sábado, abril 26, 2025

Atualizado: MAN vai lançar novo motor D30 diesel para pesados desenvolvido a partir do Scania Super

Em parceria com as outras marcas do Grupo TRATON (Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania e International), a MAN Truck & Bus está na reta final para lançar um novo motor para os seus pesados, o D30. Fontes confiáveis, nos informaram que este motor é o Scania Super de 13 litros que está sendo trabalhado para uso nos caminhões MAN, porém, com potência entre 380 cv e 560 cv. Até o momento, o D30 não será liberado para uso pela Volkswagen Caminhões. No entanto, é uma posição estratégica que pode mudar a qualquer momemnto.

Como já havia sido anunciado anteriormente pelo Grupo TRATON, as engenharias de desenvolvimento das quatro fabricantes de caminhões trabalhariam em sinergia. Da mesma forma, o compartilhamento de parte dos veículos das quatro marcas. Isso é bastante comum entre os fabricantes de automóveis. No grupo Stellantis, Fiat, Peugeot e Citroën já compartilham motores e câmbios, entre outros componentes.

A questão, agora, não é se Scania vai ser produzido com componentes e conjuntos MAN e vice-versa. É saber quando. Fontes confiáveis, nos informaram que este motor é o Scania Super de 13 litros que está sendo trabalhado para uso nos caminhões MAN, porém, com potência entre 380 cv e 560 cv. Além disso, o torque do motor MAN D30 tem 200 Nm menos do que o motor Scania Super. Até o momento, o D30 não será liberado para uso pela Volkswagen Caminhões. No entanto, é uma posição estratégica que pode mudar a qualquer momemnto.

Para desenvolvimento e produção do D30, a empresa investiu 220 milhões de euros na fábrica de Nuremberg, na Alemanha, e outros 30 milhões de euros na produção de virabrequins em Salzgitter. Este motor, desenvolvido em colaboração com as marcas do Grupo TRATON, estabelece novos padrões em consumo de combustível e emissões de CO₂.

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O MAN D30 é o maior motor de produção do portfólio da empresa e será o principal trem de força dos modelos MAN TGS e TGX de 40 toneladas. Com a inauguração da produção em uma fábrica de última geração, figuras importantes como:

Christian Levin, CEO da TRATON SE, destacou a relevância da colaboração dentro do grupo:

No Grupo TRATON, estamos mais unidos do que nunca, combinando nossa vasta experiência em projetos conjuntos. Este é um passo crucial e tenho certeza de que os clientes da MAN ficarão muito satisfeitos com o novo motor.

Alexander Vlaskamp, ​​​​CEO da MAN Truck & Bus, destaca a importância dessa transição para a mobilidade elétrica:

Até 2030, a meta é que dois modelos sejam movidos a zero emissão. No entanto, até atingirmos a eletricidade plena, continuaremos precisando de motores de combustão eficientes. É por isso que estamos investindo em ambas as tecnologias em Nuremberg, garantindo o futuro da fábrica com dois pilares sólidos e a garantia de empregos.

A produção do D30 em Nuremberg envolverá 160 funcionários altamente qualificados, organizados em três turnos. A capacidade técnica da fábrica permitirá fabricar pelo menos 50.000 motores por ano.

Este motor não só representa a parte mais recente e importante da propulsão a diesel industrial da MAN, mas também servirá como uma ponte para a eletricidade. Sua produção coincide com o início da produção da série de baterias, previsto para este semestre, reforçando a estratégia da MAN na transição para a mobilidade elétrica.

O novo MAN D30 é o resultado da experiência combinada das marcas do Grupo TRATO. Com eficiência superior a 50% e consumo de combustível otimizado, posiciona-se entre os motores mais avançados para veículos comerciais.

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Nossos testes realizados no MAN TGX, equipado com o trem de força PowerLion e melhorias aerodinâmicas, foram alcançados com uma economia média de combustível de 5% em comparação à geração anterior. As emissões de CO₂ também são reduzidas na mesma proporção, consolidando o D30 como uma opção eficiente e sustentável para o transporte de compras.

O D30 substituirá os motores D26 e D15 e estará disponível em seis níveis de potência, variando de 380 a 560 cv (com um torque de 2.100 a 2.800 Nm).

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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