A corrida pela eletrificação dos automóveis atingiu um novo patamar em 2025, e a autonomia é a estrela do momento. Com avanços significativos na tecnologia das baterias, os fabricantes conseguiram superar a barreira psicológica dos 500 km e estão alcançando marcas antes inimagináveis. Nesta reportagem especial, reunimos os modelos com maior autonomia do mercado em 2025, detalhando os dados mais recentes e os diferenciais de cada um. No final, explicações a diferença entre os padrões de medição EPA (EUA) e WLTP (Europa).
- Lucid Air Dream Edition R – 837 km (EPA) O sedã o da startup americana Lucid Motors continua a impressionar o mundo automotivo. Com 837 km de autonomia no padrão EPA (Environmental Protection Agency), o Lucid Air Dream Edition R é o líder absoluto em alcance. A versão de longo alcance combina um design aerodinâmico, uma bateria de 113 kWh e motores eficientes, proporcionando uma experiência de luxo e performance incomparável.
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Mercedes-Benz EQS 450+ – 729 km (WLTP) O sedã de luxo 100% elétrico da Mercedes-Benz alcança 729 km no padrão WLTP, colocando a marca alemã entre as mais eficientes da categoria. A versão EQS 450+ conta com uma bateria de 107,8 kWh e traciona apenas as rodas traseiras, o que contribui para o maior alcance. No padrão EPA, o mesmo modelo atinge cerca de 563 km.
- Chevrolet Silverado EV WT – 724 km (Estimativa EPA) A icônica picape da Chevrolet, agora em versão elétrica, traz uma proposta robusta com 724 km de autonomia estimada no padrão EPA. A versão WT (Work Truck) utiliza uma bateria Ultium de grande capacidade e prioriza eficiência para o uso comercial, sem renunciar a torque e capacidade de carga.
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Cadillac Escalade IQ – 724 km (Estimativa EPA) O SUV de luxo elétrico da Cadillac impressiona com 724 km de alcance estimado. Com dimensões generosas e uma bateria de cerca de 200 kWh, o Escalade IQ mostra que é possível combinar sofisticação, espaço interno e eficiência energética.
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Volkswagen ID.7 Pro S Volkswagen ID.7 Pro S – 700 km (WLTP) A aposta da VW no segmento de sedãs elétricos de alto alcance, o ID.7 Pro S, traz uma autonomia de 700 km no padrão europeu WLTP. Com uma bateria de 86 kWh, design aerodinâmico e tecnologia embarcada de ponta, o modelo simboliza a nova fase da mobilidade alemã.
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Porsche Taycan (2024 atualizado) – 678 km (WLTP) Com as atualizações introduzidas no final de 2023, o Porsche Taycan agora oferece até 678 km de autonomia no ciclo WLTP. As melhorias incluíram ajustes na gestão térmica, software e motores, mantendo o desempenho esportivo da marca sem sacrificar a eficiência.
- Polestar 2 Long Range RWD – 654 km (WLTP) A marca escandinava, derivada da Volvo, atinge 654 km de alcance com sua versão de tração traseira e bateria de 82 kWh. O Polestar 2 combina minimalismo nórdico e tecnologia de ponta, sendo uma opção elegante para quem busca eficiência e estilo.
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Tesla Model S Long Range – 652 km (EPA) O clássico elétrico da Tesla permanece entre os líderes com 652 km de autonomia no padrão EPA. Com rodas de 19″, o Model S Long Range entrega uma condução refinada, alta performance e a tradicional infraestrutura de recarga da marca.
- Tesla Model 3 Long Range – 576 km (EPA) Compacto e eficiente, o Model 3 Long Range apresenta 576 km de alcance com tração integral e rodas de 18″. Um dos mais populares do mercado, o sedã da Tesla se destaca pelo excelente custo-benefício.
- Tesla Model X Long Range – 565 km (EPA) O SUV premium da Tesla, com 565 km no padrão EPA, alia espaço e desempenho. Com portas traseiras tipo “Falcon Wing” e configuração para até sete ocupantes, o Model X oferece luxo e praticidade em uma carroceria elétrica.
- Fisker Ocean Ultra – 563 km (EPA) Um dos SUVs mais sustentáveis do mercado, o Fisker Ocean na versão Ultra entrega 563 km no padrão EPA. A montadora californiana aposta em materiais reciclados e tecnologias verdes, combinando ecologia com mobilidade avançada.
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Hyundai IONIQ 6 RWD – 614 km (WLTP) Com visual aerodinâmico e soluções modernas, o IONIQ 6 de tração traseira alcança 614 km no ciclo WLTP. No padrão EPA, seu alcance é de 581 km, o que ainda o coloca entre os mais eficientes sedãs elétricos do mundo.
- BMW iX xDrive50 – 521 km (EPA) O SUV elétrico da BMW apresenta uma combinação de luxo, tecnologia e performance com seus 521 km de alcance EPA. Equipado com duas unidades motoras e bateria de ~111 kWh, o iX é o cartão de visitas da BMW na eletrificação de alto padrão.
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Kia EV9 Long Range RWD – 541 km (WLTP) O Kia EV9, SUV de três fileiras e perfil futurista, entrega 541 km no ciclo WLTP. Com opção de trção traseira e espaço para toda a família, o modelo representa a entrada da Kia no segmento dos elétricos premium de grande porte.
EPA vs. WLTP: o que são?
EPA (Environmental Protection Agency) – EUA
- É o padrão dos Estados Unidos.
- Considerado mais rigoroso e realista.
- Testa os veículos em condições mais próximas da vida real, incluindo:
- velocidades variadas,
- uso do ar-condicionado,
- subidas e descidas,
- paradas e retomadas.
- Por isso, os números de autonomia EPA geralmente são menores, mas mais confiáveis para uso diário.
WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) – Europa
- É o padrão usado na União Europeia e outros países.
- Mais moderno que o antigo NEDC, mas ainda tende a ser mais otimista que o EPA.
- Os testes WLTP:
- duram cerca de 30 minutos,
- usam temperaturas amenas (~23°C),
- não simulam uso intenso de acessórios (como ar-condicionado).
- Os números WLTP geralmente são 10% a 20% mais altos do que os do EPA.
Exemplo comparativo
Modelo | Autonomia (EPA) | Autonomia (WLTP) |
Tesla Model 3 Long Range | ~576 km | ~607 km |
Hyundai Ioniq 6 RWD | ~581 km | ~614 km |
BMW iX xDrive50 | ~521 km | ~630 km |
Conclusão
Em 2025, os carros elétricos deixaram de ser apenas uma promessa de futuro e se tornaram protagonistas no presente. A diversidade de modelos com autonomia superior a 500 km comprova que a transição para uma mobilidade mais limpa e eficiente é uma realidade. Mais do que números impressionantes, esses modelos oferecem conforto, segurança e tecnologia de ponta, reafirmando que o carro elétrico é, de fato, o novo padrão da indústria automotiva global.