sexta-feira, julho 11, 2025

Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe: um SUV para uma escolha racional 

O segmento de SUVs compactos se tornou um dos mais competitivos do mercado brasileiro. Modelos como Jeep Renegade, VW T‑Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker disputam cada centímetro de espaço nas garagens dos brasileiros. É nesse cenário que o Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe busca se posicionar como uma alternativa mais espaçosa, robusta e potente — sem esconder sua vocação para o trabalho, o lazer e até a frotas especializadas. 

Com motor turbo 1.3 TCe (desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz), o modelo entrega até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Essa configuração faz do Duster uma das melhores opções da categoria em termos de desempenho. O câmbio CVT X-Tronic simula oito marchas e garante suavidade ao conduzir. 

Equipamentos: pacote tecnológico e de segurança evoluiu

O Iconic Plus oferece um pacote generoso: câmeras frontal, laterais e traseira, sensores de ponto cego, ar-condicionado automático, chave presencial, carregador por indução e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay. Na parte de segurança, conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e ancoragem Isofix. 

Esse avanço na lista de equipamentos coloca o Duster em patamar mais próximo de concorrentes como Jeep Renegade, Volkswagen T‑Cross e Hyundai Creta, especialmente para quem busca versatilidade com recursos de auxílio à condução. 

Espaço e funcionalidade

Renault Duster
É a traseira mais bonita? Pelo menos, as malas cabem no porta-malas

Duster vence o rival em pontos fundamentais: espaço interno, altura do solo, robustez e pacote de equipamentos úteis para o dia a dia no Brasil real.  A começar pelo entre-eixos de 2,67 metros e porta-malas de 475 litros — número muito superior ao de rivais como T‑Cross (373 l) e Renegade (320 l). Isso o torna uma alternativa interessante para quem precisa de volume de carga e praticidade, inclusive no uso profissional ou familiar. 

O Duster oferece 237 mm de vão livre do solo, um dos maiores entre os SUVs compactos. Isso dá ao modelo da Renault uma clara vantagem frente aos 195 mm do Renegade, permitindo encarar lombadas, valetas e buracos com mais segurança e menos risco de danos à carroceria ou ao conjunto de suspensão. Para completar, os pneus de perfil 60 montados em rodas aro 17 ajudam a absorver impactos — algo que o Jeep, com rodas de até 19 polegadas e perfil mais baixo, não faz com a mesma eficácia. 

Outro ponto de destaque é a suspensão traseira Multilink, mais comum em modelos maiores ou com tração integral. Mesmo na versão com tração 4×2, ela garante bom conforto ao rodar, especialmente em pisos irregulares — um trunfo para quem encara vias urbanas malconservadas ou trechos de estrada de terra. 

Onde ele escorrega

Apesar de não ser exemplar em consumo (médias urbanas de 7,5 km/l com etanol), o Duster entrega desempenho mais que suficiente para uso urbano e rodoviário, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos e retomadas seguras. 

Apesar dos avanços, o Duster Iconic Plus preserva o acabamento interno de carro Uber X, que utiliza plásticos rígidos em abundância e traz visual um tanto ultrapassado em comparação a concorrentes mais modernos. Ele também não é para quem deseja as modernas tecnologias de assistências semiautônomas (como ACC, frenagem automática e assistente de faixa).  

Renault Duster
Há carros de mais de R$ 200 mil que não tem este interior

O ponto a ser considerado é o preço, que parte dos R$ 171 mil na versão Iconic Plus. Há muitos concorrentes nesta faixa de preço, bem equipados e com desempenho similar. Porém, nenhum com um projeto maduro e robusto, que pode garantir durabilidade e distância das oficinas mecânicas, além das previstas no manual. Por isso, consideramos o Duster como uma escolha racional e previsibilidade.  

Veredito Frota News

O Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe é um SUV com perfil único no mercado: espaçoso, valente no desempenho e ideal um relacionamento de longo prazo com o carro. Seja no uso urbano intenso ou em frotas que exigem robustez e espaço no porta-malas. O modelo entrega o que promete — com confiabilidade mecânica e posição elevada de condução.s 

Sobre o preço, a Frota News vai dar algumas dicas.  Se for possível comprar com o CNPJ. Comprar um carro como pessoa jurídica oferece vantagens financeiras e operacionais significativas. Empresas — especialmente MEIs e microempresas — podem conseguir descontos exclusivos na compra de veículos, além de redução ou isenção de tributos como IPI e ICMS, o que diminui consideravelmente o custo total. Também é possível deduzir despesas com o carro no imposto de renda da empresa, como manutenção, combustível e seguro.  

Outra dica: usa a primeira quinzena do mês para cotação. E a segunda quinzena do mês para negociação. Os melhores descontos são reservados para os últimos dias do mês, quando os gestores de vendas da montadora e das concessionárias são muito pressionados para alcançarem as metas de vendas do mês e, por isso, são mais flexíveis para oferecer descontos e vantagens para os clientes.  

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui