terça-feira, janeiro 21, 2025

Mais 10 Ford Transit: Smolka Transportes investe na ampliação com frota própria

A frota de cerca de 400 veículos da Smolka Transportes, com sede em Alphaville, São Paulo, acaba de ser ampliada com mais 10 unidades da Ford Transit Chassi por meio de locação pelo Ford Go Frotas. Os veículos, equipados com baú de 22 m³, serão utilizados no serviço de entrega last mile para grandes clientes do segmento de e-commerce em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 

Fundada em 2015 em Curitiba, a Smolka Transportes, além da sede em Alphaville, possui centros de distribuição em Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Itajaí. Desde 2023, a empresa tem dobrado de tamanho a cada ano. Atualmente, atende quase 2.600 cidades no Brasil e clientes como Coca-Cola, Mercado Livre, AliExpress, Shopee, Claro, entre outros. 

Leia também:

Ford Pro expande operações e lidera inovação no setor de comerciais leves 

Junto com o foco na qualidade e no treinamento, o crescimento da Smolka foi impulsionado pela mudança na estratégia de operação. Até 2022, toda a sua frota era composta por veículos agregados. Agora, seguindo uma tendência de maior controle da gestão no transporte, a empresa investe em frota própria e reduziu os agregados a 40%. Os outros 60% são veículos contratados por assinatura ou locação, o que favoreceu a expansão do negócio. 

“O mercado de veículos de entrega tem uma frota antiga, de 10 a 12 anos. Com a assinatura, usamos apenas veículos novos, que não apresentam problemas e garantem maior disponibilidade de serviço. É um grande benefício para o nosso cliente”, afirma Eduardo Smolka, CEO e fundador da empresa. 

Smolka
Acima: Victor Coelho (Ford Go), Edilene Santos (Ford Sinal) e Eduardo Smolka

Tecnologia acima da média

Segundo ele, comparada às concorrentes, a Transit é muito mais tecnológica, incluindo recursos como GPS embarcado. “Ela tem equipamentos que realmente ajudam quem está fazendo a entrega na rua, e os níveis de sinistro são muito menores”, destaca. 

A Smolka foi uma das primeiras a utilizar a Ford E-Transit no Brasil, com 100 unidades da van elétrica operando na frota há oito meses. A experiência positiva com esse modelo também favoreceu a escolha da Transit Chassi a diesel, que terá sua participação na operação ampliada ainda este ano. 

“Outro ponto que me chamou a atenção foi o atendimento do Ford Go Frotas e da Ford Sinal. Desde o primeiro contato até a entrega, o relacionamento foi muito bom e próximo, sem burocracia”, diz o executivo. 

Siga o Canal FrotaCast no YouTube e Instagram

FrotaCast
Novo canal de entrevistas da plataforma Frota News

Segurança de série

A Smolka Transportes tem uma cultura corporativa focada em segurança e uma área de treinamento de condutores que contribui para a retenção de profissionais. “O nosso principal diferencial no mercado é a forma como olhamos para o negócio. Ter um motorista bem treinado e educado, que roda todo dia e representa o nome do meu cliente lá na ponta, é o que traz qualidade ao cliente final”, completa. 

Com o serviço de assinatura do Ford Go Frotas, o cliente paga um valor fixo mensal sem se preocupar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro do veículo. Há planos a partir de cinco unidades da Transit ou da Ranger, com prazos de 12, 24 ou 36 meses, e pacotes de rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km mensais – veja mais detalhes aqui. 

“Com a assinatura, o frotista tem previsibilidade de custos e pode investir o capital em outras áreas para expandir o seu negócio”, diz Victor Coelho, supervisor de Mobilidade e Novos Negócios da Ford. 

As correções incluem ajustes na pontuação, pequenas melhorias no estilo e na consistência da terminologia. O artigo ficou mais claro, fluido e com maior precisão gramatical. 

A Frota News apoia treinamento na Fabet-SP

Fabet-SP
A Fabet conta com cursos para as diversas áreas do transporte, desde escola base de motorista até gestores de alta performance

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui