terça-feira, julho 15, 2025

Ônibus elétricos: Yutong lança modelo DD e avalia mercado brasileiro 

A fabricante chinesa Yutong e está presente na América Latina desde 2005, e desde 2023, ela vem avaliando a instalação de uma fábrica no Brasil. Caso a decisão se concretize, a empresa se tornará a 10ª montadora a operar no país. Capacidade financeira e tecnológica não faltam – e o recente lançamento de seu segundo modelo de ônibus elétrico de dois andares, o U12DD 6×2. 

A Yutong já conta com mais de 28 mil ônibus em circulação na América Latina, em mercados como México, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Jamaica, competindo com as fabricantes europeias e outras chinesas. 

Em novembro de 2024, delegações de imprensa de dez países latino-americanos, incluindo o Brasil, foram recebidas na sede da Yutong, em Zhengzhou, na China. O convite para a imprensa latino-americana conhecer as suas tecnologias é a maior demonstração de interesse nesses mercados. 

Primeiro biarticulado do mundo 

A fabricante demonstrou seus esforços em eletrificação, inteligência veicular e durabilidade com soluções tecnológicas voltadas para as demandas dos centros urbanos latino-americanos.  

A visita também destacou o pioneirismo da Yutong com o primeiro ônibus elétrico biarticulado de 26 metros do mundo. A primeira unidade saiu de linha há pouco mais de três meses da Volvo iniciar a produção do seu biarticulado no Brasil. O modelo chinês foi desenvolvido especialmente para o México — uma resposta direta à crescente demanda por veículos de alta capacidade e baixa emissão de poluentes.  

Leia também:

Volvo inicia produção de ônibus biarticulado e articulado elétricos no Brasil

U12DD: potência elétrica sobre dois andares 

Lançado oficialmente em 6 de maio de 2025, o novo U12DD simboliza a ambição tecnológica da Yutong. Trata-se de um ônibus elétrico de dois andares projetado para atender mercados internacionais com rigorosas exigências ambientais e operacionais. 

O modelo se destaca pela segurança, com o sistema de proteção de bateria YESS e proteção IP68+IP6K9K para componentes críticos como bateria, motor e controle eletrônico. A carroceria, inteiramente em alumínio, reduz o peso do veículo em 1.300 kg, contribuindo para uma economia de energia de até 10%. 

Em termos de desempenho, o U12DD impressiona: sua bateria de 621 kWh garante autonomia de até 670 km com consumo médio de apenas 0,81 kWh/km (em condições SORT2). O tempo de recarga é igualmente competitivo — duas horas com carregadores rápidos padrão europeu de 350 kW. 

Com capacidade para até 120 passageiros, o modelo foi desenvolvido para operações intensas e condições desafiadoras de temperatura e umidade. Entre os diferenciais de conforto, o ônibus conta com ar-condicionado de 52.000 kcal/h e um layout inteligente de três portas e duas escadas. 

Já em operação no Reino Unido com o modelo anterior (U11DD), o novo U12DD está prestes a estrear em Singapura, reforçando a liderança da Yutong no mercado global de ônibus elétricos de grande porte. 

Rumo ao Brasil: o próximo passo?

Com uma base consolidada na América Latina e um portfólio robusto de veículos comerciais de nova energia — que inclui ônibus, caminhões leves, caminhões pesados e até caminhões de mineração — a Yutong já deu sinais claros de que está pronta para avançar no mercado brasileiro. 

A decisão de abrir uma fábrica no Brasil está em estudo e pode ser anunciada em breve. Se confirmada, a iniciativa não apenas fortalece a posição da marca no continente, mas insere o Brasil no mapa da transição energética no transporte público, com um parceiro global de alta capacidade tecnológica. 

Enquanto o anúncio oficial não vem, a Yutong segue investindo em visibilidade, tecnologia e presença regional, com a meta clara de liderar a revolução verde no transporte urbano da América Latina. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui