terça-feira, abril 29, 2025

VIX Logística renova frota com 71 veículos Marcopolo

A VIX Logística, com atuação no segmento de fretamento, anunciou a aquisição de 71 veículos da Marcopolo. A saber, com sede no Espírito Santo, a empresa adquiriu os veículos por meio da filial Marcopolo Cariacica, Espírito Santo.

A nova frota inclui os seguintes modelos: um Viaggio G8 1050, 27 unidades do Ideale 800 e 43 micro-ônibus Senior Fretamento. Segundo Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo, “A VIX Logística se destaca como uma operadora que investe continuamente na modernização e renovação de sua frota, aliás, incorporando veículos com tecnologias avançadas, como o Viaggio 1050 elétrico, que já integra suas operações há alguns anos. Além disso, essa nova entrega reforça a sólida parceria entre a Marcopolo e a VIX, além de ampliar a presença da nossa marca no atendimento aos clientes da empresa”.

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Novo Mercedes-Benz eCitaro K redefine padrões de tecnologia em ônibus

A Mercedes-Benz tornou tudo que temos de modernidade em ônibus no Brasil ultrapassado, principalmente, em tecnologias de segurança. Mas, por enquanto, somente na Europa, após o lançamento do eCitaro K. No entanto, tirando o exagero, contínuamos modernos e, não é por causa da Mercedes-Benz ter dado alguns passos à frente no mercado europeu é que nós ficamos ultrapassados. Só temos que não perder muita distância em tecnologia de segurança. 

As primeiras unidades já começaram a operar na Itália, na Asti Servizi Pubblici SpA, empresa estatal da região de Piemente. 

eCitaro K
Novo eCitaro K surpreende com a quantidade de sistemas de segurança

O Mercedes-Benz eCitaro K é uma versão compacta do ônibus urbano elétrico da marca e traz muitas inovações que vamos conhecer nas próximas linhas. Ele tem 10,63 metros de comprimento e um raio de giro de 17,28 metros. Em comparação com os modelos produzidos pela marca no Brasil, o eCitaro K ficaria entre o micro-ônibus urbano LO 916 e o urbano padrão OF 1619. Ainda assim, não há planos da marca em lançar uma versão elétrica nessas dimensões. O único Mercedes-Benz elétrico disponível é o eO500U com 12,13 metros de comprimento.

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O novo modelo se adapta a rotas estreitas e sinuosas, sendo indicado para operações urbanas que exigem maior flexibilidade. A saber, apesar do tamanho reduzido, o eCitaro K tem capacidade para até 84 passageiros.

O modelo conta com cinco conjuntos de baterias de alta tensão, totalizando 491 kWh, distribuídos pelo teto e pela traseira do veículo. Além disso, o ônibus conta com um sistema de carregamento plug-in flexível, permitindo a recarga em diferentes posições. A partir de 2026, estará disponível com as baterias NMC de quarta geração, que prometem maior densidade energética e vida útil prolongada.

Segurança e conforto a bordo

A segurança é um dos pilares do eCitaro K. O modelo exibe um avançado sistema de câmeras 360°, além de assistência de frenagem ativa Preventive Brake Assist 2 e uma série de outros recursos como Sideguard Assist 2, Frontguard Assist, Tyre Pressure Monitoring System TPM e Attention Assist. Para os passageiros, o conforto também é garantido com assentos ergonômicos City Star Eco, corrimãos de teto amarelos e piso com efeito de madeira, criando um ambiente moderno e aconchegante. O modelo ainda oferece 14 tomadas USB duplas para carregamento de dispositivos.

eCitaro K
O posto do motorista traz quadro de instrumento tradicional, mas há muita modernidade. No salão de passageiros, menos assentos para aumentar a capacidade total de passageiros

Conheça a função de cada sistema de segurança:

  1. Sistema de Câmeras 360°: Este sistema utiliza câmeras estrategicamente posicionadas ao redor do veículo para fornecer uma visão panorâmica completa. Ele ajuda o motorista a monitorar áreas cegas e facilita manobras em espaços apertados, aumentando a segurança e a precisão.
  2. Assistência de Frenagem Ativa – Preventive Brake Assist 2: Este sistema é projetado para ônibus urbanos e utiliza sensores para detectar obstáculos, pedestres ou ciclistas. Ele alerta o motorista sobre possíveis colisões e, se necessário, aplica frenagem parcial automaticamente para evitar ou minimizar impactos.
  3. Sideguard Assist 2: Um assistente de ponto cego que utiliza sensores para monitorar os lados do veículo, especialmente ao virar ou mudar de faixa. Ele alerta o motorista sobre pedestres, ciclistas ou outros veículos em áreas de risco, reduzindo a probabilidade de acidentes laterais.
  4. Frontguard Assist: Este sistema monitora a área diretamente à frente do veículo, alertando o motorista sobre possíveis colisões com pedestres ou obstáculos próximos. Ele é especialmente útil em situações de tráfego intenso ou ao sair de paradas.
  5. Tyre Pressure Monitoring System (TPM): Este sistema monitora continuamente a pressão dos pneus e alerta o motorista sobre qualquer desvio dos níveis recomendados. Isso ajuda a prevenir acidentes causados por pneus subinflados ou sobrecarregados, além de melhorar a eficiência de combustível.
  6. Attention Assist: Um sistema que analisa o comportamento do motorista, como movimentos do volante e interações com os controles do veículo, para identificar sinais de fadiga ou distração. Ele emite alertas visuais e sonoros para sugerir uma pausa, promovendo uma condução mais segura.

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Bateria NMC4: maior alcance e durabilidade

A Daimler Buses também está investindo na nova geração de baterias NMC4, que substituirá a tecnologia atual NMC3 a partir de 2026. Com densidade de energia seis por cento maior, as novas baterias oferecem maior autonomia para os ônibus elétricos, reduzindo a necessidade de recargas frequentes. Um diferencial importante é a garantia de oito anos, com opção de extensão para até doze anos. O sistema de monitoramento da bateria segue operando mesmo com o veículo desligado, garantindo mais segurança e eficiência operacional.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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