Em uma ação ousada que une inovação tecnológica e responsabilidade social com o Guinness World Book, a Mercedes-Benz Trucks se prepara para tentar quebrar o recorde mundial de “maior distância percorrida em marcha ré por um caminhão articulado” com seu novod caminhão elétrico eActros 600. O objetivo é percorrer mais de 100 quilômetros sem interrupções – superando o recorde atual de cerca de 89 quilômetros, registrado em 2020 nos Estados Unidos com um caminhão a diesel.
A tentativa está marcada para 4 de junho, na pista da Motorsport Arena, em Oschersleben, Saxônia-Anhalt, Alemanha. Após o desafio em circuito fechado, a missão continuará com mais 30 quilômetros de marcha ré em vias públicas, com escolta policial, até o recém-construído Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, que será inaugurado oficialmente em julho.
No comando da façanha estará Marco Hellgrewe, oficial das Forças Armadas Alemãs e recordista desde 2008. Hellgrewe, de 50 anos, foi também o idealizador da nova tentativa, agora com um caminhão 100% elétrico. “Muita coisa mudou na tecnologia desde minha primeira viagem. O eActros 600 representa o futuro da mobilidade no transporte de longa distância”, afirma ele.
Leia também:
Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series
Toyota apresenta primeira picape a biometano do Brasil
Fabet oferece curso online de Gestão Estratégica de Manutenção e Combustível
Tecnologia e simbolismo
O eActros 600, lançado comercialmente em dezembro de 2024, é o carro-chefe da Mercedes-Benz Trucks para o transporte pesado de longa distância com emissão local zero de CO₂. Equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) com capacidade superior a 600 kWh, o modelo atinge autonomias de até 500 quilômetros sem recarga intermediária e pode superar 1.000 quilômetros diários com pausas de carregamento rápidas.
Mais que um feito técnico, a iniciativa busca promover temas essenciais: eletrificação do transporte, segurança rodoviária e valorização da profissão de motorista. “Essa atividade nos permite chamar a atenção para a necessidade de mais infraestrutura de carregamento e para o reconhecimento dos motoristas profissionais, que realizam verdadeiras proezas no trânsito diariamente”, destacou Rainer Müller-Finkeldei, Chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks.
Parcerias sociais
A tentativa de recorde contará com apoio das associações Blicki e.V. e PROFI – Pro Fahrer-Image e.V.. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre segurança no trânsito e melhorar a imagem dos motoristas profissionais. Os logotipos das entidades estarão estampados no caminhão e no semirreboque usados na tentativa, além de serem promovidas ações como cursos de segurança para crianças em escolas de Halberstadt.
“Esta é uma oportunidade única de aumentar a valorização dos motoristas e mostrar o impacto positivo da inovação tecnológica no transporte”, disse o Prof. Dr. Dirk Engelhardt, presidente da PROFI. Já Dirk Hendler, diretor da Blicki eV, destacou: “Estamos entusiasmados em levar mais conscientização sobre segurança no trânsito às crianças e famílias.”
Instagram: estou sempre trocando ideias por lá também. Me segue no Instagram, e vamos continuar essa conversa.
Rumo ao futuro
O recorde, se conquistado, será mais um marco para a Mercedes-Benz Trucks, que lidera esforços pela descarbonização do transporte rodoviário. A empresa também anunciou a criação de uma rede de mais de 3.000 pontos de carregamento rápido para caminhões elétricos na Europa até 2030.
Além da infraestrutura, a marca investe fortemente em segurança, com sistemas como o Active Brake Assist 6, o Sideguard Assist 2 e o MirrorCam, que serão fundamentais para o sucesso da marcha ré – uma operação de extrema complexidade que exige máxima precisão e atenção do motorista.
Para a Mercedes-Benz Trucks, o eActros 600 não é apenas um caminhão: é o emblema de uma nova era em que eficiência, inovação e responsabilidade social caminham lado a lado.