A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (11) a nomeação de Ricardo Dilser como o novo gerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos (Heritage) da companhia. O executivo passa a se reportar diretamente a Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, ambos ex-Fiat (Stellantis).
Com uma trajetória marcada pela versatilidade e profundo conhecimento do setor automotivo, Dilser chega à montadora com a missão de fortalecer a comunicação da marca com jornalistas, influenciadores digitais e com o público apaixonado pela história da Volkswagen no País.
Leia também:
Avaliação da VW Amarok V6 explica o aumento de vendas por causa do motor
Picapes compactas para trabalho: Fiat Strada vs. VW Saveiro
Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series
“A chegada de um profissional com o talento e a experiência de Ricardo Dilser fortalece ainda mais o compromisso da Volkswagen do Brasil com uma comunicação próxima, transparente e de qualidade com os jornalistas e influenciadores digitais. Além disso, sua atuação será essencial para promover o legado da marca, celebrando nossos 72 anos de história no País, os ícones da nossa trajetória e iniciativas como a Garagem Volkswagen”, afirma Cláudio Rawicz.
De repórter a executivo de destaque no setor automotivo
Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO), Ricardo Dilser iniciou sua carreira no jornalismo automotivo em 1994. Atuou como repórter, editor, chefe de redação e piloto de testes em algumas das mais influentes publicações brasileiras do segmento, como Quatro Rodas, Oficina Mecânica, Motor Show e Auto & Técnica.
Apaixonado por carros e reconhecido entusiasta do automobilismo, foi também piloto profissional de competições entre 2002 e 2008, vivência que o conecta diretamente com os valores da Volkswagen voltados à performance, segurança e inovação.
Sua trajetória profissional inclui ainda passagens estratégicas por empresas relevantes do setor. Dilser foi gerente de projetos na engenharia de motores da FPT Industrial, assessor de imprensa da Fiat Automóveis, gerente de imprensa na FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e Head de Imprensa Produto no Grupo Stellantis. Mais recentemente, esteve à frente da Produção e Conteúdo do programa AutoEsporte, da TV Globo, onde também atuou como apresentador.
Visão voltada ao futuro e à tradição
Em sua nova função, Ricardo Dilser será responsável por áreas-chave da comunicação da Volkswagen do Brasil, incluindo o relacionamento com a imprensa, o fortalecimento da presença digital da marca e a preservação de seu legado por meio da área de Clássicos (Heritage).
“Fazer parte do time de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil me traz um sentimento de absoluta felicidade e empolgação, não só pela história vencedora da empresa no mercado brasileiro, mas também por fazer parte da construção de um futuro conectado, inovador e sustentável por meio dos atuais produtos e daqueles incríveis que estão por vir”, afirmou o novo gerente.
A nomeação ocorre em um momento estratégico para a Volkswagen do Brasil, que celebra 72 anos de presença no mercado nacional e busca aprofundar o diálogo com o público por meio de iniciativas como a Garagem Volkswagen — projeto dedicado à valorização da memória da marca no país. A chegada de Ricardo Dilser promete unir tradição e inovação, conectando passado, presente e futuro da empresa no imaginário dos brasileiros.