sábado, maio 25, 2024

VOLVO LANÇA APP PARA AJUDAR SOCORRISTAS EM ACIDENTES COM CAMINHÕES ELÉTRICOS

O Grupo Volvo lança app de segurança para caminhões elétricos, incorporando tecnologia de Realidade Aumentada (AR) para auxiliar socorristas em emergências. Antes de tudo, é o primeiro aplicativo com esta finalidade lançado no mundo para caminhões pesados.

A equipe de desenvolvimento projetou a ferramenta especialmente para fornecer suporte imediato e valioso às equipes de serviços de emergência. Nesse sentido, isso será útil no momento que estão respondendo a acidentes envolvendo caminhões elétricos. O objetivo é oferecer orientações em tempo real aos socorristas, garantindo condições seguras durante o resgate.

Os fabricantes equipam os caminhões elétricos com sistemas de alta voltagem que alimentam as baterias e os motores elétricos. Isso requer que as rotinas de segurança e o atendimento de emergência sejam adaptados com novas práticas e parâmetro.

Já disponível para download nas lojas Android e Apple

Lars Stenqvist, diretor de Tecnologia do Grupo Volvo, afirma: “A ambição geral do Grupo Volvo é fornecer produtos 100% seguros. Mas também reconhecemos a importância de garantir a segurança dos socorristas chamados para emergências envolvendo veículos elétricos. O novo aplicativo de AR é uma ferramenta poderosa que pode ajudar os serviços de emergência a proteger rapidamente o local com segurança, reduzindo o risco de ferimentos para eles e outros envolvidos.”

O aplicativo Emergency Response Guide já está disponível para download gratuito nas lojas Android e Apple, fornecendo informações de segurança para todas as marcas de caminhões elétricos pesados do Grupo Volvo, incluindo Volvo Trucks, Renault Trucks e Mack Trucks.

Leia também: Entrevista: Diretor Da Tecnnic Explica Como Funciona O Inclinômetro Conectado Em Veículos E Máquinas

Detalhes do caminhão no celular

Por meio da conectividade, câmeras, sensores, modelagem 3D e sobreposições de realidade aumentada, o aplicativo de segurança oferece aos socorristas uma visão detalhada do veículo. Bem como, ele fornece informações sobre a localização dos cabos de alta voltagem, baterias e outros componentes importantes, além de instruções passo a passo sobre como desligar com segurança a energia do veículo elétrico em caso de emergência.

Nesse sentido, uma equipe de especialistas nas instalações de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Volvo na Suécia, França e Estados Unidos desenvolveu um aplicativo de segurança.

dos. Além das informações de realidade aumentada e modelos 3D, o aplicativo também contém toda a documentação de segurança relacionada ao caminhão elétrico. O modelo fica disponível assim que o veículo é identificado.

Em conclusão, Vincent Barnoux, especialista em AR e engenheiro de Soluções de Negócios do Volvo Group, comenta: “O aplicativo de segurança foi testado em vários cenários reais e recebeu feedback positivo dos socorristas que o experimentaram em campo”.

Siga a Frota News também no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui