domingo, dezembro 14, 2025

Volvo Buses: Brasil lidera entregas globais e tem novo chassi B360R 

0

Pela primeira vez, o Brasil se tornou o principal mercado global de chassis de ônibus da Volvo Buses, com 709 unidades licenciadas em 2024. O desempenho foi impulsionado por bons negócios no segmento urbano e pelo crescimento de 40% nos emplacamentos dos modelos rodoviários 8×2, reconhecidos por sua alta tecnologia e segurança. Em 2025, o início da produção do chassi BZRT, nas versões articulada e biarticulada, consolidará o Brasil como uma base global de exportação desses modelos 100% elétricos, com zero emissão de CO2. 

Leia sobre o BZRT 

Novo Volvo B360R  

A Volvo, reconhecida mundialmente por sua inovação no setor de transporte de passageiros, acaba de lançar o B360R, um chassi projetado para redefinir o segmento de fretamento e viagens de curta distância. Com um conjunto mecânico avançado e tecnologias de segurança de última geração, o novo modelo se posiciona como uma opção premium para empresas que buscam maior conforto, eficiência e confiabilidade. 

Acima da média

A maioria da frota de fretamento de curta distância ainda utiliza chassis com motor dianteiro, potências inferiores a 300 cv e suspensão metálica, resultando em viagens menos confortáveis para passageiros e motoristas. O Volvo B360R inverte essa lógica ao oferecer um conjunto que se aproxima do padrão rodoviário, elevando o nível de comodidade e segurança nas viagens. 

Equipado com o motor D8K de 360 cv e torque de 1.400 Nm, o novo chassi proporciona melhor desempenho em diferentes condições de rodagem. Sua transmissão I-Shift de 7ª geração garante trocas de marcha suaves, otimizando o consumo de combustível e reduzindo o esforço do condutor, o que contribui para viagens mais seguras e menos desgastantes. 

Além disso, a suspensão pneumática proporciona maior suavidade na condução, absorvendo melhor as irregularidades do pavimento e garantindo maior conforto aos passageiros. O sistema de ar-condicionado de alta eficiência também assegura bem-estar durante todo o trajeto, independentemente das condições climáticas. 

Leia também:

Volvo Caminhões apresenta resultados acima de média e perspectivas para 2025

Segurança avançada 

A segurança é um dos principais diferenciais do Volvo B360R. O chassi conta com freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas, garantindo respostas mais precisas nas frenagens. O sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) contribui para uma condução mais segura, reduzindo o risco de derrapagens e tombamentos em curvas ou situações adversas. 

Nos siga o FrotaCast no Instagram

Outro destaque é o freio motor VEB300, com potência de 300 cv, que melhora a segurança em descidas e frenagens de emergência, proporcionando maior controle do veículo e menor desgaste dos freios convencionais. 

Versatilidade para diferentes aplicações 

Com um design que permite adaptação a diferentes tipos de carroceria, o Volvo B360R é uma opção versátil para operações de fretamento, turismo e viagens de curta distância. A combinação de desempenho, conforto e segurança coloca este modelo como uma solução diferenciada para empresas que desejam oferecer um serviço superior aos seus clientes. 

Com essa inovação, a Volvo reafirma seu compromisso em elevar os padrões do transporte de passageiros no Brasil, aliando tecnologia e eficiência para transformar a experiência de viagens em curtas distâncias. 

Entregas na América Latina 

Ao todo, a Volvo entregou 1.429 ônibus na América Latina em 2024. Além do Brasil, Chile e Peru foram os principais mercados da região, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente. “Temos produtos avançados, serviços qualificados e uma unidade fabril com altos índices de qualidade. Isso nos faz um grande player no setor”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. A distribuição das vendas entre o mercado interno e externo seguiu a média histórica, com 50% das unidades destinadas à exportação. 

Volvo Buses
André Marques presidente da Volvo Buses na América Latina. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Volvo

Transporte urbano 

No segmento urbano, Curitiba (PR) renovou sua frota com 95 ônibus Volvo B320R, enquanto o Distrito Federal colocou em circulação 90 unidades do mesmo modelo. Já no segmento rodoviário, as vendas de chassis 8×2 cresceram 40%, impulsionadas pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, este último o mais potente do Brasil. Outra novidade foi o lançamento do Volvo B360R, com motor D8K de 360 cv, torque de 1.400 Nm e transmissão I-Shift de 7ª geração, voltado para fretamento e viagens de curta distância. Em 2024, a Volvo também registrou um crescimento de 42% na adesão aos Planos de Serviço, atingindo um recorde de 54% dos ônibus comercializados com cobertura. 

Eletrificação 

A eletrificação foi um dos grandes destaques da marca em 2024, com o lançamento global da plataforma BZR de chassis 100% elétricos. O modelo permite aplicações urbanas, de fretamento e rodoviárias de curta distância, mantendo as capacidades de transporte da versão a diesel. Além disso, a Volvo apresentou o BZRT, nas versões articulada e biarticulada, destinado a atender a demanda crescente por transporte de alta capacidade com zero emissão de poluentes. O BZRT será produzido em Curitiba (PR) a partir de 2025 e se tornará o maior ônibus elétrico do mundo em operação comercial, podendo transportar até 250 passageiros. 

 

Volvo Caminhões apresenta resultados acima de média e perspectivas para 2025

0

A Volvo Caminhões consolidou-se mais uma vez como a marca líder no mercado brasileiro de caminhões pesados e semipesados em 2024. A empresa emplacou 23.185 unidades, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, garantindo um market share de 23,7%. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o crescimento da Volvo foi superior ao do mercado como um todo, que foi de 15,1%. 

No entanto, para 2025, a Volvo prevê um mercado menor para todos os fabricantes. No caso de pesados, cerca de 60% das vendas do Volvo FH são para empresas ligadas ao agronegócio, portanto, tem uma relação direta com o maior PIB da economia brasileira, que oscila por razões climáticas e a geopolítica internacional. 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima um crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2025. Já a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda está mais otimista e projeta um crescimento ainda mais expressivo, de 6% no PIB agropecuário. 

Volvo FH 

Entre os modelos mais vendidos, o Volvo FH 540 manteve a liderança pelo sexto ano consecutivo, com 7.765 unidades emplacadas. O segundo caminhão pesado mais vendido também foi da marca: o FH 460, que registrou 4.956 licenciamentos. No total, a Volvo emplacou 18.838 caminhões pesados, representando um crescimento de 20% sobre 2023 e alcançando um market share de 30%. 

A linha Volvo VM também teve uma performance notável, com 7.462 unidades vendidas. O VM 290 foi o semipesado mais comercializado do Brasil, com 4.026 emplacamentos. “Nossa liderança na soma dos segmentos de pesados e semipesados atesta a confiança dos transportadores na marca Volvo, em nossos caminhões e na estrutura de serviços da nossa rede de concessionárias”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina. 

Caminhões Volvo
on Lirmann, presidente da Volvo na América Latina, e Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões

Domínio nos segmentos vocacionais 

A Volvo também se destacou no mercado de caminhões vocacionais, voltados para operações fora de estrada. A marca foi líder nos segmentos florestal (61% de market share), mineração (44%) e cana-de-açúcar (29%). Um dos grandes sucessos foi o Volvo VMX, versão off-road do VM, que registrou 3.000 emplacamentos em 2024, correspondendo a 40% das vendas da linha VM. “O VMX tem se consolidado como uma excelente opção para operações severas, reforçando nossa presença no segmento off-road”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. 

Planos de Serviços impulsionam eficiência operacional 

O crescimento dos Planos de Serviços Volvo foi outro marco em 2024. Atualmente, 90% dos caminhões entregues possuem algum tipo de plano ativo, totalizando mais de 50 mil contratos, um crescimento de 10% sobre o ano anterior. O Plano Ouro, a versão mais completa, inclui Manutenção Inteligente Volvo (MIV), manutenção preventiva e corretiva, treinamento de motoristas, Volvo Atendimento Rápido (VOAR) e gestão de frota via Volvo Connect. “Pela primeira vez na história, atingimos essa cobertura de 90% nos emplacamentos, o que demonstra o valor que nossos clientes enxergam nos serviços”, comemora Cavalcanti. 

Siga o FrotaCast no Instagram

Avanço na Condução Inteligente 

A consultoria Condução Inteligente Volvo (CIV) também teve crescimento expressivo, com um aumento de 40% nos contratos em 2024. O serviço utiliza Inteligência Artificial e dados anonimizados para otimizar o consumo de combustível e reduzir emissões. Os relatórios detalhados permitem que os transportadores identifiquem oportunidades de economia e aprimorem a gestão de suas frotas. 

Volvo expande exportações para o México 

Uma das grandes novidades de 2025 é a inclusão do México como novo destino de exportação dos caminhões Volvo produzidos no Brasil. Os modelos FH e VM serão comercializados no país, que está passando por uma transição para caminhões de cabine avançada. “Vemos boas oportunidades para os nossos modelos no México, dado o movimento de modernização da frota local”, explica Lirmann. Os primeiros embarques ocorrerão em fevereiro. 

Na América Latina, a Volvo também celebrou bons resultados em 2024. No Peru, foram entregues 2.064 caminhões, garantindo a liderança da marca no país, com 24% de market share. No Chile, a Volvo atingiu 17% de participação com a entrega de 1.260 unidades. No total, a empresa comercializou 27.111 caminhões na região, um crescimento de 15% sobre o ano anterior. 

Perspectivas para 2025 

Apesar dos números positivos de 2024, a Volvo prevê um ano desafiador para toda a indústria de caminhões no Brasil. “Desde o último trimestre do ano passado, percebemos uma maior cautela por parte dos transportadores na renovação de frota. Apesar dos bons indicadores da safra e do PIB, as taxas de juros elevadas e as incertezas fiscais têm impactado os negócios”, avalia Lirmann. Ainda assim, ele reforça que o mercado é cíclico e que, após um período de retração, novos ciclos de crescimento virão. 

Com uma base sólida de liderança e inovação, a Volvo entra em 2025 preparada para enfrentar os desafios do mercado e continuar oferecendo soluções que impulsionam a eficiência e a produtividade no transporte rodoviário. 

Yamaha R3 Connected 2025: As novidades para os apaixonados por Supersport 

Por quase 25 anos, a Série R da Yamaha tem sido sinônimo de inovação, desempenho e paixão pelas motocicletas Supersport. Inspirada nas pistas e impulsionada pelo sucesso da marca na MotoGP, a linha Supersport da Yamaha se destaca por levar tecnologia de ponta e design agressivo às ruas e estradas. Agora, a aguardada Yamaha R3 Connected chega ao Brasil, trazendo atualizações que elevam ainda mais o padrão da categoria. 

Design Futurista 

Em potência e torque, o modelo marca dos três diapasões fica atrás das concorrentes Kawasaki e KTM, e mostra superior ao modelo da Honda. No entanto, o forte nesta nova linha 2025 da R3 são as novas tecnologias e o design futurista.  

A primeira impressão é marcante: o novo design da Yamaha R3 Connected para 2025 reforça a identidade Supersport da linha, com uma dianteira ainda mais agressiva e moderna. O conjunto óptico Full LED agora conta com um farol projetor central, luzes de rodagem diurna (DRL) duplas e setas igualmente em LED, garantindo um visual sofisticado e funcional. 

O grande destaque fica por conta da nova carenagem, mais aerodinâmica e compacta, inspirada diretamente na YZR-M1 da MotoGP. Os novos defletores de ar laterais melhoram o fluxo de ar, reduzindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a eficiência da refrigeração. O resultado? Uma moto que transmite velocidade e esportividade mesmo parada. 

Motor  

O coração da nova R3 Connected permanece fiel à sua proposta: um bicilíndrico de 321 cc, oito válvulas e refrigeração líquida, que entrega 41,3 cv a 10.750 rpm e 3 kgf.m de torque a 9.000 rpm. Com a tecnologia DiASil, a Yamaha assegura menor vibração, melhor dissipação de calor e desempenho consistente, atendendo às normas ambientais do Promot M5 sem comprometer a esportividade. O Promot é o programa de controle ambiental obrigatório equivalente ao Proconve para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.  

A relação peso-potência é de 4,14 kg/cv, permitindo acelerações vigorosas e uma condução extremamente divertida, seja nas ruas ou nas pistas. 

Embreagem assistida e deslizante 

Uma das grandes novidades da R3 Connected é a embreagem assistida e deslizante. Esse sistema reduz em 17% o esforço no manete, proporcionando trocas de marcha mais suaves e eficientes, além de permitir reduções mais agressivas sem travar a roda traseira. O manete de embreagem também foi redesenhado, ficando 5 mm mais próximo do guidão, facilitando o uso por pilotos com mãos menores. 

Chassi Equilibrado e Suspensões de Alta Performance 

A Yamaha manteve o chassi compacto e leve da R3, garantindo o equilíbrio ideal entre força e rigidez. A suspensão dianteira invertida de 37 mm e 130 mm de curso proporciona excelente estabilidade, enquanto a suspensão traseira monoshock, com sete níveis de ajuste na pré-carga, assegura conforto e controle em qualquer situação. 

O sistema de freios ABS equipa ambas as rodas, com disco dianteiro de 298 mm e traseiro de 220 mm, garantindo frenagens seguras e progressivas. Os pneus 110/70-17 na dianteira e 140/70-17 na traseira complementam o pacote esportivo, oferecendo excelente aderência. 

Tecnologia e Conectividade: Y-Connect 

A grande revolução tecnológica da Yamaha R3 Connected está na conectividade. O novo painel multifuncional LCD Blackout traz um layout moderno e exibe todas as informações essenciais, como velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor e relógio. 

Além disso, o sistema Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect, permite conectar o smartphone via Bluetooth, exibindo notificações de chamadas e mensagens, status da bateria do celular e até alertas de manutenção. Pelo aplicativo, o piloto pode monitorar o consumo de combustível, registrar trajetos e até comparar sua eficiência de pilotagem com outros motociclistas no ranking global. 

Dimensões e Ergonomia Aprimorada 

Pesando apenas 171 kg com todos os fluidos, a R3 Connected reforça sua proposta de leveza e agilidade. O assento foi redesenhado e agora está 6 mm mais estreito, enquanto as tampas laterais ficaram 13 mm mais finas, facilitando o encaixe das pernas e melhorando o conforto. Com altura de apenas 780 mm, a ergonomia permite que pilotos de diferentes estaturas toquem os pés no chão com facilidade. 

O tanque de combustível tem capacidade para 14,2 litros, garantindo uma boa autonomia para viagens e passeios esportivos. 

A Yamaha R3 nas Pistas: O Celeiro de Novos Talentos 

A R3 não é apenas uma moto para as ruas. No mundo da motovelocidade, ela é a protagonista do Yamalube R3 bLU cRU América Latina, o maior campeonato monomarca do continente, destinado a pilotos de até 22 anos na categoria Talent. Com corridas realizadas nos melhores autódromos do Brasil e transmissão ao vivo pelo BandSports e YouTube, o campeonato é o trampolim para jovens talentos que almejam voos mais altos no Mundial de Motovelocidade. 

Além disso, a R3 é o degrau seguinte para os pilotos formados no Yamaha R15 bLU cRU América Latina, competição de base para crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos, reforçando a jornada de formação da Yamaha Racing Brasil. 

Cores, Disponibilidade e Preço 

A Yamaha R3 Connected chega ao Brasil em três opções de cores: 

  • Tech White (Branca Perolizada) com detalhes Greenish Blue Pearl (efeito prismático); 
  • X-Black (Preta Fosca) com rodas pretas; 
  • Racing Blue (Azul Metálica) com rodas azuis. 

A produção inicia em fevereiro, e as primeiras unidades chegam às concessionárias em março, com preço sugerido de R$ 36.990 (sem frete e seguro). Cerca de 40% deste valor são diversos impostos estaduais e federais embutidos no preço.  

A Yamaha ainda oferece revisão com preço fixo e garantia de quatro anos, exclusividade da marca. 

A Yamaha R3 Connect tem como principais concorrentes no mercado brasileiro: 

  • Kawasaki Ninja 400: Uma das principais concorrentes, a Ninja 400 se destaca pelo design agressivo e pelo motor bicilíndrico de 399 cm³, que oferece um desempenho ágil e divertido. 
  • Honda CBR 250RR: 

A CBR 250RR é uma moto que se destaca pelo visual esportivo e pela tecnologia embarcada, como o acelerador eletrônico e os modos de pilotagem. Seu motor de 249,7 cc oferece um desempenho adequado para iniciantes e para quem busca uma moto ágil para o dia a dia. 

  • KTM RC 390: 

A RC 390 é uma moto com um estilo mais radical e um motor monocilíndrico de 373,2 cc, que oferece um desempenho mais agressivo. A moto se destaca pela ciclística precisa e pelos componentes de alta qualidade. 

Outras opções 

Além das concorrentes diretas, a Yamaha R3 Connect também enfrenta a concorrência de outras motos que podem ser consideradas por quem busca uma moto esportiva de média cilindrada, como: 

  • Yamaha MT-03: 

A MT-03 é uma moto naked que compartilha o mesmo motor e chassi da R3, mas com um design e proposta diferentes. É uma opção interessante para quem busca uma moto ágil e divertida, mas sem a carenagem esportiva. 

  • Kawasaki Z400: 

Assim como a MT-03, a Z400 é a versão naked da Ninja 400. 

  • TVS Apache RR 310: 

A Apache RR 310 é uma moto esportiva de menor cilindrada, mas que oferece um bom custo-benefício e um visual moderno e atraente. 

Comparativo 

Para te ajudar a escolher a melhor opção, preparei um quadro comparando os principais concorrentes da Yamaha R3 Connect: 

Yamaha R3
Os principais dados dos quatro principais concorrentes do segmento

Conclusão 

A Yamaha R3 Connected 2025 não apenas mantém a essência da icônica Série R, mas a eleva a um novo patamar. Com um design mais agressivo, tecnologia embarcada, conectividade e um motor que equilibra potência e eficiência, ela reafirma seu posto como referência entre as esportivas de média cilindrada. 

Seja para os entusiastas das ruas ou os aspirantes a pilotos de competição, a R3 Connected está pronta para entregar emoção, controle e o autêntico DNA Supersport da Yamaha. Se você quer uma motocicleta que alia desempenho, estilo e tecnologia, a nova R3 Connected é a escolha certa. 

 

DAF lança Projeto Horizonte para capacitar mecânicos de caminhões 

0

A DAF Caminhões anunciou o lançamento do Projeto Horizonte DAF, uma iniciativa que visa a capacitação profissional na área de mecânica de veículos rodoviários pesados. O projeto é uma parceria entre a montadora, sua rede de concessionárias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos em diversas regiões do Brasil. 

Com uma carga horária de 80 horas, os cursos combinam aulas teóricas e práticas, baseadas em uma metodologia ativa de ensino. A fase piloto do projeto já foi realizada em Recife (PE), Curitiba (PR) e Ponta Grossa (PR) – cidade na qual fica a fábrica da empresa – e em breve será expandida para outras localidades. 

Leia também:

Depois dos 50 Iveco, Buzin Transportes anuncia a aquisição de 220 DAF XF 530

Atualmente, a DAF possui 55 concessionárias no Brasil. As representantes nas cidades do projeto piloto são DAF Nova Recife, DAF Barigüi Curitiba e MacPonta Caminhões, em Ponta Grossa.  

Formação de mão de obra qualificada

De acordo com Gustavo Novicki, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias da DAF Caminhões, a iniciativa busca tanto formar novos profissionais quanto ampliar a oferta de mão de obra qualificada para a rede DAF. Vale lembrar que muitos transportadores possuem oficinas próprias, portanto, também são campos de oportunidades para esses profissionais.  

“Com o Projeto Horizonte, nossa expectativa é promover o desenvolvimento e a qualificação profissional das comunidades próximas às concessionárias DAF. Além de capacitar novos profissionais, queremos formar um banco de talentos que aumente a oferta de mão de obra qualificada, garantindo um melhor atendimento aos nossos clientes e ampliando os serviços de pós-venda da marca e da nossa rede no Brasil”, afirma Novicki. 

Os alunos que se destacarem durante o curso terão a chance de ingressar no mercado de trabalho. “A formação será uma excelente oportunidade para os participantes, pois, além da capacitação, eles poderão ser contratados pelas concessionárias DAF para funções como técnico, garantista e consultor de serviços”, acrescenta o executivo. 

De acordo com algumas pesquisas salariais online, o salário médio de um mecânico de caminhão no Brasil pode variar entre R$ 2.000 e R$ 4.000 por mês. No entanto, é importante ressaltar que esses valores são apenas uma estimativa e podem não refletir a realidade de todas as regiões e empresas. 

História de sucesso

Um exemplo concreto do impacto do Projeto Horizonte DAF é o caso de Paulo de França Ávila, participante da fase piloto, que foi contratado pela DAF MacPonta, concessionária localizada em Ponta Grossa (PR). 

