terça-feira, dezembro 16, 2025

SVO Secreto contará com duas apresentações neste mês em São Paulo

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A dica do Roteiro Automotivo, seção cultural da Frota News, vai para shows projetos como o SVO Secreto no Shopping Vila Olímpia, região Oeste da capital paulista, com fácil acesso por diferentes meios de transportes, incluindo carros de aplicativos, linha de trem Esmeralda e ônibus público. A saber, o primeiro evento correrá no dia 14 de novembro das às 19 horas às 21 horas.

Já no dia 24 de novembro, o projeto recebe a banda Scatolove subirá ao palco do projeto SVO Secreto. No Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. Aliás, o evento, que acontece às 19h no Terraço – 3º Piso, promete encerrar o mês em grande estilo com uma apresentação gratuita, que já está gerando expectativa entre os fãs. Para garantir o ingresso, basta resgatá-lo pelo aplicativo MULTI, sendo limitado a um por CPF. 

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The Voice Brasil

Scatolove, liderada por Isa Salles, ex-participante do “The Voice Brasil” 2018, tem conquistado um público crescente desde seu surgimento. A banda, que já tocou em diversos festivais e acumula milhões de visualizações nas plataformas digitais, ultrapassou recentemente a marca de 6 milhões de visualizações com a faixa “O Tiro”. Essa trajetória só confirma o sucesso e a conexão do grupo com seus fãs, tornando-o uma das atrações mais aguardadas do SVO Secreto. 

“Acompanhamos o Scatolove desde o seu surgimento, em 2018, após a participação da Isa Salles no ‘The Voice’. De lá para cá, a banda se consolidou, tocou em grandes festivais e conquistou um público muito compatível ao nosso projeto. O que faz do Scatolove a atração perfeita para encerrar o mês de outubro do SVO Secreto”, destaca Ricardo Nhãm, um dos curadores do evento. 

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 Sobre o SVO Secreto 

O SVO Secreto é um projeto de entretenimento que já se consolidou no calendário cultural de São Paulo. Vencedor do Prêmio ABRASCE 2024, concedido pela Associação de Shoppings Centers do Brasil, o projeto se destacou na categoria Eventos e Promoções. Em 2023, mais de 80 artistas passaram pelo palco do SVO Secreto, proporcionando momentos inesquecíveis de música e cultura para públicos de todas as idades. 

Com uma proposta de curadoria artística diferenciada, o evento é conhecido por manter uma atmosfera de surpresa e expectativa, revelando semanalmente novas atrações de forma envolvente. A produção executiva e curadoria artística ficam sob responsabilidade da agência Live on Tour, liderada por Ricardo Nhãm e Juliano Rocha, que na primeira temporada trouxeram ao palco artistas renomados como Carlinhos Brown, Buchecha, Di Ferrero, Gabi Martins, Johnny Hooker, Ana Cañas, Fat Family, Supla, Day Limns, Mahmundi e o podcast Vênus. 

Na edição de 2024, o SVO Secreto já recebeu nomes como OutroEu, Mariana Nolasco, Viva Latinidad!, ÀVUÀ, Far From Alaska e School of Rock, mostrando a diversidade e o alcance do projeto. 

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Actros “Estrela Delas” vira realidade à venda na Fenatran

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AParece que foi ontem, mas início das vendas do Actros “Estrela Delas” na Fenatran 2024 foi a partir de uma conversa entre os executivos da Mercedes-Benz do Brasil e mulheres transportadoras. O diálogo foi, mais ou menos, assim:

Transportadora: Já que o slogan da Mercedes-Benz é “As estradas falam, e a Mercedes-Benz ouve”, porque não produzem um caminhão para mulheres, incluindo sanitário”?
Resposta dos executivos da Mercedes-Benz: “Vamos fazer”.

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E aí está: A Mercedes-Benz passa a oferecer na linha Actros Evolution com itens inspirados na primeira versão do veículo “Estrela Delas”, chegando a um caminhão pesado que pode ser customizado para todas e todos os clientes da marca. Essa novidade foi comunicada ao mercado na Fenatran 2024. O modelo “Estrela Delas” foi apresentado na Fenatran anterior e tem participado de vários eventos.

 “Esse era um dos momentos mais aguardados pelo nosso time desde que apresentamos o Actros ‘Estrela Delas’. Depois da participação em eventos e demonstrações, agora, com muito entusiasmo, estamos iniciando as vendas dessa solução em um caminhão especial justamente na Fenatran”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, o Actros “Estrela Delas” é fruto do trabalho do Centro de Customização de Caminhões da própria Mercedes-Benz (CTC), que configura o veículo da maneira que a cliente e o cliente quiserem. “É o movimento A Voz Delas ganhando cada vez mais força, consolidando o posicionamento da nossa empresa como a que mais investe na inclusão e valorização das caminhoneiras e também dos caminhoneiros”.

Novos itens a bordo do Actros

Novos itens foram adicionados para os caminhões Actros Evolution, exclusivos do modelo Estrela Delas. Entre as novidades disponíveis incluem-se vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirrespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV, além de saias laterais. Além disso, vale citar também que todos os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira.

No estande da marca na Fenatran foi exposta uma versão do Actros Evolution “Estrela Delas” 2553 6×2, com motor OM 471 LA de 530 cv, o mais potente da marca no Brasil, câmbio automatizado PowerShift Advanced G291 de 12 marchas, tomada de força, suspensão metálica, rampa de quinta roda, geladeira, MirrorCam, painéis digitais e a cor rosa magnólia, ícone visual do Actros. “Estrela Delas”.

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Primeiros resultados da Fenatran: recorde de público e rodada de negócios

A RX, empresa organizadora da Fenatran, divulgou os primeiros resultados da 24ª edição da maior feira para o transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, encerrada na noite do último dia 8 de novembro com muitas festas comemorativas nos maiores estandes de expositores. Segundo os organizadores, a Fenatran 2024 bateu todos os recordes e reuniu um público superior a 80 mil pessoas.

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Nos dias 05 e 06 de novembro, foram realizadas as rodadas de negócios com a participação de 60 expositores e 17 empresas compradoras. Ao todo, foram promovidas 102 reuniões que devem gerar negócios no valor de 98 milhões de reais para os próximos 12 meses. Entre compradores, empresas líderes em suas áreas de atuação, como DHL, BYD, Eldorado Brasil Celulose, JBS transportadora, PEPSICO, entre muitas outras.

Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran, o sucesso da edição demonstra a importância do evento para todo ecossistema do transporte rodoviário e a força do segmento. “Mais uma vez comprova sua vocação principal de geração de negócios e seu papel como difusor das mais relevantes tendências do futuro da mobilidade e da logística”, comenta.

As novas tecnologias de redução de emissões foram o tema central neste ano. Os participantes puderam conferir de perto todos os esforços das montadoras instaladas no país rumo à descarbonização. Entre as novidades apresentadas está o primeiro caminhão híbrido, equipado com um motor diesel e um eixo auxiliar elétrico. Também foram expostos diversos modelos elétricos, de diferentes tamanhos e aplicações, inclusive para a coleta de lixo urbana.

Realizada de 04 a 08 de novembro, a feira ocupou mais 100 mil m² nos pavilhões do São Paulo Expo e reuniu mais de 600 marcas com as principais inovações entre caminhões, implementos rodoviários, acessórios e serviços. Desse total, 74 marcas participaram pela primeira vez do evento. 

Palestras e debates

Esse ano, a Fenatran recebeu uma programação de mais de 40 horas de painéis focados nos setores de transporte e logística para os visitantes interessados em desenvolvimento profissional e networking. Localizado no Pavilhão 8, o Espaço de Conteúdo recebeu, ao longo da semana, a Rota Fenatran que abordou o futuro do transporte rodoviário de cargas.  No dia 6 de novembro, o Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística destacou as principais tendências e desafios da implementação da agenda ESG nos segmentos.

Estacionamento Indigo

O estacionamento administrado pelo Indigo Group, apesar de ter cerca de 6.500 vagas, sendo 4.500 cobertas, continua sendo um limitador para os realizadores de grandes eventos no São Paulo Expo, espaço físico administrado pela GL Events, que venceu a licitação para administração do antigo Centro de Exposições Imigrantes, pertencente ao Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o especialista em inteligência de mercado, Filipi Goschrman, a Indigo teve um faturamento bruto estimado, durante os cinco dias de feiras, de R$ 2,6 milhões, considerando o valor R$ 80 por vaga. O valor pode ser superior se dois ou mais carros ocuparam a mesma vaga no mesmo dia. Goschrman lembra que, uma das maiores queixas, além da pequena quantidade de funcionários para orientação dos usuários, há o fato de que um espaço tão importante não ter um carregador de carro elétrico, onde ocorre vários eventos sobre sustentabilidade, como a Fenatran, entre outros. Com o faturamento que possuem, deveriam ter várias vagas com carregadores, principalmente, em um momento que se discute sustentabilidade no mundo inteiro.

Vale lembrar que o estacionamento não é de responsabilidade dos realizadores dos eventos no São Paulo Expo, neste caso, não é de responsabilidade da Fenatran, mas da Indigo e da GL Events que terceirizou o estacionamento.

Entramos em contato com a Indigo, mas ainda não obtivemos resposta.

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GWM vai desenvolver caminhão movido a hidrogênio em Minas Gerais

Por ser o combustível mais limpo e abundante no mundo, o hidrogênio verde vem recebendo bilhões de investimentos por centenas de empresas. O processo de produção em larga escala ainda é considerando caro e todos os investimentos em pesquisas estão com foco no barateamento de sua produção. Conhecido como H2 renovável, a indústria de caminhões já tem lançado modelos movidos a hidrogênio e novos modelos estão em desenvolvimento, inclusivos novos motores a combustão interna da FPT Industrial e Cummins. Agora, a GWM, por meio da sua subsidiária FTXT, formalizou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com o objetivo de avançar no desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio.

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A GWM já produz automóveis elétricos e híbridos na fábrica adquirida da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis (SP). Agora, visando o crescimento global da comercialização e desenvolvimento de tecnologias do hidrogênio, a FTXT passou a adotar neste ano o nome GWM Hydrogen nos mercados fora da China.

O que é o hidrogênio verde

O hidrogênio verde é um tipo produzido de forma sustentável, sem a emissão de poluentes. Ele é obtido por meio da eletrólise da água, um processo que utiliza eletricidade gerada por fontes renováveis, como energia solar ou eólica, para separar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio.

“A assinatura deste MoU representa não apenas um avanço significativo para a FTXT e a GWM, mas também para o setor automotivo brasileiro como um todo. O desenvolvimento de caminhões a hidrogênio no Brasil não só impulsiona GWM, como a indústria local como também ajudará Minas Gerais a se posicionar na vanguarda das soluções de mobilidade sustentável”, destacou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

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Esta parceria, com validade de 12 meses, e renováveis por mais 60, prevê a transferência e o intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa nos caminhões da FTXT, proporcionando uma solução de baixa emissão para o transporte de cargas pesadas. A Unifei será responsável por fornecer o hidrogênio e atuar como parceira em estudos e pesquisas relacionadas a essa tecnologia.

