sexta-feira, maio 16, 2025

Os motores mais potentes do agro e transporte, lado a lado

Quem trabalha com transporte sabe que o caminhão mais potente do mundo é o Scania, com o motor DC16 V8 de 770 cv. E agora, qual o trator com o motor mais potente do mundo? A Frota News não só vai apresentar este trator, como preparamos um comparativo exclusivo entre essas duas máquinas das indústrias do agro e transporte, que andam lado a lado.

O novo colosso da agricultura: John Deere 9RX 830

A John Deere comercializa no mercado brasileiro o trator 9RX 830 por R$ 6 milhões a unidade. Ele surpreende com seus impressionantes 830 cavalos de potência nominal e até 913 cv de potência máxima. 

Equipado com o robusto motor JD18 de 18 litros, seis cilindros em linha, turboalimentado em série, o 9RX 830 não é apenas o trator mais potente da história da John Deere — ele também é um dos mais potentes já fabricados no planeta para a agricultura comercial. 

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Voltado para grandes propriedades, sobretudo do Centro-Oeste brasileiro, o modelo já chegou com tecnologia embarcada de última geração, como o G5Plus CommandCenter™, JDLink™, além de estar preparado para operações autônomas. 

agro e transporte
O 9RX 830 está à venda no Brasil por R$ 6 milhões

Do outro lado da pista: Scania 770 S, o rei das estradas

Quando o assunto é potência sobre o asfalto, não há discussão: o trono continua nas mãos da Scania, com o imponente modelo 770 S. 

Seu motor DC16 V8 de 16,4 litros entrega 770 cavalos de potência e até 3.700 Nm de torque, o suficiente para enfrentar com maestria as estradas mais exigentes da América Latina — inclusive com cargas pesadas, em rotas de longa distância e terrenos montanhosos. 

agro e transporte
Motor Scania DC 16 V8 de 770 cv. Infelizmente, a John Deree não divulgou foto do motor do trator 9RX 830

Além da força, o 770 S se destaca por seu sistema de emissões com SCR e uso de AdBlue, e pela transmissão automatizada Opticruise G33CM, que garante suavidade e eficiência no consumo de combustível. 

Comparativo técnico: potência bruta x inteligência operacional

Característica  John Deere 9RX 830  Scania 770 S 
Potência nominal  830 cv  770 cv 
Potência máxima  913 cv  770 cv (limitada eletronicamente) 
Torque máximo  4.234 Nm  3.700 Nm 
Motor  JD18, 6 cilindros em linha, 18 L  DC16 V8, 16,4 L 
Aplicação  Agricultura pesada em larga escala  Transporte rodoviário de longa distância 
Transmissão  e21™ PowerShift (21 marchas)  Opticruise G33CM 
Tecnologia embarcada  JDLink™, G5Plus, SmartTurn  Conectividade Scania, freio auxiliar, ADAS 
Sistema de emissões  EGR (sem DEF)  SCR (com AdBlue) 

 

Tecnologia, potência e propósito

Apesar de operarem em mundos distintos, tanto o 9RX 830 quanto o 770 S representam o ápice tecnológico em seus respectivos setores. O trator da John Deere prioriza força contínua em terrenos agrícolas desafiadores e autonomia operacional, enquanto o caminhão da Scania aposta em eficiência, durabilidade e controle nas estradas. 

Ambos compartilham uma característica essencial: foram criados para não parar. 

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Do campo ao asfalto: dois mundos que se conectam

A conexão entre os setores agrícola e de transporte nunca foi tão evidente. A produção no campo depende diretamente da logística de escoamento — e, nesse elo, tratores como o 9RX 830 e caminhões como o Scania 770 S mostram que força, tecnologia e desempenho são os pilares que sustentam o Brasil produtivo. 

Na era da agricultura 5.0 e do transporte conectado, o desafio não é apenas ter a máquina mais potente, mas sim a mais eficiente, inteligente e integrada ao ecossistema de produção. 

Frota News segue acompanhando de perto os lançamentos que fazem história e movem o agro e o transporte para o futuro. 

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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