sexta-feira, maio 16, 2025

Os carros elétricos com maior autonomia em 2025

A corrida pela eletrificação dos automóveis atingiu um novo patamar em 2025, e a autonomia é a estrela do momento. Com avanços significativos na tecnologia das baterias, os fabricantes conseguiram superar a barreira psicológica dos 500 km e estão alcançando marcas antes inimagináveis. Nesta reportagem especial, reunimos os modelos com maior autonomia do mercado em 2025, detalhando os dados mais recentes e os diferenciais de cada um. No final, explicações a diferença entre os padrões de medição EPA (EUA) e WLTP (Europa).

  1. Lucid Air Dream Edition R – 837 km (EPA) O sedã o da startup americana Lucid Motors continua a impressionar o mundo automotivo. Com 837 km de autonomia no padrão EPA (Environmental Protection Agency), o Lucid Air Dream Edition R é o líder absoluto em alcance. A versão de longo alcance combina um design aerodinâmico, uma bateria de 113 kWh e motores eficientes, proporcionando uma experiência de luxo e performance incomparável.
  2. Mercedes-Benz EQS 450+ – 729 km (WLTP) O sedã de luxo 100% elétrico da Mercedes-Benz alcança 729 km no padrão WLTP, colocando a marca alemã entre as mais eficientes da categoria. A versão EQS 450+ conta com uma bateria de 107,8 kWh e traciona apenas as rodas traseiras, o que contribui para o maior alcance. No padrão EPA, o mesmo modelo atinge cerca de 563 km.
  3. Chevrolet Silverado EV WT – 724 km (Estimativa EPA) A icônica picape da Chevrolet, agora em versão elétrica, traz uma proposta robusta com 724 km de autonomia estimada no padrão EPA. A versão WT (Work Truck) utiliza uma bateria Ultium de grande capacidade e prioriza eficiência para o uso comercial, sem renunciar a torque e capacidade de carga.
  4. Cadillac Escalade IQ – 724 km (Estimativa EPA) O SUV de luxo elétrico da Cadillac impressiona com 724 km de alcance estimado. Com dimensões generosas e uma bateria de cerca de 200 kWh, o Escalade IQ mostra que é possível combinar sofisticação, espaço interno e eficiência energética.
  5. Autonomia
    Volkswagen ID.7 Pro S

    Volkswagen ID.7 Pro S – 700 km (WLTP) A aposta da VW no segmento de sedãs elétricos de alto alcance, o ID.7 Pro S, traz uma autonomia de 700 km no padrão europeu WLTP. Com uma bateria de 86 kWh, design aerodinâmico e tecnologia embarcada de ponta, o modelo simboliza a nova fase da mobilidade alemã.

  6. Porsche Taycan (2024 atualizado) – 678 km (WLTP) Com as atualizações introduzidas no final de 2023, o Porsche Taycan agora oferece até 678 km de autonomia no ciclo WLTP. As melhorias incluíram ajustes na gestão térmica, software e motores, mantendo o desempenho esportivo da marca sem sacrificar a eficiência.
  7. Polestar 2 Long Range RWD – 654 km (WLTP) A marca escandinava, derivada da Volvo, atinge 654 km de alcance com sua versão de tração traseira e bateria de 82 kWh. O Polestar 2 combina minimalismo nórdico e tecnologia de ponta, sendo uma opção elegante para quem busca eficiência e estilo.
  8. Tesla Model S Long Range – 652 km (EPA) O clássico elétrico da Tesla permanece entre os líderes com 652 km de autonomia no padrão EPA. Com rodas de 19″, o Model S Long Range entrega uma condução refinada, alta performance e a tradicional infraestrutura de recarga da marca.
  9. Tesla Model 3 Long Range – 576 km (EPA) Compacto e eficiente, o Model 3 Long Range apresenta 576 km de alcance com tração integral e rodas de 18″. Um dos mais populares do mercado, o sedã da Tesla se destaca pelo excelente custo-benefício.
  10. Tesla Model X Long Range – 565 km (EPA) O SUV premium da Tesla, com 565 km no padrão EPA, alia espaço e desempenho. Com portas traseiras tipo “Falcon Wing” e configuração para até sete ocupantes, o Model X oferece luxo e praticidade em uma carroceria elétrica.
  11. Fisker Ocean Ultra – 563 km (EPA) Um dos SUVs mais sustentáveis do mercado, o Fisker Ocean na versão Ultra entrega 563 km no padrão EPA. A montadora californiana aposta em materiais reciclados e tecnologias verdes, combinando ecologia com mobilidade avançada.
  12. Hyundai IONIQ 6 RWD – 614 km (WLTP) Com visual aerodinâmico e soluções modernas, o IONIQ 6 de tração traseira alcança 614 km no ciclo WLTP. No padrão EPA, seu alcance é de 581 km, o que ainda o coloca entre os mais eficientes sedãs elétricos do mundo.
  13. BMW iX xDrive50 – 521 km (EPA) O SUV elétrico da BMW apresenta uma combinação de luxo, tecnologia e performance com seus 521 km de alcance EPA. Equipado com duas unidades motoras e bateria de ~111 kWh, o iX é o cartão de visitas da BMW na eletrificação de alto padrão.
  14. Kia EV9 Long Range RWD – 541 km (WLTP) O Kia EV9, SUV de três fileiras e perfil futurista, entrega 541 km no ciclo WLTP. Com opção de trção traseira e espaço para toda a família, o modelo representa a entrada da Kia no segmento dos elétricos premium de grande porte.

EPA vs. WLTP: o que são?

EPA (Environmental Protection Agency) – EUA

  • É o padrão dos Estados Unidos.
  • Considerado mais rigoroso e realista.
  • Testa os veículos em condições mais próximas da vida real, incluindo:
    • velocidades variadas,
    • uso do ar-condicionado,
    • subidas e descidas,
    • paradas e retomadas.
  • Por isso, os números de autonomia EPA geralmente são menores, mas mais confiáveis para uso diário.

WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) – Europa

  • É o padrão usado na União Europeia e outros países.
  • Mais moderno que o antigo NEDC, mas ainda tende a ser mais otimista que o EPA.
  • Os testes WLTP:
    • duram cerca de 30 minutos,
    • usam temperaturas amenas (~23°C),
    • não simulam uso intenso de acessórios (como ar-condicionado).
  • Os números WLTP geralmente são 10% a 20% mais altos do que os do EPA.

Exemplo comparativo

Modelo Autonomia (EPA) Autonomia (WLTP)
Tesla Model 3 Long Range ~576 km ~607 km
Hyundai Ioniq 6 RWD ~581 km ~614 km
BMW iX xDrive50 ~521 km ~630 km

 

Conclusão

Em 2025, os carros elétricos deixaram de ser apenas uma promessa de futuro e se tornaram protagonistas no presente. A diversidade de modelos com autonomia superior a 500 km comprova que a transição para uma mobilidade mais limpa e eficiente é uma realidade. Mais do que números impressionantes, esses modelos oferecem conforto, segurança e tecnologia de ponta, reafirmando que o carro elétrico é, de fato, o novo padrão da indústria automotiva global.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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