domingo, novembro 10, 2024

Cummins lançará na Fenatran o CalibrAR para implementos rodoviário

As composições de caminhões, seja com um semirreboque ou dois semirreboques, ganharam um grande alinhado para a segurança e aumento da vida útil dos pneus. Na verdade, um sistema que impede que a vida útil do pneu seja reduzida devido a problemas de calibração. A Cummins está lançará na Fenatran o CalibrAR, um sistema de controle de pressão de pneus Meritor CalibrAR, também conhecido globalmente como MTIS (Meritor Tire Inflation System). Esses sistemas são conhecidos no Brasil como “rodoar” de forma genérica. A solução apresentada agora promete ser mais tecnológica e com maior eficiência dos similares já conhecidos no Brasil.  

Desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), essa inovação é projetada especificamente para carretas, oferecendo uma combinação de segurança aprimorada, redução de custos e manutenção otimizada, o que promete impactar positivamente a logística rodoviária no país. 

Leia também:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

Adaptação ao Mercado Brasileiro 

Atualmente em fase de testes para tropicalização, o Meritor CalibrAR está sendo ajustado para as condições de operação e características dos veículos brasileiros. Esse processo inclui a coleta de dados sobre o desempenho do sistema em estradas nacionais e adaptações que garantam sua eficácia nas condições climáticas e rodoviárias do Brasil. O lançamento oficial da tecnologia está previsto para meados de 2025. 

“Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, comenta Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS. 

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News

Como Funciona o Meritor CalibrAR 

CalibrAR
Ilustração do sistema CalibrAR

O novo sistema é alimentado pelo compressor do sistema de freios e suspensão a ar do veículo. Esse ar passa por uma central de controle, que inclui um filtro secador responsável por remover a umidade do ar. Após esse processo, o ar é distribuído para os eixos e direcionado para as extremidades, onde percorre a tubulação até chegar aos pneus. 

A principal função do Meritor CalibrAR é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamentos. Isso permite que o motorista continue a viagem com segurança até chegar a um local apropriado para reparos, minimizando riscos na estrada.  

Inovação em segurança 

O sistema também inclui um monitoramento térmico inovador que protege contra o superaquecimento da ponta do eixo. Em caso de temperaturas extremas – que podem atingir até 160ºC – o ar é desviado por pequenos orifícios na ponta do cubo da roda, gerando um assovio audível, que alerta o motorista ou operador da necessidade de ação imediata. Essa função é essencial para evitar danos ao equipamento e aumentar a segurança tanto do condutor quanto dos demais usuários da via. 

Redução de custos operacionais 

Além de aumentar a segurança, o Meritor CalibrAR oferece benefícios econômicos substanciais para os operadores de frotas. O sistema contribui para uma economia de combustível de até 1,5% e pode aumentar em até 10% a vida útil dos pneus, reduzindo significativamente os custos de manutenção. “Ao manter a pressão ideal dos pneus e eliminar a necessidade de calibrações frequentes, conseguimos prolongar o intervalo entre as trocas de pneus, otimizando a operação”, explica Silveira. 

Leia mais:

Volkswagen Caminhões apresenta as novidades que serão destaques na Fenatran  

Essa solução também se destaca pela robustez e durabilidade. O design interno do sistema protege todos os componentes, evitando danos comuns em sistemas concorrentes, como mangueiras expostas, que podem ser facilmente comprometidas durante a operação. 

Instalação Simplificada 

Outro destaque do Meritor CalibrAR é a facilidade de instalação. O kit inclui todos os componentes necessários, e o processo de montagem leva, em média, de três a quatro horas, sendo considerado simples e rápido em comparação a outros sistemas. 

Oportunidades no Pós-Venda 

A unidade de Aftermarket da CDBS possui um portfólio robusto com mais de 3 mil itens ativos, incluindo componentes essenciais como rolamentos, cruzetas e óleo para diferencial, todos sob a marca Meritor. Além disso, a empresa tem implementado uma série de melhorias no mercado de reposição, visando fortalecer sua presença no setor pós-vendas. 

Leandro Carvalho, diretor de Aftermarket da CDBS para a América Latina, comenta sobre as expectativas para o futuro: “Para este ano, nossa expectativa é de um crescimento de 14% em comparação com o ano anterior. Nos últimos anos, implementamos uma série de ações, dentre elas, a adequação dos preços e do portfólio ao mercado de reposição, investimentos em treinamento de profissionais e reformulação da forma de atendimento aos distribuidores.” 

Perspectivas Futuras 

Com o Meritor CalibrAR, a Cummins reafirma seu compromisso com a inovação e o avanço tecnológico no setor de transporte rodoviário. Ao oferecer uma solução que melhora a eficiência operacional e a segurança, a empresa se posiciona à frente de um mercado competitivo, contribuindo para elevar os padrões de qualidade e performance das frotas brasileiras. 

O lançamento em 2025 promete marcar uma nova era na operação de carretas no Brasil, com impacto direto na redução de custos, aumento da segurança nas estradas e maior eficiência nas operações logísticas. O sistema, já testado e aprovado globalmente, deverá se consolidar como uma solução de ponta para o transporte rodoviário nacional. 

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui