A Mercedes-Benz do Brasil inicia 2025 com avanços em sustentabilidade e tecnologia. Em parceria com a Raízen Power, a empresa passou a utilizar energia gerada pelo projeto solar Dunamis, no Rio Grande do Norte, para abastecer suas fábricas em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). Além disso, a marca trouxe inovação para o transporte coletivo ao tornar o sistema de telemetria FleetBus item de série em seus chassis de ônibus, permitindo maior eficiência na gestão de frotas e otimização do consumo de combustível ou eletricidade.
Energia solar
Em parceria com a Raízen Power, a Mercedes-Benz do Brasil deu um novo passo no âmbito do projeto “Dunamis” de geração de energia fotovoltaica no Estado do Rio Grande do Norte. As usinas iniciaram a produção de energia solar em sua capacidade total em janeiro deste ano.
Leia também:
Os 43 caminhões mais vendidos em 2024, em ranking geral e por segmento
As 10 maiores empresas de transporte do mundo
Entrevista: Consórcio Cantareira investe na inclusão de mulheres motoristas na construção civil
Com o início das operações do projeto Dunamis, a subsidiária da Daimler Truck, que está presente no País há quase 70 anos, dá mais um passo decisivo rumo à neutralidade de CO2 em suas unidades produtivas de São Bernardo do Campo (SP) e de Juiz de Fora (MG).
A fabricante de veículos comerciais adquiriu participação no capital da usina solar do projeto Dunamis, construída pela Raízen no município de Santana dos Matos (RN). O projeto de energia solar é composto por quatro usinas fotovoltaicas, abrangendo uma área de 410 hectares com capacidade instalada total de 117,54 MW.
Atende 100% da necessidade das duas fábricas
Por meio do modelo de autoprodução, a energia elétrica gerada pelo projeto cobre 100% do abastecimento da fábrica de caminhões, chassis de ônibus e agregados de São Bernardo do Campo e da fábrica de cabinas de caminhões de Juiz de Fora.
“A Daimler Truck está trabalhando em diferentes frentes para alcançar a neutralidade de CO2 em todas as suas operações pelo mundo. Aqui no Brasil, a Mercedes-Benz deu um grande passo nessa estratégia de negócios com foco em sustentabilidade, reforçando o nosso compromisso e contribuição com o meio ambiente por meio do consumo de energia limpa, impactando na redução das emissões e dos efeitos das alterações climáticas. A fazenda solar faz parte de uma gama de ações que estamos desenvolvendo nas nossas fábricas brasileiras, como o nível aterro zero nas duas plantas, o Prédio Verde, em Juiz de Fora, e a nossa linha de peças remanufaturadas totalmente alinhada com o conceito de economia circular”, comenta Erica Daumichen, Vice-Presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.
Produção verde
A energia elétrica gerada pelo projeto Dunamis alimentará o Sistema Interligado Nacional (SIN), que integra a geração de energia elétrica e assegura o fornecimento aos usuários conectados em todo o Brasil. “Ou seja, a forma como a Mercedes-Benz do Brasil e suas estruturas industriais recebem o suprimento de energia não muda. A energia limpa na qual a empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, explica Erica Daumichen.
A eletricidade produzida pelas usinas solares pode ajudar a evitar a emissão de até 20 mil toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao abastecimento de 48 mil domicílios brasileiros (projeção baseada no fator de conversão 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba também:
FleetBus agora é item de série para todo o portfólio de ônibus Mercedes-Benz
Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do sistema de telemetria FleetBus previamente instalado. Este novo item de série também já está disponível para o ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U.
“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, informa Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, o gestor passa a contar com informações de seus veículos e comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Queremos assim proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.
O FleetBus é composto pelo módulo de telemetria, chicote elétrico e antenas. Com o equipamento é montado na linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz, não há necessidade de instalação no campo, restando aos encarroçadores apenas a colocação das antenas, conforme o tipo da carroçaria escolhida pelo cliente. Isso preserva a qualidade do produto.
Assista o Canal FrotaCast e os cortes no Instagram: