A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) coloca à prova o seu ônibus elétricos em uma das cidades mais complexas para eletrificação do transporte público devido à falta de infraestrutura. Os primeiros modelos do e-Volksbus 22L começaram a circular pelas ruas de São Paulo em operações reais. Quatro unidades do modelo estarão em uso nas próximas semanas como parte de uma fase final de avaliações junto a clientes estratégicos.
Com 1.183 ônibus elétricos em circulação, o país ocupa a terceira colocação no ranking latino-americano, atrás do Chile (2.659 veículos) e da Colômbia (1.590), segundo dados atualizados do E-Bus Radar — iniciativa do projeto Zebra, liderado pelo ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo) e C40 Cities.
O avanço dos ônibus elétricos no país corre atrás da agenda global de descarbonização e já conta cinco fabricantes de ônibus elétricos já produzindo — Mercedes-Benz, BYD, Eletra, Volvo e Marcopolo. Outros três vão começar a produzir entre este e o próximo ano — Volkswagen, Scania e Higer Bus — e um que vai apenas importar, a Ankai.
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100% desenvolvimento no Brasil
“Nosso e-Volksbus chega para estabelecer uma nova referência de atendimento no mercado. Não oferecemos apenas um veículo, mas uma solução completa de transporte, da infraestrutura de recarga ao pós-vendas“, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
Segundo a empresa, o e-Volksbus 22L é fruto direto da experiência com o e-Delivery, primeiro e único caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina. A expertise acumulada permitiu à engenharia da VWCO desenvolver um ônibus robusto, versátil e alinhado às necessidades reais do transporte coletivo urbano.
Outro modelo desenvolvimento no Brasil e já com mais de 120 unidades entregues aos clientes é o Mercedes-Benz eO500U. Leia mais sobre ele:
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Etapa de testes e suporte total ao cliente
A primeira unidade já está em operação na empresa Transpass, enquanto as demais serão integradas à frota de outras operadoras da capital paulista em breve. Técnicos da VWCO acompanharão de perto cada veículo, garantindo treinamento completo aos profissionais das empresas e suporte para eventuais manutenções realizadas nas próprias garagens.
A montadora também está mobilizando sua rede de concessionárias, preparando estoques de peças e serviços dedicados aos novos modelos elétricos. “Seja a diesel ou elétrico, nossos veículos vão sempre oferecer a melhor solução de transporte, apoiados numa extensa e qualificada rede de atendimento em todo o país”, reforça Alouche.
Projetado no Brasil, o e-Volksbus 22L adota a exclusiva arquitetura modular elétrica da VWCO, que permite maior flexibilidade no desenvolvimento de veículos. Essa solução possibilita a adaptação ágil da base técnica para diferentes plataformas, reduzindo o tempo de lançamento de novos produtos e garantindo alinhamento com as exigências operacionais de diferentes mercados.
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Mercado e fabricantes em destaque
No panorama latino-americano, a chinesa BYD lidera a presença de ônibus elétricos com 2.678 unidades, seguida por Foton, Yutong Bus e a brasileira Eletra, que detém a maior frota em operação no Brasil, com 691 ônibus. No país, a BYD aparece com 90 unidades, seguida pela Mercedes-Benz, com 62.
A chegada do e-Volksbus promete aquecer ainda mais esse mercado e ampliar a competitividade entre fabricantes em território nacional, num momento em que sustentabilidade e eficiência operacional se tornam prioridades inadiáveis.