sexta-feira, maio 16, 2025

Lançamento: Retrofit do Fiorino Elétrico para concorrer com Renault Kangoo E-Tech

Um banco digital e uma locadora ultrapassam a Fiat e lançam o Fiorino Elétrico, para oferecer uma solução sustentável para a logística urbana. O BS2, primeiro banco digital especializado em empresas, e a MEV, pioneira na conversão de veículos a combustão para elétricos no Brasil, anunciaram nesta semana uma parceria para o lançamento da Fiorino Elétrico por assinatura, novo produto da MEV Rental, braço de locação de veículos eletrificados do grupo MEV Mobilidade S.A.

Há dois anos, a Stellantis, dona da marca Fiat, Peugeot, Citröen, entre outras, chegou a anunciar o desenvolvimento do kit para retrofit de comerciais leves, Fiat Fiorino e Peugeot Partner em versões com motorização elétrica. O projeto era em parceria com o Senai, WEG e Fuel Tech. No entanto, não há mais notícias sobre este projeto.

Fiorino elétrico
Projeto da Stellantis para retrofit de Peugeot Partner e Fiat Fiorino em versões elétricas

Fiorino by MEV

Desenvolvida especialmente para empresas de logística de última milha, o Fiorino Elétrico chega ao mercado como uma solução para reduzir custos operacionais e a pegada de carbono das empresas. A novidade é oferecida por meio de um modelo de assinatura flexível, com cobertura completa da BS2 Seguros.

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“Estamos entusiasmados em apoiar uma iniciativa tão inovadora e necessária como a da MEV. A mobilidade sustentável no setor de logística não só impacta positivamente o meio ambiente, mas também traz benefícios para toda a cadeia de empresas que dependem desse setor”, afirma Adriano Romano, CEO do BS2 Seguros. “Essa colaboração é uma oportunidade de alinhar tecnologia, sustentabilidade e segurança para gerar valor em todo o mercado”.

“Com o Fiorino Elétrico por assinatura, estamos entregando uma alternativa sustentável, econômica e inovadora para as empresas que enfrentam os desafios da última milha”, destaca Matheus Maia, CEO e cofundador da companhia.

O serviço oferece acesso a uma frota equipada com tecnologia de ponta e assistência especializada, pronta para atender às exigências do transporte urbano moderno. A expectativa é que a união entre a MEV Rental e o BS2 Seguros funcione como um facilitador na transição para frotas elétricas, tornando o setor logístico mais eficiente e ambientalmente responsável.

Renault Kangoo E-Tech

No segmento do Fiorino, a única opção no mercado brasileiro é oferecida pela Renault, também por meio de assinatura. O furgão Kangoo E-Tech 100% elétrico lançado no Brasil compete em posição intermediária entre de capacidade de carga entre 3,3 m³ (BYD eT3) e os modelos irmãos da Stellantis (Fiat e-Scudo, Citroën Ë-Jumpy e Peugeot e-Expert) de 6,1 m³. No entanto, o novo Kangoo elétrico chega com preço, eficiência e uma ampla lista de equipamentos que o torna mais competitivo entre os modelos para entregas urbanas.

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo. A nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes, possui autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, conforme a norma do INMETRO (SAE J1634).

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O espaço volumétrico de carga é de 4,3 m³, de peso de 800 kg e de reboque de 1.500 kg. As medidas internas são de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90.º a 180.º. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos. No novo Kangoo a bitola traseira e mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga.

As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidos para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de travamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só se ativam se a chave for utilizada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada.

 

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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