Os clientes do setor Frota Agro são os maiores usuários de picapes no Brasil. E de cada 10 compradores de VW Amarok no Brasil, 9 são pessoas jurídicas, sendo a maioria dos agronegócios. Enquanto a futura Amarok, em fase final de desenvolvimento e lançamento previsto para 2027, avaliamos a ‘nova’ Amarok lançada em agosto de 2024. De ‘lanterninha” quando competia com motores de quatro cilindros, esta geração V6 já é um sucesso de vendas.
No primeiro bimestre desde ano, 1.812 unidades foram vendidas, segundo dados de emplacamentos do Denatran informados pela Fenabrave, associação dos concessionários de marcas. Este número é mais do que o dobro de licenciamento no mesmo período de 2024: 867 unidades. E, desde o lançamento desta geração, apenas com o motor V6, dificultou o comparativo com os concorrentes, pois a maioria, tem a vendas centradas em motores de quatro cilindros.
Produzida na fábrica da Volkswagen em Pacheco, na Argentina, a Amarok renovou seu fôlego até a chegada do modelo do futuro, a aposta para 2025 e 2026 é nesta geração que conta com três versões: Comfortline, Highline e Extreme – todas com motor V6 de 258 cv, tração 4Motion permanente e cabine dupla. Avaliamos a versão intermediária, Highline.

Motor com overboost
Entre as picapes médias, a Amarok mantém sua posição de destaque como a mais potente da categoria. Equipada com o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv – podendo atingir 272 cv com o sistema overboost –, a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. A Ford Ranger V6 tem 250 cv, e Toyota GR-Sport (saiu de linha no final de 2024) tinha 224 cv.
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O overboost é muito utilizado em motores de veículos esportivos, como Porsche Macan, BMW Série M e alguns modelos Fiat Abarth, para aumento de potência e torque por alguns segundos, geralmente, para ultrapassagens. Depois, a potência e torque voltam ao padrão para evitar superaquecimento e desgaste excessivo dos componentes.
Segurança intermediária
Ela não possui as avançadas tecnologia de condução semiautônomas já comuns no segmento, como o ACC (acelerador automático adaptativo), leitor de faixa com correção ativa etc. No lugar, ela vem uma solução ‘caseira’, o assistente de condução Safer Tag, desenvolvido em parceria com a Mobileye, empresa do Grupo Volkswagen. Sobre o painel, ele alerta o condutor sobre a distância do veículo da frente e sua distância em segundos: com o número em verde, quando a distância é segura, e vermelho, quando é muito próximo.
Para melhor entendimento das tecnologias de segurança na Amarok, fizemos um comparativo com a Ford Ranger, sua principal concorrente, além da Toyota Hilux:
Comparativo de Segurança – Amarok V6 x Ford Ranger
Equipamentos de Segurança | Volkswagen Amarok V6 | Ford Ranger |
Airbags Frontais e Laterais | ✅ | ✅ |
Airbags de Cortina | ✅ | ✅ |
Airbag para os Joelhos do Motorista | ❌ | ✅ |
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) | ✅ | ✅ |
Controle de Tração | ✅ | ✅ |
Assistente de Partida em Rampa (HSA) | ✅ | ✅ |
Controle Automático de Descida (HDC) | ✅ | ✅ |
ABS Off-road | ✅ | ❌ |
Faróis Full-LED / LED Diurno | ✅ (com faixa de LED na grade) | ✅ |
Farol Alto Automático | ❌ | ✅ |
Sensor de Fadiga / Monitoramento do Condutor | ❌ | ✅ |
Reconhecimento de Sinais de Trânsito | ❌ | ✅ |
Sistema de Permanência em Faixa (com correção ativa) | ❌ | ✅ |
Alerta de Saída de Faixa | ✅ (via sistema Safer Tag – alerta sonoro/visual) | ✅ (com correção ativa) |
Alerta de Colisão Frontal | ✅ (via Safer Tag – sem intervenção) | ✅ (com frenagem autônoma de emergência) |
Assistente de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) | ❌ | ✅ |
Piloto Automático Adaptativo | ❌ | ✅ |
Detecção de Pedestres e Ciclistas | ✅ (alerta visual/sonoro com Safer Tag) | ✅ (com frenagem autônoma) |
Tecnologia de Assistência (origem) | Mobileye (Safer Tag) | Ford Co-Pilot 360 |
✔️ Resumo
Características | Amarok V6 | Ford Ranger |
Foco | Robustez e alerta de segurança via Mobileye | Intervenção ativa e assistência à condução |
Destaque exclusivo | Sistema Safer Tag (parceria com Mobileye) | Piloto automático adaptativo + AEB |
Nível de automação | Nível 1 (alertas visuais e sonoros) | Nível 2 (intervenções ativas) |
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Equipamentos de conforto e entretenimento
O modelo traz central multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto (necessita do cabo), navegação nativa, airbag de cabeça, além de portas USB-A na dianteira e USB-C na traseira.
No design, a Amarok reforça sua identidade com linhas mais agressivas e imponentes. Ganhou novos para-choques, capô, grade frontal e rodas, além de faróis full LED e uma moderna faixa de luz em LED integrada à grade. A traseira também foi redesenhada, com novas lanternas, emblema da Volkswagen e o nome “Amarok” posicionado no centro da tampa.
A carroceria agora está 96 mm mais longa, e duas novas cores – Branco Puro e Cinza Oliver – foram adicionadas ao catálogo, que já contava com Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium e Azul Atlantic.
Capacidade de carga e tração 4X4 permanente
A Nova Amarok V6 é também a referência em capacidade de carga útil, com impressionantes 1.104 kg. A tração 4X4 permanente está presente em todas as versões, garantindo desempenho ideal tanto no asfalto quanto fora dele. Recursos como assistente de partida em rampas (HSA), controle automático de descida (HDC) e ABS Off-road completam o pacote de dirigibilidade e segurança em qualquer terreno.
Ficha Técnica – Nova Amarok V6 2025
Item | Descrição |
Motor | 3.0 V6 turbodiesel |
Potência | 258 cv (com overboost até 272 cv) |
Torque | 59,1 kgfm |
Aceleração (0–100 km/h) | 8 segundos |
Tração | 4Motion (4×4 permanente) |
Transmissão | Automática de 8 marchas |
Capacidade de carga útil | 1.104 kg |
Comprimento | +96 mm em relação ao modelo anterior (dimensão total: aprox. 5,33 m) |
Faróis | Full LED com faixa de luz em LED na grade frontal |
Versões disponíveis | Comfortline, Highline, Extreme |
Pacotes exclusivos | Hero (apenas para Cinza Oliver) e Dark (para demais cores, exceto Cinza Oliver) |
Cores disponíveis | Branco Puro, Cinza Oliver, Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium, Azul Atlantic |
Central Multimídia | Tela touch de 9” com navegação nativa, Apple CarPlay e Android Auto |
Conectividade | 1 porta USB-A (dianteira), 2 portas USB-C (traseira) |
Airbags | Frontais + airbag de cabeça |
Assistentes de segurança | Alerta de saída de faixa, de colisão frontal, assistente de subida (HSA), controle de descida (HDC), ABS Off-road |
Tecnologia de assistência | Safer Tag – sistema Mobileye |
Blindagem de fábrica (opcional) | Blindagem Vale+: mais leve, com vidros mais transparentes e garantia mantida |
Acessórios opcionais | Mais de 85 itens disponíveis, incluindo kit de proteção e estilo |
Garantia | 5 anos de fábrica |
Produção | Fábrica de Pacheco – Argentina |