quarta-feira, abril 30, 2025

Cláudio Sahad é reeleito presidente do Sindipeças e da Abipeças

Reeleição marca continuidade de atuação estratégica em políticas públicas e fortalecimento da indústria nacional de autopeças

Cláudio Sahad, diretor da Ciamet Indústria de Artefatos de Metal, foi reconduzido à presidência do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e da Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) para o triênio 2025-2028. Esta será sua segunda gestão consecutiva à frente das entidades, após suceder a Dan Ioschpe, presidente do Conselho da Iochpe-Maxion, no comando.

A posse já foi realizada, marcando o início de mais uma etapa de um trabalho que, nos últimos anos, tem sido decisivo para o fortalecimento do setor automotivo nacional. Durante o mandato anterior, Sahad liderou a participação ativa do Sindipeças na criação de importantes políticas públicas, como o programa Mover (Programa de Mobilidade Verde e Inovação — criado pelo governo brasileiro para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias em mobilidade e logística) e a lei do Combustível do Futuro, voltada à descarbonização no transporte.

Após a criação dessas iniciativas, o Sindipeças teve papel fundamental em orientar e preparar suas associadas para aproveitarem as oportunidades dos programas prioritários, a exemplo do que já havia feito com o antecessor Rota 2030.

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Outro destaque da gestão foi a ampliação da presença das empresas associadas em feiras e missões comerciais internacionais, por meio do projeto Brasil Auto Parts, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil. A iniciativa foi renovada para os anos de 2025 e 2026, reforçando a estratégia de internacionalização e promoção das autopeças brasileiras no exterior.

Para o próximo triênio, Sahad e sua equipe pretendem seguir atuando na formulação de políticas públicas, com foco na implementação do Renovar, programa que prevê a renovação da frota de veículos do país. O plano inclui também a implantação de inspeção técnica veicular e o reforço de esforços para ampliar a localização de peças e componentes, promovendo maior competitividade e integração da cadeia produtiva nacional.

Em meio aos desafios enfrentados pelo setor, Sahad reforça o compromisso da indústria com sua missão histórica. “O setor de autopeças brasileiro nunca sequer cogitou a possibilidade de desistir de sua histórica vocação de produzir e integrar a complexa e apaixonante cadeia de produção automotiva, enfrentando com resiliência todos os desafios no caminho”, afirmou.

Cláudio Sahad assume a presidência de duas entidades do setor de autopeças. Qual a diferença entre elas?

Ambas defendem os interesses da indústria de componentes, porém, cada uma tem objetivos diferentes:

  1. Sindipeças: Seu foco principal é atuar como interlocutor entre as empresas do setor e o governo, defendendo os interesses da indústria em questões trabalhistas, tributárias e regulatórias.
  2. Abipeças: Seu objetivo é fomentar a cooperação entre as empresas associadas, promovendo o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a competitividade da indústria. Também atua em iniciativas estratégicas, como a promoção de exportações e a integração da cadeia produtiva.

Assim, enquanto o Sindipeças tem um papel mais voltado à representação institucional e política, a Abipeças foca no fortalecimento da indústria por meio de colaboração e inovação. Juntas, elas trabalham para impulsionar o setor automotivo brasileiro.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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