sábado, abril 26, 2025

Avaliação da VW Amarok V6 explica o aumento de vendas por causa do motor

Os clientes do setor Frota Agro são os maiores usuários de picapes no Brasil. E de cada 10 compradores de VW Amarok no Brasil, 9 são pessoas jurídicas, sendo a maioria dos agronegócios. Enquanto a futura Amarok, em fase final de desenvolvimento e lançamento previsto para 2027, avaliamos a ‘nova’ Amarok lançada em agosto de 2024. De ‘lanterninha” quando competia com motores de quatro cilindros, esta geração V6 já é um sucesso de vendas.

No primeiro bimestre desde ano, 1.812 unidades foram vendidas, segundo dados de emplacamentos do Denatran informados pela Fenabrave, associação dos concessionários de marcas. Este número é mais do que o dobro de licenciamento no mesmo período de 2024: 867 unidades. E, desde o lançamento desta geração, apenas com o motor V6, dificultou o comparativo com os concorrentes, pois a maioria, tem a vendas centradas em motores de quatro cilindros.

Produzida na fábrica da Volkswagen em Pacheco, na Argentina, a Amarok renovou seu fôlego até a chegada do modelo do futuro, a aposta para 2025 e 2026 é nesta geração que conta com três versões: Comfortline, Highline e Extreme – todas com motor V6 de 258 cv, tração 4Motion permanente e cabine dupla. Avaliamos a versão intermediária, Highline.

VW Amarok V6
Versão com a cor Azul Atlantic

Motor com overboost

Entre as picapes médias, a Amarok mantém sua posição de destaque como a mais potente da categoria. Equipada com o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv – podendo atingir 272 cv com o sistema overboost –, a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. A Ford Ranger V6 tem 250 cv, e Toyota GR-Sport (saiu de linha no final de 2024) tinha 224 cv.

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O overboost é muito utilizado em motores de veículos esportivos, como Porsche Macan, BMW Série M e alguns modelos Fiat Abarth, para aumento de potência e torque por alguns segundos, geralmente, para ultrapassagens. Depois, a potência e torque voltam ao padrão para evitar superaquecimento e desgaste excessivo dos componentes.

Segurança intermediária

Ela não possui as avançadas tecnologia de condução semiautônomas já comuns no segmento, como o ACC (acelerador automático adaptativo), leitor de faixa com correção ativa etc. No lugar, ela vem uma solução ‘caseira’, o assistente de condução Safer Tag, desenvolvido em parceria com a Mobileye, empresa do Grupo Volkswagen. Sobre o painel, ele alerta o condutor sobre a distância do veículo da frente e sua distância em segundos: com o número em verde, quando a distância é segura, e vermelho, quando é muito próximo.

Para melhor entendimento das tecnologias de segurança na Amarok, fizemos um comparativo com a Ford Ranger, sua principal concorrente, além da Toyota Hilux:

Comparativo de Segurança – Amarok V6 x Ford Ranger

Equipamentos de Segurança Volkswagen Amarok V6 Ford Ranger
Airbags Frontais e Laterais
Airbags de Cortina
Airbag para os Joelhos do Motorista
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Controle de Tração
Assistente de Partida em Rampa (HSA)
Controle Automático de Descida (HDC)
ABS Off-road
Faróis Full-LED / LED Diurno ✅ (com faixa de LED na grade)
Farol Alto Automático
Sensor de Fadiga / Monitoramento do Condutor
Reconhecimento de Sinais de Trânsito
Sistema de Permanência em Faixa (com correção ativa)
Alerta de Saída de Faixa ✅ (via sistema Safer Tag – alerta sonoro/visual) ✅ (com correção ativa)
Alerta de Colisão Frontal ✅ (via Safer Tag – sem intervenção) ✅ (com frenagem autônoma de emergência)
Assistente de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
Piloto Automático Adaptativo
Detecção de Pedestres e Ciclistas ✅ (alerta visual/sonoro com Safer Tag) ✅ (com frenagem autônoma)
Tecnologia de Assistência (origem) Mobileye (Safer Tag) Ford Co-Pilot 360

✔️ Resumo

Características Amarok V6 Ford Ranger
Foco Robustez e alerta de segurança via Mobileye Intervenção ativa e assistência à condução
Destaque exclusivo Sistema Safer Tag (parceria com Mobileye) Piloto automático adaptativo + AEB
Nível de automação Nível 1 (alertas visuais e sonoros) Nível 2 (intervenções ativas)

 

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Equipamentos de conforto e entretenimento

O modelo traz central multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto (necessita do cabo), navegação nativa, airbag de cabeça, além de portas USB-A na dianteira e USB-C na traseira.

No design, a Amarok reforça sua identidade com linhas mais agressivas e imponentes. Ganhou novos para-choques, capô, grade frontal e rodas, além de faróis full LED e uma moderna faixa de luz em LED integrada à grade. A traseira também foi redesenhada, com novas lanternas, emblema da Volkswagen e o nome “Amarok” posicionado no centro da tampa.

A carroceria agora está 96 mm mais longa, e duas novas cores – Branco Puro e Cinza Oliver – foram adicionadas ao catálogo, que já contava com Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium e Azul Atlantic.

Capacidade de carga e tração 4X4 permanente

A Nova Amarok V6 é também a referência em capacidade de carga útil, com impressionantes 1.104 kg. A tração 4X4 permanente está presente em todas as versões, garantindo desempenho ideal tanto no asfalto quanto fora dele. Recursos como assistente de partida em rampas (HSA), controle automático de descida (HDC) e ABS Off-road completam o pacote de dirigibilidade e segurança em qualquer terreno.

Ficha Técnica – Nova Amarok V6 2025

Item Descrição
Motor 3.0 V6 turbodiesel
Potência 258 cv (com overboost até 272 cv)
Torque 59,1 kgfm
Aceleração (0–100 km/h) 8 segundos
Tração 4Motion (4×4 permanente)
Transmissão Automática de 8 marchas
Capacidade de carga útil 1.104 kg
Comprimento +96 mm em relação ao modelo anterior (dimensão total: aprox. 5,33 m)
Faróis Full LED com faixa de luz em LED na grade frontal
Versões disponíveis Comfortline, Highline, Extreme
Pacotes exclusivos Hero (apenas para Cinza Oliver) e Dark (para demais cores, exceto Cinza Oliver)
Cores disponíveis Branco Puro, Cinza Oliver, Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium, Azul Atlantic
Central Multimídia Tela touch de 9” com navegação nativa, Apple CarPlay e Android Auto
Conectividade 1 porta USB-A (dianteira), 2 portas USB-C (traseira)
Airbags Frontais + airbag de cabeça
Assistentes de segurança Alerta de saída de faixa, de colisão frontal, assistente de subida (HSA), controle de descida (HDC), ABS Off-road
Tecnologia de assistência Safer Tag – sistema Mobileye
Blindagem de fábrica (opcional) Blindagem Vale+: mais leve, com vidros mais transparentes e garantia mantida
Acessórios opcionais Mais de 85 itens disponíveis, incluindo kit de proteção e estilo
Garantia 5 anos de fábrica
Produção Fábrica de Pacheco – Argentina

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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