Pela primeira vez, o Brasil se tornou o principal mercado global de chassis de ônibus da Volvo Buses, com 709 unidades licenciadas em 2024. O desempenho foi impulsionado por bons negócios no segmento urbano e pelo crescimento de 40% nos emplacamentos dos modelos rodoviários 8×2, reconhecidos por sua alta tecnologia e segurança. Em 2025, o início da produção do chassi BZRT, nas versões articulada e biarticulada, consolidará o Brasil como uma base global de exportação desses modelos 100% elétricos, com zero emissão de CO2.
Leia sobre o BZRT
Novo Volvo B360R
A Volvo, reconhecida mundialmente por sua inovação no setor de transporte de passageiros, acaba de lançar o B360R, um chassi projetado para redefinir o segmento de fretamento e viagens de curta distância. Com um conjunto mecânico avançado e tecnologias de segurança de última geração, o novo modelo se posiciona como uma opção premium para empresas que buscam maior conforto, eficiência e confiabilidade.
Acima da média
A maioria da frota de fretamento de curta distância ainda utiliza chassis com motor dianteiro, potências inferiores a 300 cv e suspensão metálica, resultando em viagens menos confortáveis para passageiros e motoristas. O Volvo B360R inverte essa lógica ao oferecer um conjunto que se aproxima do padrão rodoviário, elevando o nível de comodidade e segurança nas viagens.
Equipado com o motor D8K de 360 cv e torque de 1.400 Nm, o novo chassi proporciona melhor desempenho em diferentes condições de rodagem. Sua transmissão I-Shift de 7ª geração garante trocas de marcha suaves, otimizando o consumo de combustível e reduzindo o esforço do condutor, o que contribui para viagens mais seguras e menos desgastantes.
Além disso, a suspensão pneumática proporciona maior suavidade na condução, absorvendo melhor as irregularidades do pavimento e garantindo maior conforto aos passageiros. O sistema de ar-condicionado de alta eficiência também assegura bem-estar durante todo o trajeto, independentemente das condições climáticas.
Volvo Caminhões apresenta resultados acima de média e perspectivas para 2025
Segurança avançada
A segurança é um dos principais diferenciais do Volvo B360R. O chassi conta com freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas, garantindo respostas mais precisas nas frenagens. O sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) contribui para uma condução mais segura, reduzindo o risco de derrapagens e tombamentos em curvas ou situações adversas.
Nos siga o FrotaCast no Instagram
Outro destaque é o freio motor VEB300, com potência de 300 cv, que melhora a segurança em descidas e frenagens de emergência, proporcionando maior controle do veículo e menor desgaste dos freios convencionais.
Versatilidade para diferentes aplicações
Com um design que permite adaptação a diferentes tipos de carroceria, o Volvo B360R é uma opção versátil para operações de fretamento, turismo e viagens de curta distância. A combinação de desempenho, conforto e segurança coloca este modelo como uma solução diferenciada para empresas que desejam oferecer um serviço superior aos seus clientes.
Com essa inovação, a Volvo reafirma seu compromisso em elevar os padrões do transporte de passageiros no Brasil, aliando tecnologia e eficiência para transformar a experiência de viagens em curtas distâncias.
Entregas na América Latina
Ao todo, a Volvo entregou 1.429 ônibus na América Latina em 2024. Além do Brasil, Chile e Peru foram os principais mercados da região, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente. “Temos produtos avançados, serviços qualificados e uma unidade fabril com altos índices de qualidade. Isso nos faz um grande player no setor”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. A distribuição das vendas entre o mercado interno e externo seguiu a média histórica, com 50% das unidades destinadas à exportação.

Transporte urbano
No segmento urbano, Curitiba (PR) renovou sua frota com 95 ônibus Volvo B320R, enquanto o Distrito Federal colocou em circulação 90 unidades do mesmo modelo. Já no segmento rodoviário, as vendas de chassis 8×2 cresceram 40%, impulsionadas pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, este último o mais potente do Brasil. Outra novidade foi o lançamento do Volvo B360R, com motor D8K de 360 cv, torque de 1.400 Nm e transmissão I-Shift de 7ª geração, voltado para fretamento e viagens de curta distância. Em 2024, a Volvo também registrou um crescimento de 42% na adesão aos Planos de Serviço, atingindo um recorde de 54% dos ônibus comercializados com cobertura.
Eletrificação
A eletrificação foi um dos grandes destaques da marca em 2024, com o lançamento global da plataforma BZR de chassis 100% elétricos. O modelo permite aplicações urbanas, de fretamento e rodoviárias de curta distância, mantendo as capacidades de transporte da versão a diesel. Além disso, a Volvo apresentou o BZRT, nas versões articulada e biarticulada, destinado a atender a demanda crescente por transporte de alta capacidade com zero emissão de poluentes. O BZRT será produzido em Curitiba (PR) a partir de 2025 e se tornará o maior ônibus elétrico do mundo em operação comercial, podendo transportar até 250 passageiros.