quarta-feira, dezembro 17, 2025

Automec 2025: Credenciamento gratuito e treinamentos certificados 

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De 22 a 26 de abril de 2025, o São Paulo Expo se transformará no epicentro do setor de reparação automotiva, com a 16ª edição da Automec, a Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços. Este evento, líder absoluto na América Latina, é uma plataforma de negócios, networking e conhecimento para os profissionais do aftermarket automotivo. 

A Automec 2025 reunirá as principais marcas de reposição, manutenção, reparação, acessórios e equipamentos automotivos para todos os tipos de veículos, desde carros de passeio até veículos pesados. Com mais de 1.500 marcas expositoras, incluindo mais de 700 empresas internacionais, o evento oferece uma oportunidade única para conhecer de perto as últimas tecnologias, produtos e serviços do setor. 

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Universidade Automec

Além disso, a Automec 2025 oferecerá uma programação rica em palestras, workshops e treinamentos, com destaque para a Universidade Automec, uma iniciativa que oferecerá cursos com certificações reconhecidas nacionalmente. 

Os certificados serão emitidos pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, referência em capacitação técnica e tecnológica, e pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que atua na promoção de excelência e inovação do setor, além de outras empresas participantes.  

Entre as atividades estão a PROVA IQA que consiste em uma avaliação de conhecimentos técnicos e práticos na área automotiva. O Instituto também vai promover o curso 5S nas Oficinas que ensina como aplicar a metodologia oriental para organizar o ambiente de trabalho. O 5S é um programa de gestão que visa aumentar a produtividade e reduzir desperdícios baseado em cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde), Shitsuke (autodisciplina).   

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Futuro do transporte

“O objetivo da Universidade Automec é capacitar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Ter um certificado emitido pelo Senai ou pelo IQA é um importante diferencial para o profissional da área. O cliente sabe que está sendo atendido por um prestador de serviços com as competências necessárias”, destaca Eduardo Marchetti, gerente da Automec. 

Os painéis ministrados pelo SENAI abordarão temas que vão moldar o futuro do transporte e da mobilidade, como sistemas de Direção Assistida. Já o workshop voltado para Eletrificação Veicular desenvolve as competências referentes a montagem e reparação em instalações elétricas e equipamentos de veículos automotores. 

As empresas interessadas em patrocinar a atividade, e incluir seu conteúdo na programação, podem entrar em contato com a RX. As cotas de participação são limitadas. 

“Com essa iniciativa, a Automec reforça seu compromisso em oferecer conteúdo relevante e ferramentas para que os profissionais do setor se destaquem cada vez mais”, conclui Marchetti. 

O credenciamento para a Automec 2025 é gratuito até o dia 19 de abril. Após essa data, será cobrado ingresso. 

Serviço 

  • Evento: Automec 2025 
  • Data: 22 a 26 de abril de 2025 
  • Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center 
  • Credenciamento: gratuito até 19 de abril 

 

 

Rastreabilidade no agronegócio: Entenda o conceito e sua importância

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A rastreabilidade no agronegócio tem se tornado um tema cada vez mais relevante, especialmente para garantir a segurança alimentar, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade da produção.

A rastreabilidade no agronegócio permite monitorar a origem, produção e distribuição dos produtos, garantindo segurança alimentar, qualidade e sustentabilidade. Utilizando tecnologias como QR Codes, RFID e blockchain, o sistema assegura transparência em toda a cadeia produtiva. Apesar dos desafios, como altos custos e regulamentação complexa, a rastreabilidade agrega valor aos produtos e abre novas oportunidades de mercado. Iniciativas como a plataforma Agrotoken demonstram o potencial da tecnologia na rastreabilidade agrícola. No Brasil, a adoção desse sistema ainda não é obrigatória, mas se torna um diferencial competitivo para empresas que buscam atender à crescente demanda por produtos sustentáveis e rastreáveis. Conheça mais sobre este tema no artigo abaixo:

O que é rastreabilidade?

Segundo a norma ISO 8402, a rastreabilidade é a capacidade de acompanhar o histórico, a aplicação ou a localização de um item por meio de dados pré-registrados. No agronegócio, esse conceito se traduz na possibilidade de monitorar um produto desde sua origem até o consumidor final, registrando informações detalhadas sobre cada etapa da cadeia produtiva. Entre os principais aspectos rastreados estão:

  • Origem: Local de produção, tipo de semente utilizada, raça do animal, entre outros;
  • Processamento: Métodos de produção, ingredientes, condições sanitárias;
  • Distribuição: Logística, armazenamento e pontos de venda.

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Rastreabilidade Geográfica

A rastreabilidade geográfica está diretamente ligada às tecnologias que monitoram a localização e o movimento dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos. Equipamentos instalados em colhedoras, transbordos e caminhões permitem registrar e armazenar informações sobre a trajetória da matéria-prima, garantindo transparência e controle.

Além da localização e movimentação, a rastreabilidade moderna permite verificar atributos como:

  • Ausência de modificação genética;
  • Métodos sustentáveis de produção e transporte;
  • Boas práticas de segurança alimentar.

Todas essas informações são armazenadas em sistemas acessíveis a todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Como Funciona a Rastreabilidade no Agronegócio?

A rastreabilidade pode ser implementada por meio de diferentes tecnologias, como:

  • Códigos de barras e QR Codes;
  • Etiquetas RFID (identificação por radiofrequência);
  • Sistemas de monitoramento digital.

Esses métodos permitem a identificação única de cada produto e seu rastreamento ao longo de toda a cadeia produtiva.

Assista o Canal FrotaCast:

Vantagens da Rastreabilidade

Para o Produtor

  • Melhor controle da produção e identificação de falhas;
  • Possibilidade de agregar valor ao produto e fortalecer a marca.

Para o Consumidor

  • Maior segurança alimentar e transparência;
  • Escolha consciente de produtos sustentáveis.

Para a Sociedade

  • Controle de qualidade e combate a fraudes;
  • Redução de riscos sanitários.

Desafios da Rastreabilidade no Campo

Apesar das vantagens, a implementação da rastreabilidade enfrenta desafios, como:

  • Altos custos de implantação e manutenção;
  • Complexidade regulatória;
  • Necessidade de treinamento dos produtores;
  • Gestão burocrática, especialmente para pequenos produtores.

Oportunidades e Soluções

O crescente interesse dos consumidores por produtos rastreáveis pressiona o setor a investir em soluções viáveis. Algumas medidas para superar os desafios incluem:

  • Incentivos financeiros e políticas públicas;
  • Capacitação técnica para produtores;
  • Soluções tecnológicas acessíveis;
  • Certificação e rotulagem de produtos.

Exemplos de Rastreabilidade na Prática

Na pecuária, a rastreabilidade individual dos animais permite monitorar a alimentação, a origem e o manejo, garantindo qualidade e segurança. No setor de grãos, o monitoramento desde o plantio até a comercialização assegura a qualidade e a procedência dos produtos.

Um exemplo inovador é a plataforma Agrotoken, que utiliza tecnologia blockchain para rastrear e tokenizar produtos agrícolas, permitindo sua utilização como moeda digital.

Regulamentação no Brasil

Atualmente, a rastreabilidade não é obrigatória no Brasil, mas tem se tornado um diferencial competitivo. Empresas que demonstram sustentabilidade e rastreabilidade em sua cadeia de produção têm vantagens no mercado global.

O Futuro da Rastreabilidade

Com a evolução das tecnologias, a tendência é que a rastreabilidade se torne um padrão no agronegócio, garantindo alimentos mais seguros, sustentáveis e de alta qualidade. A digitalização dos processos e o uso de blockchain devem impulsionar essa transformação, beneficiando produtores, consumidores e toda a cadeia agroindustrial.

Natura avança com sua frota movida a biometano em parceria com a Ultragaz 

É difícil dissociar a Natura do conceito de sustentabilidade, já que a empresa constantemente associa suas iniciativas a esse compromisso em suas estratégias de marketing. Agora, essa preocupação se estende também à logística. 

Em comunicado oficial, a Natura anunciou uma parceria com a Ultragaz para a construção de uma central de armazenagem e distribuição, que abastecerá caldeiras e caminhões de transporte de carga com biometano. A operação está prevista para iniciar em maio de 2025. 

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Esta iniciativa, bastante relevante, segue os passos de outras indústrias, como L’Oréal e PepsiCo, que já adotam práticas similares há alguns anos, demonstrando um avanço significativo no setor. 

O impacto do biometano

O objetivo da Natura é substituir combustíveis fósseis pelo biometano em suas caldeiras e operações logísticas, reduzindo em 20% as emissões de carbono do complexo industrial. A adoção desse gás renovável contribui para a economia circular, uma vez que é obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo urbano, dejetos agrícolas e resíduos industriais. 

Reconhecido como uma alternativa sustentável, o biometano reduz a emissão de gases de efeito estufa e promove uma matriz energética mais limpa e diversificada. Segundo a Abiogás (Associação Brasileira do Biogás), seu uso fortalece a sustentabilidade ao transformar resíduos operacionais em energia renovável, mitigando os impactos das mudanças climáticas. 

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Frota Natura

A partir deste ano, a Natura passa a integrar o grupo de empresas que investem em soluções mais sustentáveis para a logística. De acordo com Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da companhia, além dos benefícios ambientais, a iniciativa reduzirá custos tanto na produção de vapor quanto no abastecimento da frota. 

Segundo a empresa, inicialmente, são 28 cavalos mecânicos, sendo 20 que já operam com biometano e não precisarão mais ir até um posto externo para o abastecimento.

O investimento na nova frota faz parte das metas da Visão 2030 da companhia, e representa 35% de toda a sua logística de fretes pesados no país. Os caminhões fazem cerca de 1.250 viagens mensais no estado de São Paulo. Os veículos trabalham com o transporte unificado de coleta e entrega de matéria-prima, insumos e produtos acabados da Natura e da Avon, conectando fornecedores, fábricas, centros de distribuição e terceiros.

A unificação dos três circuitos logísticos da empresa foi um dos principais desafios do projeto, segundo Eduardo Sá, diretor executivo de Operações e Logística da Natura. Para atender à demanda e aos requisitos operacionais da companhia, a Reiter Log foi a transportadora escolhida para viabilizar a iniciativa. Além dos benefícios ambientais, a nova configuração da frota resultará em uma economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão anuais com fretes.

“Pretendemos ampliar ainda mais a nossa frota verde. Estamos estudando a rota São Paulo-Minas Gerais para estabelecer um corredor verde com pontos de abastecimento”, revela Sá.

Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, reforça a importância do projeto para a agenda de baixo carbono da empresa. “Nosso compromisso é zerar as emissões líquidas de carbono nos escopos 1 e 2 e reduzir em 42% as emissões do escopo 3 até 2030, conforme a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Implementar essa frota verde melhora a qualidade e segurança do serviço e contribui para um futuro mais sustentável”, destaca.

Josie reforça que essa medida faz parte de um plano estratégico mais amplo: 

“Temos um plano de transição climática ousado para zerar nossas emissões de carbono e um compromisso público de tornar a Natura um negócio totalmente regenerativo até 2050. Isso só será possível por meio do trabalho coletivo, mobilização e colaborações estratégicas. Estamos muito felizes com essa parceria com a Ultragaz, que está totalmente alinhada à nossa agenda de regeneração e ao crescimento do biometano no Brasil, impulsionado pela criação da Lei dos Combustíveis do Futuro e pelos novos incentivos públicos.” 

Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz, também celebrou a parceria: 

“Estamos muito orgulhosos dessa colaboração com a Natura, que reafirma o papel do biometano como solução estratégica para diversificar a matriz energética nacional. A integração da solução fábrica-frota da Ultragaz, pioneira no Brasil, demonstra nosso compromisso em liderar a transição energética do setor produtivo, proporcionando uma alternativa eficiente, sustentável e sob medida para nossos clientes.” 

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Ford Pro consolida liderança na Europa com recorde de vendas em 2024 

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A Ford Pro consolida mercado europeu com um feito histórico em 2024 ao se consagrar, pelo décimo ano consecutivo, como a marca de veículos comerciais mais vendida no Velho Continente. Em um dos mercados mais competitivos do mundo, a montadora não apenas manteve sua liderança, mas também bateu recordes de volume e participação de mercado.  

Com um total de 399.000 unidades comercializadas, a Ford Pro registrou uma participação de 15,4% no segmento de veículos comerciais na Europa. Os dados, fornecidos pela S&P Global, abrangem os 20 principais mercados da região, incluindo Alemanha, França, Espanha, Itália, Reino Unido e outros países estratégicos. 

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Entre os modelos que impulsionaram esse crescimento está a Ford Transit, que em 2024 celebra 60 anos de história. Inclusive, a nova geração do modelo também será lançada no Brasil até o final desde mês.  

Mercado total de vans 

Segundo a ACEA (associação europeia dos fabricantes de veículos), os modelos de vans a diesel continuaram sendo a escolha preferida dos novos compradores de vans (carga e passageiros) da UE em 2024, com os registros aumentando em 10,5% para 1.340.003 unidades. Esse crescimento aumentou sua participação de mercado em 1,7 pontos percentuais, atingindo 84,5%. Os modelos a gasolina tiveram um aumento de 3%, estabilizando em uma participação de mercado de 6%. As vans eletricamente carregáveis tiveram um declínio significativo de 9,1%, reduzindo sua participação de mercado de 7,2% para 6,1% no ano anterior. As vendas de vans híbridas-elétricas também caíram 4,8%, respondendo por apenas 2% do mercado. 

Ford Ranger

Outro destaque da Ford Pro é a Ford Ranger, picape mais vendida da Europa nos últimos 10 anos. Com robustez e versatilidade para enfrentar condições severas, a Ranger é uma opção ideal para aplicações fora de estrada, atendendo a setores que exigem alto desempenho e resistência em terrenos desafiadores. 

Assista o Canal FrotaCast:

Ecossistema Ford Pro 

A Ford Pro é uma divisão da Ford Motor Company focada em veículos comerciais e soluções para empresas. Lançada em 2021, a Ford Pro tem como objetivo oferecer uma gama de produtos e serviços para clientes comerciais, incluindo veículos, software, serviços de financiamento e gerenciamento de frotas. 

A divisão foi criada para atender à crescente demanda por veículos comerciais e soluções de mobilidade, impulsionada pelo aumento do comércio eletrônico e da necessidade de empresas otimizarem suas operações. 

Além dos veículos, a Ford Pro oferece uma plataforma de software que permite aos clientes gerenciar suas frotas de forma mais eficiente, rastreando veículos, monitorando o desempenho dos motoristas e agendando manutenção preventiva. A divisão também oferece serviços de financiamento e leasing, bem como soluções de carregamento para veículos elétricos. 

A Ford Pro está presente em diversos mercados ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e América do Sul. No Brasil, a divisão foi lançada em 2023, com o objetivo de fortalecer a presença da Ford no segmento de veículos comerciais. 

Mercado de implementos rodoviários inicia 2025 com leve alta nas vendas  

O setor de implementos rodoviários começou 2025 com um leve alta nas vendas. Segundo balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o volume negociado em janeiro apresentou alta de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. O total de implementos comercializados passou de 11.238 para 11.461 unidades.  

Por segmentos  

Os implementos leves, representados pelas carrocerias sobre chassi, foram os principais responsáveis pelo desempenho positivo do setor. Em janeiro, foram entregues 5.270 unidades, um crescimento expressivo de 25,1% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 4.213 produtos.  

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Por outro lado, o segmento de pesados, que inclui reboques e semirreboques, apresentou queda. No primeiro mês do ano, os licenciamentos desses equipamentos somaram 6.191 unidades, uma retração de 12,5% frente aos 7.075 emplacamentos registrados em janeiro de 2024.  

Expectativa positiva para os pesados  

Apesar da queda nos pesados, a Anfir não vê motivo para preocupação. Para o presidente da entidade, José Carlos Spricigo, o resultado está dentro das expectativas e deve melhorar nos próximos meses. “As operações logísticas do agronegócio, como a colheita da soja, estão no início e isso deve refletir positivamente nas vendas de reboques e semirreboques”, afirma.  

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Perspectivas para 2025 

A Anfir projeta um cenário de estabilidade com possível leve crescimento ao longo do ano. A previsão é de que o mercado registre a comercialização de 155 mil unidades em 2025, um volume um pouco acima das estimativas para 2024, que variaram entre 153 mil e 155 mil implementos. 

O segmento de pesados deve repetir o desempenho esperado para o ano anterior, com aproximadamente 90 mil unidades vendidas. No entanto, a entidade não descarta um crescimento, impulsionado pelo agronegócio e pela retomada de investimentos logísticos. 

Nos implementos leves, a tendência é de manutenção dos números, com vendas entre 60 mil e 65 mil unidades, refletindo a expansão do consumo interno e a crescente demanda do setor alimentício, que impulsiona a procura por carrocerias refrigeradas. 

Produção e exportações  

A previsão para a produção é ligeiramente superior à demanda interna, chegando a 165 mil unidades, considerando o abastecimento do mercado externo e a recomposição de estoques dos distribuidores. 

As exportações devem manter o patamar de 3 mil a 4 mil unidades, sem grandes oscilações. A concorrência com os chineses na África e a redução das compras por parte do Chile são desafios enfrentados pelos fabricantes brasileiros no mercado internacional.  

Resultados de 2024 e contexto do mercado 

O ano de 2024 fechou com crescimento de 5,4% nas vendas totais do setor. Ao todo, foram comercializados 159.203 implementos rodoviários, ante os 151.041 de 2023. Apesar do bom resultado geral, o segmento de pesados registrou queda de 1,9%, com 88.599 emplacamentos contra 90.322 no ano anterior. 

Spricigo atribui essa leve retração ao desempenho de produtos como basculantes e graneleiros/carga seca, que tiveram resultados negativos. “Mesmo assim, o balanço final chegou bem perto dos 90 mil produtos, portanto, não foi uma queda expressiva”, pondera. 

Por outro lado, o segmento de leves impulsionou o crescimento do setor, com 70.604 unidades vendidas em 2024, um aumento de 16,3% sobre as 60.719 de 2023. O presidente da Anfir destaca que a retomada do varejo urbano teve papel fundamental nesse desempenho positivo. 

Conclusão 

O mercado de implementos rodoviários segue em crescimento sustentado, mesmo com desafios pontuais. As expectativas para 2025 são positivas, especialmente com a previsão de aquecimento no agronegócio e a estabilidade da demanda interna. A Anfir continua acompanhando de perto os desdobramentos do setor, buscando manter a competitividade da indústria nacional. 

Crise de Mão de Obra na Logística: “Uma Análise do Contexto Global”

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O artigo “Crise de Mão de Obra na Logística: Uma Análise do Contexto Global” é de autoria de Gláucio Rocha, profissional com mais de 20 anos de experiência*. Confira:

Este tema tem sido objeto de aprofundamento em minha dissertação de mestrado. Pesquisas revelam uma escassez crítica de profissionais qualificados em logística, afetando diferentes níveis ocupacionais globalmente. Em países em desenvolvimento, a escassez é mais acentuada no nível gerencial, enquanto países desenvolvidos enfrentam maior déficit operacional, especialmente de motoristas. Na Europa, 84% das transportadoras relatam dificuldades no recrutamento de motoristas, com previsão de déficit de 150.000 profissionais na Alemanha nos próximos 10-15 anos. Fatores como imagem setorial negativa, salários não competitivos e limitada oferta de programas de aprendizagem contribuem para o problema.

Mudanças Tecnológicas

·        Evolução rápida das tecnologias que exigem novas competências;
·        Dificuldade em acompanhar requisitos profissionais em constante mudança;
·        64% das organizações citam a falta de habilidades como principal obstáculo para implementar novas tecnologias.

Fatores Demográficos

·        Envelhecimento da força de trabalho, com aproximadamente um terço em idade de aposentadoria;
·        Baixas taxas de natalidade em países desenvolvidos;
·        Previsão de déficit de 85 milhões de trabalhadores qualificados até 2030.

Problemas Educacionais

·        Falta de investimento em treinamento e desenvolvimento;
·        63% das empresas raramente ou nunca oferecem cursos de atualização;
·        Deficiências no sistema educacional para fornecer habilidades necessárias.

Percepção do Setor

·        Impressão negativa das carreiras em gestão da cadeia de suprimentos;
·        Visão do setor como pouco empolgante;
·        Falta de interesse da força de trabalho futura no segmento.

Desenvolvimento Profissional

·        Um terço das empresas não adota medidas para criar seu futuro banco de talentos;
·        Dificuldade em encontrar profissionais com combinação de conhecimentos táticos e competências analíticas;

A solução demanda intervenções público privadas  de forma emergencial através de regulamentações, consultoria e políticas específicas, adaptadas ao contexto econômico e maturidade do mercado logístico de cada país.

Sobre Gláucio Rocha:

mão de obra na logística
Profissional com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de Supply Chain e Logística, em empresas de grande porte de segmento estratégico como a Expresso Nepomuceno, Ambev, Globalbev, Logbev e Raia Drogasil. Atualmente, é mestrando em logística na Fundação Dom Cabral.

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Transportes & Segurança Pública Brasileira

Consórcio Cantareira abre inscrições para mulheres interessadas em atuar como motoristas de caminhão  

O Consórcio Cantareira, em parceria com a Fabet-SP, está com inscrições abertas para um programa de capacitação e contratação de mulheres que desejam atuar como motoristas de caminhão caçamba. As inscrições estarão abertas de 04 a 17 de fevereiro de 2025, e as candidatas aprovadas em todas as etapas do processo seletivo serão contratadas e receberão capacitação gratuita.  

 Regiões atendidas:  

  •  Arujá  
  •  Guarulhos  
  •  Itaquaquecetuba  
  •  Poá  
  •  São Paulo (Região Norte)  
  •  Suzano
Consórcio Cantareira
Com formação especializada e oportunidades concretas de emprego, a iniciativa visa quebrar barreiras e abrir caminho para um futuro mais igualitário no setor

 

Como se inscrever:  

 As interessadas podem realizar a inscrição acessando o link https://forms.gle/B1ZEBbUq13vU89gz8 ou utilizando o QR Code disponibilizado pelo Consórcio Cantareira.  

 Informações e contato: 

Fabet: (11) 4708-1784 

Consórcio Cantareira: (11) 9 9409-9483 

A Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) agradece ao Consórcio Cantareira pela parceria na concretização desse projeto, que reforça a importância da diversidade e da inclusão produtiva no setor de transportes. Essa é uma grande oportunidade para as mulheres que desejam ingressar na profissão de motorista e conquistar independência financeira. 

Sobre a iniciativa: 

O projeto faz parte de um movimento crescente que busca fortalecer a presença feminina no transporte de cargas, um segmento essencial para a economia. Com formação especializada e oportunidades concretas de emprego, a iniciativa visa quebrar barreiras e abrir caminho para um futuro mais igualitário no setor. 

 

 

Gulf LUBinars é oportunidade para aprender sobre lubrificação automotiva gratuitamente 

Você entende de lubrificação automotiva? Gostaria de aprender mais ou aprimorar seus conhecimentos? A Gulf Oil Brasil lança a série Gulf LUBinars, uma programação regular de webinars que terá início em 14 de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações técnicas sobre lubrificação automotiva. 

Os eventos abordarão temas como manutenção de automóveis, motocicletas e veículos pesados, práticas para aumentar a durabilidade dos equipamentos e soluções que promovem a sustentabilidade. As sessões serão conduzidas por especialistas da Gulf Oil Brasil e são voltadas tanto para consumidores quanto para profissionais do setor, como mecânicos, vendedores e distribuidores. 

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Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas

Primeiro evento discutirá novas tendências e tecnologias do setor

O webinar inaugural acontecerá em 14 de fevereiro, com o tema “Novas Tendências e Tecnologias do Setor de Lubrificantes”. Serão abordados tópicos como: 

  • Diferenças entre bases lubrificantes (mineral, semissintética e sintética); 
  • Seleção adequada de viscosidade; 
  • Níveis de desempenho dos lubrificantes. 

O evento será realizado on-line em dois horários: das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30, proporcionando mais flexibilidade aos participantes. 

Assista o FrotaCast no YouTube:

Veja os cortes no Instagram!

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail treinamento@gulfoilbrasil.com, informando nome completo, empresa (se aplicável) e horário desejado. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão. 

Com os Gulf LUBinars, a Gulf Oil Brasil busca apoiar a capacitação de profissionais e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento do setor automotivo e para o avanço de práticas de mobilidade mais sustentáveis, eficientes e responsáveis.