domingo, dezembro 14, 2025

Volkswagen lança serviço para manutenção inteligente de frotas e outras notícias do dia

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) lançou o RIO Remote Diagnosis, sistema que realiza monitoramento remoto em tempo real dos caminhões e ônibus da marca, identificando alertas críticos. Segundo Antonio Cammarosano, diretor de Serviços da VWCO, a ferramenta permite acompanhar o status de cada unidade e o tempo de manutenção nas concessionárias, reduzindo paradas e otimizando processos operacionais.

Outro destaque é o acompanhamento contínuo da taxa de disponibilidade da frota, oferecendo dados estratégicos para decisões mais precisas. A contratação é 100% digital, realizada pelo Marketplace da plataforma RIO. A solução integra o portfólio Volks|Care, que reúne serviços como Volks|Total e Volks|Uptime, reafirmando o compromisso da montadora com inovação, conectividade e rentabilidade para os clientes.

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PACCAR Parts lança a promoção “Descontos de Outro Planeta”

A PACCAR Parts deu início à promoção “Descontos de Outro Planeta”, que oferece até 50% de desconto em mais de 200 produtos até 31 de dezembro. A ação contempla peças genuínas DAF, PACCAR e a linha multimarcas TRP. Segundo Gustavo Novicki, diretor nacional de Vendas, a expectativa é de crescimento de 30% nas vendas neste último trimestre, impulsionado pela busca de frotistas por manutenção preventiva para o próximo ano.

Entre os destaques estão sistemas elétricos, iluminação, acessórios e kits de embreagens da linha TRP, que devem registrar crescimento acima de 40%. A campanha inclui lançamentos como o Kit Hidráulico com Tanque Suplementar e peças TRP para defletores e cabines. A promoção está disponível em mais de 70 pontos de venda, além do e-commerce DAF Webshop. “Essa é uma oportunidade real de economia e reforça nosso compromisso em apoiar o transporte nacional com qualidade e eficiência”, afirma Novicki.

Multilog registra recorde de movimentação de veículos

A Multilog atingiu em setembro a maior movimentação de veículos dos últimos 24 meses, com 41.053 caminhões ingressando nos cinco portos secos de fronteira sob sua concessão — um aumento de 6% em relação a agosto e 15% sobre setembro de 2024. O resultado foi impulsionado pelo aumento na importação de fertilizantes, veículos, grãos, aço e alimentos, aliado à automação dos gates e melhorias no tempo de liberação de cargas.

Lançado o Instituto MBCBrasil para acelerar a descarbonização da mobilidade

Foi lançado o Instituto MBCBrasil, entidade sem fins lucrativos e multissetorial voltada à descarbonização da mobilidade e à promoção de políticas públicas baseadas em evidências técnicas. Com participação de grandes nomes da indústria e entidades setoriais, o Instituto tem como missão apoiar a transição viável do transporte terrestre.

Entre as organizações participantes estão Scania, Toyota, Stellantis, Cummins, Bosch, Abimaq, Abiogás, UNICA, Mahle e John Deere, entre outras. A atuação será estruturada em três eixos: Descarbonização Viável, Tecnologias da Bioeletricidade e Transição Energética Justa. Segundo José Eduardo Luzzi, presidente do Conselho, o Instituto nasce com o propósito de transformar o Brasil em referência global em mobilidade de baixo carbono, unindo inovação, política industrial e formação profissional.

Mira Transportes reforça armazenagem como pilar estratégico

A Mira Transportes reforça a armazenagem como um dos pilares de sua estratégia de expansão no setor logístico. O mercado brasileiro de operadores logísticos deve alcançar R$142 bilhões até o fim de 2025, e a empresa aposta em infraestrutura para oferecer soluções aos clientes. Segundo o diretor comercial Jansen de Jesus, o diferencial está na flexibilidade operacional e integração de sistemas.

A empresa mantém polos de armazenagem em São Paulo, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Belém, Manaus, Rio de Janeiro, Campinas e Pouso Alegre, além dos três estados do Sul. Todos os terminais são monitorados 24h por CFTV e supervisionados por um bunker central.

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Ford lidera ranking de fidelidade da J.D. Power e domínio entre picapes nos EUA

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A Ford foi reconhecida como a marca de picapes com clientes mais fiéis nos Estados Unidos, segundo o Estudo de Fidelidade de 2025 divulgado pela consultoria global J.D. Power. É o quarto ano consecutivo em que a montadora lidera o ranking, consolidando seu desempenho histórico no segmento de picapes — dominado há 48 anos pela Série F, a linha mais vendida do país.

Além disso, a Ford alcançou o maior índice de fidelidade entre todas as marcas participantes da pesquisa, com 66,6% dos proprietários optando por permanecer com a marca ao trocar ou comprar um novo veículo.

