A General Motors (GM) iniciou o uso de caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV) para o transporte de veículos 0 km em parceria com o Grupo Sada, um dos maiores operadores logísticos do setor automotivo na América Latina. O projeto, inicialmente implantado no trajeto entre a fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) e a sede da Sada em São Bernardo do Campo (SP), faz parte da estratégia da montadora para reduzir as emissões de carbono e alcançar a neutralidade climática até 2035.
Com essa mudança, a expectativa é de uma redução anual de 108 toneladas de CO₂. Além disso, os caminhões a GNV de origem fóssil emitem até 15% menos dióxido de carbono do que os modelos a diesel, além de reduzir significativamente poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado. Caso esses caminhões sejam abastecidos com gás renovável, o biometano, a redução das emissões melhora em mais de 90%.
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“Globalmente, a GM tem o compromisso de construir um futuro mais sustentável. Este projeto, em parceria com o Grupo Sada, é um primeiro passo no Brasil para implementarmos caminhões menos poluentes no transporte de nossos veículos em todo o País”, afirma Carlos Bibi, diretor-executivo de Compras e Supply Chain da GM América do Sul.

Grupo Sada amplia frota a gás com tecnologia da MWM
O Grupo Sada, responsável pelo transporte de veículos das principais montadoras do Brasil, tem investido na conversão de sua frota para fontes energéticas mais limpas. Atualmente, a empresa opera com 11 caminhões movidos a GNV e/ou biometano, e prevê ampliar esse número para 31 unidades até o primeiro trimestre de 2025.
“A transição para o GNV é um marco na busca por operações mais sustentáveis e eficientes. A indústria de transportes tem um papel essencial na redução das emissões globais, e nosso compromisso é apoiar a descarbonização da cadeia automotiva”, destaca Marcelo Loureiro, diretor Comercial do Grupo Sada.
A conversão da frota para gás é resultado de um investimento de R$ 7 milhões, com parte dos veículos sendo destinados ao transporte entre as plantas da GM e Stellantis e os pátios logísticos da Sada em São Bernardo do Campo (SP) e Betim (MG).
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Testes
Além dos caminhões próprios, o grupo realizou testes com veículos pesados movidos a GNV, que comprovaram uma redução média de 15% nas emissões de CO₂ em comparação aos motores a diesel, além de uma queda expressiva na emissão de poluentes atmosféricos. A empresa ainda não realizou testes com uso de biometano. No entanto, outros frotistas que estão adotando o biometano em vez do GNV, estão conseguindo redução de emissões superiores a 90%, além, de poderem produzir o próprio gás com resíduos orgânicos, transformando um passivo ambiental em um ativo.
A tecnologia utilizada na conversão dos motores diesel para gás foi desenvolvida pela MWM, que já realizou algumas dezenas de conversões para outras empresas do setor, como a Cocal. Os motores a gás desenvolvidos pela fabricante apresentam potência variável entre 220 cv e 330 cv, mantendo desempenho similar ao diesel.
Cristian Malevic, diretor de Descarbonização da MWM, explica que, além da redução das emissões, a tecnologia garante eficiência operacional. “Os motores a gás da MWM têm cerca de 85% dos componentes idênticos aos dos motores a diesel, o que facilita a manutenção e a reposição de peças. Além disso, a equivalência de torque e potência assegura o mesmo nível de desempenho e confiabilidade.”
Outras iniciativas sustentáveis da GM na logística
Cabotagem: Transporte marítimo de peças na região Norte do Brasil, reduzindo 340 toneladas de CO₂ por ano em comparação ao transporte rodoviário.
Rebocadores elétricos: Uso de 50 equipamentos movidos a baterias de lítio, evitando 1,5 tonelada de CO₂ anualmente.
Digitalização de processos: Eliminação de 2 milhões de folhas de papel por ano, equivalente ao plantio de 267 árvores.
Transporte com veículos elétricos e a gás: Em parceria com JSL e Ceva Logistics, caminhões elétricos e a gás transportam peças entre fábricas e concessionárias.
Além disso, cinco modelos Chevrolet foram destaques da edição 2024 do Prêmio Mobilidade Limpa, que reconheceu os esforços técnicos dos fabricantes em relação a descarbonização e os veículos comercializados no Brasil no último ano com os melhores índices de eficiência energética. Com isso, Onix Plus, Montana, Cruze, Spin e Camaro levaram o troféu em suas respectivas categorias. Ao todo, foram analisados 35 marcas e 975 modelos/versões de diferentes tipos de propulsão: flex, híbridos, plug-in, elétricos e diesel.