sexta-feira, maio 16, 2025

A Scania lança mais um modelo para o seu portfólio a gás com 6×4 

O caminhão RH 460 6×4, movido a gás natural e/ou biometano, foi apresentado pela Scania durante a Agrishow 2025. Segundo a empresa, a sua autonomia chega até 450 quilômetros na configuração padrão de fábrica e pode ultrapassar os 600 km com a adição de cilindros extras atrás da cabine, chamado de ‘mochilão’. 

O modelo com o motor 460 cv já havia sido lançado na última Fenatran. A novidade agora está na tração 6×4, mais utilizada no agronegócio, pois, geralmente, as rotas são mistas, com estradas sem pavimento ou asfaltadas.  

“O Scania RH 460 6×4 a gás expande as possibilidades aos clientes do Agro com veículos mais limpos e viáveis. É um ‘mochilão’ com 311 m³ de gás nos cilindros e duas opções de CMT: 90 toneladas (sem redução nos cubos) e 150 toneladas (com redução)”, afirmou Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. 

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A Scania também ampliou sua linha rodoviária Super com o novo cavalo mecânico de 500 cv na tração 6×4, complementando o portfólio junto ao modelo de 560 cv. “Ambos contam com cardan reto, reforçando desempenho e robustez”, explica Gallao. 

Uma das atrações do estande é a estação de serviços, onde os visitantes conhecem, na prática, os diferenciais das soluções Scania PRO: Control Tower, Driver Services, serviços dedicados, Scania Fit, assistência 24h e o sistema de conectividade, com simulações em tempo real. 

Desde 2019, a Scania já comercializou 1.500 caminhões a gás no Brasil. Com motores Ciclo Otto – diferentes dos convertidos –, os modelos são 100% movidos a gás ou biometano, com potências de 280 a 460 cavalos. Além de mais silenciosos, oferecem desempenho equivalente ao diesel e são reconhecidos pela confiabilidade e segurança. 

O uso do biometano, especialmente proveniente de resíduos agrícolas, permite uma redução de até 90% nas emissões de CO₂, reforçando o compromisso da Scania com a sustentabilidade e com a saúde da população, pela redução de NOx e material particulado. 

Biometano: combustível renovável e estratégico para o transporte sustentável 

Embora o gás natural veicular (GNV) de origem fóssil já represente uma alternativa menos poluente em comparação ao diesel, o biometano desponta como uma solução ainda mais eficiente e ambientalmente correta para o transporte de cargas. 

Derivado da decomposição de resíduos orgânicos – como restos de culturas agrícolas, esterco animal, lodo de esgoto e resíduos da agroindústria –, o biometano é uma fonte de energia 100% renovável. Sua produção pode ocorrer diretamente em propriedades rurais e usinas, promovendo a economia circular ao transformar resíduos em energia limpa. 

A principal vantagem ambiental do biometano está na significativa redução das emissões de gases de efeito estufa. Quando comparado ao diesel, o combustível renovável pode reduzir em até 90% a emissão de CO₂, enquanto o GNV de origem fóssil proporciona uma redução pouco significativa em relação ao diesel. 

Outro benefício relevante está na melhora da qualidade do ar. O uso do biometano resulta em menores emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, poluentes diretamente ligados a problemas respiratórios e cardiovasculares nas áreas urbanas e rurais. 

Com o avanço das políticas públicas e a ampliação da infraestrutura de produção e distribuição, o biometano se torna uma alternativa cada vez mais viável também do ponto de vista econômico. No setor de transporte pesado, especialmente no agronegócio, sua adoção fortalece a sustentabilidade sem comprometer a performance operacional. 

Dessa forma, o biometano se consolida como um aliado estratégico para a transição energética, reforçando o compromisso com um sistema logístico mais limpo, eficiente e integrado às vocações produtivas do Brasil. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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