terça-feira, dezembro 16, 2025

Conheça os 50 automóveis mais vendidos para empresas: VW Polo lidera 

Os dados apresentados são da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores) e representam os emplacamentos realizados de janeiro a dezembro de 2024. As informações têm como base o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), administrado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O VW Polo lidera a lista com 95.763 unidades emplacadas por pessoa jurídica, ficando bem à frente do segundo colocado, o Fiat Argo, que alcançou 62.853 unidades. Já nas vendas destinadas ao consumidor final (pessoa física), o VW Polo ocupa a quarta posição, com 44.414 unidades, enquanto o Fiat Argo despenca para a 15ª posição, com apenas 28.296 emplacamentos. 

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vendas diretas
VW Polo dispara na liderança em vendas corporativas, seguido do Fiat Argo e Mobi

As vendas para empresas, também chamadas de vendas diretas, podem se originar de negociações corporativas, nas quais as montadoras negociam diretamente com grandes clientes, como frotistas e locadoras. Além disso, operações realizadas nas concessionárias também contribuem para esse tipo de venda, como no caso de veículos adquiridos por taxistas, produtores rurais e Pessoas com Deficiência (PCD), entre outros. Por exemplo, empresas como Nestlé, Ambev e PepsiCo compram milhares de automóveis para uso em suas forças de vendas, pós-vendas, gerências, diretorias etc. 

Volkswagen Polo: destaque no Brasil e na América do Sul 

O Volkswagen Polo não é sucesso apenas no Brasil. Em 2024, o modelo bateu recorde de vendas na América do Sul, com 140.184 unidades emplacadas. No mercado brasileiro, o VW Polo se manteve como o carro de passeio mais vendido pelo segundo ano consecutivo, além de ser o líder entre os hatches. O modelo registrou um crescimento de 26% nas vendas em 2024, quando comparado a 2023, período em que foram emplacadas 111.247 unidades. 

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O Novo Polo é produzido nas fábricas da Volkswagen localizadas em Taubaté e São Bernardo do Campo (unidade Anchieta), ambas no estado de São Paulo. 

Crescimento expressivo da Volkswagen na região 

Em 2024, a Volkswagen cresceu o dobro do mercado na América do Sul. Com 497 mil unidades emplacadas na região, a marca vendeu 59 mil veículos a mais que em 2023, quando alcançou 437 mil unidades. Esse aumento representa um crescimento de 13,6%, enquanto o mercado total na região expandiu 6,4% no mesmo período. 

“A Volkswagen é um grande sucesso na América do Sul e segue com um crescimento expressivo de vendas. É motivo de grande orgulho para todos nós termos o VW Polo como o veículo mais vendido da região, considerando todos os segmentos. Estamos acelerando no caminho certo e os números comprovam: a Volkswagen aumentou suas vendas em 13,6% na América do Sul em 2024, o dobro do mercado (6,4%). Além disso, a VW é líder nos dois principais segmentos: de SUVs, com o Novo T-Cross, e hatches, com o Novo Polo, na América do Sul, assim como no Brasil. Os resultados comprovam que a Volkswagen é uma paixão que atravessa fronteiras e conquistou os sul-americanos com um portfólio completo e feito sob medida para os clientes da região”, afirma Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a Região SAM (América do Sul). 

O Brasil se consolidou como o principal mercado da Volkswagen na América do Sul. Em 2024, as vendas superaram a marca de 400 mil unidades, totalizando 400.428 veículos emplacados. Esse foi o segundo maior volume registrado pela montadora nos últimos 10 anos, ficando atrás apenas de 2019, quando foram emplacadas 411 mil unidades no País. 

A revisão aprimorou a fluidez e correção do texto, tornando-o mais objetivo e adequado à norma culta da língua portuguesa. Caso deseje outras alterações, fico à disposição! 

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Consumo de biodiesel: 19 bilhões nos EUA e 8,5 bilhões no Brasil 

Considerando a proporcionalidade entre os tamanhos das frotas de caminhões e ônibus, o Brasil apresenta um consumo de biodiesel próximo ao dos Estados Unidos. Segundo um relatório recente da Clean Fuels Alliance America, os Estados Unidos deverão ultrapassar o consumo de 5 bilhões de galões de biodiesel em 2024, o que equivale a aproximadamente 19 bilhões de litros. No Brasil, de acordo com a consultoria StoneX, o consumo deve superar 8,5 bilhões de litros no ano passado. Contudo, nos 19 bilhões de litros consumidos pelos Estados Unidos estão incluídos o HVO (biodiesel hidrotratado), um combustível mais limpo do que o biodiesel de primeira geração, e que ainda não é produzido no Brasil. 

Em relação às frotas, o Brasil possui, segundo dados do Ministério do Transporte, cerca de 2,5 milhões de caminhões (sem uma estimativa precisa de quantos estão fora de circulação, devido à burocracia para baixa de documentação), 400 mil ônibus, além de furgões e picapes. Já nos Estados Unidos, a frota é composta por 6,5 milhões de caminhões e 807 mil ônibus.

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Nos Estados Unidos, essa estimativa para 2024 ocorre após um ano recorde no uso de combustíveis de baixo carbono (Low Carbon Fuels – LCF), impulsionado por políticas estaduais para acelerar a transição do diesel tradicional. Além disso, fatores como avanços nos padrões técnicos, aumento da capacidade de esmagamento de soja e maior apoio público aos combustíveis limpos têm contribuído para essa tendência. 

“Consumidores e empresas estão exigindo combustíveis mais limpos e, cada vez mais, optando por biodiesel e diesel renovável para atender a essas demandas”, afirmou Donnell Rehagen, CEO da Clean Fuels Alliance America. “Nossa indústria se tornou uma força central no esforço global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.” 

Políticas estaduais nos Estados Unidos

Alguns estados americanos têm desempenhado papel fundamental no aumento do uso de combustíveis limpos: 

  • Novo México: Tornou-se o quarto estado a implementar um Padrão de Combustível de Transporte Limpo. 
  • Nebraska: Expandiu seu programa de varejo de biodiesel, permitindo maior participação de revendedores locais. O estado também aprovou incentivos para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF). 
  • Califórnia: O uso de biodiesel e diesel renovável cresceu significativamente, representando agora 75% do suprimento de diesel do estado e gerando 45% dos créditos de carbono, mais do que qualquer outro combustível. 
  • Iowa: Alcançou um recorde de 486,5 milhões de galões de biodiesel vendidos em 2023, quase o triplo do volume de 2007. Esse crescimento, impulsionado por incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura, fortalece o papel de Iowa como líder em energia renovável. 

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Aplicações e impactos

O biodiesel e o diesel renovável são amplamente utilizados na aviação, no transporte marítimo, ferroviário e de cargas pesadas, tornando-se especialmente atraentes para grandes frotas de caminhões. 

Em novembro de 2023, o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB) aprovou normas mais rigorosas para o Padrão de Combustível de Baixo Carbono (Low Carbon Fuel Standard – LCFS), vigente desde 2011. Esse padrão já reduziu a intensidade de carbono do mix de combustíveis da Califórnia em quase 13%, eliminando cerca de 70% do diesel tradicional utilizado no estado. 

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Com 450 caminhões novos, Amaggi mira expansão com sustentabilidade

Ainda assim, desafios permanecem. Em 2023, a Clean Fuels Alliance e especialistas do setor introduziram especificações atualizadas, como misturas de biodiesel mais altas, adaptadas aos motores modernos. A produção de biodiesel e diesel renovável nos Estados Unidos demanda mais de 454 milhões de quilos de óleo de soja por mês, com um aumento de 30% na capacidade de esmagamento. Cerca de 20 novas plantas ou ampliações estão em desenvolvimento. 

Situação no Brasil

No Brasil, o uso do B100 (biodiesel puro) é limitado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), devido à insuficiência da produção. Apenas alguns frotistas, como JBS e Amaggi, possuem licença para utilizar biodiesel puro em suas operações. Segundo Valter Gomes da Vieira Junior, gestor de frotas da Amaggi, a homologação de caminhões por fabricantes como Volvo e Scania tem permitido abastecer com B100. 

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Caio celebra 79 anos de inovação e liderança no mercado de ônibus urbanos 

No final de 2025 será festa de 80 anos da Caio Induscar, uma data bastante simbólica para qualquer família. É que, recentemente, em 19 de dezembro de 2024, a Caio comemorou seus 79 anos de história, consolidando-se como uma referência no mercado de ônibus urbanos no Brasil. Desde sua fundação em 1945, a empresa tem se destacado pela liderança na produção de ônibus urbanos, inovação em mobilidade sustentável e compromisso com a responsabilidade social. 

 Nos últimos nove anos, a Caio – Induscar Indústria e Comércio de Carrocerias manteve uma média impressionante de 55% de participação na produção nacional de ônibus urbanos. E não é só isso! Ela é uma “senhora” moderna, acompanhando a evolução do transporte de passageiros, produzindo ônibus modernos, como os elétricos, ou atendendo as necessidades do transporte urbano e toda a sua modernidade, seja qual for a necessidade de cada cidade.

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Viação Estevam amplia frota com ônibus Caio Apache Vip

Com fábricas localizadas em Botucatu e Barra Bonita, a empresa possui uma capacidade produtiva de 50 veículos por dia, abrangendo uma ampla gama de modelos, incluindo ônibus urbanos de motor dianteiro, traseiro, articulados, midis, micros, minis e veículos para fretamento.  

A Caio faz parte de um grupo empresarial robusto, que inclui empresas como Busscar (ônibus rodoviários), Fiberbus (peças de fibras), Inbrasp (componentes plásticos), Tecglass (vidros e portas), Copperbuss (chicotes elétricos) e o Centro Técnico Caio Busscar (assistência técnica e treinamentos). Juntas, essas empresas empregam mais de 7 mil colaboradores diretos, sendo 60% deles da própria Caio. 

Ônibus elétrico

Focada em inovação sustentável, a Caio lidera a produção de ônibus elétricos no Brasil, com mais de 80% de participação no setor nos últimos três anos. Além disso, a empresa desenvolve projetos sociais e mantém parcerias com instituições para fortalecer o desenvolvimento das comunidades onde atua. 

 Maurício Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio, destacou a importância desse marco: “Nosso sucesso é fruto do trabalho de cada colaborador, clientes e parceiros. Seguiremos transportando vidas com excelência e inovação, sempre comprometidos com a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades.” 

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A Caio continua a trilhar um caminho de sucesso e inovação, reafirmando seu compromisso com a mobilidade urbana sustentável e a responsabilidade social, enquanto se prepara para os desafios e oportunidades do futuro. 

Mais 10 Ford Transit: Smolka Transportes investe na ampliação com frota própria

A frota de cerca de 400 veículos da Smolka Transportes, com sede em Alphaville, São Paulo, acaba de ser ampliada com mais 10 unidades da Ford Transit Chassi por meio de locação pelo Ford Go Frotas. Os veículos, equipados com baú de 22 m³, serão utilizados no serviço de entrega last mile para grandes clientes do segmento de e-commerce em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 

Fundada em 2015 em Curitiba, a Smolka Transportes, além da sede em Alphaville, possui centros de distribuição em Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Itajaí. Desde 2023, a empresa tem dobrado de tamanho a cada ano. Atualmente, atende quase 2.600 cidades no Brasil e clientes como Coca-Cola, Mercado Livre, AliExpress, Shopee, Claro, entre outros. 

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Junto com o foco na qualidade e no treinamento, o crescimento da Smolka foi impulsionado pela mudança na estratégia de operação. Até 2022, toda a sua frota era composta por veículos agregados. Agora, seguindo uma tendência de maior controle da gestão no transporte, a empresa investe em frota própria e reduziu os agregados a 40%. Os outros 60% são veículos contratados por assinatura ou locação, o que favoreceu a expansão do negócio. 

“O mercado de veículos de entrega tem uma frota antiga, de 10 a 12 anos. Com a assinatura, usamos apenas veículos novos, que não apresentam problemas e garantem maior disponibilidade de serviço. É um grande benefício para o nosso cliente”, afirma Eduardo Smolka, CEO e fundador da empresa. 

Smolka
Acima: Victor Coelho (Ford Go), Edilene Santos (Ford Sinal) e Eduardo Smolka

Tecnologia acima da média

Segundo ele, comparada às concorrentes, a Transit é muito mais tecnológica, incluindo recursos como GPS embarcado. “Ela tem equipamentos que realmente ajudam quem está fazendo a entrega na rua, e os níveis de sinistro são muito menores”, destaca. 

A Smolka foi uma das primeiras a utilizar a Ford E-Transit no Brasil, com 100 unidades da van elétrica operando na frota há oito meses. A experiência positiva com esse modelo também favoreceu a escolha da Transit Chassi a diesel, que terá sua participação na operação ampliada ainda este ano. 

“Outro ponto que me chamou a atenção foi o atendimento do Ford Go Frotas e da Ford Sinal. Desde o primeiro contato até a entrega, o relacionamento foi muito bom e próximo, sem burocracia”, diz o executivo. 

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Segurança de série

A Smolka Transportes tem uma cultura corporativa focada em segurança e uma área de treinamento de condutores que contribui para a retenção de profissionais. “O nosso principal diferencial no mercado é a forma como olhamos para o negócio. Ter um motorista bem treinado e educado, que roda todo dia e representa o nome do meu cliente lá na ponta, é o que traz qualidade ao cliente final”, completa. 

Com o serviço de assinatura do Ford Go Frotas, o cliente paga um valor fixo mensal sem se preocupar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro do veículo. Há planos a partir de cinco unidades da Transit ou da Ranger, com prazos de 12, 24 ou 36 meses, e pacotes de rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km mensais – veja mais detalhes aqui. 

“Com a assinatura, o frotista tem previsibilidade de custos e pode investir o capital em outras áreas para expandir o seu negócio”, diz Victor Coelho, supervisor de Mobilidade e Novos Negócios da Ford. 

As correções incluem ajustes na pontuação, pequenas melhorias no estilo e na consistência da terminologia. O artigo ficou mais claro, fluido e com maior precisão gramatical. 

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A Fabet conta com cursos para as diversas áreas do transporte, desde escola base de motorista até gestores de alta performance

 

Grupo Mirassol amplia capacidade logística com aquisição da Golden Cargo

Fusões e aquisições no setor de transportes vêm ocorrendo há anos. Exemplos incluem a aquisição da TNT pela FedEx, a compra da Expresso Jundiaí e da Altas pela Femsa Logística (atualmente Solística) e, mais recentemente, a aquisição do Grupo Imediato pela Ambev. No início deste ano, também foi noticiada a aquisição da Golden Cargo pela Mirassol. Esses são apenas alguns exemplos, e tais movimentos acontecem quando uma empresa vê na aquisição de outra uma forma mais rápida de expansão. 

O Grupo Mirassol anunciou a aquisição da Golden Cargo, empresa especializada em logística para produtos químicos e insumos agrícolas. De acordo com a companhia, a aquisição faz parte do plano estratégico 2024-2028, que visa expandir sua presença nos mercados e fortalecer sua atuação no setor logístico. 

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Atendimento às indústrias

Com mais de 30 anos de experiência, a Golden Cargo é reconhecida pela atuação no transporte de defensivos agrícolas, sementes e produtos químicos. Segundo a empresa, a integração da Golden Cargo ao portfólio do Grupo Mirassol tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento às indústrias de insumos químicos e agrícolas. 

O diretor do Grupo Mirassol, Paulo Mendes, afirmou que a aquisição representa um passo estratégico para alcançar maior crescimento e competitividade. “Nosso objetivo é manter um crescimento de dois dígitos, e estamos confiantes de que a Golden Cargo será uma peça-chave nesse processo”, disse ele. 

A aquisição também deve aumentar a capacidade operacional do Grupo, que já conta com empresas como Expresso Mirassol, M3 Logística, ILC (Integrator Logistic Company) e Alulo. Segundo a companhia, a integração da Golden Cargo reforça a presença do Grupo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e abre caminho para novos mercados. 

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“Estamos integrando uma empresa que já implementou avanços tecnológicos significativos, como o Projeto Suíte Logística, que otimiza desde o agendamento de entregas até o acompanhamento em tempo real das operações logísticas. Isso nos coloca em uma posição privilegiada para competir em um mercado cada vez mais exigente”, ressaltou Paulo Mendes. 

Mercado de Químicos e Agrícolas

De acordo com o Grupo Mirassol, a aquisição da Golden Cargo ocorre em um momento estratégico para o mercado de insumos químicos e agrícolas no Brasil, que apresentou crescimento de 15,1% em 2023, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária. 

“A economia do agronegócio tem sido um motor importante para o crescimento do Brasil, e estamos preparados para capitalizar sobre essa tendência. Com a incorporação da Golden Cargo, esperamos aumentar nossa presença em setores vitais da economia nacional, expandindo tanto em volume quanto em valor agregado”, acrescentou o diretor. 

O Grupo Mirassol é uma das empresas de transporte que investem constantemente em treinamento, já que a Frota News frequentemente encontra os funcionários da empresa em salas de aula na Fabet São Paulo. 

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Os 43 caminhões mais vendidos em 2024, em ranking geral e por segmento 

As informações apresentadas têm como base os números dos caminhões mais vendidos em 2024, divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos). Esses dados são fundamentados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). São considerado para o ranking os caminhões vendidos e emplacados entre janeiro e dezembro do ano passado.

O relatório da Fenabrave organiza os rankings por marcas e segmentos, no caso de caminhões. Para facilitar a análise, a Frota News criou um ranking único, permitindo ao leitor visualizar, na mesma linha, a posição de cada caminhão em uma classificação geral, incluindo a colocação do modelo dentro do segmento correspondente, facilitando a comparação com seus concorrentes diretos. Confira a posição de cada modelo entre os 43 caminhões mais emplacados em 2024:

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Classificação geral e por segmento

Posição  Marca/modelo  Unidades  Posição no segmento 
  Volvo FH 540  7.765   1º Pesado 
  VW Delivery 11.180  5.960   1º Médio 
  Volvo FH 460  4.956  2º Pesado 
  DAF XF 530  4.606  3º Pesado 
  Mercedes-Benz Accelo 1017  4.576  1º Leve 
  Scania R450  4.417  4º Pesado 
  Volvo VM 290  4.026  1º Semipesado 
  Scania R460  4.010  5º Pesado 
  DAF XF 480  3.155  6º Pesado 
10º  Mercedes-Benz Atego 1719  2.921  2° Semipesado 
11º  VW Constellation 26.260  2.843  3º Semipesado 
12º  Mercedes-Benz Atego 2429  2.600  4º Semipesado 
13º  VW Constellation 17.210  2.568  5º Semipesado 
14º  Scania R540  2.507  7º Pesado 
15º  Scania R560  2.463  8º Pesado 
16º 
VW Delivery 9.180 e Mercedes-Benz Sprinter 417 
2.344 cada  2° Leve / 1º Semileve 
17º  Mercedes-Benz Actros 2548  2.406  9º Pesado 
18º  VW Meteor 28.480  2.111  10º Pesado 
19º  VW Constellation 26.230  1.955  6° Semipesado 
20º  Volvo VM 360  1.954  7° Semipesado 
21º  Mercedes-Benz Accelo 817  1.583  3º Leve 
22º  VW Constellation 31.320  1.567  8º Semipesado 
23º  DAF CF 310  1.501  9º Semipesado 
24º  VW Constellation 27.260  1.455  10º Semipesado 
25º  VW Delivery13.180    860  2º Médio 
26º  Mercedes-Benz Sprinter 517    752  2º Semileve 
27°  Iveco Tector 11-190    740  3º Médio 
28º  Mercedes-Benz Accelo 1317    680  4º Médio 
29º  Mercedes-Benz Atego 1419    539  5º Médio 
30º  Iveco Daily 65-170    392  4º Leve 
31º  Iveco Daily 45-170    385  3º Semileve 
32º  Iveco Tector 9-190    375  5º Leve 
33º  VW Constellation 14.210    358  6º Médio 
34º  Foton Aumark S 1217A    277  7º Médio 
35º  Hyundai HD 80    158  6º Leve 
36º  Foton Aumark S 715    129  8º Leve 
37º  VW eDelivery 14    120  8º Médio 
38º  JAC iEV 1200 T    119  9° Leve 
39º  VW eDelivery 11    116  9º Médio 
40º  Foton Aumark S 315       99  4º Semileve 
41º  Foton Aumark S 916       78  10º Leve 
42º  Iveco Daily 55-170       60  5º Semileve 

 

AnálisesO ranking apresenta os 43 caminhões com Peso Bruto Total (PBT) a partir de 3.501 kg, disponíveis no mercado atualmente. Foram excluídos da lista os modelos que saíram de linha, mas que, por algum motivo, ainda tiveram unidades emplacadas em 2024. 

Os modelos Daily 35-160 e 35-180, assim como o VW Delivery Express, não foram incluídos no ranking, pois pertencem à categoria de comerciais leves, classificados como caminhonetes. Apesar disso, apresentaram os seguintes números de emplacamentos: 

  • Daily 35-160: 2.006 unidades. 
  • Daily 35-180: 186 unidades. 
  • VW Delivery Express: 1.931 unidades. 

Segmentos semileve e leve

Os segmentos de caminhões semileves e leves apresentaram números baixos de emplacamentos devido às distinções feitas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por legislações municipais entre veículos de carga com PBT até 3.500 kg e acima desse peso. 

Comerciais leves, como chassis-cabines e furgões com PBT de até 3.500 kg, dominam a logística urbana. Eles possuem vantagens significativas: liberdade de circulação semelhante à de automóveis e possibilidade de condução com CNH categoria B. Por isso, há uma ampla variedade de opções no mercado para atender às necessidades desse tipo de transporte. 

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Bravo amplia frota de caminhões a gás para 23 unidades. Scania já entregou 1.400 unidades no Brasil

Ao final da Fenatran 2024, o canal FrotaCast, da Frota News no YouTube e no Instagram, entrevistou Simone Montagna, CEO e presidente das Operações Comerciais da Scania Brasil. Durante a conversa, perguntamos quais modelos mais chamaram a atenção. Ela destacou: “os modelos a gás”. Veja a notícia de crescimento da frota de caminhões a gás da Bravo Serviços Logísticos: 

Acreditamos que o crescimento da frota de caminhões movidos a gás terá um avanço significativo neste ano. Um exemplo disso é o início do ano com a Bravo Serviços Logísticos anunciando a aquisição de 17 novos caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano, fabricados pela Scania. O investimento, de aproximadamente R$ 17 milhões, reforça o compromisso da empresa em adotar soluções sustentáveis e de baixo carbono, com o objetivo de minimizar os impactos de suas operações e gerar efeitos positivos na comunidade. 

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Novo G460

Entre os modelos adquiridos estão 7 unidades do G410 e 10 do recém-lançado G460, reconhecido no mercado por sua eficiência energética e capacidade de realizar viagens de longa distância. Com essa compra, a Bravo eleva sua frota de caminhões movidos a gás para um total de 23 veículos. 

“Os caminhões a GNV e biometano representam um marco no setor de transporte ao aliarem alto desempenho a uma menor emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2). Essa estratégia está alinhada com nossa jornada de descarbonização, que busca reduzir impactos ambientais enquanto oferece soluções logísticas modernas e eficientes”, comenta Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo. 

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Além de contribuírem para o combate às mudanças climáticas, os veículos apresentam vantagens operacionais significativas. “Os caminhões G460 possuem maior autonomia em relação aos modelos anteriores, tornando-se ideais para transferências de média distância. Além disso, oferecem modernidade, conforto e alta aceitação entre os motoristas”, afirma Atanael de Oliveira Soares, gerente corporativo de Frotas da Bravo. 

De acordo com a Scania, já foram vendidos 1.400 caminhões a gás no Brasil, sendo cerca de 300 comercializados apenas em 2024. A meta para 2025 é entregar 700 caminhões movidos pelo combustível renovável — quando abastecido com biometano — ou com menor impacto ambiental em relação ao diesel, no caso do abastecimento com GNV. 

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Eletrocar Show terá expertise internacional com experiência da London EV Show

A Eletrocar Show, evento B2B pioneiro no Brasil dedicado à mobilidade elétrica e eletromobilidade, anuncia uma importante parceria com a London EV Show, uma das maiores feiras e conferências internacionais do setor. Reconhecida globalmente como uma vitrine de inovações que moldam o futuro da mobilidade urbana, a London EV Show contribuirá para a Eletrocar Show por meio de um intercâmbio de expertise, expositores internacionais e as mais recentes tendências tecnológicas.

Essa colaboração estratégica fortalece ainda mais a posição da Eletrocar Show como a principal plataforma B2B do mercado de eletromobilidade no Brasil, consolidando o evento como o ponto de encontro para líderes da indústria, profissionais do setor e empresas globais interessadas em explorar oportunidades no país.

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Com a presença de expositores internacionais e conteúdo de alto nível, a edição de 2025 promete destacar soluções inovadoras, avanços tecnológicos e fomentar o desenvolvimento de um mercado cada vez mais relevante para o futuro sustentável.

“A parceria com a London EV Show qualifica ainda mais a Eletrocar Show 2025 como a principal vitrine do mercado de eletromobilidade no Brasil. Estamos trazendo para o país não apenas as mais recentes inovações tecnológicas, mas também criando uma plataforma única de conexão entre players globais e o ecossistema brasileiro”, afirma Daniel Zanetti, diretor-executivo da Eletrocar Show 2025.

Daniel esteve presente na edição deste ano da London EV Show para estreitar o relacionamento com os organizadores e conhecer, in loco, as principais novidades da eletromobilidade mundial. Essa experiência reforça o alinhamento entre os dois eventos e traz uma visão aprofundada das tendências globais para o Brasil.

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A London EV Show, que atrai anualmente milhares de visitantes, é reconhecida por apresentar soluções de ponta em mobilidade elétrica, infraestrutura de recarga, tecnologia de baterias e sustentabilidade urbana.

Eletrocar Show 2025: evento consolidado no calendário brasileiro

O Grupo Eletrolar All Connected confirmou a realização da Eletrocar Show, que acontecerá no Distrito Anhembi, em São Paulo, simultaneamente à Eletrolar Show All Connected 2025.

London EV Show
Eletrocar Show começa de verdade neste ano

Embora sejam realizados no mesmo local e no mesmo período, os eventos terão entradas, credenciamentos e programas de atividades independentes. Esse formato segue o modelo de sucesso da tradicional Eletrolar Show All Connected, que há 18 anos se destaca como a maior feira de eletroeletrônicos da América Latina.

A Eletrocar Show 2025 espera reunir empresários interessados no desenvolvimento do mercado de veículos eletrificados. Entre os participantes esperados estão incorporadoras, imobiliárias, administradores de grandes shoppings e aeroportos, redes de varejo, gestores de frotas corporativas, concessionárias, locadoras de veículos, investidores, representantes do governo e da imprensa especializada.

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Mitos e realidades sobre direção autônoma, segundo a Daimler Truck 

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Existem muitos mitos associados à direção autônoma. Neste artigo especial, Joanna Buttler, chefe do Global Autonomous Technology Group, analisa alguns desses mitos e explica como a direção autônoma pode trazer melhorias significativas e benefícios, especialmente no transporte rodoviário. Esses avanços não impactam apenas a Daimler Truck, mas também os motoristas, empresas de logística e a sociedade como um todo. 

A Frota News fez a tradução e acrescenta algumas observações sobre outros aspectos que devemos considerar, principalmente, para a realidade brasileira.  

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Mito nº 1: A tecnologia autônoma é imatura e insegura 

Fato: O estágio atual de maturidade da direção autônoma é fruto de décadas de desenvolvimento, sempre com a segurança como prioridade. 

No desenvolvimento de direção autônoma, nenhum detalhe é negligenciado. Nossos engenheiros examinam cada aspecto com precisão, criando produtos seguros por meio de testes rigorosos em pistas de simulação e validação em estradas. O trabalho da Daimler Truck com veículos autônomos começou na década de 1980, e desde 2019, avançamos significativamente com a Torc Robotics para tornar os caminhões autônomos uma realidade. 

Nossos caminhões já demonstraram sua capacidade de lidar com situações complexas, como rodovias, rampas e cruzamentos. O centro dessa inovação está na “plataforma de veículo redundante”, que combina o Freightliner Cascadia “Autonomous-Ready” com o software de direção autônoma “Virtual Driver” da Torc. 

Essa plataforma foi projetada com sistemas de segurança duplicados para direção, frenagem e rede elétrica. Assim, se um sistema falhar, o outro assume imediatamente. O software integrado analisa o ambiente com câmeras, radares e sensores LiDAR, planejando e executando manobras, como mudanças de faixa e frenagens. Por não depender de emoções, fadiga ou distrações, esses sistemas mantêm um nível de desempenho excepcional. 

Resumo: Já avançamos muito no desenvolvimento de caminhões autônomos, mas ainda há testes e aprimoramentos necessários antes da introdução no mercado dos EUA. Segurança continuará sendo o principal guia do cronograma. 

Nota do editor: os caminhões autônomos estão sendo autorizados a rodar em alguns países em determinadas estradas com infraestrutura preparada para isso. Nos EUA, inclusive, já há postos de parada e abastecimento desenvolvidas especialmente para caminhões autônomos. E cada modelo é homologado por órgãos governamentais, incluindo os percursos que podem realizar.  

Mito nº 2: A direção autônoma beneficia apenas a indústria, não a sociedade 

Fatos: A direção autônoma impulsiona o crescimento econômico e aumenta a segurança. 

Caminhões autônomos podem operar quase 24 horas por dia, aumentando a produtividade das empresas e garantindo o fornecimento ininterrupto de bens essenciais, como alimentos e medicamentos. Essa eficiência beneficia a sociedade ao atender à crescente demanda por frete. 

Além disso, o uso de tecnologias avançadas, como sistemas combinados de câmeras, radares e sensores LiDAR, ajuda a reduzir acidentes graves, protegendo todos os usuários das estradas. 

Nota do editor: O uso de caminhão autônomo já é realidade no Brasil em ambiente privados e controlados, como indústrias, mineradoras e fazendas do agronegócio. Devido aos problemas que temos de infraestrutura nas estradas e o compartilhamento do espaço com excesso de veículos antigos, ainda há previsão de realização de testes em rodovias públicas.

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Mito nº 3: A direção autônoma vai substituir os motoristas 

Fatos: A escassez de motoristas, que deve dobrar até 2030, torna os caminhões autônomos uma solução necessária. 

O foco inicial do caminhão autônomo será operar em rodovias para percorrer longas rotas monótonas, enquanto os humanos continuam desempenhando papéis essenciais na cadeia logística, como na gestão de frotas e interação nas operações locais. Novos perfis profissionais surgirão, transformando tarefas sem eliminar empregos. 

Nota do editor: Realmente é fato que o caminhão autônomo vai ajudar na minimização da falta de motoristas. Porém, a previsão é que ainda continuará faltando motoristas. No caso do Brasil, os caminhões em uso liberam os motoristas que faziam atividade internas nas empresas para assumirem operações externas. Além disso, o uso de caminhão autônomo precisa de aprovação do legislativo e dos órgãos públicos de trânsito. Na Califórnia e outros, por exemplo, os legisladores estão debatendo a necessidade da presença de um motorista humano para maior segurança.  

Mito nº 4: A direção autônoma só reduz custos com motoristas, sem outros benefícios econômicos 

Fatos: Caminhões autônomos oferecem maior eficiência ao operar continuamente, com pausas apenas para reabastecimento e manutenção. 

Estima-se que o volume de cargas nos EUA aumentará de aproximadamente 16 bilhões de toneladas (2019) para 21 bilhões de toneladas (2030). Caminhões autônomos ajudam a atender a essa demanda crescente enquanto neutralizam a escassez de motoristas, aumentando o tempo de atividade das frotas. 

Nota do editor: Os caminhões convencionais são acessíveis, do ponto de vista econômico, para poucos transportadores, bastando ver a idade média de nossa frota. O caminhão autônomo custa o dobro ou até mais do que um convencional, o que significa que será caminhão de nicho de mercado. Porém, vão contribuir para maior eficiência dos grandes operadores logísticos.  

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Mito nº 5: Caminhões autônomos operam 24h às custas do meio ambiente 

Fatos: Com tecnologias de emissão zero e planejamento eficiente, caminhões autônomos podem reduzir significativamente as emissões de CO₂. 

Ao operar fora dos horários de pico e otimizar rotas, os caminhões autônomos diminuem o consumo de combustível. A Daimler Truck já demonstrou o potencial dessa tecnologia com o Freightliner eCascadia, que combina direção autônoma e acionamento elétrico a bateria para operações contínuas e sustentáveis. 

Sobre a autora 

Joanna Buttler lidera o Global Autonomous Technology Group na Daimler Truck. Ela é responsável pela estratégia global de tecnologia autônoma da empresa, abrangendo programas de veículos, parcerias estratégicas e implementação global. Joanna supervisiona colaborações com empresas como Waymo e Torc Robotics, coordenando atividades de engenharia e estratégia de produtos. 

1º Festival Nórdico de Penedo no polo automotivo fluminense 

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Entre os dias 16 de janeiro e 2 de fevereiro, Penedo (RJ) receberá a primeira edição do Festival Nórdico de Penedo, um evento inédito que promove a gastronomia, a cultura e as tradições dos países nórdicos, em um intercâmbio especial com ingredientes brasileiros, como manda o novo manifesto da gastronomia nórdica. 

Vale lembrar que Penedo é a cidade lazer do grande público do maior polo automotivo do Estado do Rio de Janeiro, onde se encontram as fábricas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, na vizinha Resende, e Citroën e Peugeot, em Porto Real. Além disso, há dezenas de fornecedores dessas fabricantes na região.

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Apoio da Embaixada da Finlândia  

A iniciativa reúne 16 restaurantes locais, que desenvolveram cardápios exclusivos baseados em técnicas tradicionais da culinária nórdica, como fermentação, defumação e cura a frio, adaptadas ao frescor dos ingredientes tropicais. 

O evento conta com o prestígio e o apoio oficial das Embaixadas da Finlândia e da Suécia, além do Consulado da Suécia no Rio de Janeiro, que têm promovido a iniciativa em suas redes sociais. Os chefs participantes receberam treinamento especial de um chef indicado pela Embaixada da Finlândia, garantindo autenticidade e inovação nos pratos apresentados. 

Destaques do Festival: 

  • 16 restaurantes com menus exclusivos.
  • Técnicas culinárias nórdicas, como fermentação e defumação, aplicadas a ingredientes brasileiros.
  • Atividades complementares, como baile finlandês, saunas finlandesas, piqueniques, trilhas e observação da fauna e flora da região.

“Este festival é uma oportunidade única para explorar a gastronomia nórdica e promover um intercâmbio cultural entre estes países e o Brasil, como manda a tradição nórdica de se conhecer, estudar e utilizar ingredientes locais para criações de pratos de excelência” afirma Fred Weissman, um dos promotores do evento.

Por que Penedo? 

Conhecida como a “Pequena Finlândia”, Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil, com tradições e influências preservadas desde 1929. O festival busca valorizar essa conexão histórica, atraindo turistas nacionais e internacionais para a cidade. 

A Embaixada da Finlândia, que elogiou e aprovou o evento, reforça a importância da iniciativa para o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Finlândia: 

“Acreditamos que este evento será uma excelente forma de intensificar o intercâmbio cultural, aproximando as comunidades finlandesa e brasileira no Brasil.” – Johanna Karanko, Embaixadora da Finlândia. 

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Serviço 

Quando: De 16 de janeiro a 2 de fevereiro 

Onde: Penedo, RJ 

Informações: 

Instagram: @festivalnordico 

Facebook: facebook.com/festivalnordico 

Site: www.festivalnordico.com.br