sexta-feira, maio 16, 2025

Supersafra impulsiona lucro da 3tentos e mostra força da empresa no biodiesel

A Três Tentos Agroindustrial (3tentos) colheu os frutos da supersafra brasileira, — de grãos em 2025 e biodiesel — e registrou um lucro líquido de R$ 192,4 milhões no primeiro trimestre do ano. O resultado representa um avanço de 23% em relação ao mesmo período do ano passado e reflete não apenas a fartura da produção agrícola, mas também o desempenho expressivo da empresa no setor de biodiesel, um dos seus pilares estratégicos de crescimento.

Com a receita líquida atingindo R$ 3,5 bilhões — alta de 30,6% —, o segmento industrial da 3tentos se destacou fortemente, somando R$ 1,825 bilhão, 20,2% a mais do que em 2024. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela conversão integral da produção de óleo de soja em biodiesel, o que evidencia o papel da empresa na transição energética e no fornecimento de combustíveis mais sustentáveis ao mercado nacional.

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Cerca de 80% do farelo de soja processado pela companhia foi direcionado à exportação, mas foi o biodiesel que teve papel central na performance financeira da 3tentos. A estratégia de verticalização da produção e o aproveitamento da supersafra para maximizar a industrialização da soja reforçam a importância do biocombustível no portfólio da empresa, consolidando sua presença como um dos principais players do setor.

No segmento de grãos, a empresa também registrou um avanço expressivo, com receita líquida de R$ 1,047 bilhão — crescimento de 87,2% —, puxado por um salto de quase três vezes no volume de soja comercializado, que chegou a 239,3 mil toneladas. Já o trigo, impulsionado pela produção no Rio Grande do Sul, teve aumento de 26% nas vendas, totalizando 273,9 mil toneladas.

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Embora a estiagem no Sul tenha afetado a venda de defensivos agrícolas, o segmento de insumos ainda apresentou crescimento de 4,2%, com R$ 626,5 milhões em receita líquida, sustentado pela atuação da companhia no Vale do Araguaia, durante a safrinha de milho.

Com uma safra recorde de grãos projetada pela Conab em 322,42 milhões de toneladas neste ano, o setor agropecuário brasileiro vive um novo ciclo de expansão, e a 3tentos está entre as protagonistas dessa fase, aliando força comercial e investimentos estratégicos em energias renováveis.

A companhia anunciou também a construção de sua primeira indústria de processamento de milho no Mato Grosso, com previsão de início das operações em 2026 — um novo passo para ampliar sua verticalização e diversificar ainda mais sua atuação na cadeia produtiva.

IBOR entra para lista de empresas que apostam biodiesel puro

IBOR
IBOR Transportes é pioneira na utilização de óleo de cozinha reciclado

A lista de grandes empresas que estão investindo no uso do biodiesel puro (B100) segue crescendo. Companhias como Bunge, Martelli, JBS, Randon, Be8, Volvo, Scania, Grupo Potencial, BASF, Amaggi e 3tento já adotaram ou trabalham oferecendo essa solução energética renovável. Agora, a IBOR Transportes também se junta a esse movimento, consolidando sua aposta na descarbonização do transporte rodoviário por meio da bioenergia brasileira, também chamada de diesel renovável ou diesel verde. 

Pioneirismo e economia circular 

A IBOR Transportes, sediada em Juiz de Fora (MG), se tornou a primeira transportadora do Brasil a utilizar biodiesel produzido exclusivamente a partir de óleo de cozinha reciclado. A iniciativa, que une redução das emissões de CO2 com um modelo de economia circular, tem impacto ambiental significativo ao reaproveitar resíduos que seriam descartados. 

Para viabilizar a operação, a empresa adquiriu dez caminhões Volvo FH B100 Flex, que entrarão em operação em diversas rotas na região Sudeste. 

Investimento em sustentabilidade 

Desde 2021, a IBOR vem estudando soluções sustentáveis para seu negócio, culminando no projeto atual no final de 2023, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O investimento de R$ 40 milhões resultou na construção de uma usina de biodiesel e de um posto de abastecimento dentro do terreno da empresa, que possui 75 mil m². A previsão é de que a unidade produza inicialmente 30 mil litros de biodiesel por mês a partir de março, com capacidade de expanção para 90 mil litros mensais em 2026. 

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“O biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, destaca Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR. 

Apoio da Volvo Caminhões 

A Volvo Caminhões também participa do projeto, fornecendo os caminhões FH B100 Flex, comercializados pela concessionária Treviso. Segundo Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, a iniciativa está alinhada com os objetivos da montadora: “Queremos trabalhar para um setor de transporte forte e saudável do ponto de vista financeiro, mas que atue de forma sustentável”. 

Meta de frota 100% sustentável 

Atualmente, 65% da frota de 500 caminhões da IBOR é composta por modelos Volvo FH, todos com contratos de manutenção planejada para otimização de custos e eficiência operacional. A empresa projeta uma transição gradual para uma frota totalmente sustentável. 

“Neste primeiro ano, iniciaremos a operação com uma frota-piloto e monitoramento intensivo da performance. A partir do segundo semestre, expandiremos para mais rotas e veículos, ao mesmo tempo em que ampliamos a rede de coleta de óleo e consolidamos processos internos”, explica Guilherme Bordin, diretor comercial da IBOR. 

A transportadora também monitora indicadores além da eficiência dos caminhões, como satisfação dos motoristas, impacto ambiental, engajamento das comunidades e feedback dos clientes. 

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Estrutura e operação 

Com 500 motoristas e um quadro total de 750 funcionários, a IBOR é uma das maiores transportadoras do Sudeste, especializada em carga pesada e frete lotação. A empresa transporta produtos siderúrgicos, painéis de fibra de madeira, bobinas de papel e celulose, entre outros insumos essenciais para a indústria. 

Atuando nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de algumas rotas no Centro-Oeste, Nordeste e Sul, a transportadora percorre mensalmente mais de 2,5 milhões de quilômetros e transporta mais de 100 mil toneladas de carga. 

Um futuro mais verde 

Com um planejamento sólido e investimentos em inovação, a IBOR Transportes dá um passo relevante rumo a um futuro mais sustentável. Seu projeto de biodiesel não apenas reduz a pegada de carbono do transporte rodoviário, mas também contribui para a economia circular, ao reaproveitar um resíduo comum no cotidiano brasileiro. 

“Nossa visão é clara: uma frota 100% sustentável. Mas, como bons conhecedores da estrada, sabemos que não adianta ter pressa. O importante é manter o ritmo certo e evoluir de forma estruturada”, finaliza Luiz Antônio Bordim Junior. 

ITOY
Jornalista Marcos Villela é membro associado desde 2018
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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