quarta-feira, dezembro 11, 2024

Novo VW Delivery 13.180: entenda as diferenças de entre-eixos

A família Delivery é um destaque no segmento de distribuição urbana, com seis modelos com motor a diesel e dois com motores elétricos, além de contar com diferentes variantes em configurações técnicas. Agora, os clientes da Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com mais uma variante de fábrica: o Novo VW Delivery 13.180 6×2 com novo entre-eixos de 4.400 mm de fábrica.

Anteriormente, apenas a distância entre-eixos de 2.955 era vendido, e os depois apenas sob encomenda. Agora, os entre-eixos 2.955 e 4.400 mm podem ser encontrados nas concessionárias, e apenas a medida de 3.950 mm continua sob encomenda.

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Como escolher o entre-eixos

As diferentes distâncias entre eixos em um caminhão têm implicações importantes para a distribuição de peso, capacidade de carga e segurança. Exploraremos as razões por trás dessas variações:

Estabilidade e carga útil:

— O entre-eixos mais curto (2.955 mm) geralmente proporciona maior estabilidade e manobrabilidade. É ideal para cargas mais pesadas e distribuídas uniformemente.

— O entre-eixos médio (3.950 mm) equilibra estabilidade e espaço interno. Pode acomodar cargas variadas e oferece uma boa combinação de capacidade de carga e dirigibilidade.

— O entre-eixos mais longo (4.400 mm) maximiza o espaço interno. É adequado para cargas volumosas, como móveis ou materiais de construção.

Comprimento da carroceria:

— Um entre-eixos maior permite carrocerias mais longas, servindo para transportar itens extensos, como tubos ou vigas.

— Um entre-eixos mais curto é preferível para cargas mais compactas, como paletes ou caixas pesadas.

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Família Delivery

Este modelo aumenta ainda mais a versatilidade da família, que já é a mais completa do segmento com seis modelos a diesel: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 (com aplicação mista — urbano e fora de estrada) e o 13.180 6×2; e dois a diesel: e-Delivery 11 e e-Delivery 14.

O conceito de caminhão leve reforçado para transportar cargas mais pesadas foi criado pela Ford Caminhões na linha Carga, o 1119. E fez muito sucesso. O trabalho da engenharia foi pegar um projeto de caminhão leve que apresentava agilidade e manobrabilidade em trânsito urbano, reforçar o chassi, suspensão e trem de força. Pronto, assim nasceu o caminhão com dirigibilidade de leve e capacidade de carga de médio.

Na época, a Volkswagen Caminhões estava desenvolvendo a linha Delivery e, sendo o modelo mais avançado, era o modelo mais avançado. Dessa forma, a engenharia da VWCO pode ir muito além, criando o Delivery 11.180, atual campeão de vendas do segmento e da fabricante de Resende. E, o Delivery 13.180 6×2 é o médio mais vendido na faixa de PBT de 13 toneladas.

Mercado

“A produção da nova versão já começou e visa atender as aplicações de maiores demandas, como baú, carga geral, carga seca, entre outras. É uma necessidade de mercado que tem crescido”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O caminhão está equipado com motor Cummins ISF 3.8, de 175 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo alto desempenho e baixo consumo de combustível. O veículo também é reconhecido por combinar robustez de caminhão com conforto de automóvel — possui uma cabine ampla e espaçosa, coluna de direção ajustável e regulagem de altura dos bancos. O pacote Prime de série inclui banco do motorista com suspensão pneumática, revestimentos dos bancos com acabamento premium, rádio com Bluetooth, trio elétrico, ar-condicionado, para-choque na cor do veículo e conexão com a RIO Box.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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