A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) acaba de lançar na América Latina a nova geração de seus caminhões articulados. Os modelos A45 e A50, recém-apresentados na Europa, são os primeiros da nova série a desembarcar no continente.
O modelo A45 será produzido no Brasil, na fábrica da Volvo em Pederneiras (SP). Já o A50 será importado da Suécia, sede global da empresa. “Nossos articulados sempre tiveram desempenho excepcional em operações fora de estrada. Os novos modelos trazem recursos ainda mais avançados, que garantem máxima produtividade em operações severas como mineração, construção, pedreiras e várias outras”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.
A nova geração estreia com a inédita transmissão Volvo com o sistema Terrain Memory, que identifica e memoriza trechos escorregadios para ajustar automaticamente os modos de tração e bloqueio de diferencial.
Falta de logística da COP30: Países podem desistir ou reduzir as delegações
Por que anunicar na plataforma Frota News?
Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria
Outro diferencial é o Volvo Dynamic Drive, um sistema inteligente que pré-seleciona marchas de acordo com as condições operacionais. No A50, a suspensão é totalmente hidráulica.
Operação intuitiva e cabine redesenhada

O interior da cabine também foi completamente renovado. Agora, as informações essenciais são exibidas em apenas duas telas: o painel de instrumentos dinâmico e o display interativo Volvo Integrated Co-Pilot. Este último centraliza controles de mídia, câmeras, climatização e status da máquina.
A Volvo redesenhou a estrutura da cabine, ampliando a área envidraçada. Câmeras traseiras, frontais e de plataforma reforçam a proteção do operador e das áreas ao redor da máquina. “Em linha com nossa visão de Zero Acidentes, a segurança é uma prioridade. Os novos modelos seguem as normas mais rigorosas do mundo, como WorkSafeBC e OSHA”, complementa Daniel.
Ficha técnica
Característica | A45 | A50 |
Capacidade de carga | 42.000 kg | 45.000 kg |
Caçamba | 25,5 m³ | 27,8 m³ |
Peso líquido | 32.300 kg | 33.600 kg |
Peso bruto | 74.290 kg | 78.590 kg |
Motor | Volvo D16E | Volvo D16J |
Potência | 350 kW | 385 kW |
Torque máximo | 2.525 Nm a 1.050 RPM | 2.750 Nm a 1.100 RPM |
Velocidade máxima | 57 km/h | 57 km/h |
Nova editoria da Frota News mira oficinas próprias
Em sintonia com essa expansão e com as demandas do setor, a Frota News estreia a editoria Oficinas Próprias, dedicada aos gestores de transportadoras que operam estruturas internas de manutenção para frotas leves e pesadas. A nova editoria nasce da necessidade de oferecer conteúdo técnico e estratégico sobre peças, serviços, eficiência operacional e tendências do mercado de reposição.
Dados da pesquisa Perfil Empresarial 2024, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), reforçam a relevância do tema: 74,1% das transportadoras de cargas de grande porte possuem oficinas próprias; entre as empresas médias, o índice é de 47,6%, enquanto nas pequenas chega a 37% e, nas microempresas, 24,4%. Ainda assim, muitas dessas estruturas operam em modelo híbrido, combinando oficinas internas com serviços terceirizados.
No transporte de passageiros, a concentração de manutenção própria é ainda maior: 62,2% das empresas realizam 100% dos serviços internamente. Já 35,6% adotam modelo misto, e apenas 2,2% dependem exclusivamente de fornecedores externos. A nova editoria visa apoiar esse público com informações técnicas, análises de mercado e soluções práticas para a gestão da manutenção de frotas.
Treinamento
Fabet promove curso presencial de Gestão em Segurança no Transporte com início em julho