Tratamento tributário diferente

“Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para que fique mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável”, afirma Romeu Zema, governador de Minas Gerais. Para Edson Bortoni, reitor da Unifei, “o fato de a empresa levar não só os produtos, mas sua tecnologia para Minas Gerais é o grande diferencial desse acordo”.

O MoU também visa a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, testando uma rota sustentável de transporte.

Em agosto, executivos da GWM Brasil estiveram em Belo Horizonte (MG), a fim de estreitar relações e conhecer oportunidades oferecidas pelo Estado. Na ocasião, o projeto de veículos a hidrogênio da GWM foi mostrado à equipe do governo mineiro.

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Fenatran: A DAF Brasil lança a sua força em caminhões fora de estrada

O maior lançamento realizado na Fenatran e que surpreendeu os presentes foram os lançamentos da DAF Caminhões Brasil para os segmentos fora de estrada. De uma só vez, a fabricante do Grupo PACCAR lançou quatro caminhões vocacionais fora de estrada para os segmentos de mineração, construção, Florestal e o novo motor Paccar PX-9. Também foi a primeira presença em coletiva de imprensa da nova presidente da DAF Caminhões, Larissa Grambell. 

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Segundo Luis Gambini, diretor Comercial da fabricante, durante a coletiva, disse que já são mais de 40 mil caminhões rodando nas estradas brasileiras e, que a DAF já alcançou 11,5% de participação no mercado de caminhões com PBT (Peso Bruto Total) a partir de 15 toneladas, participação que vai crescer com os novos modelos vocacionais. 

O Brasil é um dos maiores mercados de caminhões fora de estrada pela ampla atividade do agronegócio e os setores já citados. Também é um mercado bastante competitivo, com linhas amplas de produtos robustos e com muita tecnologia das marcas Volvo e Scania para operações mais severas. Iveco e Volkswagen possuem caminhões vocacionais para operações mais leves com CMT mais limitados, abaixo de 40 toneladas nas versões de chassi rígido. 

Abaixo, apresentamos as informações técnicas conforme o original enviada pela DAF Caminhões para a Frota News. 

Os lançamentos 

São os novos CF Mineração com configurações 6×4 e 8×4 e motor PACCAR MX-13; o CF Construção com configuração 6×4 e motor PACCAR PX-7; e o CF Florestal com configuração 6×4 rígido e motor PACCAR MX-13. A DAF mostra também a nova linha CF Trator Rodoviário com configurações 4×2 e 6×2, que chegará ao mercado em 2025 com o novo motor PACCAR PX-9.  

“A Fenatran é um palco importante para a DAF. Em todas as edições, desde a nossa chegada ao Brasil, apresentamos lançamentos fundamentais para fortalecer a presença de mercado da marca. Em 2024, trazemos a Nova Linha DAF Vocacional, investindo no desenvolvimento de caminhões preparados para operações mais robustas e que exigem capacidades técnicas mais avançadas para o transporte de cargas. É um projeto importante para o crescimento da marca no Brasil e que comprova a versatilidade e qualidade dos veículos da DAF”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões. 

Outra novidade presente é o DAF XF Special Edition Fenatran 2024. É uma versão exclusiva e personalizada do modelo XF 530 6×2, com suspensão pneumática, limitada para a Fenatran. 

DAF Vocacional 

 Destinado às operações de minério e com possibilidade de atuar na construção pesada, o CF Mineração poderá ser aplicado em carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto. Sua configuração única de cabine (o modelo Day) conta com o motor PACCAR MX-13 de 480 cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490 cv, ideal para as condições mais severas em operações de mineração. A transmissão é a TraXon 12-TX2621 TD automatizada de 12 velocidades, com Intarder de frenagem combinada de até 1.170 cv para maior controle e segurança. O modelo terá duas versões: 6×4 com PBT (Peso Bruto Total) de 48T, e 8×4 com PBT de 58T – ambas com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 150T.

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Os novos modelos DAF Vocacionais na aplicação construção

O sistema de suspensão do CF Mineração conta com lâminas dianteiras para 10 toneladas por eixo e suspensão traseira parabólica para 38 toneladas, proporcionando robustez em qualquer terreno. O tanque de combustível plástico de 390 litros, feito de material altamente resistente, oferece maior autonomia e durabilidade, enquanto a saída de escapamento vertical foi projetada para melhorar o desempenho e reduzir emissões de poluentes. O modelo é equipado com eixos Meritor MD-610 com redução nos cubos e cinco planetárias, garantindo capacidade e eficiência superiores. Além disso, o sistema de admissão de ar com duplo ciclone assegura pré-filtragem eficiente em ambientes com poeira intensa, enquanto o vidro traseiro otimiza a visibilidade para maior segurança em operações de carga e descarga.

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Modelos DAF vocacionais na aplicação florestal

O CF Florestal, por sua vez, é destinado ao segmento madeireiro e também indicado para aplicações nas culturas canavieiras, com oportunidades para reboque e guindaste. Além disso, a configuração rígida para Romeu e Julieta estará disponível para transporte de carga, atendendo às necessidades específicas de quem precisa maximizar a eficiência no transporte de grandes volumes. O modelo conta com a tração 6×4 e é equipado com o motor PACCAR MX-13 com 480 cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490 cv, que trabalham em conjunto com a transmissão automatizada TraXon 12-TX2840 TO de 12 velocidades. Serão três modelos de cabine: Day, Sleeper e Space Cab, oferecendo conforto e praticidade para viagens curtas ou longas. O CF Florestal tem PBT de 41T e CMT de 150T. 

O eixo Meritor MT-610, com cubos redutores, quatro planetárias e relações de 4,55:1 ou 5,41:1, garante a robustez necessária para condições extremas. Os dois tanques plásticos de 390 litros cada, fabricados com material de alta durabilidade, oferecem longa autonomia em operações prolongadas. O sistema de escapamento possui uma saída vertical standard, com opção de saída lateral, adaptando-se às diferentes necessidades operacionais. Além disso, a suspensão traseira trapezoidal, com capacidade para 32 toneladas, garante estabilidade em terrenos acidentados. O engate tipo Boca-de-Lobo, acoplado a uma travessa traseira reforçada, assegura durabilidade e força em reboques pesados, ideal para grandes operações. 

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Os novos DAF na aplicação mineração

Já o novo CF Construção é direcionado ao setor, mas também terá vocação para atender o segmento agro. O motor é um PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245 cv, aliado à transmissão EcoMid 9S1510 TO manual de 9 velocidades, ideal para suportar operações exigentes, além de transmissão automatizada de 10 velocidades, como opcional. O modelo chega ao mercado em configuração única de cabine, a Day Cab, oferecendo conforto para jornadas diárias em ambientes de trabalho pesado. Com tração 6×4, o PBT do novo CF é de 28,1T, e o CMT é de 42T. Entre os tipos de aplicações, destacam-se basculante, plataforma e bomba de concreto para construção; no agronegócio, é indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck. 

O CF Construção é equipado com eixos Meritor MT-160 de simples redução, com relações de 5,38:1 ou 6,43:1, garantindo tração eficiente e adaptável a diferentes condições operacionais. A suspensão traseira reforçada, com capacidade para até 21 toneladas, proporciona segurança e estabilidade em operações pesadas, garantindo robustez e confiabilidade. O modelo foi projetado para atender básculas de até 12m³, oferecendo versatilidade em diferentes projetos e aplicações. 

Durante a Fenatran, a companhia apresenta também a nova linha CF Trator Rodoviário com o novo Motor PACCAR PX-9, que chega em três versões de potência: 340 cv, 360 cv e 380 cv. Disponível nas configurações 4×2 e 6×2, o novo motor Euro 6 de 8.9 litros oferece torque e desempenho superiores por meio de tecnologias avançadas, como novo sistema de admissão e exaustão, pós-tratamento atualizado e melhorias eletrônicas. O PACCAR PX-9 se destaca pela eficiência e baixo custo operacional, mantendo os altos padrões de qualidade DAF. O motor é acoplado à transmissão automatizada TraXon, que garante trocas de marchas rápidas e suaves, proporcionando mais conforto e eficiência no consumo de combustível. Combinado a eixos traseiros altamente eficientes, o conjunto otimiza seu desempenho especialmente em atividades rodoviárias.  

Novo Motor PACCAR PX-9 para a linha CF 

“A família DAF CF é reconhecida pela versatilidade em modelos ideais para médias e longas distâncias. São veículos fabricados para suportar as exigências do uso intenso com desempenho superior em qualquer aplicação. Estamos entusiasmados com os lançamentos para segmentos nos quais ainda não atuamos. As novidades da linha CF representam o nosso compromisso contínuo em atender às demandas do mercado, trazendo inovações tecnológicas que priorizam eficiência, segurança, versatilidade e sustentabilidade. Estamos confiantes que vamos atingir novos patamares de crescimento e fortalecer a DAF como uma empresa de referência no setor”, acrescenta Alan Messias, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões. 

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Iveco anuncia na Fenatran investimento de R$ 510 milhões para novos produtos 

Todos os maiores fabricantes de caminhões e motores estão trabalhando com um portfólio de soluções para o presente e para o futuro, e conforme a infraestrutura energética de cada país. No Brasil, para o presente, as melhores soluções são os veículos movidos a bioenergia, como biodiesel e biometano. No entanto, há como melhorar a eficiência dos motores a diesel, pois é a energia que vai permanecer por muitos anos como a mais viável economicamente no Brasil. Agora, vamos conhecer um pouco sobre o que a Iveco anuncia mostra na Fenatran e seus planos para até 2028.

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Sob o tema “Criando Novos Caminhos”, a empresa reafirma sua liderança ao ser a única a oferecer um portfólio multienergético completo na América Latina, apresentando soluções sustentáveis em gás natural, biometano e propulsão elétrica. 

Para implementar todo o plano de novos produtos para a descarbonização do transporte no Brasil, o presidente da Iveco para América Latina, Márcio Querichelli, anunciou, durante a coletiva de imprensa, um novo investimento de R$ 510 milhões para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para o período de 2024 a 2028. 

Conectividade

“Na Fenatran, iremos demonstrar como a Iveco avança de forma consistente em sua jornada rumo à sustentabilidade no transporte. Temos orgulho de ser a única montadora com um portfólio multienergético completo, além de apresentarmos um sistema de conectividade único no mercado, por meio do IVECO ON e do NEXPRO Connect, que permite gerenciar 100% da frota em um único portal. Além disso, estamos sempre ao lado do cliente, oferecendo disponibilidade de peças e serviços conectados, promovendo assim o melhor TCO do mercado”, acrescenta Marcio Querichelli. 

O estande da Iveco será uma verdadeira vitrine de inovação, exibindo novidades e lançamentos nas linhas Daily, Tector e S-Way, que simbolizam o compromisso da marca com a mobilidade sustentável. Os visitantes terão a oportunidade de participar de diversas ativações, incluindo um espaço externo dedicado a test-drives, proporcionando uma experiência prática. Um destaque especial será a nova coleção da loja Iveco Collection com a nova logomarca. 

