A Volvo Trucks atingiu um marco significativo na eletrificação do transporte rodoviário: mais de 5.000 caminhões elétricos a bateria foram entregues a clientes em 50 países, incluindo 30 unidades na América do Sul – 15 no Brasil e 15 no Chile e Uruguai. Desde 2019, quando a montadora sueca iniciou a produção em escala comercial desses veículos, os caminhões elétricos da marca já rodaram cerca de 170 milhões de quilômetros em operações comerciais, reduzindo emissões de CO₂ e ruídos, e melhorando o ambiente de trabalho dos motoristas.
Entre os modelos responsáveis por esse avanço global está o Volvo FM Electric, que também já começou a circular em operações comerciais no Brasil. Embora ainda não haja vendas diretas desse modelo no país, a Volvo adotou uma estratégia diferenciada: os caminhões estão sendo oferecidos por meio de contratos de locação — modelo conhecido como Truck as a Service. Esse formato inclui manutenção, conectividade e assistência 24 horas, reforçando o compromisso da marca com a confiabilidade e eficiência operacional.
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A primeira operação brasileira com o FM Electric foi iniciada em dezembro de 2023, quando a transportadora Reiter Log, do Rio Grande do Sul, firmou contrato para utilizar cinco unidades do modelo. As outras 10 unidades estão sendo utilizadas na própria fábrica da Volvo, totalizando as 15 unidades licenciadas no Brasil.
Fabricados na Suécia, os caminhões têm potência de 490 kW (equivalente a 660 cv), autonomia de até 300 km e capacidade para operar com PBTC de até 44 toneladas.
Além disso, um FM Electric está sendo testado na coleta de resíduos urbanos de Curitiba (PR), em parceria com a empresa Cavo, do Grupo Estre — um indicativo de que os caminhões elétricos estão se expandindo para setores estratégicos como limpeza urbana.
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“É gratificante ver que as empresas de transporte continuam a abraçar os benefícios dos caminhões elétricos em uma ampla variedade de segmentos”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Oferecemos aos nossos clientes uma alternativa mais sustentável que faz sentido para os negócios.”
Com oito modelos elétricos em produção, incluindo o premiado Volvo FH Electric, eleito “Caminhão Internacional do Ano 2024”, a Volvo lidera o setor com uma linha adaptada tanto para a distribuição urbana e regional quanto para construção civil e transporte de resíduos.
Atualmente, os principais mercados globais da Volvo para caminhões elétricos são Alemanha, Holanda, Estados Unidos, Noruega e Suécia. Na América do Sul, 30 unidades do FM Electric estão em operação entre Brasil, Chile e Uruguai.
A Volvo também se destaca por sua estratégia de descarbonização em três frentes: motores elétricos a bateria, sistemas de célula de combustível movidos a hidrogênio verde e combustíveis renováveis como biogás, biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado). A meta é clara: emissões líquidas zero até 2040.