sábado, julho 27, 2024
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Ram 2500: mais que uma picape e superior aos SUV

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A Ram 2500 é uma picape que desafia as categorias. De antemão, devido ao seu peso, ela é considerada um caminhão pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, o condutor precisa ter a CNH na categoria C ou superior. Isso não afasta os compradores que procuram um veículo potente, luxuoso e espaçoso. Ela vendeu mais de duas mil unidades em 2022, mesmo custando quase meio milhão de reais.

Acima de tudo, a picape é para quem trabalha no campo sem abdicar do conforto e da segurança. Ela ainda oferece o conforto e a sofisticação de um SUV de alto padrão. O design é marcante e imponente, que não passa despercebido nas ruas e estradas.

A Ram 2500 não é para quem quer ser discreto ou econômico. Pelo contrário, ela é para quem quer se destacar, impressionar, ter segurança e alta capacitação de tração. 

Motor Cummins 6,7 litros superior aos de caminhões semipesados

O motor turbodiesel Cummins de 6,7 litros é um dos mais potentes e eficientes do mercado. Esse motor tem uma tecnologia de injeção de combustível bastante avançada, que permite alcançar entregar 367 cavalos de potência e 1.086 Nm de torque, dependendo da configuração e da aplicação.

O interior

Ela também possui uma central multimídia com tela de 12 polegadas (30,48 cm) vertical, com câmeras que permitem a visão de 360 graus, sistema de som premium Harman Kardon e Rambox, um compartimento exclusivo na caçamba para guardar objetos.

Interior com acabamento acima dos SUVs de luxo. Fotos: divulgação

Desempenho e força bruta

A picape tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 160 km/h por questões de segurança. Isso não significa que ela seja lenta. Pelo contrário, ela acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, um desempenho excelente para o seu porte e peso. Ela se destaca nas ultrapassagens e retomadas de velocidade, graças ao seu motor potente e ao câmbio automático de seis marchas.

No entanto, é preciso ter cuidado ao dirigir a Ram 2500, pois ela não é uma picape comum. Ela tem dimensões generosas, que exigem atenção nas manobras e nas curvas. Na configuração 4×2, ela pode perder aderência em pisos molhados ou escorregadios. Por isso é recomendável usar a tração 4×4 nessas situações. Além disso, é preciso respeitar o limite de velocidade dos caminhões nas estradas, ou pagar a multa e levar pontos na CNH se optar por rodar no limite dos automóveis.

A Ram 2500 é uma picape para quem gosta de potência, conforto e tecnologia, mas também para quem sabe usar esses atributos com responsabilidade e segurança.

O carro que você procura deve ter vários equipamentos de segurança para garantir a sua proteção e a dos seus passageiros. 

Alguns dos itens mais importantes são:

– Airbags: os frontais são obrigatórios, mas existem também os laterais, de cortina, de joelho e até de capô.

– Controle de estabilidade e tração: é um sistema eletrônico que corrige a trajetória do carro em situações de risco, como curvas fechadas, pisos escorregadios ou frenagens bruscas. Ele evita que o carro saia de controle, derrape ou capote.

– Freios ABS: são freios antitravamento que impedem que as rodas bloqueiem ao frear, mantendo a dirigibilidade e a aderência do carro. Eles também reduzem a distância de frenagem e evitam o desgaste dos pneus.

– Cintos de segurança: são dispositivos que prendem os ocupantes aos bancos, evitando que sejam arremessados para fora ou contra o interior do carro em caso de colisão. Os cintos de três pontos são mais seguros, pois envolvem o tórax e a pélvis, distribuindo melhor a força do impacto.

– Luzes e faróis: são componentes que iluminam o caminho e sinalizam as intenções do motorista, como mudanças de direção, paradas ou conversões. Eles aumentam a visibilidade e a segurança no trânsito, especialmente à noite ou em condições climáticas adversas.

– Câmeras e sensores: são equipamentos que auxiliam o motorista em manobras como estacionar, mudar de faixa ou rebocar. Eles mostram imagens ou emitem alertas sonoros sobre obstáculos, ou objetos próximos ao carro, evitando colisões ou danos à carroceria.

A lista de equipamentos de segurança é ampla. São seis airbags, controles de tração e estabilidade, controle de balanço do reboque, monitoramento eletrônico de rolagem da carroceria, sistema de alerta de frenagem, Isofix e outros.   

Sensores dianteiros e traseiros, e mais as câmeras aumentam bastante a segurança em diferentes manobras, seja para estacionar ou mudar de faixa. Aliás, o sistema de câmeras cobre todo o veículo, inclusive, toda a caçamba. Apesar do tamanho dela, com auxílio dessas tecnologias, é muito fácil estacionar fazendo baliza.   

Itens de conforto

Os cinco ocupantes adultos contam com bastante espaço para viajar com muito conforto, e os porta-objetos estão espalhados por todos os lados. Há espaços imagináveis, como escondidos embaixo do banco traseiro, espaço para sapatos etc.    

Internamente, o que mais chama a atenção é a tela vertical sensível ao toque de 12 polegadas (30,48 cm) com muitas funções configuráveis. Há também diversas tomadas USB convencional e Tipo-C para carregamento de celulares e outros eletrônicos, e até tomada padrão de 115 V.    

A lista de equipamentos inclui bancos em couro com ajustes elétricos (10 para o motorista e 6 para o passageiro), além de ventilação e aquecimento nos dianteiros e ar-condicionado dual zone com saída traseira. O sistema de som de luxo com 9 alto-falantes e ‘subwoofer’ conta com cancelamento de ruído e o volante com ajustes de altura e profundidade, entre outros. Os vidros laminados ampliam o conforto acústicos. A janela traseira conta com acionamento elétrico.  

Caçamba  

Ram 2500
Ram 2500: Nas laterais, a caçamba conta com dois porta-objetos, cada um podendo levar 102 litros, além de ter fechadura e sistema de segurança remoto. Foto: Divulgação

Soluções inteligentes são presentes para o transporte de objetos. Nas laterais, a caçamba conta com dois porta-objetos, cada um podendo levar 102 litros, além de ter fechadura e sistema de segurança remoto. Não só isso. Há tomadas de 115 V e ralo para escorrer a água quando o espaço for lavado. Os estribos laterais são de série.

RAM 2500 está sempre pronta para atalhos  

Rodamos mais de 1.300 km com a RAM e a experiência foi digna de ser filmada por ‘drone’. No entanto, como não foi programada uma filmagem aérea, nos resta apenas a sensacional memória. Desta forma, o retorno de Belo Horizonte (MG) para São Paulo (SP), havia um engarrafamento de mais de 20 km e mais de duas horas de previsão, conforme o Waze.   

Paralelo havia uma estrada de barro como alternativa. De maneira que, motoristas de uma Ford Ranger e de uma Toyota Hilux chegaram a tentar pegar a via lateral, mas não tiveram coragem. Já com uma RAM 2500 4×4, rodas de 18 polegadas (45,72 cm), e um trem de força de caminhão, por que não? Atravessamos um matagal baixo para acessar a estrada de barro, despertando os olhares incrédulos dos motoristas dos veículos parados no engarrafamento. Esta alternativa evitou que a viagem atrasasse mais duas horas.   

Enfim, melhor do que ela deve ser somente a recém-chegada RAM 2500 e, para quem preferir uma picape RAM menor, há a 1500.   

Fotos: Marcos Villela

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
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