sexta-feira, junho 20, 2025

Transpass testa o ônibus 100% elétrico e-Volksbus 22L nas ruas de São Paulo

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) coloca à prova o seu ônibus elétricos em uma das cidades mais complexas para eletrificação do transporte público devido à falta de infraestrutura. Os primeiros modelos do e-Volksbus 22L começaram a circular pelas ruas de São Paulo em operações reais. Quatro unidades do modelo estarão em uso nas próximas semanas como parte de uma fase final de avaliações junto a clientes estratégicos.

Com 1.183 ônibus elétricos em circulação, o país ocupa a terceira colocação no ranking latino-americano, atrás do Chile (2.659 veículos) e da Colômbia (1.590), segundo dados atualizados do E-Bus Radar — iniciativa do projeto Zebra, liderado pelo ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo) e C40 Cities.

O avanço dos ônibus elétricos no país corre atrás da agenda global de descarbonização e já conta cinco fabricantes de ônibus elétricos já produzindo — Mercedes-Benz, BYD, Eletra, Volvo e Marcopolo. Outros três vão começar a produzir entre este e o próximo ano — Volkswagen, Scania e Higer Bus — e um que vai apenas importar, a Ankai.

Leia também:

Volvo inicia produção de ônibus biarticulado e articulado elétricos no Brasil

Brasil entra no Top 3 da eletrificação com frota de ônibus e crescendo em ritmo acelerado 

100% desenvolvimento no Brasil

Nosso e-Volksbus chega para estabelecer uma nova referência de atendimento no mercado. Não oferecemos apenas um veículo, mas uma solução completa de transporte, da infraestrutura de recarga ao pós-vendas“, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Segundo a empresa, o e-Volksbus 22L é fruto direto da experiência com o e-Delivery, primeiro e único caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina. A expertise acumulada permitiu à engenharia da VWCO desenvolver um ônibus robusto, versátil e alinhado às necessidades reais do transporte coletivo urbano.

Outro modelo desenvolvimento no Brasil e já com mais de 120 unidades entregues aos clientes é o Mercedes-Benz eO500U. Leia mais sobre ele:

Brasil desenvolve ônibus elétrico com índice crescente de nacionalização

Etapa de testes e suporte total ao cliente

A primeira unidade já está em operação na empresa Transpass, enquanto as demais serão integradas à frota de outras operadoras da capital paulista em breve. Técnicos da VWCO acompanharão de perto cada veículo, garantindo treinamento completo aos profissionais das empresas e suporte para eventuais manutenções realizadas nas próprias garagens.

A montadora também está mobilizando sua rede de concessionárias, preparando estoques de peças e serviços dedicados aos novos modelos elétricos. “Seja a diesel ou elétrico, nossos veículos vão sempre oferecer a melhor solução de transporte, apoiados numa extensa e qualificada rede de atendimento em todo o país”, reforça Alouche.

Projetado no Brasil, o e-Volksbus 22L adota a exclusiva arquitetura modular elétrica da VWCO, que permite maior flexibilidade no desenvolvimento de veículos. Essa solução possibilita a adaptação ágil da base técnica para diferentes plataformas, reduzindo o tempo de lançamento de novos produtos e garantindo alinhamento com as exigências operacionais de diferentes mercados.

Educação em transporte: Fabet São Paulo

Curso online da Fabet capacita profissionais para otimizar a gestão de pneus em frotas de veículo

Mercado e fabricantes em destaque

No panorama latino-americano, a chinesa BYD lidera a presença de ônibus elétricos com 2.678 unidades, seguida por Foton, Yutong Bus e a brasileira Eletra, que detém a maior frota em operação no Brasil, com 691 ônibus. No país, a BYD aparece com 90 unidades, seguida pela Mercedes-Benz, com 62.

A chegada do e-Volksbus promete aquecer ainda mais esse mercado e ampliar a competitividade entre fabricantes em território nacional, num momento em que sustentabilidade e eficiência operacional se tornam prioridades inadiáveis.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui