sábado, abril 26, 2025

Descarbonização do transporte com biomentano: Scania e Copergás

As parcerias entre fabricantes de caminhões e indústria de gás que viabilizaram as frotas de caminhões, que já conta com cerca de 500 mil unidades em atividade. Inciativas similares começam a ocorrer no Brasil. Recentemente, a Scania em parceria com a Copergás, realizou um evento no Centro Cultural Cais do Sertão, na capital pernambucana, com o propósito de reforçar o gás natural como uma alternativa viável e eficiente para o setor de transporte.

O evento reuniu transportadores, empresários e especialistas do setor em um dia de palestras e debates sobre os benefícios do gás natural como combustível. Os participantes puderam acompanhar discussões sobre a redução de emissões, economia operacional e os avanços tecnológicos que tornam o gás uma solução prática para veículos pesados.

Além dos debates, houve demonstrações práticas com um modelo Scania movido a gás natural, permitindo aos presentes verem de perto o desempenho e as vantagens dessa tecnologia.

L’Oréal, Scania e Gás Verde

Em um projeto pioneiro na América Latina, a Gás Verde, produtora de biometano no Brasil, fortaleceu sua parceria com o Grupo L’Oréal e a Scania para abastecer frotas com combustível limpo, derivado de resíduos de aterros sanitários. Essa iniciativa, acompanhada de perto pela Frota News, destaca a Scania como a única entre os seis maiores fabricantes de caminhões pesados no Brasil a firmar parcerias com empresas como L’Oréal e PepsiCo para essa modalidade de transporte sustentável.

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O abastecimento da frota é realizado no primeiro ponto exclusivo de biometano da América Latina, localizado ao lado do centro de distribuição da L’Oréal em Jarinu.

O biometano tem potencial para reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com os combustíveis fósseis.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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