sexta-feira, maio 16, 2025

Brasil desenvolve ônibus elétrico com índice crescente de nacionalização

O ônibus 100% elétrico Mercedes-Benz eO500U, produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, é um modelo totalmente desenvolvido no Brasil, com 111 unidades entregues aos clientes. Além da forte presença em São Paulo, o eO500U está sendo testado em Vitória (ES) e já passou por operações demonstrativas em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o modelo “está cada dia mais presente nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades”. 

A aceitação internacional também cresce. O Chile já aprovou o eO500U em operação regular, e o modelo foi enviado para demonstração na Argentina e no México. 

Sistema de baterias nacional garante Finame Baixo Carbono 

Um dos grandes diferenciais do eO500U está em seu sistema de baterias. A BorgWarner, multinacional especializada em eletrificação e soluções para mobilidade, é a fornecedora do sistema completo de baterias do modelo. Produzidas em Piracicaba (SP), as baterias são fruto da aquisição da fabricante alemã Akasol pela BorgWarner, possibilitando a produção local de packs de alta eficiência energética. 

BorgWarner
Bateria produzida em Piracicaba

Cada ônibus pode contar com até cinco packs de baterias de 98 kWh, totalizando 490 kWh de energia. Com nove módulos por pack e peso médio de 570 kg cada, o conjunto garante autonomia suficiente para atender operações urbanas intensas. A nacionalização de componentes é uma prioridade para a Mercedes-Benz, que desenvolveu cerca de 40 novos fornecedores locais para o eO500U.  

A BorgWarner também está já nacionalizou as estruturas mecânicas e cabos do sistema de baterias, visando atender aos requisitos de conteúdo local exigidos por programas de financiamento como o Finame Baixo Carbono do BNDES.  

Embora a Mercedes-Benz não divulgue o percentual exato de conteúdo nacional do eO500U, o modelo atende ao índice mínimo de 5% exigido pelo BNDES até o final de 2024. Esse percentual aumentou para 15% este ano e aumentará para 30% em 2027 e 50% em 2029 

Articulado elétrico eO500UA já tem testes programados

Ônibus elétrico
Mercedes-Benz eO500UA está em teste e produção deve começar até o final deste ano

Ampliando o portfólio de eletromobilidade, a Mercedes-Benz apresentou na LatBus 2024 o eO500UA, seu primeiro ônibus articulado 100% elétrico, também desenvolvido no Brasil. A produção será feita em São Bernardo do Campo, com início de circulação previsto para 2026. Os primeiros protótipos, com carroçaria Caio, passarão por testes funcionais e de durabilidade em ambientes urbanos e no Centro de Testes Veiculares da marca em Iracemápolis (SP), em parceria com a Bosch. 

Sustentabilidade exige mobilização ampla

Para Walter Barbosa, o sucesso da eletromobilidade depende do comprometimento de governos e empresas: “É fundamental o esforço conjunto de todos os players para viabilizar não apenas a produção, mas também o financiamento e a infraestrutura de recarga dos elétricos”. Ele destaca que a Mercedes-Benz tem plena capacidade para atender a demanda de todo o Brasil e de outros países latino-americanos. 

A substituição de um ônibus a diesel por um elétrico evita a emissão de até 106 toneladas de CO₂ por ano, segundo estimativas da Prefeitura de São Paulo. Além disso, um único ônibus pode retirar até 50 carros das ruas, melhorando o fluxo urbano e reduzindo o impacto ambiental. 

Financiamento e compromisso com o futuro

A Mercedes-Benz conta com o apoio do Banco Mercedes-Benz, o primeiro a operar linhas do BNDES com recursos do Fundo Clima. A instituição também lidera operações pelo Novo Refrota, parte do Pró-Transporte, com investimentos do Novo PAC. 

“Com os nossos ônibus elétricos e os modelos Euro 6 a diesel com tecnologia BlueTec 6, reafirmamos nosso compromisso com o transporte sustentável, combinando inovação com eficiência para operadores e sociedade”, conclui Walter Barbosa. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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