sábado, abril 26, 2025

Entrevista: Fernando Valiate lidera virada na área de serviços da Scania

Desde que a conectividade passou a integrar o cotidiano do transporte rodoviário, a área de pós-venda da Scania conquistou ainda mais protagonismo — e não por acaso. Com uma base sólida e uma visão estratégica de longo prazo, os serviços da marca se transformaram em uma peça-chave para fidelizar clientes, reduzir custos operacionais e impulsionar a transição energética. Para conhecer mais de perto essa nova fase, a Frota News conversou com Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania desde o final de 2023, com passagem de seis anos pelo Scania Group.

Segundo Valiate, a jornada começou ainda em 2016, quando a Scania lançou um projeto estratégico para desenhar como seria o transporte em 2030. O plano previa um futuro com caminhões autônomos, elétricos e, sobretudo, uma nova forma de pensar os serviços como centro de valor para o cliente.

“Foi aí que surgiu a divisão New Ventures and New Business, criada em 2017 para desenvolver modelos de negócios independentes da venda de caminhões, que é o core da Scania. A partir disso, buscamos entender mais a fundo o dia a dia dos transportadores. Foi quando criamos a transportadora-laboratório Lots, aqui na América Latina”, lembra Valiate.

Leia também:

MAN vai lançar novo motor D30 diesel para pesados desenvolvido com VW e Scania

Porto de Santos inicia operação com caminhões Scania GNC

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

A experiência de ser o cliente

Lançada em 2018, a Lots nasceu do zero, com a missão de operar como um cliente real da Scania. “Recebi o convite para liderar a implementação. Fui diretor de operações e vivemos um verdadeiro projeto de empreendedorismo interno. Crescemos até alcançar mais de 400 caminhões, 1.500 motoristas e operação em três países: Brasil, Chile e Peru”, relata.

Essa vivência foi determinante para a virada na área de serviços. Em 2023, com a chegada de Simone Montanha à presidência da Scania Brasil, Valiate foi convidado a assumir a diretoria de Serviços, levando consigo a bagagem adquirida na Lots. “A ideia é melhorar a experiência de todos os clientes, com base na vivência real de quem está na estrada”, resume.

Transformação e estratégia focada no cliente

Desde então, a área de serviços da Scania vem passando por um processo intenso de transformação, com foco total no cliente. Uma das principais ferramentas de avaliação é o NPS (Net Promoter Score), indicador de satisfação que é medido por concessionária e ainda segmentado por motorista, gestor e dono de frota. “Hoje, nosso NPS está em 86%. Queremos crescer ainda mais”, afirma Valiate.

Em 2024, a Scania registrou uma frota circulante de 110 mil caminhões com até 10 anos de fabricação no Brasil. Desse total, 70% utilizam serviços de manutenção nas concessionárias e impressionantes 90% estão conectados aos Serviços Conectados da marca. Como reflexo dessa evolução, a empresa registrou crescimento de 12% no faturamento com serviços e ampliou sua estrutura, atingindo 221 pontos de atendimento — sendo 106 concessionárias, 107 unidades dedicadas dentro de frotistas e 8 lojas de peças.

“Para clientes com mais de 20 caminhões, ir até a concessionária para manutenção deixa de ser viável. Por isso, oferecemos o serviço dedicado, com oficinas dentro da garagem do cliente”, explica Fernando Valiate.

Desafios com o segundo proprietário

A Scania também mira os caminhões seminovos, com contratos de manutenção mais simples e acessíveis, voltados ao segundo dono do veículo — um segmento estratégico, já que os grandes frotistas costumam renovar a frota entre 3 e 5 anos de uso.

“Criamos pacotes básicos para esse perfil. Mas a aplicação do veículo também importa muito. Por exemplo, no setor off-road (mineração, cana, florestal), 100% da frota já está conectada, porque a operação é 24/7 e exige respostas rápidas. O mesmo vale para ônibus e agora, também, para os portos”, destaca o Fernando Valiate.

Assista o Canal FrotaCast:

Porto de Santos: laboratório da transição energética

Um exemplo emblemático da nova fase da Scania é o Porto de Santos, o maior da América Latina, onde a empresa está implementando serviços voltados para veículos movidos a gás natural. A iniciativa, que conta com 35 canais integrados de atendimento, marca um passo importante rumo a operações com menor emissão de carbono.

“Estamos aplicando a mesma estratégia usada no off-road. Começamos por áreas confinadas, como portos, depois seguimos para corredores logísticos e, por fim, para o transporte rodoviário de longa distância”, explicou um executivo da marca durante apresentação técnica com representantes da indústria automotiva e logística.

Fernando Valiate
O Porto de Santos será laboratório para manutenção dedicada de caminhões Scania a gás

Além dos veículos, a Scania oferece pacotes de serviços para economia de combustível e suporte técnico. E, embora o abastecimento de gás ainda não esteja sob o escopo da empresa, isso pode mudar em breve. “Já temos empresas do grupo cuidando de soluções de carregamento elétrico. É questão de tempo até que o abastecimento de gás também entre no nosso portfólio de serviços”, revelou Fernando Valiate.

Caminho sem volta

Com visão de futuro, estratégia consolidada e atenção redobrada ao cliente, a área de serviços da Scania deixou de ser um complemento da operação para se tornar uma frente protagonista na transformação do transporte rodoviário e industrial no Brasil. A conectividade, aliada à experiência do cliente, já dita os próximos passos — e a sustentabilidade é o destino inevitável.

 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui