sexta-feira, junho 20, 2025

Diário da Frota News no Campo de Provas da Mercedes-Benz 

Como publisher da Frota News convidado, tive a oportunidade de vivenciar experiências exclusivas no Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil, localizado em Iracemápolis, interior de São Paulo. Durante dois dias, exploramos de perto as inovações da marca, testamos os veículos em diferentes condições e avaliamos a performance dos caminhões. Essa jornada será contada em dois capítulos: a hospedagem dentro do Actros Evolution e suas características, as pistas do campo de provas, os testes de performance com avaliação pelo sistema FleetBoard e, finalmente, o relato da experiência de dormir no caminhão e passar um dia inteiro nas pistas realizando diversos tipos de testes. 

Não faria sentido contar uma experiência de pernoite em uma cabine de caminhão dentro de um ambiente totalmente controlado. No entanto, para quem precisa escrever para os decisores de compra das frotas, avaliar se há coerência entre o marketing dos caminhões e a experiência real é essencial. Essa vivência se torna uma referência valiosa para comparar o que é prometido e o que é efetivamente entregue. 

Foram 12 jornalistas convidados, e havia 12 caminhões Mercedes-Benz Actros preparados como um verdadeiro hotel sobre rodas. Recebi as chaves do “apartamento 281” das mãos do diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes, que também ocupou uma das unidades. 

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Não estávamos em um posto de rodovia, expostos a riscos, mas seguimos uma rotina semelhante à de um motorista profissional: organizar os objetos pessoais nos compartimentos da cabine, abastecer a geladeira com água, programar os sistemas de climatização interna (detalhes no capítulo sobre o caminhão), pegar a fila para o banho (quatro chuveiros para 12 pessoas), jantar e preparar a cabine para dormir. 

Compra de provas
Cada Actros recebeu uma numeração, sendo o apartamento de cada convidado no Campo de Provas

A versão que ocupei foi um Actros 2653 6×4, topo de linha em trem de força, mas intermediário em termos de conforto para o motorista. Ele contava com beliche, geladeira, climatizador, cortinas e um rádio com Bluetooth e USB, em vez do sistema multimídia com tela sensível ao toque e aplicativos de serviços e entretenimento. 

Testes práticos e avaliação pelo FleetBoard

Durante a experiência, primeiramente, tivemos a oportunidade de dirigir o Actros Evolution em diferentes pistas, tanto acompanhado por pilotos de teste da Mercedes-Benz quanto ao volante. Além disso, o sistema FleetBoard registrou nosso desempenho, atribuindo notas para direção eficiente, frenagem e consumo de combustível. Por fim, recebemos um certificado de avaliação, comprovando, assim, a experiência imersiva e educativa fornecida pela marca.

A experiência no Campo de Provas da Mercedes-Benz evidenciou como a marca investe em tecnologia, segurança e inovação. Com uma infraestrutura de ponta e um caminhão que redefine os padrões de eficiência, o futuro do transporte de cargas está cada vez mais conectado, seguro e inteligente. 

Campo de Provas
Antes de ir para as pistas, as instruções sobre o Campo de Provas com Andreas Hueller, gerente do CTVI, e Luis Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Instituicionais da Mercedes-Benz
Inaugurado com um investimento de R$ 90 milhões, inicialmente, o Campo de Provas da Mercedes-Benz é um dos mais avançados do Hemisfério Sul. Com 1,3 milhão de metros quadrados e 16 pistas de asfalto, concreto e terra, totalizando 12 km, além disso, o local é essencial para o desenvolvimento de veículos comerciais. Assim, o campo permite testes de durabilidade, conforto, segurança e eficiência energética.

Desde 2023, parte das instalações está disponível para a indústria nacional, ampliando sua influência no desenvolvimento automotivo no Brasil. O campo também se destaca na avaliação de veículos autônomos, híbridos e elétricos, consolidando-se como um polo tecnológico de relevância global. 

Campo de Provas
Alguns dos testes: rolagem e frenagem na pista oval, manobra e frenagem autônoma
Os principais testes realizados incluem: 
  • Teste de Durabilidade: Avalia o desgaste dos componentes em diferentes condições. 
  • Teste de Desempenho: Mede aceleração, frenagem e torque em aclives e declives. 
  • Teste de Conforto: Analisa ruído e vibração dentro da cabine. 
  • Teste de Segurança: Verifica sistemas avançados como freios e assistências de direção. 
  • Teste de Eficiência Energética: Examina consumo de combustível e emissões. 
Participamos da demonstração da frenagem autônoma e do ACC (piloto automático preditivo), inicialmente, no qual o condutor programa a distância em relação ao veículo da frente. Em seguida, na pista oval, pudemos avaliar a eficiência de desempenho sendo, assim, analisado pelo FleetBoard quanto à capacidade de aproveitar a inércia para economia de combustível e frenagem sem o uso do freio de serviço.
Após passar por vários desses testes monitorado pelo tecnologia de telemetria FleetBoard da Mercedes-Benz, este jornalista recebeu as seguintes notas:
campo de provas
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

Actros Evolution

O Actros Evolution foi apresentado na última Fenatran. Seu motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência a 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. É o mais potente da marca no Brasil desde a introdução da versão Proconve P8 (Euro 6). Outro destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem. O que me ajudou a conquistar nota 9,19 em 10 no quesito frenagem. 

Nas pistas de ruídos, verificamos os baixos índices de ruído e vibração. Já o menor consumo de combustível, até 8% menor que o do OM 460 da legislação Euro 5, foi comprovado por testes da engenharia da Mercedes-Benz do Brasil. 

Oferecido nas versões Space e Top Space, a cabine do Actros foi desenvolvida para o Brasil dentro da plataforma global de caminhões da Mercedes-Benz. Espaçosa, acomoda confortavelmente dois ocupantes e possui um túnel de 120 mm, um dos mais baixos do mercado, proporcionando uma altura interna de até 1,84 m na parte traseira. Tenho 1,82 m de altura e, no espaço do vão do motor, minha cabeça quase tocava o teto, mas ainda dentro do limite. 

Por dentro da cabine

O interior da cabine, na cor bege, segue a tendência dos veículos Mercedes-Benz, transmitindo um ambiente aconchegante e espaçoso. A posição de dirigir é mais ergonômica, semelhante à de um automóvel, com regulagem ampla da coluna de direção (cerca de 30° e 100 mm de profundidade), acomodando motoristas de diferentes biotipos. 

Assista o Canal FrotaCast:

O banco pneumático possui até 11 regulagens e um design envolvente que “abraça” o motorista. Tem um curso total de 50 cm e um extra de 6 cm, acionado por alavanca. O cinto de segurança do motorista é integrado ao banco e possui regulagem de altura. 

A cama, sem recortes, tem colchão de peça única, espuma de alta densidade e tecido confortável, garantindo uma noite de sono normal. Além disso, mede 2,20 m de comprimento e 75 cm de largura, sendo removível para facilitar manutenções. O modelo avaliado contava com beliche opcional. 

A cabine, oferece mais de 30 porta-objetos, totalizando cerca de 700 litros de espaço. A geladeira gaveta, com capacidade de 25 litros, fica sob a cama e possui sensor de inclinação para evitar danos. Mesmo com o caminhão desligado, a água armazenada permaneceu gelada na manhã seguinte. 

O painel digital na versão Advanced possui duas telas de 12 polegadas de alta resolução. A versão Classic, testada por mim, conta com rádio Bluetooth e USB. Aliás, o volante multifuncional tem quatro raios e diâmetro de 450 mm, garantindo praticidade ao motorista. 

O Actros Evolution também conta com iluminação interna em LED, climatizador, ar-condicionado automático digital e sistema de aquecimento estacionário, proporcionando conforto térmico ideal. 

Além disso, incorpora tecnologias de segurança como ABA 5, Side Guard Assist, Attention Assist, Lane Warning System e muitos outros dispositivos que elevam o nível de proteção e eficiência do caminhão. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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