Sobre a nova logomarca 

A nova logomarca da Iveco foi apresentada em novembro de 2023 na Europa e reflete a transformação da empresa. A reformulação das identidades visuais da Iveco, Iveco Bus e Iveco Capital acompanha a renovação da gama de produtos e serviços oferecidos pela marca. As novas logomarcas são mais dinâmicas, com uma tipografia única e destaque para a cor Blue Energy, que simboliza o conhecimento, a fluidez e um posicionamento moderno e orientado ao cliente.  

Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, explicou que a nova identidade visual está alinhada com o perfil inovador da empresa e seus objetivos de crescimento no Brasil, na América Latina e no mundo. 

A mudança visual também reflete o compromisso da Iveco com a sustentabilidade, destacando a letra “E” na cor Blue Energy, que remete aos novos combustíveis como gás natural, biometano e eletricidade. No Brasil, a troca das logomarcas nos produtos aconteceu de forma gradativa neste ano. 

A presença da Iveco na Fenatran também reflete seu empenho pela sustentabilidade, alinhando-se ao objetivo de tornar o evento ‘carbono zero’, além de celebrar sua parceria com a banda Metallica, que trará ações especiais. 

Com o foco na valorização da experiência do cliente, a Iveco criou para seus clientes uma imersão inédita em suas soluções de conectividade. Os sistemas de gestão de frotas são essenciais para a manutenção e serviços dos clientes, maximizando o desempenho dos veículos a cada quilômetro percorrido e utilizando a conectividade para extrair o máximo valor. 

Além disso, por meio de parcerias estratégicas, a montadora oferecerá soluções financeiras personalizadas e colaborações com implementadores. A presença de marcas renomadas fortalecerá ainda mais a proposta de soluções completas para os clientes. 

Iveco Rental 

A Iveco anuncia outra novidade, a introdução de tecnologias de personalização de operações e o lançamento do Iveco Rental. Esta solução permitirá aos transportadores focarem exclusivamente no core business, simplificando as operações com modelo de aluguel de caminhões.  

Programado para entrar em operação em 2025, por meio de um projeto piloto, a locação integra o portfólio de serviços da marca e oferece conectividade e suporte. Com um centro de controle 24/7, a solução monitora em tempo real as frotas, prevendo falhas e otimizando a eficiência dos veículos. Segundo Bernardo Brandão, diretor de Soluções Conectadas da Iveco para a América Latina, “o transportador pode se dedicar totalmente ao transporte, enquanto a Iveco cuida do resto.” 

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Mercedes-Benz e Grunner ganham o Truck Innovation Award Latin America 2025 

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O prêmio de Truck Innovation Truck Latin America foi dado à Mercedes-Benz e a Smart Machine da Grunner, que utiliza caminhões semiautônomos Mercedes-Benz na colheita da cana-de-açúcar e outras atividades no campo

O caminhão Mercedes-Benz Axor Semiautônomo, desenvolvido com a Grunner, foi o grande vencedor da 1ª edição da versão latino-americana do prêmio Truck Innovation Award Latin America 2025, a versão latino-americano do internacional Truck Innovation Award realizado na Europa. O modelo vencedor recebeu 11 votos de 20 possíveis

Esta premiação parte da organização International Truck of The Year (IToY) e, por sua vez, do Truck of the Year Latin America, e tem o objetivo de promover as inovações das engenharias latino-americanas.  

O troféu foi recebido por Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing Peças & Serviços Caminhões Mercedes-Benz do Brasil, e entregue por Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, apoiadora da premiação.  

Sucesso de vendas

“Já são cinco anos de parceria com a Grunner e os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das Smart Machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, destaca Jefferson Ferrarez. “Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”.

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O Mercedes-Benz Axor com a Grunner é um caminhão para aplicado em ambientes confinados, como fazendas do agronegócio, canavieiros e outras atividades do setor agrícola.

Latin America 2025
O logo do Truck Innovation Award Latin America e o ATR320 X (Mercedes-Benz Axor)

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Estes veículos inteligentes são capazes de identificar e seguir rotas de forma autônoma, guiados por GPS de alta precisão, permitindo que o operador assuma o comando apenas após o carregamento, garantindo maior eficiência e segurança na operação. O Mercedes-Benz Axor, após passar pelas transformações, recebe uma nova homologação, e passa a ser considerado uma máquina agrícola e recebe a nomenclatura Mercedes-Benz Grunner ATR320X.

As vantagens sobre o trator tradicional

Com a essa tecnologia de automação, as vantagens do uso de caminhão são 50% de redução no consumo de combustível, 40% menos uso de lubrificantes e 30% de redução dos custos com manutenção e peças quando comparado com um trator tradicional na mesma atividade. Além disso, o caminhão pode voltar a ser de uso convencional e ter maior valor de revenda.  

Com 11 votos de 20 possíveis, o Mercedes-Axor com tecnologia Grunner venceu concorrentes do peso de Volvo VMX Projetar Stark, Scania P 280 Semiautônomo e Volkswagen Constellation Autônomo.  

Latin America 2025
Jefferson Ferrarez, vice-presidente Caminhões Mercedes-Benz do Brasil, José Reche, diretor de operações da Grunner, Marcos Villela, coordenador do Truck Innovation Award, e Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil

Corpo de jurado 

Para a escolha dos caminhões vencedores do Truck of the Year Latin America e Truck Innovation Award, a organização convidou jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil: Aline Feltrin (Transporte Moderno), Andrea Ramos (Estradão), Daniela Giopato (O Carreteiro), Décio Costa (Autoindústria), Graziela Potenza (Revista Caminhoneiro), Ivo Mattos (Rede do Transporte), João Geraldo (Transporte Mundial), José Augusto Ferraz (Frota&Cia), Leonardo Andrade (Agência Transporta Brasil), Pedro Bartholomeu (Revista dos Transportes), Pedro Trucão (Pé na Estrada), Sérgio Kaskanlian (Planeta Caminhão) e Zeneto Furtado (Canal Tá Valendo); Argentina: Ricardo Docimo (Planeta Camión); Chile: José Ignacio Gutiérrez (Ruta Motor); Colômbia: Alícia Torres (Carga Pesada); México: Ricardo Lira (Transporters); Paraguai: Fernando Berdichevsky; Peru: Jose Marin (Automundo TV); Paraguai: Fernando Berdichevsky (Amigo Camionero) e Uruguai: Claudio Techera (Transporte Carretero). 

Sobre o IToY

O IToY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado. 

O ToYLA foi criado em 2019 no Brasil como uma extensão do IToY para ir além da promoção do prêmio Truck of the Year, mas também para promover o intercâmbio de informações da imprensa especializada em veículos comerciais. Em 2019, o IToY criou também o Truck Innovation Award na Europa e, neste ano, o ToYLA criou a versão latino-americana, o Truck Innovation Award Latin America para valorização a engenharia e as inovações da nossa região.  

Sobre a Noma do Brasil 

Fundada em 1967 em Maringá (PR), a Noma tornou-se uma das principais fabricantes de implementos rodoviários no Brasil. Com foco constante em inovação, a empresa lançou em 2007 a linha Áquila, que se destacou com implementos como bitrem, tanque e rodotrem canavieiro, introduzindo iluminação em LED. Em 2011, a linha Fênix trouxe melhorias como a tampa EcoTech, combinando leveza e resistência. 

Em 2019, a Noma lançou a Geração Titanium, reconhecida por sua robustez, durabilidade e necessidade reduzida de manutenção. Os implementos dessa geração foram desenvolvidos com uma identidade visual única e incorporam avanços como freios Carbon Fiber e o sistema Safe Light, reforçando a segurança. 

 Com uma estrutura de 175 mil m² e quase 1.000 colaboradores, a Noma mantém uma rede de distribuição ampla, reafirmando seu compromisso com inovação, confiança e liderança no transporte rodoviário de cargas. 

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Scania R vence o Truck of the Year Latin America 2025  

Com cerimônia realizada no primeiro dia da Fenatran 2024, a alta direção da Scania recebeu o troféu da vitória do Scania R, eleito o “Truck of the Year Latin America 2025” por um júri de 20 jornalistas e editores da imprensa de veículos comerciais, representando 20 publicações dos mercados mais importantes da América Latina.  

O prestigioso prêmio foi recebido por Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group (holding que reúne as marcas Scania, Volkswagen Truck & Bus, MAN Truck & Bus, IC Bus, Volkswagen, Traton Chargin Solution e RIO Logistics Flow), Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Os executivos receberam o troféu das mãos de Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, empresa apoiadora.  

Os concorrentes 

Com 17 votos, o caminhão Scania R Euro 6 para transporte rodoviário pesado venceu a forte concorrência de finalistas: Volvo FH, Mercedes-Benz Actros, DAF XF, Iveco S-Way e Volkswagen Meteor. 

O júri avaliou as inovações tecnologicas em eficiência energética, segurança e conforto do motoristas aplicadas aos caminhões nos últimos 12 meses. Somente competiram modelos que estão à venda no mercado. 

O Scania R representa uma família de caminhões rodoviários, que incluem uma variedade de opções de motores para a descarbonização dos transportes, como os da diesel com tecnologia Euro 6, biodiesel puro (B100) e movidos a GNC (Gás Natural Comprimido), GNL (Gás Natural Liquefeito) e/ou biometano renovável. Além disso, a linha R conta com o R Super, único trem de força Euro 6 totalmente novo lançado no Brasil, e com a gama Plus (de potências 450 e 540 cavalos). 

Como começou 

“Esta é a segunda edição da versão latino-americana do International Truck of the Year (IToY). Comecei a coordenar a edição da América Latina em 2018, a convite do presidente da organização globalmente, Gianenrico Griffini”, explica Marcos Villela, membro representante do Brasil no IToY. 

O IToY começou na Grã-Bretanha em 1976, quando o primeiro editor da Truck Magazine, o jornalista britânico Pat Kennett (in memorian), estava testando o então novo Seddon Atkinson SA200 no norte da Grã-Bretanha. Ele o considerou altamente inovador e à frente de seus concorrentes quando se tratava de conforto e segurança. E assim nasceu a ideia de criar um prêmio que reconhecesse os últimos desenvolvimentos técnicos em novos projetos de veículos comerciais e tecnologia de caminhões, especialmente no que diz respeito aos benefícios que eles oferecem aos operadores e motoristas. A ideia de Pat foi entusiasticamente apoiada pelo editor da Truck, Andrew Frankl, e juntos eles decidiram criar o prêmio “Caminhão do Ano”.  

De acordo com as regras do Truck of the Year Latin America (ToYLA), o prêmio anual vai para o caminhão lançado nos 12 meses anteriores, que faz a contribuição mais significativa para a eficiência do transporte rodoviário. O julgamento é baseado em uma série de critérios críticos, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, eficiência energética, pegada ambiental e custo total de propriedade (TCO). 

É a segunda vez que o Scania R ganha o prêmio o Truck of the Year Latin America, que está em sua segunda edição, é a versão latino-americano do consagrado International Truck of the Year (IToY), que remonta a 1977. Além disso, os cinco concorrentes são todos caminhões Euro 6 Premium que receberam importantes renovações para atender a legislação ambiental fase P8 do Proconve (equivalente a Euro 6). 

Vale lembrar que, na Europa, a Scania venceu o IToY cinco vezes: 2017 (Nova Geração Scania), 2010 (Scania R), 2005 (Scania R Series), 1996 (Scania 4 Series) e 1989 (Scania 3

America 2025
Os jornalistas do corpo de jurados presentes à cerimônia com os executivos da Scania

Corpo de jurado 

Para a escolha dos caminhões vencedores do Truck of the Year Latin America e Truck Innovation Award, a organização convidou jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil: Aline Feltrin (Transporte Moderno), Andrea Ramos (Estradão), Daniela Giopato (O Carreteiro), Décio Costa (Autoindústria), Graziela Potenza (Revista Caminhoneiro), Ivo Mattos (Rede do Transporte), João Geraldo (Transporte Mundial), José Augusto Ferraz (Frota&Cia), Leonardo Andrade (Agência Transporta Brasil), Pedro Bartholomeu (Revista dos Transportes), Pedro Trucão (Pé na Estrada), Sérgio Kaskanlian (Planeta Caminhão) e Zeneto Furtado (Canal Tá Valendo); Argentina: Ricardo Docimo (Planeta Camión); Chile: José Ignacio Gutiérrez (Ruta Motor); Colômbia: Alícia Torres (Carga Pesada); México: Ricardo Lira (Transporters); Paraguai: Fernando Berdichevsky; Peru: Jose Marin (Automundo TV); Paraguai: Fernando Berdichevsky (Amigo Camionero) e Uruguai: Claudio Techera (Transporte Carretero). 

Sobre o IToY atualmente 

O IToY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado. 

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Leia o editorial da revista Frota News 45, Especial Fenatran

Como jornalista, perdi as contas de quantas feiras de transporte, automóveis, motocicletas, logística etc., que já fiz cobertura em 38 anos de jornalismo no setor no Brasil e no exterior, principalmente, na Alemanha. No entanto, a 24ª Edição da Fenatran para mim está sendo diferente e tudo novo. Como jornalista funcionário de grandes empresas de mídias, tendo a editora alemã Motorpresse por 17 anos como minha maior escola, eu prendi muito sobre gestão de redação, produção de reportagens etc. Sou muito grato pelos mentores que tive na vida. Agora, estou na Fenatran como jornalista e empreendedor em uma plataforma de mídia altamente especializada em gestão de transporte e logística. 

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Em maio de 2023, dois profissionais, os irmãos Manuela e Filipi, aceitaram a ideia de fundar a plataforma Frota News, um projeto para ser diferente do que existe e do que já tinha feito como funcionário de editoras e jornais por 37 anos.  

Os pessimistas: “mais um portal de notícias sobre transporte”. Os otimistas: “você deve usar todo o seu conhecimento acumulado para fazer um noticiário diferente”. Acreditei nos otimistas, mas com responsabilidade. 

Vou evitar citar nomes para não cometer injustiças, mas tenho muito gratidão pelos que me apoiaram. Vou citar alguns e peço perdão aos não citados, mas eles sabem sobre a minha gratidão, pois falo isso pessoalmente.  

Capa da edição 45 e link para baixar PDF e FlipBook:
Frota News 45
Capa especial sobre os principais lançamentos da Fenatran 2024

A Manuela e o Filipi sempre trabalharam em segmentos diferentes do meu, mais ligados aos segmentos de luxo e serviço. Cada um com competências em segmentos diferentes, e hoje estamos trilhando juntos, e apreendendo um com o outro. As competências diferentes estão fazendo a plataforma Frota News ser inovadora. 

Os apoiadores da Frota News estão em nossas páginas das revistas e no site. No entanto, eu preciso falar sobre a Fabet (fundação de educação em transporte sem fins lucrativos), que sempre me valorizou e para mim é a “Universidade Havard” brasileira no segmento de transporte. Para mim e para grandes embarcadores e transportadores. São grandes empresas que apoiam a Fabet e para saber mais é só acessar o site da fundação. 

Isso mesmo, o nível dos cursos na Fabet é altíssimo. Eu me formei no curso “Gestão em Segurança do Transporte” graças ao excelente relacionamento e convite da gerente-geral da Fabet, a Salete Marisa Argenton. Sou colaborador em várias ações da Fabet, principalmente, como membro da banca de apreciação dos formandos em “Gestão em Segurança no Transporte”.  

O slogan “Transformar informação em conhecimento” da Frota News nasceu em momentos de inspiração dentro da Fabet e após o curso que fiz sobre a escola “Jornalismo de Soluções”, pela Knight Center, além do curso de Jornalismo Digital pela Reuters. E, o maior em educação sobre jornalismo digital vem agora: o Google. Isso mesmo. Ao perceberem a diferença em termos de conteúdo jornalismo, a diretoria de relacionamento com a mídia do Google me convidou para fazer um curso sobre jornalismo digital que começou em abril e vai terminar em dezembro. 

Toda essa busca por conhecimento, faz de a Frota News empreender em um jornalismo educativo, analítico e responsável.  

Nesta edição, todos os artigos têm uma análise, pois informação é acessível por meio dos buscadores de sites e pelas empresas. O nosso esforço é entregar informação analisada, de forma independente, sem sensacionalismo ou parcialidade. O apoio de muitas marcas da indústria de caminhões e transportes nos permite sermos independentes, mas de forma responsável. Não jogamos “plumas e nem pedras” em ninguém e nenhuma empresa. Respeitamos todos.  

É de conhecimento público, que tivemos um problema recente com a assessoria de imprensa da Knorr-Bremse, a Alfapress. É um ponto fora da curva, pois só reagimos ao extremo desrespeito com um membro de nossa equipe. Em um ano e meio, com mais de 1.000 artigos publicados, este sobre a Knorr-Bremse foi o único e esperamos que seja o último, pois acreditamos no diálogo respeitoso e transparente. E estamos abertos ao diálogo.  

Nesta edição 45, publicamos as novidades das marcas que nos apresentaram as suas novidades antecipadamente. Ainda há muito que publicar, e vamos publicar na medida que as informações chegarem, serem analisadas e compreendidas. Essa conversa continua na plataforma Frota News e, com artigos analíticos exclusivos, na próxima edição pós-Fenatran, a edição 46.  

Até breve! 

Marcos Villela Hochreiter 

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Scania S 770 V8 é adquirido pela Rodojunior para ampliar a sua coleção 

Rodojunior
Unidade adquirida em 2022 pela Zaqueu Transportes, empresa de Mato Grosso

É óbvio que caminhão é uma ferramenta de trabalho. No entanto, há apaixonados que compram por diferentes motivos, como o Neguinho da Beija-Flor, renomado sambista, intérprete musical e compositor brasileiro. Como Neguinho da Beija-Flor, há pessoas que compram caminhões para construir motorhome, para usar como “automóvel de passeio” e há colecionadores, como é o caso Rodojunior Transportes e Logística, com sede Rio Verde (GO). 

O Scania S 770 V8 foi lançado durante a Fenatran 2022, e a primeira unidade no Brasil foi comprada pela Zaqueu Transportes, empresa de Mato Grosso que atua no transporte de grãos, é uma das principais clientes da Scania no Brasil. Mais um modelo estará à venda, no entanto da Scania na Fenatran deste ano. 

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A coleção da Rodojunior 

Com pintura inspirada na série Frost Edition, o Scania S 770 V8 foi comprado pela Rodojunior para ampliar a sua coleção.  

Agora, a Rodojunior possui 11 caminhões das marcas Scania e Volvo em sua coleção. Como apaixonado por caminhão e telos motores V8, não poderia deixar de ter um 770 na coleção. Quando vi essa edição, apaixonei pelas cores, ainda mais sendo o tom do azul que usamos muito nos caminhões da frota”, explica Eliseu Marques Junior, proprietário da empresa. 

Rodojunior
Coleção de caminhões da Rodojunior

A coleção que o empresário se refere conta com outros 10 caminhões das marcas Scania e Volvo, sendo, LK 140 1976, L 111S 1980, 142ES 1988, 112 HW 1991 série Jubileum, 143 1995 Topline, R 620 v8 2018, NL 340 Power 1992 (1º caminhão da empresa), NH 420 2002, FH 80 anos 2007 e FH 25 anos 2018. Todos os veículos ficam reunidos em um espaço especialmente pensado para receber os amigos, clientes e fornecedores. 

Segundo Junior, a coleção ainda não está completa. “Era para ter parado já, mas acaba sendo um vício. Vamos ter mais um integrante que será comprado na Fenatran, uma série especial também”, releva. 

 A personalização 

Desde a criação de artes para vetores de pintura, tapeçaria, emblemas, elaboração e teste das cores, passando pela projeção do grafismo e finalização da pintura, até o acabamento e montagem dos acessórios, o primeiro Scania 770 S V8 Frost Edition do continente é resultado de pouco mais de 90 dias de trabalho da Politrix, empresa paulista especializada em pinturas automotivas especiais. 

Ao contrário do que se imagina, o extrapesado exclusivo não possui adesivo. De ponta a ponta foi totalmente pintado e personalizado. Segundo João Marcos Muller, proprietário da empresa de customização e responsável pelo trabalho, três tons de azul foram utilizados em todo o processo de pintura, além da aplicação de uma pérola azul translúcida. 

Grafismo é o destaque

De acordo o profissional, um dos principais desafios do projeto foi o grafismo da pintura e o mosaico que compõe o 770 em ambas as laterais do caminhão, desde o para-choque dianteiro, passando pelas portas e chegando as saias laterais. “Após pintado e envernizado lixamos e aplicamos verniz por mais duas vezes para que o a arte grafismo se nivela se com a pintura do veículo”, revela Muller.  

Ainda segundo ele, todos processos foram feitos do zero, uma vez que não havia dimensões, medidas e vetores disponíveis. A personalização do Scania 770 S V8 incluiu colunas em black piano, rodas e cubos personalizados, e todo o interior com acabamento em couro em dois tons combinado com costuras em diamante e linhas azul, garantindo assim maior fidelidade ao projeto. 

“Foi um desafio e um prazer enorme executar este projeto especialmente em um V8, talvez o único no mundo em pintura e por atender pela primeira vez um cliente externo e grande empresário referência no setor de transporte, Eliseu Marques Junior, conhecido e elogiado pela sua bela frota e sua bela coleção que agora conta com a única edição Frost Edition do Brasil”, destaca Muller. 

Sobre o Scania 770 S V8 

Como caminhão em produção em série comercial, o modelo é o mais potente no Brasil, desconsiderando os modelos de competição da Copa Truck, que ultrapassam os 1.100 cv de potência. 

Considerado um dos caminhões rodoviários mais potentes do mundo, o Scania 770 S V8 6×4 conta com um motor 16 litros, 8 cilindros em V, 770 cavalos de potência e impressionantes 3.700 Nm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de 12 velocidades. Destaca-se ainda a presença da cabine S Highline, a maior ofertada pela marca atualmente. 

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