sexta-feira, abril 11, 2025

GM adota caminhões a gás da Sada que passaram por retrofit 

A General Motors (GM) iniciou o uso de caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV) para o transporte de veículos 0 km em parceria com o Grupo Sada, um dos maiores operadores logísticos do setor automotivo na América Latina. O projeto, inicialmente implantado no trajeto entre a fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) e a sede da Sada em São Bernardo do Campo (SP), faz parte da estratégia da montadora para reduzir as emissões de carbono e alcançar a neutralidade climática até 2035. 

Com essa mudança, a expectativa é de uma redução anual de 108 toneladas de CO₂. Além disso, os caminhões a GNV de origem fóssil emitem até 15% menos dióxido de carbono do que os modelos a diesel, além de reduzir significativamente poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado. Caso esses caminhões sejam abastecidos com gás renovável, o biometano, a redução das emissões melhora em mais de 90%. 

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“Globalmente, a GM tem o compromisso de construir um futuro mais sustentável. Este projeto, em parceria com o Grupo Sada, é um primeiro passo no Brasil para implementarmos caminhões menos poluentes no transporte de nossos veículos em todo o País”, afirma Carlos Bibi, diretor-executivo de Compras e Supply Chain da GM América do Sul. 

GM
Carlos Bibi, diretor-executivo de Compras e Supply Chain da GM América do Sul. Foto: LinkedIn

Grupo Sada amplia frota a gás com tecnologia da MWM 

O Grupo Sada, responsável pelo transporte de veículos das principais montadoras do Brasil, tem investido na conversão de sua frota para fontes energéticas mais limpas. Atualmente, a empresa opera com 11 caminhões movidos a GNV e/ou biometano, e prevê ampliar esse número para 31 unidades até o primeiro trimestre de 2025. 

“A transição para o GNV é um marco na busca por operações mais sustentáveis e eficientes. A indústria de transportes tem um papel essencial na redução das emissões globais, e nosso compromisso é apoiar a descarbonização da cadeia automotiva”, destaca Marcelo Loureiro, diretor Comercial do Grupo Sada. 

A conversão da frota para gás é resultado de um investimento de R$ 7 milhões, com parte dos veículos sendo destinados ao transporte entre as plantas da GM e Stellantis e os pátios logísticos da Sada em São Bernardo do Campo (SP) e Betim (MG). 

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Testes

Além dos caminhões próprios, o grupo realizou testes com veículos pesados movidos a GNV, que comprovaram uma redução média de 15% nas emissões de CO₂ em comparação aos motores a diesel, além de uma queda expressiva na emissão de poluentes atmosféricos. A empresa ainda não realizou testes com uso de biometano. No entanto, outros frotistas que estão adotando o biometano em vez do GNV, estão conseguindo redução de emissões superiores a 90%, além, de poderem produzir o próprio gás com resíduos orgânicos, transformando um passivo ambiental em um ativo. 

A tecnologia utilizada na conversão dos motores diesel para gás foi desenvolvida pela MWM, que já realizou algumas dezenas de conversões para outras empresas do setor, como a Cocal. Os motores a gás desenvolvidos pela fabricante apresentam potência variável entre 220 cv e 330 cv, mantendo desempenho similar ao diesel. 

Cristian Malevic, diretor de Descarbonização da MWM, explica que, além da redução das emissões, a tecnologia garante eficiência operacional. “Os motores a gás da MWM têm cerca de 85% dos componentes idênticos aos dos motores a diesel, o que facilita a manutenção e a reposição de peças. Além disso, a equivalência de torque e potência assegura o mesmo nível de desempenho e confiabilidade.” 

Outras iniciativas sustentáveis da GM na logística 

✅ Cabotagem: Transporte marítimo de peças na região Norte do Brasil, reduzindo 340 toneladas de CO₂ por ano em comparação ao transporte rodoviário. 

✅ Rebocadores elétricos: Uso de 50 equipamentos movidos a baterias de lítio, evitando 1,5 tonelada de CO₂ anualmente. 

✅ Digitalização de processos: Eliminação de 2 milhões de folhas de papel por ano, equivalente ao plantio de 267 árvores. 

✅ Transporte com veículos elétricos e a gás: Em parceria com JSL e Ceva Logistics, caminhões elétricos e a gás transportam peças entre fábricas e concessionárias. 

Além disso, cinco modelos Chevrolet foram destaques da edição 2024 do Prêmio Mobilidade Limpa, que reconheceu os esforços técnicos dos fabricantes em relação a descarbonização e os veículos comercializados no Brasil no último ano com os melhores índices de eficiência energética. Com isso, Onix Plus, Montana, Cruze, Spin e Camaro levaram o troféu em suas respectivas categorias. Ao todo, foram analisados 35 marcas e 975 modelos/versões de diferentes tipos de propulsão: flex, híbridos, plug-in, elétricos e diesel. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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