Ao final da Fenatran 2024, o canal FrotaCast, da Frota News no YouTube e no Instagram, entrevistou Simone Montagna, CEO e presidente das Operações Comerciais da Scania Brasil. Durante a conversa, perguntamos quais modelos mais chamaram a atenção. Ela destacou: “os modelos a gás”. Veja a notícia de crescimento da frota de caminhões a gás da Bravo Serviços Logísticos:
Acreditamos que o crescimento da frota de caminhões movidos a gás terá um avanço significativo neste ano. Um exemplo disso é o início do ano com a Bravo Serviços Logísticos anunciando a aquisição de 17 novos caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano, fabricados pela Scania. O investimento, de aproximadamente R$ 17 milhões, reforça o compromisso da empresa em adotar soluções sustentáveis e de baixo carbono, com o objetivo de minimizar os impactos de suas operações e gerar efeitos positivos na comunidade.
Novo G460
Entre os modelos adquiridos estão 7 unidades do G410 e 10 do recém-lançado G460, reconhecido no mercado por sua eficiência energética e capacidade de realizar viagens de longa distância. Com essa compra, a Bravo eleva sua frota de caminhões movidos a gás para um total de 23 veículos.
“Os caminhões a GNV e biometano representam um marco no setor de transporte ao aliarem alto desempenho a uma menor emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2). Essa estratégia está alinhada com nossa jornada de descarbonização, que busca reduzir impactos ambientais enquanto oferece soluções logísticas modernas e eficientes”, comenta Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo.
Ford Pro expande operações e lidera inovação no setor de comerciais leves
Além de contribuírem para o combate às mudanças climáticas, os veículos apresentam vantagens operacionais significativas. “Os caminhões G460 possuem maior autonomia em relação aos modelos anteriores, tornando-se ideais para transferências de média distância. Além disso, oferecem modernidade, conforto e alta aceitação entre os motoristas”, afirma Atanael de Oliveira Soares, gerente corporativo de Frotas da Bravo.
De acordo com a Scania, já foram vendidos 1.400 caminhões a gás no Brasil, sendo cerca de 300 comercializados apenas em 2024. A meta para 2025 é entregar 700 caminhões movidos pelo combustível renovável — quando abastecido com biometano — ou com menor impacto ambiental em relação ao diesel, no caso do abastecimento com GNV.