segunda-feira, março 17, 2025

O que esperar da Volvo Buses na Lat.Bus 2024

Como era de esperar, o destaque da Volvo Buses na Lat.Bus Transpúblico 2024 será o seu ônibus biarticulado 100% elétrico e único no Brasil. Aliás, os elétricos serão o tema da maioria dos expositores de chassis e carrocerias. Assim, a maior feira do transporte de passageiros da América Latina, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de agosto, no São Paulo Expo, promete ser a feira que dá os primeiros passos para a eletromobilidade no transporte público de passageiros. Os passos seguintes vão depender da infraestrutura, do poder público e da capacidade financeira de todos envolvidos. 

A Volvo Buses apresentará seu ônibus biarticulado 100% elétrico no estande A51, refletindo seu compromisso com a eletromobilidade no mercado nacional.  O modelo está em base de teste. No entanto, o BZL Elétrico padrão passou por testes em Curitiba e São Paulo. Após uma bem-sucedida fase de testes, a Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba, adquiriu o Volvo BZL Elétrico para operar regularmente na capital do Paraná. 

Carroceria Marcopolo Attivi

O modelo Volvo entre para a Viação Redentor foi montado com carroceria Marcopolo Attivi,  com uma estrutura desenvolvida para chassi 100% elétrico. Com dimensões de 12.950 mm de comprimento, 2.550 mm de largura e 3.675 mm de altura, o Attivi oferece um espaço interno amplo e confortável com ar-condicionado que possui um sistema de renovação de ar que segue o conceito aeronáutico, trocando o ar do interior do veículo a cada três minutos. O design arrojado inclui faróis full LED, enquanto a tecnologia embarcada traz portas pantográficas com sistema antiesmagamento.

Leia também:

FABET com apoio da FEAC abre as inscrições para o projeto Mulheres em Trânsito

Tanto o modelo padrão como o biarticulado elétrico serão produzidos no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), com potencial de exportação para outros países. 

Além do BZL Elétrico, a Volvo revelará outras novidades em chassis urbanos, para fretamento e rodoviários apenas na abertura do evento, mantendo a tradição de trazer inovações significativas para a Lat.Bus. Os veículos pesados movidos a combustão ainda terão muitos anos pela frente por serem mais viáveis economicamente. No entanto, eles ainda podem evoluir na contribuição para a descarbonização do transporte. 

No campo da segurança, a Volvo apresentará aprimoramentos em seu Sistema de Segurança Ativa (SSA), que inclui tecnologias avançadas como aviso de colisão frontal, suporte de manutenção de faixa e freio de emergência automático.   

Fique atento ao Frota News para mais novidades reveladas no evento.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui