Quem trabalha com transporte sabe que o caminhão mais potente do mundo é o Scania, com o motor DC16 V8 de 770 cv. E agora, qual o trator com o motor mais potente do mundo? A Frota News não só vai apresentar este trator, como preparamos um comparativo exclusivo entre essas duas máquinas das indústrias do agro e transporte, que andam lado a lado.
O novo colosso da agricultura: John Deere 9RX 830
A John Deere comercializa no mercado brasileiro o trator 9RX 830 por R$ 6 milhões a unidade. Ele surpreende com seus impressionantes 830 cavalos de potência nominal e até 913 cv de potência máxima.
Equipado com o robusto motor JD18 de 18 litros, seis cilindros em linha, turboalimentado em série, o 9RX 830 não é apenas o trator mais potente da história da John Deere — ele também é um dos mais potentes já fabricados no planeta para a agricultura comercial.
Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series
Fabet oferece curso online de Gestão Estratégica de Manutenção e Combustível
Voltado para grandes propriedades, sobretudo do Centro-Oeste brasileiro, o modelo já chegou com tecnologia embarcada de última geração, como o G5Plus CommandCenter™, JDLink™, além de estar preparado para operações autônomas.

Do outro lado da pista: Scania 770 S, o rei das estradas
Quando o assunto é potência sobre o asfalto, não há discussão: o trono continua nas mãos da Scania, com o imponente modelo 770 S.
Seu motor DC16 V8 de 16,4 litros entrega 770 cavalos de potência e até 3.700 Nm de torque, o suficiente para enfrentar com maestria as estradas mais exigentes da América Latina — inclusive com cargas pesadas, em rotas de longa distância e terrenos montanhosos.

Além da força, o 770 S se destaca por seu sistema de emissões com SCR e uso de AdBlue, e pela transmissão automatizada Opticruise G33CM, que garante suavidade e eficiência no consumo de combustível.
Comparativo técnico: potência bruta x inteligência operacional
Característica | John Deere 9RX 830 | Scania 770 S |
Potência nominal | 830 cv | 770 cv |
Potência máxima | 913 cv | 770 cv (limitada eletronicamente) |
Torque máximo | 4.234 Nm | 3.700 Nm |
Motor | JD18, 6 cilindros em linha, 18 L | DC16 V8, 16,4 L |
Aplicação | Agricultura pesada em larga escala | Transporte rodoviário de longa distância |
Transmissão | e21™ PowerShift (21 marchas) | Opticruise G33CM |
Tecnologia embarcada | JDLink™, G5Plus, SmartTurn | Conectividade Scania, freio auxiliar, ADAS |
Sistema de emissões | EGR (sem DEF) | SCR (com AdBlue) |
Tecnologia, potência e propósito
Apesar de operarem em mundos distintos, tanto o 9RX 830 quanto o 770 S representam o ápice tecnológico em seus respectivos setores. O trator da John Deere prioriza força contínua em terrenos agrícolas desafiadores e autonomia operacional, enquanto o caminhão da Scania aposta em eficiência, durabilidade e controle nas estradas.
Ambos compartilham uma característica essencial: foram criados para não parar.
Curte esse tipo de conteúdo?
No meu Instagram, tem mais dicas, achados e bastidores do que você lê aqui
Do campo ao asfalto: dois mundos que se conectam
A conexão entre os setores agrícola e de transporte nunca foi tão evidente. A produção no campo depende diretamente da logística de escoamento — e, nesse elo, tratores como o 9RX 830 e caminhões como o Scania 770 S mostram que força, tecnologia e desempenho são os pilares que sustentam o Brasil produtivo.
Na era da agricultura 5.0 e do transporte conectado, o desafio não é apenas ter a máquina mais potente, mas sim a mais eficiente, inteligente e integrada ao ecossistema de produção.
Frota News segue acompanhando de perto os lançamentos que fazem história e movem o agro e o transporte para o futuro.