A VIX Logística, com atuação no segmento de fretamento, anunciou a aquisição de 71 veículos da Marcopolo. A saber, com sede no Espírito Santo, a empresa adquiriu os veículos por meio da filial Marcopolo Cariacica, Espírito Santo.
A nova frota inclui os seguintes modelos: um Viaggio G8 1050, 27 unidades do Ideale 800 e 43 micro-ônibus Senior Fretamento. Segundo Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo, “A VIX Logística se destaca como uma operadora que investe continuamente na modernização e renovação de sua frota, aliás, incorporando veículos com tecnologias avançadas, como o Viaggio 1050 elétrico, que já integra suas operações há alguns anos. Além disso, essa nova entrega reforça a sólida parceria entre a Marcopolo e a VIX, além de ampliar a presença da nossa marca no atendimento aos clientes da empresa”.
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Novo Mercedes-Benz eCitaro K redefine padrões de tecnologia em ônibus
A Mercedes-Benz tornou tudo que temos de modernidade em ônibus no Brasil ultrapassado, principalmente, em tecnologias de segurança. Mas, por enquanto, somente na Europa, após o lançamento do eCitaro K. No entanto, tirando o exagero, contínuamos modernos e, não é por causa da Mercedes-Benz ter dado alguns passos à frente no mercado europeu é que nós ficamos ultrapassados. Só temos que não perder muita distância em tecnologia de segurança.
As primeiras unidades já começaram a operar na Itália, na Asti Servizi Pubblici SpA, empresa estatal da região de Piemente.

O Mercedes-Benz eCitaro K é uma versão compacta do ônibus urbano elétrico da marca e traz muitas inovações que vamos conhecer nas próximas linhas. Ele tem 10,63 metros de comprimento e um raio de giro de 17,28 metros. Em comparação com os modelos produzidos pela marca no Brasil, o eCitaro K ficaria entre o micro-ônibus urbano LO 916 e o urbano padrão OF 1619. Ainda assim, não há planos da marca em lançar uma versão elétrica nessas dimensões. O único Mercedes-Benz elétrico disponível é o eO500U com 12,13 metros de comprimento.
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O novo modelo se adapta a rotas estreitas e sinuosas, sendo indicado para operações urbanas que exigem maior flexibilidade. A saber, apesar do tamanho reduzido, o eCitaro K tem capacidade para até 84 passageiros.
O modelo conta com cinco conjuntos de baterias de alta tensão, totalizando 491 kWh, distribuídos pelo teto e pela traseira do veículo. Além disso, o ônibus conta com um sistema de carregamento plug-in flexível, permitindo a recarga em diferentes posições. A partir de 2026, estará disponível com as baterias NMC de quarta geração, que prometem maior densidade energética e vida útil prolongada.
Segurança e conforto a bordo
A segurança é um dos pilares do eCitaro K. O modelo exibe um avançado sistema de câmeras 360°, além de assistência de frenagem ativa Preventive Brake Assist 2 e uma série de outros recursos como Sideguard Assist 2, Frontguard Assist, Tyre Pressure Monitoring System TPM e Attention Assist. Para os passageiros, o conforto também é garantido com assentos ergonômicos City Star Eco, corrimãos de teto amarelos e piso com efeito de madeira, criando um ambiente moderno e aconchegante. O modelo ainda oferece 14 tomadas USB duplas para carregamento de dispositivos.

Conheça a função de cada sistema de segurança:
- Sistema de Câmeras 360°: Este sistema utiliza câmeras estrategicamente posicionadas ao redor do veículo para fornecer uma visão panorâmica completa. Ele ajuda o motorista a monitorar áreas cegas e facilita manobras em espaços apertados, aumentando a segurança e a precisão.
- Assistência de Frenagem Ativa – Preventive Brake Assist 2: Este sistema é projetado para ônibus urbanos e utiliza sensores para detectar obstáculos, pedestres ou ciclistas. Ele alerta o motorista sobre possíveis colisões e, se necessário, aplica frenagem parcial automaticamente para evitar ou minimizar impactos.
- Sideguard Assist 2: Um assistente de ponto cego que utiliza sensores para monitorar os lados do veículo, especialmente ao virar ou mudar de faixa. Ele alerta o motorista sobre pedestres, ciclistas ou outros veículos em áreas de risco, reduzindo a probabilidade de acidentes laterais.
- Frontguard Assist: Este sistema monitora a área diretamente à frente do veículo, alertando o motorista sobre possíveis colisões com pedestres ou obstáculos próximos. Ele é especialmente útil em situações de tráfego intenso ou ao sair de paradas.
- Tyre Pressure Monitoring System (TPM): Este sistema monitora continuamente a pressão dos pneus e alerta o motorista sobre qualquer desvio dos níveis recomendados. Isso ajuda a prevenir acidentes causados por pneus subinflados ou sobrecarregados, além de melhorar a eficiência de combustível.
- Attention Assist: Um sistema que analisa o comportamento do motorista, como movimentos do volante e interações com os controles do veículo, para identificar sinais de fadiga ou distração. Ele emite alertas visuais e sonoros para sugerir uma pausa, promovendo uma condução mais segura.
Bateria NMC4: maior alcance e durabilidade
A Daimler Buses também está investindo na nova geração de baterias NMC4, que substituirá a tecnologia atual NMC3 a partir de 2026. Com densidade de energia seis por cento maior, as novas baterias oferecem maior autonomia para os ônibus elétricos, reduzindo a necessidade de recargas frequentes. Um diferencial importante é a garantia de oito anos, com opção de extensão para até doze anos. O sistema de monitoramento da bateria segue operando mesmo com o veículo desligado, garantindo mais segurança e eficiência operacional.