sexta-feira, junho 20, 2025

Exército Brasileiro: conheça o inédito CTM para a viatura LMV-BR

O Exército Brasileiro recebeu, na última semana, o primeiro Centro de Treinamento Móvel (CTM) da viatura blindada LMV-BR 4×4 Guaicurus, desenvolvido de forma pioneira pela IDV LATAM, braço regional da Iveco Defence Vehicles. A entrega foi realizada ao Centro de Instrução de Blindados (CIBld), localizado em Santa Maria (RS), e marca um novo passo na modernização da capacitação das tropas. 

O equipamento foi desenvolvido com tecnologia nacional e é montado sobre um chassi original da Guaicurus, incluindo motor funcional, trem de força completo e sistemas como suspensão, iluminação, controle de pressão dos pneus e ar-condicionado. O design do CTM privilegia o acesso facilitado aos componentes internos, permitindo uma experiência prática, realista e alinhada às necessidades de treinamento no campo. 

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Treinamento mais próximo da realidade 

A entrega foi acompanhada por uma apresentação técnica a militares multiplicadores do CIBld, previamente treinados pela IDV. O CTM agora passa a integrar os cursos de formação do centro, especialmente nas instruções voltadas à manutenção e operação da viatura Guaicurus. 

O Centro de Treinamento Móvel tem como objetivo reduzir o tempo de aprendizado, ampliar a proficiência dos operadores e contribuir para a redução de falhas operacionais no campo de batalha ou em missões de paz. 

Viatura Guaicurus: tecnologia e robustez 

A viatura LMV-BR 4×4 Guaicurus é a versão brasileira do Light Multirole Vehicle (LMV), adotada por diversos países da OTAN. No Brasil, o veículo passou por tropicalização para atender às especificidades operacionais das Forças Armadas, especialmente no transporte de tropas em áreas de difícil acesso e em missões com alto risco. 

Valorização da indústria nacional de defesa 

Para a IDV LATAM, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento da base industrial de defesa brasileira. Além disso, contribui para a consolidação de um modelo de capacitação descentralizado, móvel e adaptável a diferentes regiões do país. 

A expectativa é de que novos CTMs sejam produzidos e entregues nos próximos meses, ampliando o alcance da capacitação e otimizando os custos operacionais com instrução em campo. 

Claro, Filipe! Aqui está a segunda reportagem pensada como retranca técnica da principal, aprofundando as especificações e diferenciais da viatura LMV-BR Guaicurus. Essa matéria complementa a pauta sobre o CTM com foco no veículo em si, sendo ideal para uma editoria como Tecnologia Militar, Veículos Especiais ou Defesa na Frota News. 

Conheça os detalhes o LMV-BR 

Produzido pela IDV LATAM, o LMV-BR 4×4 é uma versão adaptada para o Brasil do consagrado Light Multirole Vehicle (LMV), adotado por diversos países da OTAN. 

O Guaicurus foi projetado para oferecer alta mobilidade tática, proteção balística avançada e grande versatilidade em cenários de combate, patrulhamento e transporte de tropas. 

Com motor FPT 3.0 turbo diesel de 220 cavalos e transmissão automática de 8 marchas, o LMV-BR conta com sistema de tração 4×4 permanente, aliado à suspensão independente nas quatro rodas e pneus com controle central de pressão, permite superar obstáculos com eficiência e segurança. 

A viatura atinge velocidade máxima superior a 130 km/h e tem autonomia acima de 500 km, podendo enfrentar rampas com até 60% de inclinação e ângulos de ataque e saída de 54° e 44°, respectivamente. 

Um dos grandes diferenciais da Guaicurus é seu nível de proteção. A blindagem segue o padrão STANAG 4569 (níveis 1 a 3), oferecendo resistência contra armas leves, estilhaços de artilharia e explosões de minas terrestres ou artefatos improvisados (IEDs). 

O modelo também pode ser equipado com a estação de armas remotamente controlada REMAX, desenvolvida no Brasil, compatível com metralhadoras de 7,62 mm e 12,7 mm (.50), além de lançadores de granadas de 40 mm. 

Além disso, conta com lançadores de granadas de fumaça e sistemas de autodefesa passiva, ampliando sua capacidade de sobrevivência em zonas de conflito. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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