sexta-feira, maio 16, 2025

Túnel na Cordilheira pode redefinir a logística entre Brasil e Pacífico

Previsto como novo elo estratégico no corredor bioceânico, túnel entre Argentina e Chile beneficiaria diretamente o transporte rodoviário de cargas do Brasil rumo aos portos do Pacífico. Estudo de viabilidade foi concluído, mas construção ainda depende de decisão política e definição de financiamento.

O Túnel Internacional Paso Las Leñas, planejado para atravessar a Cordilheira dos Andes entre Argentina e Chile, tem potencial para revolucionar a logística sul-americana, criando uma nova rota permanente de escoamento de cargas do Brasil para os portos do Pacífico. Integrando o chamado corredor bioceânico central, o projeto traria ganhos substanciais em tempo, confiabilidade e custo operacional, especialmente para o transporte rodoviário que liga o centro-sul brasileiro aos mercados asiáticos via Chile.

Com cerca de 13 km de extensão, o túnel conectaria a região de San Rafael, em Mendoza (Argentina), ao setor de Coya, na Região de O’Higgins (Chile), criando um passo andino com capacidade de operação durante todo o ano — algo que não ocorre com o atual Paso Cristo Redentor, frequentemente fechado por nevascas.

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A obra é estratégica para o transporte internacional de cargas, encurtando trajetos e oferecendo uma nova via para o escoamento de grãos, carnes, insumos industriais e produtos manufaturados brasileiros com destino ao Pacífico. Na prática, trata-se de uma alternativa viária mais curta e estável entre Porto Alegre, Uruguaiana, Mendoza e os portos de San Antonio e Valparaíso, no Chile.

Viabilidade confirmada, mas execução indefinida

Entre 2020 e 2024, o projeto avançou com a realização de estudos de engenharia, impacto ambiental e viabilidade econômica, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governos regionais. Os resultados foram positivos: o túnel é tecnicamente viável, trará ganhos logísticos significativos e pode ser estruturado via parceria público-privadas (PPP).

O custo estimado da obra é de cerca de US$ 1,6 bilhão, incluindo o túnel e as vias de acesso nos dois países. Porém, apesar dos estudos concluídos, o projeto ainda não entrou na fase de licitação. O principal entrave é institucional: a entidade binacional EBILEÑAS, criada para conduzir o empreendimento, segue inativa por falta de designações oficiais – especialmente do lado chileno.

túnel
A obra é estratégica para o transporte internacional de cargas, encurtando trajetos e oferecendo uma nova via para o escoamento de grãos, carnes, insumos industriais e produtos manufaturados brasileiros. Foto: Marcos Villela

Sem a reativação da comissão binacional, o processo de contratação e construção permanece travado. Do lado chileno, o governo prevê apenas para 2031 o início das obras de uma das estradas de acesso à futura travessia, o que dá a medida do horizonte de longo prazo que ainda envolve a execução.

Impacto direto na logística brasileira

Para o setor de transporte e logística do Brasil, o Paso Las Leñas representa uma oportunidade concreta de reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade das exportações rumo à Ásia. Além disso, ajudaria a desafogar os portos do Atlântico e a diversificar os fluxos de exportação por rodovias mais seguras e regulares.

Empresas de transporte rodoviário internacional, operadores logísticos, exportadores e associações de comércio exterior vêm acompanhando de perto o avanço (ou a estagnação) do projeto, que pode impactar diretamente planejamentos de rotas, investimentos em frotas, terminais e centros de distribuição ao longo do corredor.

Enquanto isso, a indefinição política e a falta de financiamento travam o potencial de um dos mais promissores projetos de integração sul-americana. A expectativa é que, com os estudos prontos e o apoio regional consolidado, os governos do Chile e da Argentina finalmente avancem na estruturação financeira e na convocação da licitação internacional.

Assista o Canal FrotaCast:

Até lá, o túnel Paso Las Leñas segue sendo um projeto viável e desejado, mas ainda fora do cronograma logístico real.

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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