Reeleição marca continuidade de atuação estratégica em políticas públicas e fortalecimento da indústria nacional de autopeças
Cláudio Sahad, diretor da Ciamet Indústria de Artefatos de Metal, foi reconduzido à presidência do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e da Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) para o triênio 2025-2028. Esta será sua segunda gestão consecutiva à frente das entidades, após suceder a Dan Ioschpe, presidente do Conselho da Iochpe-Maxion, no comando.
A posse já foi realizada, marcando o início de mais uma etapa de um trabalho que, nos últimos anos, tem sido decisivo para o fortalecimento do setor automotivo nacional. Durante o mandato anterior, Sahad liderou a participação ativa do Sindipeças na criação de importantes políticas públicas, como o programa Mover (Programa de Mobilidade Verde e Inovação — criado pelo governo brasileiro para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias em mobilidade e logística) e a lei do Combustível do Futuro, voltada à descarbonização no transporte.
Após a criação dessas iniciativas, o Sindipeças teve papel fundamental em orientar e preparar suas associadas para aproveitarem as oportunidades dos programas prioritários, a exemplo do que já havia feito com o antecessor Rota 2030.
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Outro destaque da gestão foi a ampliação da presença das empresas associadas em feiras e missões comerciais internacionais, por meio do projeto Brasil Auto Parts, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil. A iniciativa foi renovada para os anos de 2025 e 2026, reforçando a estratégia de internacionalização e promoção das autopeças brasileiras no exterior.
Para o próximo triênio, Sahad e sua equipe pretendem seguir atuando na formulação de políticas públicas, com foco na implementação do Renovar, programa que prevê a renovação da frota de veículos do país. O plano inclui também a implantação de inspeção técnica veicular e o reforço de esforços para ampliar a localização de peças e componentes, promovendo maior competitividade e integração da cadeia produtiva nacional.
Em meio aos desafios enfrentados pelo setor, Sahad reforça o compromisso da indústria com sua missão histórica. “O setor de autopeças brasileiro nunca sequer cogitou a possibilidade de desistir de sua histórica vocação de produzir e integrar a complexa e apaixonante cadeia de produção automotiva, enfrentando com resiliência todos os desafios no caminho”, afirmou.
Cláudio Sahad assume a presidência de duas entidades do setor de autopeças. Qual a diferença entre elas?
Ambas defendem os interesses da indústria de componentes, porém, cada uma tem objetivos diferentes:
- Sindipeças: Seu foco principal é atuar como interlocutor entre as empresas do setor e o governo, defendendo os interesses da indústria em questões trabalhistas, tributárias e regulatórias.
- Abipeças: Seu objetivo é fomentar a cooperação entre as empresas associadas, promovendo o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a competitividade da indústria. Também atua em iniciativas estratégicas, como a promoção de exportações e a integração da cadeia produtiva.
Assim, enquanto o Sindipeças tem um papel mais voltado à representação institucional e política, a Abipeças foca no fortalecimento da indústria por meio de colaboração e inovação. Juntas, elas trabalham para impulsionar o setor automotivo brasileiro.