Os operadores de transporte público de passageiros vão poder contar com mais um fabricante de ônibus elétricos urbanos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou que iniciará a produção de seu primeiro ônibus elétrico, o e-Volksbus, já no segundo semestre de 2024.
Com a chegada da marca, que já tem tradição no fornecimento de chassis de ônibus urbano a diesel (4.490 unidades emplacadas em 2023), o Brasil passará a contar com seis fabricantes: BYD, Marcopolo Attivi Integral, Mercedes-Benz, Eletra e Higer.
O segmento de ônibus elétrico urbano é um que tem mais chances de prosperar no Brasil. Como já ocorre em São Paulo, há tendência de surgirem legislações municipais para tornar o obrigatório a eletromobilidade no transporte público urbano. Além disso, devido às questões ambientais, há maior disponibilidade de recursos financeiros, seja dos cofres públicos ou linhas de créditos de financiamentos nacionais e internacionais com juros subsidiados.
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e-Volksbus by Engenharia brasileira
O veículo, que está em fase de desenvolvimento no centro mundial de engenharia da empresa, localizado em Resende (RJ), representa um marco importante na trajetória da VWCO rumo à eletromobilidade. O e-Volksbus incorpora o conhecimento adquirido pela companhia ao longo de cinco anos de experiência com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido integralmente no Brasil.
Os dois veículos compartilham tecnologias e componentes, uma estratégia que visa otimizar o desempenho e a durabilidade dos modelos em condições severas de operação, características comuns no Brasil.
Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou a importância do novo passo dado pela empresa. “Estamos avançando na eletromobilidade urbana. Após testes bem-sucedidos com nosso chassi elétrico e o e-Delivery, estamos prontos para começar a produção do e-Volksbus, um avanço significativo para adaptar nosso processo produtivo a essa nova realidade.”
Com capacidade de 22 toneladas e autonomia de até 250 km, o modelo é projetado para carregamentos noturnos, visando maximizar sua produtividade. Além disso, o ônibus elétrico apresenta características como sistema de frenagem regenerativa, a fim de aumentar a autonomia da bateria. Além disso, diminui o desgaste dos freios, e o sistema Eco-Drive Mode, que otimiza o consumo de energia.
Entre as facilidades, o modelo oferece proteção contra inundações. Além disso, está equipado com sistema de ajoelhamento e suspensão pneumática integral, garantindo maior acessibilidade e conforto aos passageiros. Ainda em fase de protótipo, o e-Volksbus utiliza, por fim, uma arquitetura modular exclusiva. Dessa forma, possibilita a produção de diferentes tamanhos de ônibus elétricos, desde micro-ônibus de nove metros até superarticulados de 23 metros.
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