A Três Tentos Agroindustrial (3tentos) colheu os frutos da supersafra brasileira, — de grãos em 2025 e biodiesel — e registrou um lucro líquido de R$ 192,4 milhões no primeiro trimestre do ano. O resultado representa um avanço de 23% em relação ao mesmo período do ano passado e reflete não apenas a fartura da produção agrícola, mas também o desempenho expressivo da empresa no setor de biodiesel, um dos seus pilares estratégicos de crescimento.
Com a receita líquida atingindo R$ 3,5 bilhões — alta de 30,6% —, o segmento industrial da 3tentos se destacou fortemente, somando R$ 1,825 bilhão, 20,2% a mais do que em 2024. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela conversão integral da produção de óleo de soja em biodiesel, o que evidencia o papel da empresa na transição energética e no fornecimento de combustíveis mais sustentáveis ao mercado nacional.
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Cerca de 80% do farelo de soja processado pela companhia foi direcionado à exportação, mas foi o biodiesel que teve papel central na performance financeira da 3tentos. A estratégia de verticalização da produção e o aproveitamento da supersafra para maximizar a industrialização da soja reforçam a importância do biocombustível no portfólio da empresa, consolidando sua presença como um dos principais players do setor.
No segmento de grãos, a empresa também registrou um avanço expressivo, com receita líquida de R$ 1,047 bilhão — crescimento de 87,2% —, puxado por um salto de quase três vezes no volume de soja comercializado, que chegou a 239,3 mil toneladas. Já o trigo, impulsionado pela produção no Rio Grande do Sul, teve aumento de 26% nas vendas, totalizando 273,9 mil toneladas.
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Embora a estiagem no Sul tenha afetado a venda de defensivos agrícolas, o segmento de insumos ainda apresentou crescimento de 4,2%, com R$ 626,5 milhões em receita líquida, sustentado pela atuação da companhia no Vale do Araguaia, durante a safrinha de milho.
Com uma safra recorde de grãos projetada pela Conab em 322,42 milhões de toneladas neste ano, o setor agropecuário brasileiro vive um novo ciclo de expansão, e a 3tentos está entre as protagonistas dessa fase, aliando força comercial e investimentos estratégicos em energias renováveis.
A companhia anunciou também a construção de sua primeira indústria de processamento de milho no Mato Grosso, com previsão de início das operações em 2026 — um novo passo para ampliar sua verticalização e diversificar ainda mais sua atuação na cadeia produtiva.
IBOR entra para lista de empresas que apostam biodiesel puro

A lista de grandes empresas que estão investindo no uso do biodiesel puro (B100) segue crescendo. Companhias como Bunge, Martelli, JBS, Randon, Be8, Volvo, Scania, Grupo Potencial, BASF, Amaggi e 3tento já adotaram ou trabalham oferecendo essa solução energética renovável. Agora, a IBOR Transportes também se junta a esse movimento, consolidando sua aposta na descarbonização do transporte rodoviário por meio da bioenergia brasileira, também chamada de diesel renovável ou diesel verde.
Pioneirismo e economia circular
A IBOR Transportes, sediada em Juiz de Fora (MG), se tornou a primeira transportadora do Brasil a utilizar biodiesel produzido exclusivamente a partir de óleo de cozinha reciclado. A iniciativa, que une redução das emissões de CO2 com um modelo de economia circular, tem impacto ambiental significativo ao reaproveitar resíduos que seriam descartados.
Para viabilizar a operação, a empresa adquiriu dez caminhões Volvo FH B100 Flex, que entrarão em operação em diversas rotas na região Sudeste.
Investimento em sustentabilidade
Desde 2021, a IBOR vem estudando soluções sustentáveis para seu negócio, culminando no projeto atual no final de 2023, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O investimento de R$ 40 milhões resultou na construção de uma usina de biodiesel e de um posto de abastecimento dentro do terreno da empresa, que possui 75 mil m². A previsão é de que a unidade produza inicialmente 30 mil litros de biodiesel por mês a partir de março, com capacidade de expanção para 90 mil litros mensais em 2026.
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“O biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, destaca Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR.
Apoio da Volvo Caminhões
A Volvo Caminhões também participa do projeto, fornecendo os caminhões FH B100 Flex, comercializados pela concessionária Treviso. Segundo Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, a iniciativa está alinhada com os objetivos da montadora: “Queremos trabalhar para um setor de transporte forte e saudável do ponto de vista financeiro, mas que atue de forma sustentável”.
Meta de frota 100% sustentável
Atualmente, 65% da frota de 500 caminhões da IBOR é composta por modelos Volvo FH, todos com contratos de manutenção planejada para otimização de custos e eficiência operacional. A empresa projeta uma transição gradual para uma frota totalmente sustentável.
“Neste primeiro ano, iniciaremos a operação com uma frota-piloto e monitoramento intensivo da performance. A partir do segundo semestre, expandiremos para mais rotas e veículos, ao mesmo tempo em que ampliamos a rede de coleta de óleo e consolidamos processos internos”, explica Guilherme Bordin, diretor comercial da IBOR.
A transportadora também monitora indicadores além da eficiência dos caminhões, como satisfação dos motoristas, impacto ambiental, engajamento das comunidades e feedback dos clientes.
Estrutura e operação
Com 500 motoristas e um quadro total de 750 funcionários, a IBOR é uma das maiores transportadoras do Sudeste, especializada em carga pesada e frete lotação. A empresa transporta produtos siderúrgicos, painéis de fibra de madeira, bobinas de papel e celulose, entre outros insumos essenciais para a indústria.
Atuando nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de algumas rotas no Centro-Oeste, Nordeste e Sul, a transportadora percorre mensalmente mais de 2,5 milhões de quilômetros e transporta mais de 100 mil toneladas de carga.
Um futuro mais verde
Com um planejamento sólido e investimentos em inovação, a IBOR Transportes dá um passo relevante rumo a um futuro mais sustentável. Seu projeto de biodiesel não apenas reduz a pegada de carbono do transporte rodoviário, mas também contribui para a economia circular, ao reaproveitar um resíduo comum no cotidiano brasileiro.
“Nossa visão é clara: uma frota 100% sustentável. Mas, como bons conhecedores da estrada, sabemos que não adianta ter pressa. O importante é manter o ritmo certo e evoluir de forma estruturada”, finaliza Luiz Antônio Bordim Junior.
