A fabricante chinesa Yutong e está presente na América Latina desde 2005, e desde 2023, ela vem avaliando a instalação de uma fábrica no Brasil. Caso a decisão se concretize, a empresa se tornará a 10ª montadora a operar no país. Capacidade financeira e tecnológica não faltam – e o recente lançamento de seu segundo modelo de ônibus elétrico de dois andares, o U12DD 6×2.
A Yutong já conta com mais de 28 mil ônibus em circulação na América Latina, em mercados como México, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Jamaica, competindo com as fabricantes europeias e outras chinesas.
Em novembro de 2024, delegações de imprensa de dez países latino-americanos, incluindo o Brasil, foram recebidas na sede da Yutong, em Zhengzhou, na China. O convite para a imprensa latino-americana conhecer as suas tecnologias é a maior demonstração de interesse nesses mercados.
Primeiro biarticulado do mundo
A fabricante demonstrou seus esforços em eletrificação, inteligência veicular e durabilidade com soluções tecnológicas voltadas para as demandas dos centros urbanos latino-americanos.
A visita também destacou o pioneirismo da Yutong com o primeiro ônibus elétrico biarticulado de 26 metros do mundo. A primeira unidade saiu de linha há pouco mais de três meses da Volvo iniciar a produção do seu biarticulado no Brasil. O modelo chinês foi desenvolvido especialmente para o México — uma resposta direta à crescente demanda por veículos de alta capacidade e baixa emissão de poluentes.
Volvo inicia produção de ônibus biarticulado e articulado elétricos no Brasil
U12DD: potência elétrica sobre dois andares
Lançado oficialmente em 6 de maio de 2025, o novo U12DD simboliza a ambição tecnológica da Yutong. Trata-se de um ônibus elétrico de dois andares projetado para atender mercados internacionais com rigorosas exigências ambientais e operacionais.
O modelo se destaca pela segurança, com o sistema de proteção de bateria YESS e proteção IP68+IP6K9K para componentes críticos como bateria, motor e controle eletrônico. A carroceria, inteiramente em alumínio, reduz o peso do veículo em 1.300 kg, contribuindo para uma economia de energia de até 10%.
Em termos de desempenho, o U12DD impressiona: sua bateria de 621 kWh garante autonomia de até 670 km com consumo médio de apenas 0,81 kWh/km (em condições SORT2). O tempo de recarga é igualmente competitivo — duas horas com carregadores rápidos padrão europeu de 350 kW.
Com capacidade para até 120 passageiros, o modelo foi desenvolvido para operações intensas e condições desafiadoras de temperatura e umidade. Entre os diferenciais de conforto, o ônibus conta com ar-condicionado de 52.000 kcal/h e um layout inteligente de três portas e duas escadas.
Já em operação no Reino Unido com o modelo anterior (U11DD), o novo U12DD está prestes a estrear em Singapura, reforçando a liderança da Yutong no mercado global de ônibus elétricos de grande porte.
Rumo ao Brasil: o próximo passo?
Com uma base consolidada na América Latina e um portfólio robusto de veículos comerciais de nova energia — que inclui ônibus, caminhões leves, caminhões pesados e até caminhões de mineração — a Yutong já deu sinais claros de que está pronta para avançar no mercado brasileiro.
A decisão de abrir uma fábrica no Brasil está em estudo e pode ser anunciada em breve. Se confirmada, a iniciativa não apenas fortalece a posição da marca no continente, mas insere o Brasil no mapa da transição energética no transporte público, com um parceiro global de alta capacidade tecnológica.
Enquanto o anúncio oficial não vem, a Yutong segue investindo em visibilidade, tecnologia e presença regional, com a meta clara de liderar a revolução verde no transporte urbano da América Latina.