Um banco digital e uma locadora ultrapassam a Fiat e lançam o Fiorino Elétrico, para oferecer uma solução sustentável para a logística urbana. O BS2, primeiro banco digital especializado em empresas, e a MEV, pioneira na conversão de veículos a combustão para elétricos no Brasil, anunciaram nesta semana uma parceria para o lançamento da Fiorino Elétrico por assinatura, novo produto da MEV Rental, braço de locação de veículos eletrificados do grupo MEV Mobilidade S.A.
Há dois anos, a Stellantis, dona da marca Fiat, Peugeot, Citröen, entre outras, chegou a anunciar o desenvolvimento do kit para retrofit de comerciais leves, Fiat Fiorino e Peugeot Partner em versões com motorização elétrica. O projeto era em parceria com o Senai, WEG e Fuel Tech. No entanto, não há mais notícias sobre este projeto.

Fiorino by MEV
Desenvolvida especialmente para empresas de logística de última milha, o Fiorino Elétrico chega ao mercado como uma solução para reduzir custos operacionais e a pegada de carbono das empresas. A novidade é oferecida por meio de um modelo de assinatura flexível, com cobertura completa da BS2 Seguros.
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“Estamos entusiasmados em apoiar uma iniciativa tão inovadora e necessária como a da MEV. A mobilidade sustentável no setor de logística não só impacta positivamente o meio ambiente, mas também traz benefícios para toda a cadeia de empresas que dependem desse setor”, afirma Adriano Romano, CEO do BS2 Seguros. “Essa colaboração é uma oportunidade de alinhar tecnologia, sustentabilidade e segurança para gerar valor em todo o mercado”.
“Com o Fiorino Elétrico por assinatura, estamos entregando uma alternativa sustentável, econômica e inovadora para as empresas que enfrentam os desafios da última milha”, destaca Matheus Maia, CEO e cofundador da companhia.
O serviço oferece acesso a uma frota equipada com tecnologia de ponta e assistência especializada, pronta para atender às exigências do transporte urbano moderno. A expectativa é que a união entre a MEV Rental e o BS2 Seguros funcione como um facilitador na transição para frotas elétricas, tornando o setor logístico mais eficiente e ambientalmente responsável.
Renault Kangoo E-Tech
No segmento do Fiorino, a única opção no mercado brasileiro é oferecida pela Renault, também por meio de assinatura. O furgão Kangoo E-Tech 100% elétrico lançado no Brasil compete em posição intermediária entre de capacidade de carga entre 3,3 m³ (BYD eT3) e os modelos irmãos da Stellantis (Fiat e-Scudo, Citroën Ë-Jumpy e Peugeot e-Expert) de 6,1 m³. No entanto, o novo Kangoo elétrico chega com preço, eficiência e uma ampla lista de equipamentos que o torna mais competitivo entre os modelos para entregas urbanas.
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo. A nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes, possui autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, conforme a norma do INMETRO (SAE J1634).
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O espaço volumétrico de carga é de 4,3 m³, de peso de 800 kg e de reboque de 1.500 kg. As medidas internas são de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90.º a 180.º. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos. No novo Kangoo a bitola traseira e mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga.
As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidos para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de travamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só se ativam se a chave for utilizada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada.