terça-feira, janeiro 21, 2025

Mitos e realidades sobre direção autônoma, segundo a Daimler Truck 

Existem muitos mitos associados à direção autônoma. Neste artigo especial, Joanna Buttler, chefe do Global Autonomous Technology Group, analisa alguns desses mitos e explica como a direção autônoma pode trazer melhorias significativas e benefícios, especialmente no transporte rodoviário. Esses avanços não impactam apenas a Daimler Truck, mas também os motoristas, empresas de logística e a sociedade como um todo. 

A Frota News fez a tradução e acrescenta algumas observações sobre outros aspectos que devemos considerar, principalmente, para a realidade brasileira.  

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Mito nº 1: A tecnologia autônoma é imatura e insegura 

Fato: O estágio atual de maturidade da direção autônoma é fruto de décadas de desenvolvimento, sempre com a segurança como prioridade. 

No desenvolvimento de direção autônoma, nenhum detalhe é negligenciado. Nossos engenheiros examinam cada aspecto com precisão, criando produtos seguros por meio de testes rigorosos em pistas de simulação e validação em estradas. O trabalho da Daimler Truck com veículos autônomos começou na década de 1980, e desde 2019, avançamos significativamente com a Torc Robotics para tornar os caminhões autônomos uma realidade. 

Nossos caminhões já demonstraram sua capacidade de lidar com situações complexas, como rodovias, rampas e cruzamentos. O centro dessa inovação está na “plataforma de veículo redundante”, que combina o Freightliner Cascadia “Autonomous-Ready” com o software de direção autônoma “Virtual Driver” da Torc. 

Essa plataforma foi projetada com sistemas de segurança duplicados para direção, frenagem e rede elétrica. Assim, se um sistema falhar, o outro assume imediatamente. O software integrado analisa o ambiente com câmeras, radares e sensores LiDAR, planejando e executando manobras, como mudanças de faixa e frenagens. Por não depender de emoções, fadiga ou distrações, esses sistemas mantêm um nível de desempenho excepcional. 

Resumo: Já avançamos muito no desenvolvimento de caminhões autônomos, mas ainda há testes e aprimoramentos necessários antes da introdução no mercado dos EUA. Segurança continuará sendo o principal guia do cronograma. 

Nota do editor: os caminhões autônomos estão sendo autorizados a rodar em alguns países em determinadas estradas com infraestrutura preparada para isso. Nos EUA, inclusive, já há postos de parada e abastecimento desenvolvidas especialmente para caminhões autônomos. E cada modelo é homologado por órgãos governamentais, incluindo os percursos que podem realizar.  

Mito nº 2: A direção autônoma beneficia apenas a indústria, não a sociedade 

Fatos: A direção autônoma impulsiona o crescimento econômico e aumenta a segurança. 

Caminhões autônomos podem operar quase 24 horas por dia, aumentando a produtividade das empresas e garantindo o fornecimento ininterrupto de bens essenciais, como alimentos e medicamentos. Essa eficiência beneficia a sociedade ao atender à crescente demanda por frete. 

Além disso, o uso de tecnologias avançadas, como sistemas combinados de câmeras, radares e sensores LiDAR, ajuda a reduzir acidentes graves, protegendo todos os usuários das estradas. 

Nota do editor: O uso de caminhão autônomo já é realidade no Brasil em ambiente privados e controlados, como indústrias, mineradoras e fazendas do agronegócio. Devido aos problemas que temos de infraestrutura nas estradas e o compartilhamento do espaço com excesso de veículos antigos, ainda há previsão de realização de testes em rodovias públicas.

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Mito nº 3: A direção autônoma vai substituir os motoristas 

Fatos: A escassez de motoristas, que deve dobrar até 2030, torna os caminhões autônomos uma solução necessária. 

O foco inicial do caminhão autônomo será operar em rodovias para percorrer longas rotas monótonas, enquanto os humanos continuam desempenhando papéis essenciais na cadeia logística, como na gestão de frotas e interação nas operações locais. Novos perfis profissionais surgirão, transformando tarefas sem eliminar empregos. 

Nota do editor: Realmente é fato que o caminhão autônomo vai ajudar na minimização da falta de motoristas. Porém, a previsão é que ainda continuará faltando motoristas. No caso do Brasil, os caminhões em uso liberam os motoristas que faziam atividade internas nas empresas para assumirem operações externas. Além disso, o uso de caminhão autônomo precisa de aprovação do legislativo e dos órgãos públicos de trânsito. Na Califórnia e outros, por exemplo, os legisladores estão debatendo a necessidade da presença de um motorista humano para maior segurança.  

Mito nº 4: A direção autônoma só reduz custos com motoristas, sem outros benefícios econômicos 

Fatos: Caminhões autônomos oferecem maior eficiência ao operar continuamente, com pausas apenas para reabastecimento e manutenção. 

Estima-se que o volume de cargas nos EUA aumentará de aproximadamente 16 bilhões de toneladas (2019) para 21 bilhões de toneladas (2030). Caminhões autônomos ajudam a atender a essa demanda crescente enquanto neutralizam a escassez de motoristas, aumentando o tempo de atividade das frotas. 

Nota do editor: Os caminhões convencionais são acessíveis, do ponto de vista econômico, para poucos transportadores, bastando ver a idade média de nossa frota. O caminhão autônomo custa o dobro ou até mais do que um convencional, o que significa que será caminhão de nicho de mercado. Porém, vão contribuir para maior eficiência dos grandes operadores logísticos.  

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Mito nº 5: Caminhões autônomos operam 24h às custas do meio ambiente 

Fatos: Com tecnologias de emissão zero e planejamento eficiente, caminhões autônomos podem reduzir significativamente as emissões de CO₂. 

Ao operar fora dos horários de pico e otimizar rotas, os caminhões autônomos diminuem o consumo de combustível. A Daimler Truck já demonstrou o potencial dessa tecnologia com o Freightliner eCascadia, que combina direção autônoma e acionamento elétrico a bateria para operações contínuas e sustentáveis. 

Sobre a autora 

Joanna Buttler lidera o Global Autonomous Technology Group na Daimler Truck. Ela é responsável pela estratégia global de tecnologia autônoma da empresa, abrangendo programas de veículos, parcerias estratégicas e implementação global. Joanna supervisiona colaborações com empresas como Waymo e Torc Robotics, coordenando atividades de engenharia e estratégia de produtos. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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