARGA NO RELATÓRIO DE ESG

O Grupo Coopercarga divulgou, recentemente, o seu relatório sobre as atividades ligadas ao ESG de 2022, que teve o comitê desta área criado em e em 2021.

O relatório resume todas as atividades de responsabilidade social ligadas ao tripé da sustentabilidade que dá sentido à sigla ESG: ambiental (E), social (S) e de ética, representada pela G de governança corporativa. 

Com 55 páginas, o documento faz uma prestação de contas de centenas de atividades do Grupo Coopercarga e a versão completa pode ser baixada em PDF no site da empresa.

Na carta de apresentação do Relatório ESG 2022, o presidente do Grupo Coopercarga, Osni Roman, deixa em destaque: “Hoje nos posicionamentos como um Operador Logístico Sustentável”.

Coopercarga

A Frota Verde

Vamos adiar neste artigo o que o relatório apresenta em termos de frota com esta pegada sustentável. 

Atualmente, a Coopercarga trabalha com duas marcas de caminhões elétricos importados: a BYD e a JAC. A BYD eT3 possui uma capacidade de carga de até 720 kg e uma autonomia de até 300 km. Vale lembrar que este ano, o INMETRO publicou uma portaria sobre divulgação de autonomia de veículos elétricos com normas estrangeiras e, que na ausência de uso da norma nacional, se aplica uma redução de 30% em razão das condições climáticas e topográficas brasileiras. Nesse sentido, a autonomia real do BYD eT3 é de 210 km.

Já o JAC iEV1200T tem capacidade de carga de até 3.500 kg e uma autonomia de até 250 km divulgada pelo fabricante é de 175 km pela norma do INMETRO

Esses veículos podem reduzir, em média, 99,3% das emissões de CO₂ durante o uso, o chamado “emissões do tanque à roda”. 

Os 13 veículos elétricos estão em uso pelos clientes, sendo a AGCO, o Grupo Boticário e a Sodexo.

Caminhões a gás

Coopercarga

Além dos elétricos, a Coopercarga possui 11 cavalos mecânicos Scania movidos a gás. Nesse sentido, esses caminhões podem ser abastecidos com dois tipos de gases, inclusive, misturados, como nos veículos flex. O mais fácil de encontrar é o GNV, ainda um combustível fóssil que apresenta uma redução na emissão de CO₂ em torno de 15% em relação ao diesel. A melhor alternativa é o biometano, um gás purificado a partir do biogás que apresenta uma redução de emissões superior a 90%.

A maior vantagem do uso do biometano é que, além de emitir, significativamente, menos poluentes, ele faz parte da economia circular. Além disso, ele é uma fonte de energia limpa. O biometano contribui para a redução de resíduos orgânicos. Ele pode ser gerado a partir de diversas fontes, como vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano e nos aterros sanitários, os famosos “lixões”.  

O futuro do biometano

No Brasil, há 41 projetos de usinas de biogás e biometano em andamento, segundo a ABiogás. Em outras palavras, isso deve aumentar a produção e a produção desse biocombustível nos próximos para 32 milhões de m³ até 2030. Os investimentos previstos para esse aumento acontecer são de R$ 7,4 bilhões. Há, ainda, outras empresas investindo na infraestrutura para distribuição do biometano.  

Muitas empresas estão com projetos de ter a própria usina de produção de biometano em suas garagens e indústrias. Do mesmo modo, a Volkswagen do Brasil tem projeto para essas usinas em todas as suas fábricas e em diversos concessionários da marca.

Transportadoras com frota de caminhões a gás podem colocar no radar a construção de uma pequena usina de produção de biometano dentro de suas instalações. Por exemplo, como a Reiter Log, que possui 125 caminhões movidos a gás, já planeja fazer tendo a Shell Energy Brasil como executora do projeto. 

Redução de CO₂ com o dobro de capacidade

Coopercarga

A Coopercarga fechou 2022 com 14 carretas Double Deck na frota dela. O que são veículos Double Deck? São carretas especialmente projetadas com um segundo piso instalado. Portanto, essa estrutura permite aproveitar ao máximo o espaço disponível, dobrando a capacidade de carga em comparação com as carretas tradicionais.

Por fim, com o dobro de capacidade interna, as composições Double Deck proporcionam uma redução significativa no tempo de espera dos clientes. Isso ocorre porque um único veículo consegue transportar uma quantidade maior de mercadorias, agilizando o processo de entrega e aumenta a eficiência logística.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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3 COMENTÁRIOS

  1. Hotel Charme Fonte do Boi

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