“Eu não tinha conhecimento sobre o mundo da mecânica de pesados, então me interessei pelo Projeto Horizonte DAF e me dediquei para evoluir a cada módulo. Por meio dessa ação, fui promovido a técnico júnior. No ano passado, estive entre os 10 melhores técnicos da DAF, e é uma honra esse reconhecimento. Estou empolgado para buscar mais conhecimento e oportunidades para crescer junto com a companhia”, destaca Ávila. 

Assista nossas entrevistas exclusivas no Canal FrotaCast!

Capacitação contínua para profissionais da rede

Paralelamente ao Projeto Horizonte DAF, a montadora também investe na DAF Academy, uma plataforma voltada à capacitação e ao aperfeiçoamento dos profissionais já atuantes na rede de concessionárias. O programa abrange diversas funções essenciais, como técnicos, consultores de serviço, garantistas, chefes de oficina, vendedores de caminhões e entregadores técnicos. 

A metodologia da DAF Academy foca no desenvolvimento de competências técnicas, sociais e organizacionais, garantindo que os profissionais estejam preparados para oferecer um atendimento de excelência aos clientes da marca. 

Inscrições abertas

Os interessados em participar do Projeto Horizonte DAF devem acompanhar as divulgações feitas pelas concessionárias DAF participantes e pelo SENAI nas cidades onde o curso será oferecido. A iniciativa é gratuita e aberta a pessoas que desejam iniciar ou aprimorar suas carreiras na mecânica de veículos pesados. As vagas são limitadas e priorizam moradores das regiões próximas às concessionárias, facilitando a inserção no mercado de trabalho local após a conclusão do curso. 

Automec 2025: Credenciamento gratuito e treinamentos certificados 

0

De 22 a 26 de abril de 2025, o São Paulo Expo se transformará no epicentro do setor de reparação automotiva, com a 16ª edição da Automec, a Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços. Este evento, líder absoluto na América Latina, é uma plataforma de negócios, networking e conhecimento para os profissionais do aftermarket automotivo. 

A Automec 2025 reunirá as principais marcas de reposição, manutenção, reparação, acessórios e equipamentos automotivos para todos os tipos de veículos, desde carros de passeio até veículos pesados. Com mais de 1.500 marcas expositoras, incluindo mais de 700 empresas internacionais, o evento oferece uma oportunidade única para conhecer de perto as últimas tecnologias, produtos e serviços do setor. 

Leia também:

Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas

Universidade Automec

Além disso, a Automec 2025 oferecerá uma programação rica em palestras, workshops e treinamentos, com destaque para a Universidade Automec, uma iniciativa que oferecerá cursos com certificações reconhecidas nacionalmente. 

Os certificados serão emitidos pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, referência em capacitação técnica e tecnológica, e pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que atua na promoção de excelência e inovação do setor, além de outras empresas participantes.  

Entre as atividades estão a PROVA IQA que consiste em uma avaliação de conhecimentos técnicos e práticos na área automotiva. O Instituto também vai promover o curso 5S nas Oficinas que ensina como aplicar a metodologia oriental para organizar o ambiente de trabalho. O 5S é um programa de gestão que visa aumentar a produtividade e reduzir desperdícios baseado em cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde), Shitsuke (autodisciplina).   

Assista entrevistas exclusivas no Canal FrotaCast:

Futuro do transporte

“O objetivo da Universidade Automec é capacitar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Ter um certificado emitido pelo Senai ou pelo IQA é um importante diferencial para o profissional da área. O cliente sabe que está sendo atendido por um prestador de serviços com as competências necessárias”, destaca Eduardo Marchetti, gerente da Automec. 

Os painéis ministrados pelo SENAI abordarão temas que vão moldar o futuro do transporte e da mobilidade, como sistemas de Direção Assistida. Já o workshop voltado para Eletrificação Veicular desenvolve as competências referentes a montagem e reparação em instalações elétricas e equipamentos de veículos automotores. 

As empresas interessadas em patrocinar a atividade, e incluir seu conteúdo na programação, podem entrar em contato com a RX. As cotas de participação são limitadas. 

“Com essa iniciativa, a Automec reforça seu compromisso em oferecer conteúdo relevante e ferramentas para que os profissionais do setor se destaquem cada vez mais”, conclui Marchetti. 

O credenciamento para a Automec 2025 é gratuito até o dia 19 de abril. Após essa data, será cobrado ingresso. 

Serviço 

  • Evento: Automec 2025 
  • Data: 22 a 26 de abril de 2025 
  • Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center 
  • Credenciamento: gratuito até 19 de abril 

 

 

Rastreabilidade no agronegócio: Entenda o conceito e sua importância

0

A rastreabilidade no agronegócio tem se tornado um tema cada vez mais relevante, especialmente para garantir a segurança alimentar, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade da produção.

A rastreabilidade no agronegócio permite monitorar a origem, produção e distribuição dos produtos, garantindo segurança alimentar, qualidade e sustentabilidade. Utilizando tecnologias como QR Codes, RFID e blockchain, o sistema assegura transparência em toda a cadeia produtiva. Apesar dos desafios, como altos custos e regulamentação complexa, a rastreabilidade agrega valor aos produtos e abre novas oportunidades de mercado. Iniciativas como a plataforma Agrotoken demonstram o potencial da tecnologia na rastreabilidade agrícola. No Brasil, a adoção desse sistema ainda não é obrigatória, mas se torna um diferencial competitivo para empresas que buscam atender à crescente demanda por produtos sustentáveis e rastreáveis. Conheça mais sobre este tema no artigo abaixo:

O que é rastreabilidade?

Segundo a norma ISO 8402, a rastreabilidade é a capacidade de acompanhar o histórico, a aplicação ou a localização de um item por meio de dados pré-registrados. No agronegócio, esse conceito se traduz na possibilidade de monitorar um produto desde sua origem até o consumidor final, registrando informações detalhadas sobre cada etapa da cadeia produtiva. Entre os principais aspectos rastreados estão:

  • Origem: Local de produção, tipo de semente utilizada, raça do animal, entre outros;
  • Processamento: Métodos de produção, ingredientes, condições sanitárias;
  • Distribuição: Logística, armazenamento e pontos de venda.

Leia também:

Grupo Sipal representa a Noma do Brasil no Mato Grosso

Rastreabilidade Geográfica

A rastreabilidade geográfica está diretamente ligada às tecnologias que monitoram a localização e o movimento dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos. Equipamentos instalados em colhedoras, transbordos e caminhões permitem registrar e armazenar informações sobre a trajetória da matéria-prima, garantindo transparência e controle.

Além da localização e movimentação, a rastreabilidade moderna permite verificar atributos como:

  • Ausência de modificação genética;
  • Métodos sustentáveis de produção e transporte;
  • Boas práticas de segurança alimentar.

Todas essas informações são armazenadas em sistemas acessíveis a todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Como Funciona a Rastreabilidade no Agronegócio?

A rastreabilidade pode ser implementada por meio de diferentes tecnologias, como:

  • Códigos de barras e QR Codes;
  • Etiquetas RFID (identificação por radiofrequência);
  • Sistemas de monitoramento digital.

Esses métodos permitem a identificação única de cada produto e seu rastreamento ao longo de toda a cadeia produtiva.

Assista o Canal FrotaCast:

Vantagens da Rastreabilidade

Para o Produtor

  • Melhor controle da produção e identificação de falhas;
  • Possibilidade de agregar valor ao produto e fortalecer a marca.

Para o Consumidor

  • Maior segurança alimentar e transparência;
  • Escolha consciente de produtos sustentáveis.

Para a Sociedade

  • Controle de qualidade e combate a fraudes;
  • Redução de riscos sanitários.

Desafios da Rastreabilidade no Campo

Apesar das vantagens, a implementação da rastreabilidade enfrenta desafios, como:

  • Altos custos de implantação e manutenção;
  • Complexidade regulatória;
  • Necessidade de treinamento dos produtores;
  • Gestão burocrática, especialmente para pequenos produtores.

Oportunidades e Soluções

O crescente interesse dos consumidores por produtos rastreáveis pressiona o setor a investir em soluções viáveis. Algumas medidas para superar os desafios incluem:

  • Incentivos financeiros e políticas públicas;
  • Capacitação técnica para produtores;
  • Soluções tecnológicas acessíveis;
  • Certificação e rotulagem de produtos.

Exemplos de Rastreabilidade na Prática

Na pecuária, a rastreabilidade individual dos animais permite monitorar a alimentação, a origem e o manejo, garantindo qualidade e segurança. No setor de grãos, o monitoramento desde o plantio até a comercialização assegura a qualidade e a procedência dos produtos.

Um exemplo inovador é a plataforma Agrotoken, que utiliza tecnologia blockchain para rastrear e tokenizar produtos agrícolas, permitindo sua utilização como moeda digital.

Regulamentação no Brasil

Atualmente, a rastreabilidade não é obrigatória no Brasil, mas tem se tornado um diferencial competitivo. Empresas que demonstram sustentabilidade e rastreabilidade em sua cadeia de produção têm vantagens no mercado global.

O Futuro da Rastreabilidade

Com a evolução das tecnologias, a tendência é que a rastreabilidade se torne um padrão no agronegócio, garantindo alimentos mais seguros, sustentáveis e de alta qualidade. A digitalização dos processos e o uso de blockchain devem impulsionar essa transformação, beneficiando produtores, consumidores e toda a cadeia agroindustrial.

Natura avança com sua frota movida a biometano em parceria com a Ultragaz 

É difícil dissociar a Natura do conceito de sustentabilidade, já que a empresa constantemente associa suas iniciativas a esse compromisso em suas estratégias de marketing. Agora, essa preocupação se estende também à logística. 

Em comunicado oficial, a Natura anunciou uma parceria com a Ultragaz para a construção de uma central de armazenagem e distribuição, que abastecerá caldeiras e caminhões de transporte de carga com biometano. A operação está prevista para iniciar em maio de 2025. 

Leia também:

Conheça o novo CEO e os planos da LOTS, da Scania, para 100% da frota ser movida a gás 

Esta iniciativa, bastante relevante, segue os passos de outras indústrias, como L’Oréal e PepsiCo, que já adotam práticas similares há alguns anos, demonstrando um avanço significativo no setor. 

O impacto do biometano

O objetivo da Natura é substituir combustíveis fósseis pelo biometano em suas caldeiras e operações logísticas, reduzindo em 20% as emissões de carbono do complexo industrial. A adoção desse gás renovável contribui para a economia circular, uma vez que é obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo urbano, dejetos agrícolas e resíduos industriais. 

Reconhecido como uma alternativa sustentável, o biometano reduz a emissão de gases de efeito estufa e promove uma matriz energética mais limpa e diversificada. Segundo a Abiogás (Associação Brasileira do Biogás), seu uso fortalece a sustentabilidade ao transformar resíduos operacionais em energia renovável, mitigando os impactos das mudanças climáticas. 

Saiba mais:

L’Oréal no Brasil inaugura posto de abastecimento de biometano

Leia mais:

MWM realiza a troca de motores a diesel por biometano para a Cocal

Frota Natura

A partir deste ano, a Natura passa a integrar o grupo de empresas que investem em soluções mais sustentáveis para a logística. De acordo com Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da companhia, além dos benefícios ambientais, a iniciativa reduzirá custos tanto na produção de vapor quanto no abastecimento da frota. 

Segundo a empresa, inicialmente, são 28 cavalos mecânicos, sendo 20 que já operam com biometano e não precisarão mais ir até um posto externo para o abastecimento.

O investimento na nova frota faz parte das metas da Visão 2030 da companhia, e representa 35% de toda a sua logística de fretes pesados no país. Os caminhões fazem cerca de 1.250 viagens mensais no estado de São Paulo. Os veículos trabalham com o transporte unificado de coleta e entrega de matéria-prima, insumos e produtos acabados da Natura e da Avon, conectando fornecedores, fábricas, centros de distribuição e terceiros.

A unificação dos três circuitos logísticos da empresa foi um dos principais desafios do projeto, segundo Eduardo Sá, diretor executivo de Operações e Logística da Natura. Para atender à demanda e aos requisitos operacionais da companhia, a Reiter Log foi a transportadora escolhida para viabilizar a iniciativa. Além dos benefícios ambientais, a nova configuração da frota resultará em uma economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão anuais com fretes.

“Pretendemos ampliar ainda mais a nossa frota verde. Estamos estudando a rota São Paulo-Minas Gerais para estabelecer um corredor verde com pontos de abastecimento”, revela Sá.

Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, reforça a importância do projeto para a agenda de baixo carbono da empresa. “Nosso compromisso é zerar as emissões líquidas de carbono nos escopos 1 e 2 e reduzir em 42% as emissões do escopo 3 até 2030, conforme a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Implementar essa frota verde melhora a qualidade e segurança do serviço e contribui para um futuro mais sustentável”, destaca.

Josie reforça que essa medida faz parte de um plano estratégico mais amplo: 

“Temos um plano de transição climática ousado para zerar nossas emissões de carbono e um compromisso público de tornar a Natura um negócio totalmente regenerativo até 2050. Isso só será possível por meio do trabalho coletivo, mobilização e colaborações estratégicas. Estamos muito felizes com essa parceria com a Ultragaz, que está totalmente alinhada à nossa agenda de regeneração e ao crescimento do biometano no Brasil, impulsionado pela criação da Lei dos Combustíveis do Futuro e pelos novos incentivos públicos.” 

Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz, também celebrou a parceria: 

“Estamos muito orgulhosos dessa colaboração com a Natura, que reafirma o papel do biometano como solução estratégica para diversificar a matriz energética nacional. A integração da solução fábrica-frota da Ultragaz, pioneira no Brasil, demonstra nosso compromisso em liderar a transição energética do setor produtivo, proporcionando uma alternativa eficiente, sustentável e sob medida para nossos clientes.” 

A Frota News incentiva a educação no transporte:
ATR Série
Janeiro está terminando, mas e aquele sonho profissional?
Chegou a hora de dar o próximo passo! Fevereiro vem aí e as inscrições para os nossos cursos de formação e capacitação já estão abertas!

 

Ford Pro consolida liderança na Europa com recorde de vendas em 2024 

0

A Ford Pro consolida mercado europeu com um feito histórico em 2024 ao se consagrar, pelo décimo ano consecutivo, como a marca de veículos comerciais mais vendida no Velho Continente. Em um dos mercados mais competitivos do mundo, a montadora não apenas manteve sua liderança, mas também bateu recordes de volume e participação de mercado.  

Com um total de 399.000 unidades comercializadas, a Ford Pro registrou uma participação de 15,4% no segmento de veículos comerciais na Europa. Os dados, fornecidos pela S&P Global, abrangem os 20 principais mercados da região, incluindo Alemanha, França, Espanha, Itália, Reino Unido e outros países estratégicos. 

Leia também:

Ford Pro expande operações e lidera inovação no setor de comerciais leves 

Entre os modelos que impulsionaram esse crescimento está a Ford Transit, que em 2024 celebra 60 anos de história. Inclusive, a nova geração do modelo também será lançada no Brasil até o final desde mês.  

Mercado total de vans 

Segundo a ACEA (associação europeia dos fabricantes de veículos), os modelos de vans a diesel continuaram sendo a escolha preferida dos novos compradores de vans (carga e passageiros) da UE em 2024, com os registros aumentando em 10,5% para 1.340.003 unidades. Esse crescimento aumentou sua participação de mercado em 1,7 pontos percentuais, atingindo 84,5%. Os modelos a gasolina tiveram um aumento de 3%, estabilizando em uma participação de mercado de 6%. As vans eletricamente carregáveis tiveram um declínio significativo de 9,1%, reduzindo sua participação de mercado de 7,2% para 6,1% no ano anterior. As vendas de vans híbridas-elétricas também caíram 4,8%, respondendo por apenas 2% do mercado. 

Ford Ranger

Outro destaque da Ford Pro é a Ford Ranger, picape mais vendida da Europa nos últimos 10 anos. Com robustez e versatilidade para enfrentar condições severas, a Ranger é uma opção ideal para aplicações fora de estrada, atendendo a setores que exigem alto desempenho e resistência em terrenos desafiadores. 

Assista o Canal FrotaCast:

Ecossistema Ford Pro 

A Ford Pro é uma divisão da Ford Motor Company focada em veículos comerciais e soluções para empresas. Lançada em 2021, a Ford Pro tem como objetivo oferecer uma gama de produtos e serviços para clientes comerciais, incluindo veículos, software, serviços de financiamento e gerenciamento de frotas. 

A divisão foi criada para atender à crescente demanda por veículos comerciais e soluções de mobilidade, impulsionada pelo aumento do comércio eletrônico e da necessidade de empresas otimizarem suas operações. 

Além dos veículos, a Ford Pro oferece uma plataforma de software que permite aos clientes gerenciar suas frotas de forma mais eficiente, rastreando veículos, monitorando o desempenho dos motoristas e agendando manutenção preventiva. A divisão também oferece serviços de financiamento e leasing, bem como soluções de carregamento para veículos elétricos. 

A Ford Pro está presente em diversos mercados ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e América do Sul. No Brasil, a divisão foi lançada em 2023, com o objetivo de fortalecer a presença da Ford no segmento de veículos comerciais. 

Mercado de implementos rodoviários inicia 2025 com leve alta nas vendas  

O setor de implementos rodoviários começou 2025 com um leve alta nas vendas. Segundo balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o volume negociado em janeiro apresentou alta de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. O total de implementos comercializados passou de 11.238 para 11.461 unidades.  

Por segmentos  

Os implementos leves, representados pelas carrocerias sobre chassi, foram os principais responsáveis pelo desempenho positivo do setor. Em janeiro, foram entregues 5.270 unidades, um crescimento expressivo de 25,1% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 4.213 produtos.  

Leia também:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

Por outro lado, o segmento de pesados, que inclui reboques e semirreboques, apresentou queda. No primeiro mês do ano, os licenciamentos desses equipamentos somaram 6.191 unidades, uma retração de 12,5% frente aos 7.075 emplacamentos registrados em janeiro de 2024.  

Expectativa positiva para os pesados  

Apesar da queda nos pesados, a Anfir não vê motivo para preocupação. Para o presidente da entidade, José Carlos Spricigo, o resultado está dentro das expectativas e deve melhorar nos próximos meses. “As operações logísticas do agronegócio, como a colheita da soja, estão no início e isso deve refletir positivamente nas vendas de reboques e semirreboques”, afirma.  

Assista o Canal FrotaCast

Perspectivas para 2025 

A Anfir projeta um cenário de estabilidade com possível leve crescimento ao longo do ano. A previsão é de que o mercado registre a comercialização de 155 mil unidades em 2025, um volume um pouco acima das estimativas para 2024, que variaram entre 153 mil e 155 mil implementos. 

O segmento de pesados deve repetir o desempenho esperado para o ano anterior, com aproximadamente 90 mil unidades vendidas. No entanto, a entidade não descarta um crescimento, impulsionado pelo agronegócio e pela retomada de investimentos logísticos. 

Nos implementos leves, a tendência é de manutenção dos números, com vendas entre 60 mil e 65 mil unidades, refletindo a expansão do consumo interno e a crescente demanda do setor alimentício, que impulsiona a procura por carrocerias refrigeradas. 

Produção e exportações  

A previsão para a produção é ligeiramente superior à demanda interna, chegando a 165 mil unidades, considerando o abastecimento do mercado externo e a recomposição de estoques dos distribuidores. 

As exportações devem manter o patamar de 3 mil a 4 mil unidades, sem grandes oscilações. A concorrência com os chineses na África e a redução das compras por parte do Chile são desafios enfrentados pelos fabricantes brasileiros no mercado internacional.  

Resultados de 2024 e contexto do mercado 

O ano de 2024 fechou com crescimento de 5,4% nas vendas totais do setor. Ao todo, foram comercializados 159.203 implementos rodoviários, ante os 151.041 de 2023. Apesar do bom resultado geral, o segmento de pesados registrou queda de 1,9%, com 88.599 emplacamentos contra 90.322 no ano anterior. 

Spricigo atribui essa leve retração ao desempenho de produtos como basculantes e graneleiros/carga seca, que tiveram resultados negativos. “Mesmo assim, o balanço final chegou bem perto dos 90 mil produtos, portanto, não foi uma queda expressiva”, pondera. 

Por outro lado, o segmento de leves impulsionou o crescimento do setor, com 70.604 unidades vendidas em 2024, um aumento de 16,3% sobre as 60.719 de 2023. O presidente da Anfir destaca que a retomada do varejo urbano teve papel fundamental nesse desempenho positivo. 

Conclusão 

O mercado de implementos rodoviários segue em crescimento sustentado, mesmo com desafios pontuais. As expectativas para 2025 são positivas, especialmente com a previsão de aquecimento no agronegócio e a estabilidade da demanda interna. A Anfir continua acompanhando de perto os desdobramentos do setor, buscando manter a competitividade da indústria nacional.