quarta-feira, maio 22, 2024

Entrevista: diretor da Tecnnic explica como funciona o inclinômetro conectado em veículos e máquinas

A Tecnnic Eletrônica Industrial é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas embarcados para o setor automotivo. Primordialmente, a Tecnnic, uma empresa especializada em projetar e produzir sistemas embarcados para veículos dos segmentos de carga (implementos rodoviários) e de operações pesadas em geral (guindastes, tratores, escavadeiras, entre outros equipamentos), tem sua sede localizada em Criciúma (SC). Mais recentemente, eles apresentaram ao mercado a linha Connect de inclinômetros com conexão à internet.

Entrevista

Nesse sentido, Ricardo Santos, o diretor Geral da Tecnnic , responde a quatro perguntas:

P: Quais dados são coletados?

Ricardo Santos — A linha Connect se aplica aos equipamentos para basculantes (inclinômetros) e para guindastes (controle remoto). É possível coletar e monitorar a distância dados como início e fim de operação, ultrapassagem dos ângulos de inclinação, sobrecarga, acionamento da tomada de força e pressão dos pneus em ambos os casos. Outros dados importante e inovador é a localização integrada ao equipamento, que permite saber o local onde cada evento ocorreu, além de todo o trajeto executado pelo implemento. O cliente pode monitorar outros sinais conforme sua necessidade.

P: Quais dados são importantes nas investigações de acidentes?

RS: Sobretudo os dados relacionados à inclinação e à sobrecarga estão ligados à investigação de sinistros envolvendo os implementos. Eles podem trazer luz às análises de modo a entendermos as circunstâncias em que o acidente ocorreu, tal como na caixa preta de um avião.

P: Quais sinistros podem precisar das informações coletadas pelo sistema?

RS: No caso dos basculantes os tombamentos laterais e as quebras do cilindro de basculamento são as principais. Já nos guindastes temos os tombamentos laterais e as fraturas de lança, causadas por sobrecarga.

P: Pode haver adulteração dos dados coletados?

RS: Não. A Tecnnic não pode manipular os dados armazenados em memória não volátil. Além disso, mesmo que ocorra algum dano ao equipamento durante o acidente, é possível recuperar os dados.

Tecnnic
Ricardo Santos, diretor Geral da Tecnnic

Siga o Frota News também o Instagram!

Leia também: XCMG Lança Caminhão Elétrico E Carregadeira De Rodas Elétrica No Brasil

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui