Nas semanas que antecedem a cerimônia de entrega do prêmio International Truck of the Year (ITOY) 2026, marcada para 19 de novembro, durante a Solutrans, em Lyon — o French Commercial Vehicle and Body Show —, intensificam-se as atividades do júri de jornalistas responsáveis pelos testes rodoviários de avaliação dos candidatos ao título.
A lista de caminhões que concorrem neste ano inclui a linha elétrica XD-XF da DAF, o MAN TGS D30 Power Lion (a diesel) e o eTGS (elétrico a bateria), o Sany e435, também elétrico, e o Scania equipado com motorização Super 11. Os testes mais recentes realizados pelos jornalistas especializados do ITOY envolveram o Sany e435, na versão 8×4 — avaliado na Alemanha —, e a linha elétrica XD-XF da DAF, submetida a dois dias de condução intensiva na Holanda.
Leia também
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores

A cabine sobre chassi de quatro eixos do fabricante chinês pertence à segunda geração de eMixers, que estão à venda na Europa desde o segundo trimestre deste ano. Ela apresenta uma nova disposição — em relação à versão chinesa — das baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) produzidas pela CATL, instaladas nas laterais do chassi e sob a cabine do motorista. O habitáculo completamente redesenhado atende às normas de segurança do Regulamento Europeu GSR2.
O Sany e435 é equipado com um motor central de ímã permanente, com 270 kW de potência contínua e 405 kW de pico, acoplado a uma transmissão automática de quatro marchas. O carregamento de 20% a 100% da capacidade total da bateria leva cerca de 1 hora e 10 minutos, com potência de 250 kW. Há dois conectores disponíveis — um no lado direito e outro no lado esquerdo do chassi — que podem ser utilizados simultaneamente, cada um com 125 kW.
A nova geração de veículos elétricos a bateria (BEVs) da DAF inclui caminhões das linhas XD e XF, cobrindo uma ampla gama de aplicações de transporte — desde a distribuição urbana até o uso municipal, passando pela construção leve e por operações de média e longa distância.
Com o mesmo DNA dos modelos a diesel da nova geração, os DAF Electric oferecem um ganho de eficiência de até 9% em comparação à série anterior. Os modelos XD-XF elétricos, disponíveis nas versões cavalo mecânico e chassi rígido, são equipados com motores de ímã permanente Paccar EX-D1 ou Paccar EX-D2, separados por uma transmissão central integrada, com níveis de potência de 170–220 e 270 kW (220–300 e 370 cv) e 270–310 e 350 kW (370–420 e 480 cv), respectivamente.
Para atender a diferentes tipos de aplicação, a fabricante holandesa oferece múltiplas configurações de baterias LFP, de dois a cinco módulos, cada um com capacidade instalada de 105 kWh.
Um destaque especial é o sistema de condução com um pedal (one-pedal drive), que permite ajustar a velocidade do caminhão apenas com o pedal do acelerador, ativando a recuperação de energia — recurso particularmente útil em operações urbanas.
Sobre o ITOY
O ITOY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado.
Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


