A DAF Caminhões anunciou o lançamento do Projeto Horizonte DAF, uma iniciativa que visa a capacitação profissional na área de mecânica de veículos rodoviários pesados. O projeto é uma parceria entre a montadora, sua rede de concessionárias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos em diversas regiões do Brasil.
Com uma carga horária de 80 horas, os cursos combinam aulas teóricas e práticas, baseadas em uma metodologia ativa de ensino. A fase piloto do projeto já foi realizada em Recife (PE), Curitiba (PR) e Ponta Grossa (PR) – cidade na qual fica a fábrica da empresa – e em breve será expandida para outras localidades.
Depois dos 50 Iveco, Buzin Transportes anuncia a aquisição de 220 DAF XF 530
Atualmente, a DAF possui 55 concessionárias no Brasil. As representantes nas cidades do projeto piloto são DAF Nova Recife, DAF Barigüi Curitiba e MacPonta Caminhões, em Ponta Grossa.
Formação de mão de obra qualificada
De acordo com Gustavo Novicki, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias da DAF Caminhões, a iniciativa busca tanto formar novos profissionais quanto ampliar a oferta de mão de obra qualificada para a rede DAF. Vale lembrar que muitos transportadores possuem oficinas próprias, portanto, também são campos de oportunidades para esses profissionais.
“Com o Projeto Horizonte, nossa expectativa é promover o desenvolvimento e a qualificação profissional das comunidades próximas às concessionárias DAF. Além de capacitar novos profissionais, queremos formar um banco de talentos que aumente a oferta de mão de obra qualificada, garantindo um melhor atendimento aos nossos clientes e ampliando os serviços de pós-venda da marca e da nossa rede no Brasil”, afirma Novicki.
Os alunos que se destacarem durante o curso terão a chance de ingressar no mercado de trabalho. “A formação será uma excelente oportunidade para os participantes, pois, além da capacitação, eles poderão ser contratados pelas concessionárias DAF para funções como técnico, garantista e consultor de serviços”, acrescenta o executivo.
De acordo com algumas pesquisas salariais online, o salário médio de um mecânico de caminhão no Brasil pode variar entre R$ 2.000 e R$ 4.000 por mês. No entanto, é importante ressaltar que esses valores são apenas uma estimativa e podem não refletir a realidade de todas as regiões e empresas.
História de sucesso
Um exemplo concreto do impacto do Projeto Horizonte DAF é o caso de Paulo de França Ávila, participante da fase piloto, que foi contratado pela DAF MacPonta, concessionária localizada em Ponta Grossa (PR).
“Eu não tinha conhecimento sobre o mundo da mecânica de pesados, então me interessei pelo Projeto Horizonte DAF e me dediquei para evoluir a cada módulo. Por meio dessa ação, fui promovido a técnico júnior. No ano passado, estive entre os 10 melhores técnicos da DAF, e é uma honra esse reconhecimento. Estou empolgado para buscar mais conhecimento e oportunidades para crescer junto com a companhia”, destaca Ávila.
Assista nossas entrevistas exclusivas no Canal FrotaCast!
Capacitação contínua para profissionais da rede
Paralelamente ao Projeto Horizonte DAF, a montadora também investe na DAF Academy, uma plataforma voltada à capacitação e ao aperfeiçoamento dos profissionais já atuantes na rede de concessionárias. O programa abrange diversas funções essenciais, como técnicos, consultores de serviço, garantistas, chefes de oficina, vendedores de caminhões e entregadores técnicos.
A metodologia da DAF Academy foca no desenvolvimento de competências técnicas, sociais e organizacionais, garantindo que os profissionais estejam preparados para oferecer um atendimento de excelência aos clientes da marca.
Inscrições abertas
Os interessados em participar do Projeto Horizonte DAF devem acompanhar as divulgações feitas pelas concessionárias DAF participantes e pelo SENAI nas cidades onde o curso será oferecido. A iniciativa é gratuita e aberta a pessoas que desejam iniciar ou aprimorar suas carreiras na mecânica de veículos pesados. As vagas são limitadas e priorizam moradores das regiões próximas às concessionárias, facilitando a inserção no mercado de trabalho local após a conclusão do curso.