Os dados apresentados são da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores) e representam os emplacamentos realizados de janeiro a dezembro de 2024. As informações têm como base o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), administrado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O VW Polo lidera a lista com 95.763 unidades emplacadas por pessoa jurídica, ficando bem à frente do segundo colocado, o Fiat Argo, que alcançou 62.853 unidades. Já nas vendas destinadas ao consumidor final (pessoa física), o VW Polo ocupa a quarta posição, com 44.414 unidades, enquanto o Fiat Argo despenca para a 15ª posição, com apenas 28.296 emplacamentos.
Ford Pro expande operações e lidera inovação no setor de comerciais leves

As vendas para empresas, também chamadas de vendas diretas, podem se originar de negociações corporativas, nas quais as montadoras negociam diretamente com grandes clientes, como frotistas e locadoras. Além disso, operações realizadas nas concessionárias também contribuem para esse tipo de venda, como no caso de veículos adquiridos por taxistas, produtores rurais e Pessoas com Deficiência (PCD), entre outros. Por exemplo, empresas como Nestlé, Ambev e PepsiCo compram milhares de automóveis para uso em suas forças de vendas, pós-vendas, gerências, diretorias etc.
Volkswagen Polo: destaque no Brasil e na América do Sul
O Volkswagen Polo não é sucesso apenas no Brasil. Em 2024, o modelo bateu recorde de vendas na América do Sul, com 140.184 unidades emplacadas. No mercado brasileiro, o VW Polo se manteve como o carro de passeio mais vendido pelo segundo ano consecutivo, além de ser o líder entre os hatches. O modelo registrou um crescimento de 26% nas vendas em 2024, quando comparado a 2023, período em que foram emplacadas 111.247 unidades.
Siga o Canal FrotaCast no YouTube e Instagram

O Novo Polo é produzido nas fábricas da Volkswagen localizadas em Taubaté e São Bernardo do Campo (unidade Anchieta), ambas no estado de São Paulo.
Crescimento expressivo da Volkswagen na região
Em 2024, a Volkswagen cresceu o dobro do mercado na América do Sul. Com 497 mil unidades emplacadas na região, a marca vendeu 59 mil veículos a mais que em 2023, quando alcançou 437 mil unidades. Esse aumento representa um crescimento de 13,6%, enquanto o mercado total na região expandiu 6,4% no mesmo período.
“A Volkswagen é um grande sucesso na América do Sul e segue com um crescimento expressivo de vendas. É motivo de grande orgulho para todos nós termos o VW Polo como o veículo mais vendido da região, considerando todos os segmentos. Estamos acelerando no caminho certo e os números comprovam: a Volkswagen aumentou suas vendas em 13,6% na América do Sul em 2024, o dobro do mercado (6,4%). Além disso, a VW é líder nos dois principais segmentos: de SUVs, com o Novo T-Cross, e hatches, com o Novo Polo, na América do Sul, assim como no Brasil. Os resultados comprovam que a Volkswagen é uma paixão que atravessa fronteiras e conquistou os sul-americanos com um portfólio completo e feito sob medida para os clientes da região”, afirma Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a Região SAM (América do Sul).
O Brasil se consolidou como o principal mercado da Volkswagen na América do Sul. Em 2024, as vendas superaram a marca de 400 mil unidades, totalizando 400.428 veículos emplacados. Esse foi o segundo maior volume registrado pela montadora nos últimos 10 anos, ficando atrás apenas de 2019, quando foram emplacadas 411 mil unidades no País.
A revisão aprimorou a fluidez e correção do texto, tornando-o mais objetivo e adequado à norma culta da língua portuguesa. Caso deseje outras alterações, fico à disposição!
A Frota News apoia a educação no transporte
