quinta-feira, novembro 6, 2025

Volkswagen Caminhões e Ônibus: 29 anos de Resende como ponto de virada

- Publicidade -

A inauguração da fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), em 1º de novembro de 1996, marcou uma das viradas mais emblemáticas da indústria automotiva brasileira. A unidade introduziu o conceito de Consórcio Modular, modelo em que fornecedores participam ativamente da linha de montagem, reduzindo custos e aumentando a flexibilidade de produção.

Os números de emplacamentos mostram claramente o impacto dessa mudança. Em 1996, ano da inauguração, a VWCO registrou 8.737 unidades emplacadas (7.417 caminhões e 1.320 ônibus). Já no ano seguinte, 1997, o total subiu para 10.638 veículos, um crescimento de 21,8%. A partir daí, a curva ascendente consolidou a montadora como uma das principais fabricantes de veículos comerciais do país.

Leia também:

Crescimento acelerado nos anos 2000

O início dos anos 2000 foi um período de expansão industrial e tecnológica para a VWCO. Com a estabilização econômica e o fortalecimento do agronegócio, a demanda por transporte de carga aumentou significativamente.

  • 2000: 17.111 unidades emplacadas.
  • 2004: 28.148 unidades — crescimento de 64,5% em quatro anos.
  • 2013: pico histórico até então, com 49.859 unidades.

Crises e retomadas

O desempenho da VWCO reflete também as oscilações da economia brasileira. A crise financeira global de 2008 e a retração econômica de 2015–2016 impactaram fortemente o setor de transporte:

  • Em 2009, os emplacamentos caíram para 39.522 unidades (queda de 11% frente a 2008).
  • Em 2015, o volume recuou para 23.202 unidades, refletindo a recessão e a queda na demanda por transporte.
  • O fundo do poço veio em 2016, com apenas 15.488 veículos, menor nível desde o início dos anos 2000.

Mesmo assim, a VWCO demonstrou resiliência, aproveitando sua estrutura modular em Resende para ajustar a produção, reduzir custos e manter presença no mercado doméstico e de exportação.

Volkswagen
Vista aérea da fábrica de Resende

Nova era: eletrificação, eficiência e retomada

A partir de 2018, a VWCO iniciou uma nova fase de crescimento, impulsionada pela modernização de sua linha e pela ampliação de produtos de baixo consumo e menor emissão.

  • 2018: 24.971 unidades
  • 2019: 35.746 unidades (alta de 43%)
  • 2021: 44.702 unidades — nível semelhante ao recorde de 2013.

Mesmo com os impactos da pandemia em 2020, a empresa conseguiu sustentar volumes acima de 30 mil unidades anuais, consolidando-se entre as líderes nacionais. O desempenho recente também reflete a chegada do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico produzido no Brasil, fruto direto do avanço tecnológico iniciado em Resende.

Balanço de 1996 a 2024 (anos completos)

Nos 28 anos de operação da fábrica de Resende, os números apontam um crescimento de 348% nos emplacamentos totais — de 8.737 unidades em 1996 para 39.115 em 2024.

Ano Caminhões Ônibus Total
1996 7.417 1.320 8.737
2004 23.753 4.395 28.148
2014 36.157 6.481 42.638
2024 31.328 5.856 39.115

Mesmo com oscilações, a média de crescimento anual desde 1996 é de aproximadamente 5,7% ao ano. O maior salto absoluto ocorreu entre 2006 e 2008, quando o total de emplacamentos subiu de 27 mil para 44 mil unidades.

Em 2025, a montadora não ficou imune a retração do mercado de caminhões, mas vem garantindo a liderança. A marca registrou 22.300 emplacamentos de caminhões, uma queda de 4,3%, mesmo assim, uma retração menor do que o mercado total, que foi de 7,7%. Em ônibus, a empresa registra crescimento de 11,5%, com 4.506 unidades licenciadas. Esses números são do período entre janeiro e setembro, conforme dados da Carta da Anfavea.

De Resende para o mundo

A fábrica de Resende consolidou-se como símbolo de inovação e produtividade. O modelo modular, a capacidade de adaptação às demandas do transporte e o investimento em novas tecnologias transformaram a VWCO em referência no setor de veículos comerciais na América Latina.

Hoje, ao completar 29 anos de operação, a unidade fluminense não é apenas um polo de montagem, mas um centro de inovação industrial, que conecta o Brasil à estratégia global do Grupo TRATON.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui