Em parceria com as outras marcas do Grupo TRATON (Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania e International), a MAN Truck & Bus está na reta final para lançar um novo motor para os seus pesados, o D30. Fontes confiáveis, nos informaram que este motor é o Scania Super de 13 litros que está sendo trabalhado para uso nos caminhões MAN, porém, com potência entre 380 cv e 560 cv. Até o momento, o D30 não será liberado para uso pela Volkswagen Caminhões. No entanto, é uma posição estratégica que pode mudar a qualquer momemnto.
Como já havia sido anunciado anteriormente pelo Grupo TRATON, as engenharias de desenvolvimento das quatro fabricantes de caminhões trabalhariam em sinergia. Da mesma forma, o compartilhamento de parte dos veículos das quatro marcas. Isso é bastante comum entre os fabricantes de automóveis. No grupo Stellantis, Fiat, Peugeot e Citroën já compartilham motores e câmbios, entre outros componentes.
A questão, agora, não é se Scania vai ser produzido com componentes e conjuntos MAN e vice-versa. É saber quando. Fontes confiáveis, nos informaram que este motor é o Scania Super de 13 litros que está sendo trabalhado para uso nos caminhões MAN, porém, com potência entre 380 cv e 560 cv. Além disso, o torque do motor MAN D30 tem 200 Nm menos do que o motor Scania Super. Até o momento, o D30 não será liberado para uso pela Volkswagen Caminhões. No entanto, é uma posição estratégica que pode mudar a qualquer momemnto.
Para desenvolvimento e produção do D30, a empresa investiu 220 milhões de euros na fábrica de Nuremberg, na Alemanha, e outros 30 milhões de euros na produção de virabrequins em Salzgitter. Este motor, desenvolvido em colaboração com as marcas do Grupo TRATON, estabelece novos padrões em consumo de combustível e emissões de CO₂.
Leia também:
Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series
Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas
Tecnoshow 2025: Noma, Volvo e Volare prontas para a maior feira do Centro-Oeste
O MAN D30 é o maior motor de produção do portfólio da empresa e será o principal trem de força dos modelos MAN TGS e TGX de 40 toneladas. Com a inauguração da produção em uma fábrica de última geração, figuras importantes como:
Christian Levin, CEO da TRATON SE, destacou a relevância da colaboração dentro do grupo:
No Grupo TRATON, estamos mais unidos do que nunca, combinando nossa vasta experiência em projetos conjuntos. Este é um passo crucial e tenho certeza de que os clientes da MAN ficarão muito satisfeitos com o novo motor.
Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, destaca a importância dessa transição para a mobilidade elétrica:
Até 2030, a meta é que dois modelos sejam movidos a zero emissão. No entanto, até atingirmos a eletricidade plena, continuaremos precisando de motores de combustão eficientes. É por isso que estamos investindo em ambas as tecnologias em Nuremberg, garantindo o futuro da fábrica com dois pilares sólidos e a garantia de empregos.
A produção do D30 em Nuremberg envolverá 160 funcionários altamente qualificados, organizados em três turnos. A capacidade técnica da fábrica permitirá fabricar pelo menos 50.000 motores por ano.
Este motor não só representa a parte mais recente e importante da propulsão a diesel industrial da MAN, mas também servirá como uma ponte para a eletricidade. Sua produção coincide com o início da produção da série de baterias, previsto para este semestre, reforçando a estratégia da MAN na transição para a mobilidade elétrica.
O novo MAN D30 é o resultado da experiência combinada das marcas do Grupo TRATO. Com eficiência superior a 50% e consumo de combustível otimizado, posiciona-se entre os motores mais avançados para veículos comerciais.
Se você curtiu essa reportagem e quer acompanhar mais dicas, bastidores e novidades exclusivas, me segue no Instagram. Estou sempre por lá mostrando o que não cabe aqui
Nossos testes realizados no MAN TGX, equipado com o trem de força PowerLion e melhorias aerodinâmicas, foram alcançados com uma economia média de combustível de 5% em comparação à geração anterior. As emissões de CO₂ também são reduzidas na mesma proporção, consolidando o D30 como uma opção eficiente e sustentável para o transporte de compras.
O D30 substituirá os motores D26 e D15 e estará disponível em seis níveis de potência, variando de 380 a 560 cv (com um torque de 2.100 a 2.800 Nm).