sábado, maio 25, 2024

Volvo acaba de lançar plataforma global BZR de ônibus elétrico urbano e intermunicipal

Em um passo ambicioso para expandir sua presença global no mercado de eletromobilidade, a Volvo Buses anunciou o lançamento de sua nova plataforma de ônibus elétricos, o Volvo BZR Electric.

Destinado a operações urbanas e intermunicipais, o BZR Electric marca a entrada da empresa em um território anteriormente inexplorado, oferecendo uma solução versátil e sustentável para operadoras de transporte em todo o mundo.

Com uma presença estabelecida em 25 países por meio de seus ônibus elétricos de piso baixo, a Volvo Buses baseia-se nesse sucesso para introduzir o BZR Electric, uma plataforma que promete não apenas atender, mas superar a demanda global por soluções de transporte sustentáveis.

Leia também:

News#19: Grupo Volvo compra o negócio de baterias da Proterra e outras notícias

Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses, expressou o compromisso da empresa em acelerar esforços para satisfazer essa demanda crescente, destacando a importância de expandir a oferta para incluir operações fora e entre cidades.

BZR
Como plataforma global, a Volvo comercializa o chassi, o que vai ocorrer no Brasil
BZR
Para alguns mercados europeu e Estados Unidos, a Volvo comercializa o ônibus completo

A versatilidade do Volvo BZR Electric é evidente em sua construção modular e opções de configuração. Com modelos de piso alto ou entrada baixa, dois ou três eixos, e transmissão de motor simples ou dupla, o BZR Electric é adaptável a uma vasta gama de necessidades operacionais. Seu sistema de armazenamento de energia modular permite ajustes no número de baterias para otimizar o desempenho em diferentes tipos de operações.

Além disso, o BZR Electric partilha uma arquitetura de mobilidade elétrica comum com outras ofertas do Grupo Volvo, garantindo comunalidade nos principais componentes e subsistemas. Esse aspecto é crucial para a logística de peças de reposição, prometendo maior tempo de atividade para operadores.

Saiba mais:

BorgWarner IMPULSIONA PRODUÇÃO DE SISTEMAS DE BATERIAS EM PIRACICABA

Olhando para o futuro, a plataforma BZR foi desenvolvida com flexibilidade em mente. A fim de estar preparada para se adaptar a Bus Rapid Transit (BRT) e outras aplicações de ônibus. Suportando comprimentos de 9,5 a 15 metros e peso máximo de 27 mil kg, o BZR Electric possui uma potência de tração de até 400kW (540 cv). Combinado com um arranjo de bateria modular de até 540 kWh, o BZR Electric atende à maioria das exigências para operações urbanas e interurbanas prolongadas.

A Volvo Buses possui mais de uma década de experiência em eletromobilidade. Ademais, trabalhando de perto com clientes e parceiros, solidifica a confiança da empresa no BZR Electric como uma solução duradoura para o mercado global.

A segurança é uma prioridade para a Volvo Buses. Certamente, o BZR Electric incorpora todos os sistemas de segurança ativa da empresa, enfatizando a proteção de usuários vulneráveis da estrada, como ciclistas e pedestres. Um destaque é o sistema de alerta de colisão, que vai além dos veículos para incluir pedestres e ciclistas. Isso, a fim de superar os novos regulamentos da UE e os requisitos legais de muitos países fora da UE, como no Brasil em breve.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui