sábado, outubro 12, 2024

Renault lança Kangoo 1.6 Flex em busca da metade dos clientes do Fiat Fiorino

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O mercado de furgões compactos em 2023 representou um negócio de 21.863 unidades. E, praticamente, sem concorrentes, o Fiat Fiorino tem o monopólio deste segmento, com 91,7% de participação (21.713 furgões); seguido do irmão gêmeo idêntico Peugeot Partner (1.713 unidades); do Renault Kangoo E-Tech, lançado em outubro do ano passado (148 furgões elétricos) e do BYD T3 (48 furgões elétricos). Com um lote mensal de 500 unidades, a Renault volta ao segmento com o novo Renault Kangoo 1.6 Flex. Conheça esta novidade que chega mais cara (R$ 120.800,) porém, com qualidades que justificam os R$ 1.810 mais em relação ao Fiorino. Confira!

Produzido na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, desde 1998, o novo Kangoo já lidera o mercado de furgões compactos em seu país de origem há 24 anos, com mais de 470 mil unidades fabricadas. No Brasil, há dúvidas se conseguirá tirar a supremacia do Fiat Fiorino, líder do segmento desde o berço, em 1978, portanto há 46.

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Características principais

O Kangoo 1.6 SCe Flex chega ao mercado na versão Advanced, disponível nas cores branco Glacier e prata Etóile. Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, destaca assim, a importância do novo modelo:

“Com a chegada do Kangoo 1.6 SCe Flex, ampliamos nossa presença no segmento de furgões, ampliando o nosso portfólio de soluções em veículos comerciais leves ao lado do Renault Master, líder do segmento há mais de 10 anos”.

O furgão oferece capacidade de carga 100 kg a mais de capacidade em peso (750 kg vs. 650 kg) em relação ao Fiat Fiorino. A capacidade em volume é a mesma em ambos; 3,3 m3. Aliás, a maior vantagem do Kangoo está na porta lateral deslizante, que facilita o acesso às cargas no fundo do compartimento e permite operações de carga e descarga com segurança diretamente da calçada.

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Outra vantagem está no consagrado motor 1.6 SCe Flex, que entrega 115 cv de potência e 15,7 kgfm de torque, fabricado pela Horse Power Limited, uma joint venture entre a Renault e chinesa Geely. A caixa de marchas é manual de cinco velocidades. É o mesmo motor da Oroch e outros modelos da marca. A saber, o Fiorino tem um motor 1.4 de apenas 86 cv, se abastecido com etanol. A suspensão dianteira é MacPherson e a traseira com eixo de torção.

Além do motor mais potente e da porta lateral, os equipamentos da versão Advanced entrega muito mais do que o concorrente. Ela vem de fábrica com ar-condicionado e um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7”, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Com 10 compartimentos para pequenos objetos, totalizando 33 litros de capacidade adicional, e um entre-eixos de 2.812 mm, o modelo oferece um espaço interno maior em relação ao líder do segmento.

A disputa entre Renault Kangoo e Fiat Fiorino promete ser acirrada! Segundo Aldo Costa, diretor de marketing da Renault do Brasil, o volume de Kangoo importado da Argentina já conta com uma programação contínua de lotes quinzenas de 250 unidades, totalizando 500 unidades por mês. No entanto, a fábrica argentina está preparando para aumentar este volume se precisar. Agora vamos aguardar os próximos capítulos deste duelo entre Renault Kangoo vs Fiat Fiorino. Mas no final das contas, é o comprador que parece estar sentado no trono, decidindo o destino desses dois gladiadores do segmento de furgões compactos. Que o melhor furgão vença!

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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