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Mudança de comportamento no mercado

O estudo indica que as tarifas internacionais alteraram o comportamento dos consumidores no mercado de veículos novos, tornando-o mais volátil e competitivo. Mesmo assim, as marcas com reputação consolidada conseguiram manter sua base de clientes leais, apoiadas em fatores como confiabilidade, valor de revenda e consistência na entrega de produtos que atendem às expectativas do público.

“A fidelidade à marca é importante para os compradores de veículos porque está frequentemente associada a valores residuais mais altos, tornando os veículos de marcas confiáveis uma escolha financeiramente mais sólida ao longo do tempo”, explica Tyson Jominy, vice-presidente sênior de dados e análises da J.D. Power.

O executivo acrescenta que a fidelidade tende a diminuir quando os consumidores migram para um segmento diferente de veículo ou diante de condições de mercado mais dinâmicas, como lançamentos de novos modelos, variação na idade dos produtos e ofertas de incentivos mais agressivas.

Queda na média geral

O estudo também mostra uma queda no índice médio de fidelidade entre todas as marcas e segmentos. Em 2024, o percentual era de 51%, e em 2025 caiu para 49%, refletindo um cenário mais fragmentado e desafiador para as montadoras.

Mesmo assim, o desempenho da Ford se destaca, evidenciando a força da marca em um mercado que passa por rápidas transformações, impulsionadas pela eletrificação, digitalização e novas políticas comerciais globais.

Sobre o estudo

Em sua sétima edição, o levantamento da J.D. Power analisa exclusivamente vendas de veículos novos em concessionárias, calculando a proporção de proprietários que escolhem a mesma marca ao substituir seu automóvel. O estudo é uma das principais referências do setor automotivo norte-americano para medir retenção e lealdade de consumidores.

Mais detalhes sobre a metodologia e os resultados completos podem ser consultados no site oficial da J.D. Power.

Desempenho da Ford no Brasil

A Ford Brasil registrou em setembro o segundo melhor mês de vendas do ano, com 5.406 emplacamentos, dando sequência à trajetória de crescimento em 2025. No acumulado de janeiro a setembro, a marca somou mais de 38.900 unidades, um avanço de 18% sobre o mesmo período de 2024 — bem acima do crescimento de 3% da indústria automotiva no mesmo intervalo.

locação de picapes
Ford Ranger Black

A Ranger manteve-se como o carro-chefe da marca, com 3.115 unidades emplacadas, o melhor resultado do ano. O volume representa alta de 19% sobre agosto, garantindo 25,6% de participação e a vice-liderança entre as picapes médias. No acumulado do ano, a Ranger cresceu 17,5%, frente a 6,1% de avanço do segmento.

“A versão XLT foi o grande destaque do mês, combinando motor V6 com conteúdo atraente de equipamentos e o melhor preço na sua faixa”, afirma Daniel Sanches, gerente nacional de Vendas da Ford.

Leia a avaliação da Ford Ranger XLT realizada pela Frota News:

O Territory foi outro destaque, com 1.142 unidades vendidas, mantendo o ritmo elevado após o recorde histórico de agosto (1.228 unidades). No acumulado do ano, o SUV cresceu 49% em relação a 2024, impulsionado pela chegada do novo modelo em julho.

Já a F-150 alcançou 128 unidades, seu melhor volume do ano, e manteve a liderança no segmento de picapes grandes pelo terceiro mês consecutivo, impulsionada pelo lançamento da nova versão Tremor.

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Novo estudo: Brasil pode triplicar produção de biometano até 2027 

A Frota Sustentável, seção da Frota News com mais de 160 artigos sobre descarbonização publicados, teve acesso ao novo estudo da Copersucar sobre o potencial do biometano e publica os dados mais relevantes para o setor de transporte que busca reduzir a pega de carbono de sua logística e de seus clientes.  

De acordo com o relatório, a produção nacional de biometano deve mais que triplicar até 2027, saltando dos atuais 656 mil m³/dia para 2,3 milhões m³/dia. No longo prazo, o país tem potencial para superar 100 milhões m³/dia, o suficiente para tornar o gás renovável um dos pilares da economia verde. 

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O que é o biometano e por que ele importa 

biometano é um gás 100% renovável, obtido a partir da purificação do biogás — que nasce da decomposição de resíduos orgânicos. Ele é intercambiável com o gás natural fóssil e pode substituir o diesel no transporte pesado, mantendo desempenho semelhante, mas com emissões 90% menores de gases de efeito estufa (GEE). 

biometano
Imagem: Reprodução Estudo Copersucar
Suas principais fontes de produção estão em quatro frentes: 
  • Setor sucroenergético – resíduos da cana, como vinhaça, torta de filtro, bagaço e palha. 
  • Setor de proteína animal – resíduos de confinamentos e abatedouros. 
  • Aterros sanitários – resíduos urbanos. 
  • Saneamento básico – lodo de estações de tratamento de esgoto. 

Além do impacto ambiental positivo, o biometano promove a interiorização energética, reduz custos logísticos e gera empregos no campo, fortalecendo a economia circular. 

São Paulo: o epicentro da nova matriz energética 

Com um parque industrial robusto e uma das maiores frotas pesadas do país, São Paulo reúne as condições ideais para liderar a transição. O estado responde por 40% da produção nacional de biometano e concentra 31% dos projetos de expansão. 

O potencial paulista é gigantesco: 36 milhões m³/dia, volume capaz de substituir integralmente o consumo industrial de gás natural ou 85% do diesel utilizado no estado. 

O setor sucroenergético é o protagonista dessa virada. As usinas do interior podem gerar o próprio biometano, reduzindo custos e emissões em suas frotas e processos industriais. Essa autossuficiência energética fortalece toda a cadeia da cana-de-açúcar, tradicional motor econômico paulista. 

Caminhões e ônibus: os vetores da descarbonização 

O transporte rodoviário é responsável por um terço das emissões de CO₂ em São Paulo. A substituição do diesel pelo biometano oferece um duplo benefício: redução drástica de emissões e competitividade econômica. 

biometano
Imagem: Reprodução Estudo Copersucar

De acordo com o estudo, se o Brasil desenvolver apenas 20% do seu potencial produtivo, já será possível eliminar mais de 50% das importações de diesel — cerca de 15 bilhões de litros anuais. Isso representaria uma economia bilionária e redução de até 23 milhões de toneladas de CO₂ por ano. 

Um exemplo simbólico vem da cidade de São Paulo, que opera 12 mil ônibus urbanos. A conversão de apenas 10% da frota para biometano exigiria 350 mil m³ por dia, o equivalente a mais da metade da produção nacional atual — com benefícios imediatos na qualidade do ar e saúde pública. 

Biometano em números

Indicador  Valor/Projeção 
Capacidade atual (2024)  656 mil m³/dia 
Capacidade prevista (2027)  2,3 milhões m³/dia 
Potencial de longo prazo  +100 milhões m³/dia 
Redução de emissões  até 90% 
Empregos gerados  +20 mil (curto prazo) 
Investimentos estimados  R$ 120 bilhões 
Redução potencial de CO₂  23 milhões t/ano 
Participação paulista  40% da produção nacional 

Emprego, renda e investimentos verdes 

A expansão da cadeia do biometano deve gerar 20 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos e movimentar R$ 22,5 bilhões em investimentos. Considerando o biogás como um todo, o impacto chega a R$ 120 bilhões e 118 mil postos de trabalho. 

Para viabilizar o avanço, serão necessários R$ 3 bilhões em infraestrutura e até R$ 46 bilhões para construir 181 novas plantas de produção em São Paulo. A geração de renda local e o fortalecimento das cadeias agrícolas e industriais prometem um ciclo virtuoso de desenvolvimento regional. 

Desafios da transição 

Apesar do otimismo, a transição para o biometano ainda enfrenta desafios. A frota de caminhões e ônibus a gás é pequena, a rede de abastecimento ainda é incipiente e o transporte do gás comprimido (GNC) precisa ser ampliado. A frota de caminhões movidos a gás já supera a 2 mil unidades, a maioria modelos Scania, pioneira no desenvolvimento. A Iveco já começa a oferecer dois modelos, e Volkswagen Caminhões e Mercedes-Benz estão desenvolvendo as suas opções.  

Também há espaço para avanço em tecnologias de conversão e aumento da autonomia dos veículos. Um exemplo é o Grupo SADA, maior transportador de automóveis da América Latina que está fazendo a conversão de parte de sua frota de caminhões.  

A boa notícia é que os tempos de reabastecimento já se igualam aos do diesel, e novas soluções de alta vazão devem acelerar a adoção nas principais rotas logísticas do país. Ainda falta é uma rede de postos de abastecimento, o que começa a ocorrer, inicialmente, em garagens de frotistas e embarcadores, e alguns em importantes rodovias.  

Um combustível para o futuro 

Mais do que uma alternativa ao diesel, o biometano é um instrumento de política energética, ambiental e social. Com estímulos adequados e visão de longo prazo, o Brasil pode se tornar líder mundial em combustíveis de baixo carbono. 

A Copersucar destaca que, além do transporte rodoviário, o biometano liquefeito (Bio-GNL) poderá, no futuro, abastecer navios e gerar e-combustíveis, ampliando sua relevância na transição energética global. 

“O biometano é a chave para unir sustentabilidade, segurança energética e competitividade econômica. O Brasil tem matéria-prima, tecnologia e mercado para se tornar referência mundial.” — conclui o estudo da Copersucar 

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11 sistemas ADAS e 6 airbags: Renault Kwid E-Tech 2026 eleva o padrão de segurança

O Renault Kwid E-Tech é uma das melhores opções para frotas com valores de descarbonização, sendo o modelo mais barato da categoria subcompacta 100% elétrico. A nova geração de 2026 acaba de ser lançada e chega também como o modelo mais bem-equipado em sua faixa de preço.  

O novo Kwid E-Tech 2026 está com o design totalmente renovado, mais tecnologia embarcada e um pacote de segurança inédito no segmento. Lançado em 2022, o Kwid E-Tech mantém o preço a partir de R$ 99.990 da geração anterior e chega em versão única, a techno.  

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O Renault elétrico de entrada traz um estilo arrojado. Tanto do lado de dentro, onde todos os elementos receberam um novo design, como do lado de fora com todas as peças externas da carroceria novas, com exceção do teto.  

A nova identidade de marca fica evidente nas faixas pretas instaladas na frente e na traseira com acabamento black piano, com estrias foscas na traseira. O modelo fica bastante impactante com os faróis de rodagem diurna na frente e as luzes de estacionamento traseiras, todas de LED. 

O modelo está disponível em cinco cores: as inéditas azul Slate e vermelho Terracota, além das já conhecidas branco Glacier, prata Etíope e verde Noronha.  

No interior, o painel frontal foi totalmente redesenhado para embarcar uma nova gama de telas digitais. O novo Kwid E-Tech conta com um painel de instrumentos digital e personalizável de 7” e a multimídia de 10”, com conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.  

Segurança com 11 sistemas ADAS 

O novo Kwid E-Tech é o único da categoria com 11 sistemas avançados de assistência à condução, incluindo: 

  • Alerta e assistente de permanência em faixa (LDW e LKA): atua sobre a direção para manter o veículo centralizado na faixa, quando detecta risco de saída involuntária. 
  • Frenagem automática de emergência (AEB):detecta veículos à frente e, em caso de risco iminente de colisão, emite alertas visuais e sonoros. Se o condutor não reagir, o sistema aplica automaticamente os freios para evitar ou mitigar o impacto. 
  • Reconhecimento de placas de velocidade (TSR):identifica placas de limite de velocidade e exibe alertas no painel, ajudando o condutor a respeitar as regras de trânsito. 
  • Sensor de fadiga (DDAW): monitora o comportamento do condutor e sugere uma pausa quando identifica sinais de fadiga ou perda de atenção.
  • Assistente de partida em rampa (HSA):mantém, com o uso automático dos freios, o veículo na mesma posição durante dois segundos impedindo que ele retroceda quando o condutor tirar o pé do pedal do freio para acionar o acelerador em uma pista com desnível superior a 3%. 
  • Limitador de velocidade (SL):limita a velocidade escolhida pelo condutor impedindo que se acelere acima do limite programado. 
  • Piloto automático (CC): mantém o carro na velocidade programada pelo motorista sem necessidade de pisar no acelerador. Também contribui para reduzir o consumo de combustível. 
  • Câmera de ré (RVC): visualização do ambiente na parte traseira do carro, facilitando a manobra de estacionamento, ajudando a evitar colisões.
  • Sensores de estacionamento dianteiro (UPAF) e traseiro (UPAR): alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos.
  • Além disso, o modelo vem equipado com seis airbags de série 

Autonomia e tempos de recarga 

Com motor de 65 cv (48 kW), o novo Kwid E-Tech acelera de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos, ideal para o trânsito urbano. A bateria de 26,8 kWh garante autonomia mínima de 180 km (PBEV/Inmetro). O novo modo “B” de condução ativa a frenagem regenerativa, otimizando a autonomia. A recarga pode ser feita em: 

  • Tomada doméstica de 220V: 20% a 80% em menos de 9h
  • Wallbox AC 7 kW: 20% a 80% em menos de 3h
  • Carregador DC 30 kW: 20% a 80% em 45 minutos

O novo Kwid E-Tech oferece ainda mais dirigibilidade, com o diâmetro de giro menor que 4,80m, facilitando as manobras. 

O porta-malas do novo Kwid E-Tech continua com 290 litros de capacidade – 991 litros com bancos traseiros rebatidos. O porta-malas é muito mais espaçoso que o de seus rivais com tamanho similar, posicionando-se no mesmo nível dos modelos do segmento B. Além disso, os diversos porta-objetos adicionais (porta-luvas duplo, compartimentos nos painéis das portas) oferecem um volume total de aproximadamente 33 litros. 

O peso reduzido em ordem de marcha (veículo vazio) foi reduzido para 965 kg, portanto,12 kg menos, apesar de mais equipado com novos sistemas de assistência de direção (ADAS).  

Aliás, o câmbio e-shifter também é uma das novidades do Kwid E-Tech e permite acionar as funções de “Drive” (D), “Neutro” (N) e “Ré” (R) com um simples toque na alavanca.  

Com uma altura do solo de 172 mm, a maior entre os carros do segmento, o Kwid E-Tech está mais adequado para as ruas brasileiras, com lombadas e valetas.  

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Com produção nacional, Mercedes-Benz chega a 400 ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil superou a marca de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U vendidos entre janeiro e setembro de 2025, consolidando como a fabricante com um dos maiores fabricantes de ônibus com produção e conteúdo nacional. A montadora também prepara o lançamento da versão articulado desse modelo 100% elétrico.  

Segundo a empresa, todas as unidades entregues até agora foram destinadas a operadores de transporte do Estado de São Paulo, especialmente à capital. “Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

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A capital paulista é o epicentro da operação elétrica da marca. No último dia 22 de setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte coletivo municipal, dos quais 80 unidades são do modelo eO500U, e os demais das marcas Eletra e BYD.  

De acordo com Barbosa, mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o chassi elétrico da Mercedes-Benz, que acumula mais de 5 milhões de quilômetros rodados desde o início da operação.  Entre os clientes, estão empresas como Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto. 

Tecnologia desenvolvida no Brasil e para a América Latina 

Produzido desde o final de 2022 na moderna Linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o eO500U é o primeiro ônibus elétrico urbano da Mercedes-Benz totalmente desenvolvido no Brasil, considerando as condições de operação locais e da América Latina. 

O modelo vem sendo testado fora de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, com previsão de expansão para o Rio de Janeiro. 

Paralelamente, a empresa prepara o lançamento do eO500UA, versão articulada do ônibus elétrico, apresentada na LatBus 2024 e com testes internos previstos para 2025. A estreia comercial está programada para 2026, com foco também em exportações para outros países latino-americanos. 

Exportações e aprovação técnica no exterior 

O avanço da eletromobilidade da Mercedes-Benz também ultrapassa fronteiras. O Chile e a Argentina já receberam o eO500U para demonstrações, e o México será o próximo destino. 

Segundo a montadora, o modelo já foi aprovado tecnicamente no Chile quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros, um passo importante para a consolidação da plataforma elétrica da marca na região. 

Eficiência tecnológica e operacional 

O chassi eO500U, derivado da linha O 500, é um modelo Padron 4×2 de piso baixo para carroçarias de até 13,2 metros, com autonomia de até 270 km — a maior entre os ônibus elétricos em operação no Brasil. 

O sistema de recarga plug-in CC2 garante recarga completa em até três horas, e as baterias NMC3, de nova geração, são as mesmas utilizadas no Mercedes-Benz eCitaro, referência da Daimler Buses na Europa. 

O veículo oferece uma condução silenciosa, suave e confortável, e seu conceito eletroeletrônico segue os parâmetros dos ônibus europeus da marca, incorporando direção elétrica, motores e eixos dedicados à tração elétrica. 

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Mercado de caminhões até setembro: retração persiste apesar de altas pontuais

A indústria brasileira de veículos pesados de carga segue em retração. Entre janeiro e setembro de 2025, as vendas de caminhões caíram 7,7%, ampliando a queda registrada até agosto (6,7%) em relação ao mesmo período de 2024. Já no segmento de ônibus, houve crescimento de 12,2%. Os dados são da Anfavea1 (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e indicam um cenário desafiador, especialmente nos segmentos mais pesados. 

Caminhões acumulam queda de 7,7% no ano 

O total de caminhões emplacados no acumulado de 2025 atingiu 84.066 unidades, contra 91.098 no mesmo período de 2024. A retração foi mais acentuada nos semileves (-20,5%) e nos pesados (-20,5%). 

Em contrapartida, os médios apresentaram um crescimento expressivo de 31,6%, e os semipesados avançaram 7,4%, demonstrando alguma recuperação em nichos específicos de transporte. 

Desempenho das montadoras (jan–set 2025) 

Volkswagen Caminhões e Ônibus 

Registrou retração em quase todos os segmentos. As vendas de semileves caíram 46,3%, leves 15,6%, e pesados 32,6%. Já os médios cresceram 11,1%, e os semipesados, 3,5%. No total, a marca acumulou queda de 4,6%. 

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Mercedes-Benz Vans 

Teve recuo de 28,4% no segmento de semileves, onde atua com a linha Sprinter. 

Mercedes-Benz do Brasil (Caminhões) 

Apresentou forte avanço em médios (+170,6%) e semipesados (+14,2%), enquanto os leves recuaram 7,5%. Nos pesados, a queda foi mínima (0,4%). No total, a montadora cresceu 10,9%. 

Scania 

Registrou retração em todas as categorias: -35,4% nos semipesados e -33,4% nos pesados. No total, o recuo foi de 28,2%. 

Volvo 

Apresentou alta de 12,6% nos semipesados, mas queda de 16,8% nos pesados. O acumulado geral mostrou redução de 11,2%. 

Mercado de ônibus cresce 12,2% no acumulado 

O segmento de ônibus segue em movimento oposto ao dos caminhões. De janeiro a setembro, as vendas subiram 12,2%, totalizando 17.690 unidades. 

  • Mercedes-Benz: 7.655 unidades (+15,4%) 
  • Volkswagen Caminhões e Ônibus: 4.506 unidades (+11,8%) 
  • Iveco: 1.838 unidades (+25,5%) 
  • Agrale: 2.363 unidades (-8,0%) 
  • Volvo: 389 unidades (-12,8%) 
Desempenho mensal: setembro registra recuperação 

Comparando com agosto, o total de caminhões cresceu 9,9%, subindo de 8.916 para 9.798 unidades. 

O mercado de ônibus também teve alta mensal, de 13,6%, passando de 1.720 para 1.954 unidades. 

Os números são do Renavam/Denatran, divulgados na Carta da ANFAVEA – Edição 473, de outubro de 2025. 

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BorgWarner participará do debate sobre o papel da educação na descarbonização do setor

A BorgWarner participará do Seminário Educação para Logística – Descarbonização 2025, promovido pelo Frota News, em um dos debates mais relevantes do evento. O Diretor Geral de Sistemas de Baterias da empresa, Marcelo Rezende, participará do painel “Descarbonização Começa na Sala de Aula: O Papel da Educação Técnica na Logística Verde”, que discutirá como a formação profissional se tornou um fator determinante para preparar o setor de transporte e logística diante das exigências de eficiência energética e redução de emissões. Ele dividirá o palco com Renato Florente, gerente de Engenharia da Marcopolo.

Marcelo Rezende ocupa o cargo desde fevereiro de 2022. Com mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva, ele lidera iniciativas voltadas à eletromobilidade e à inovação em soluções de baterias, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável. Sua trajetória inclui passagens por empresas como Delphi Technologies, Continental e Honeywell, onde atuou em áreas estratégicas como Compras, Logística, Qualidade e Operações. Recentemente, tem participado de eventos como o Busworld 2025 e o podcast Conexão VE, destacando avanços em tecnologias de baterias inteligentes e sustentáveis.

Educação e metas de descarbonização

A discussão também abordará como o conhecimento aplicado e a inovação em processos educacionais podem acelerar a adoção de práticas alinhadas às metas globais de descarbonização.O debate terá a mediação do jornalista Joel Leite, fundador e diretor da Agência Autoinforme, referência no setor automotivo, que conduzirá as discussões sobre como a formação profissional é um elemento estratégico para viabilizar a transição da logística rumo a um modelo sustentável e de baixo carbono.

Saiba mais:

Educação para Logística e Descarbonização pautam debates no Seminário Frota News 2025 

Ao integrar esse debate, a BorgWarner reforça sua atuação em iniciativas voltadas à mobilidade sustentável e à inovação em soluções que apoiam a transição para um modelo de transporte de baixo carbono. A presença de Marcelo Rezende também evidencia o compromisso da empresa em contribuir com a construção de um ecossistema alinhado às metas globais de descarbonização, promovendo avanços tanto em tecnologia quanto na qualificação de profissionais.

Marcopolo na Busworld: parceria com a Volvo Buses em nova fase internacional 

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Em fase para ampliação da internacionalização da indústria brasileira de ônibus, a Marcopolo anunciou durante a Busworld Europe 2025, em Bruxelas, uma parceria com a Volvo Buses para a comercialização de veículos completos na França e na Itália. O acordo simboliza o retorno da fabricante gaúcha ao mercado europeu de ônibus rodoviários, um dos mais competitivos e exigentes do mundo. 

O ponto central do acordo é a combinação da carroceria Paradiso G8 1200, ícone da Marcopolo, com o chassi Volvo B13R. A versão europeia do modelo será produzida no Brasil e adaptada para atender aos rigorosos padrões técnicos e de segurança da União Europeia, incluindo normas de cibersegurança veicular, durabilidade e proteção contra incêndios. 

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A Volvo Buses assume o papel de contratante principal, sendo responsável pela venda, distribuição e suporte pós-venda por meio de sua rede de concessionários na França e na Itália. Já a Marcopolo cuidará da fabricação e exportação das carrocerias montadas sobre chassis fornecidos pela Volvo, numa integração que une duas referências globais em transporte rodoviário. 

“A parceria com a Volvo Buses está totalmente alinhada à nossa estratégia de retorno ao mercado europeu. Identificamos uma oportunidade concreta de oferecer soluções sob medida, com um produto desenvolvido para atender às demandas específicas da França e da Itália”, afirmou André Armaganijan, CEO da Marcopolo. 

A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu no estande da Marcopolo na Busworld, com a presença de Anna Westerberg, CEO da Volvo Buses; Thomas Nylund, diretor da Volvo Europe; André Armaganijan e João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo. O protocolo foi simbolicamente firmado sobre o próprio veículo exposto — um Paradiso G8 1200 Volvo B13R. 

As primeiras entregas estão previstas para o quarto trimestre de 2026, após a conclusão dos processos de homologação e certificação exigidos para operação no continente europeu. 

Destaque na Busworld: Geração 8 Consolida Padrão Global 

A Marcopolo foi a única fabricante brasileira de carrocerias presente na Busworld Europe 2025, e aproveitou o evento para reafirmar a força da Geração 8 (G8) — linha que revolucionou o design e o desempenho dos rodoviários da marca desde 2021. 

No estande da empresa, os visitantes puderam conhecer três grandes destaques: 

  • Paradiso G8 1200 – modelo protagonista da nova parceria com a Volvo, adaptado ao mercado europeu. 
  • Paradiso G8 1350 – veículo símbolo da marca, que alcançou o marco de 5 mil unidades produzidas da Geração 8. 
  • Viaggio G8 1050 – lançamento oficial da feira, voltado a rotas médias e operações de fretamento premium. 

Com presença já consolidada na América do Sul, África, Ásia e agora Oceania, a Marcopolo reforça sua vocação global. Somente da Geração 8, 1.500 unidades foram exportadas desde o lançamento. 

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Expansão global e competitividade brasileira 

Nos últimos dois anos, a Marcopolo realizou um profundo estudo sobre o mercado europeu, considerado o mais rigoroso do planeta em termos de segurança, confiabilidade e eficiência energética. O resultado é uma estratégia de reposicionamento com foco em parcerias locais e customização tecnológica. 

Com 11 fábricas em sete países, a Marcopolo reforça sua capacidade de atender demandas específicas de cada mercado, respeitando legislações técnicas e ambientais distintas. A versão europeia do Paradiso G8 1200 passará por ensaios de flamabilidade, durabilidade e cibersegurança, incorporando tecnologias que vão além dos requisitos atuais de transporte rodoviário. 

“Apresentamos a Geração 8 em um dos períodos mais desafiadores da nossa história, quando o setor enfrentava incertezas no Brasil e no mundo. Mesmo assim, a receptividade foi extremamente positiva”, comentou José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comerciais da Marcopolo. 

O Paradiso G8 1350 e o Marco de 5 Mil Unidades Produzidas 

Durante a Busworld, a Marcopolo também celebrou um marco histórico: a produção de 5 mil unidades da Geração 8. O veículo comemorativo é um Paradiso G8 1350, adquirido pela operadora mexicana ETN Turistar, referência no transporte rodoviário de luxo na América Latina. 

Fundada em 1991, a ETN opera em 23 estados do México, atendendo mais de 70 destinos e mantendo padrões rigorosos de segurança, conforto e pontualidade. Além da unidade simbólica, a empresa adquiriu 120 ônibus Paradiso G8 1800 Double Decker, reforçando a confiança internacional na qualidade da marca brasileira. 

Tecnologia e conforto no Paradiso G8 1350 

O Paradiso G8 1350, montado sobre chassi Scania K500C B6X2 Euro VI, tem 15 metros de comprimento, 3,99 metros de altura e 2,6 metros de largura. Voltado a viagens de alto padrão, o modelo incorpora o que há de mais avançado em conforto e assistência ao motorista: 

  • 27 poltronas leito, sendo 6 do tipo Next com design exclusivo; 
  • Monitores individuais de 13”, entradas USB-A e USB-C e controle central via tablet; 
  • Sistema de climatização Smart Duct com fluxo de ar otimizado; 
  • Visão 360° com câmeras DVR e sensores de bagageiro; 
  • Sistemas ADAS com frenagem automática, alerta de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e detecção de ponto cego; 
  • Faróis Full LED e sensores de cinto em todas as poltronas. 

Frota News anuncia Rinaldo Machado como painelista para o Seminário de Logística

A Frota News anunciou o jornalista e diretor-geral da revista Transpodata, Rinaldo Machado, como painelista do painel Comunicação essencial: da pedagogia à imagem corporativa. Este será o painel de abertura do Seminário Educação para Logística, que acontecerá no dia 14 de outubro de 2025, no Hotel Pullman Ibirapuera. A revista Transpodata também será media partner do evento. 

O painel oferecerá uma análise estratégica e interdisciplinar do papel da comunicação em diferentes esferas sociais, com foco na educação, na mídia e no ambiente organizacional. Também participará como painelista o jornalista Rodrigo Bernardino, fundador e CEO do Grupo Mostra de Ideia (GMI), com ampla atuação no setor de transportes e logística, atendendo entidades como NTC&Logística, FETCESP, entre outras empresas do setor. 

Comunicação essencial: da pedagogia à imagem corporativa

Este painel propõe uma análise estratégica e interdisciplinar do papel da comunicação em diferentes esferas sociais, com foco na educação, na mídia e no ambiente organizacional. 

A comunicação será abordada como instrumento de mediação pedagógica, construção de narrativas públicas e posicionamento institucional. Na educação, o debate se concentrará no desenvolvimento da linguagem, na alfabetização e na formação integral. Na mídia e nas organizações, o foco estará na gestão de imagem, cultura corporativa, relacionamento com stakeholders e construção de identidade. 

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Seminário
Inscrição pelo Sympla

A mediação será conduzida por Filipi Goschrman, jornalista com ampla experiência em inteligência de mercado, tendências, comportamento e negócios. Ele atua como diretor de comunicação na Frota News, onde elabora análises de cenário e conteúdo estratégico. Sua atuação combina visão de mercado com apuração de tendências e conexão entre público, setor e mídia. 

O objetivo do painel é promover reflexões que integrem diferentes contextos comunicacionais, contribuindo para a construção de uma comunicação mais consciente, eficaz e humanizada — da escola às corporações. 

Mais informações: Seminário Educação para Logística

Um sonho sobre rodas: o que você vai ver no Salão do Automóvel 2025

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Depois de sete anos ausente do calendário brasileiro, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo retorna em 2025 prometendo uma edição que une lançamentos, experiências interativas e supermáquinas que fazem brilhar os olhos de qualquer apaixonado por carros. De 22 a 30 de novembro, o Distrito Anhembi será tomado por cerca de 67 mil metros quadrados de exposição, distribuídos em cinco pavilhões, onde estarão reunidos mais de 300 veículos — entre elétricos, híbridos, SUVs, picapes, clássicos e superesportivos. 

Se nas décadas passadas o Salão era dominado pelas grandes montadoras tradicionais, em 2025 o destaque fica por conta da força das marcas asiáticas, especialmente as chinesas. BYD, GWM, Geely, Omoda & Jaecoo, Denza e Leapmotor (do grupo Stellantis) ocupam lugar de protagonismo, refletindo a rápida expansão dessas importadoras no Brasil. Além delas, nomes consolidados como Fiat, Jeep, Honda, Hyundai, Kia, Mitsubishi, Renault, Toyota e RAM também confirmaram presença. 

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Em paralelo, o evento terá um espaço dedicado ao Dream Lounge, área premium com modelos de Ferrari, Lamborghini, McLaren, Aston Martin e até Bugatti — alguns deles apresentados por importadores, e não por estandes oficiais. Para os amantes da história, haverá ainda uma exposição de clássicos icônicos, que vai de supercarros lendários a modelos nacionais que marcaram época. 

As ausências sentidas 

Se por um lado o Salão comemora a diversidade, por outro chama atenção a ausência de pesos-pesados como Volkswagen, Ford e Chevrolet, além das marcas premium Audi, BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Land Rover. Essas lacunas devem ser notadas tanto pelos entusiastas quanto pelo mercado, já que a participação em eventos desse porte também é uma vitrine de intenções comerciais. 

Experiência ampliada 

O conceito de 2025 vai além da exposição estática: o visitante poderá participar do Drive Experience, pista indoor para test-drive de modelos elétricos, híbridos e 4×4. Simuladores, ativações tecnológicas e espaços “instagramáveis” fazem parte da estratégia de engajamento, transformando a visita em uma experiência de imersão no futuro da mobilidade. 

O transporte para o público também recebeu atenção: haverá transfer gratuito entre o metrô Portuguesa–Tietê e o Anhembi. A organização espera superar a marca de 700 mil visitantes, alcançada na edição de 2018. 

educação logística
Parceria conta com participação do corpo docente especializado em logística

Quanto custa viver essa experiência? 

Os ingressos variam de acordo com a data e a experiência escolhida: 

  • Meia-entrada: a partir de R$ 58 (dias de semana). 
  • Inteira: R$ 116 (dias de semana) e R$ 145 (fins de semana). 
  • VIP/Dream Lounge: R$ 440 (dias úteis) e R$ 530 (fins de semana). 
  • Pré-estreia, em 21 de novembro: R$ 1.000, com abertura solene e acesso exclusivo. 

O que esperar desta edição? 

Mais do que revelar carros, o Salão do Automóvel 2025 pretende mostrar um retrato do mercado brasileiro e seus rumos. A forte presença de marcas chinesas evidencia a disputa pelo segmento de eletrificação e mobilidade acessível, enquanto os superesportivos mantêm vivo o lado emocional e aspiracional do setor. Já as ausências de marcas tradicionais levantam questionamentos sobre novas estratégias de marketing no Brasil. 

O que está claro é que, após anos de incerteza, o Salão volta a ser um símbolo de celebração do automóvel no País. E em 2025, essa celebração tem mais cara de futuro do que nunca.