sexta-feira, junho 20, 2025

TESTE: eSprinter mostra força e silêncio e inteligência a bordo em ruas e estradas

Lançada no Brasil no fim de 2024, a Mercedes-Benz eSprinter já está rodando por aqui, e tive a oportunidade de colocar à prova a primeira van elétrica da marca alemã nas ruas da cidade de São Paulo. A saber, o teste revelou uma van ágil, com um nível de silêncio e tecnologia embarcada que a coloca num novo patamar dentro do segmento de veículos comerciais leves.  

Com quase meia tonelada de equipamentos no compartimento de carga e rotas que misturam avenidas movimentadas, rampas e trechos de trânsito pesado, a eSprinter demonstrou equilíbrio, força e, principalmente, eficiência energética. 

Primeiras impressões: robustez elétrica e zero ruído 

A ausência total de ruído mecânico impressiona. Em contraste com o som característico dos motores a combustão, a eSprinter se movimenta suavemente, o que contribui para o conforto do motorista — especialmente em turnos longos ou áreas residenciais onde o silêncio é valorizado. 

O motor elétrico, montado no eixo traseiro, entrega 200 cv de potência instantânea com torque imediato, o que se traduz em arrancadas rápidas mesmo com carga. Nas subidas da região da Lapa, por exemplo, a van manteve a linearidade sem esforço. 

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Autonomia e recarga: liberdade operacional ampliada 

Testamos a versão com bateria de 81 kWh, que é a maior oferecida pela marca. E promete até 329 km de autonomia. Pois no nosso percurso misto (urbano e intermunicipal), com ar-condicionado ligado e carga parcial, percorremos 432 km com uma única recarga. Que é um desempenho excelente para a realidade brasileira.

Aliás, o carregamento foi feito em wallbox de 22 kW, fornecido pela própria Mercedes-Benz, e levou cerca de 6 horas para carga total. Em carregadores rápidos, a marca informa que é possível chegar a 80% da carga em menos de 45 minutos.

Condução e tecnologia embarcada: padrão premium 

A eSprinter carrega o DNA da marca também no acabamento e na ergonomia. O sistema MBUX com tela tátil de 10,25”, comandos intuitivos e integração com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay sem fio facilita a rotina do motorista, inclusive com navegação adaptada para rotas urbanas e pontos de recarga. Aliás, vale ressaltar que, por ter importada da Alemanha, a eSprinter traz volante e MBUX atualizados em relação às versões a diesel.  

eSprinter
Na foto à direita, estamos na Rodovia Ayrton Senna; e nas fotos da esquerda, a tela com informações sobre a bateria, e a tela que permite configurar o modo de condução: Comfort, Eco e Maximum Range, ou seja, potência máxima. Na nossa experiência, o modo Eco deixa o furgão lento de mais e desconfortável de conduzir

Os sistemas de assistência, como a frenagem autônoma de emergência (ABA) só entra em ação quando a van está milímetros distante do obstáculo, gerando assim um susto e a impressão que a batida ocorreu. Mas na verdade, ele evitou a colisão. Já o assistente de vento lateral entra em ação discretamente, mas garante estabilidade em trechos rápidos. A direção elétrica é leve e responde bem, mesmo carregada. 

A velocidade máxima da eSprinter é limitada eletronicamente a 90 km/h, o que atende às exigências da maioria das vias brasileiras. No entanto, durante o teste, o furgão rodamos em rodovias com limites de 110 km/h e 120 km/h, e o limite de 90 km/h pode gerar preocupação, pois impossibilita ultrapassagens em tempo hábil, obrigando um comercial leve rodar no limite de velocidade dos caminhões. No entanto, essa limitação pode ser resolvida facilmente: basta pedir no concessionário para alterar a limitação de velocidade máxima para 120 km/h. 

Capacidade e versatilidade 

Aliás, a versão testada foi o Furgão com teto alto e PBT de 4,25 toneladas. Que oferece excelente espaço interno e possibilidade de adaptação para diferentes aplicações — carga seca, refrigerada, ambulância, entre outros. E a suspensão traseira foi ajustada para lidar com o peso extra das baterias. Pois mantém a dirigibilidade sem comprometer o desempenho.

eSprinter
Faróis em LED e novo volantes já são componentes autalizados em relação aos modelos a diesel vendidos na América do Sul

Veredito Frota News 

A eSprinter não é apenas uma adaptação elétrica da Sprinter tradicional — ela é um novo conceito de transporte comercial. Pensada para a transição energética, ela alia alta autonomia. E conta com tecnologia de ponta. Pois oferece excelente capacidade de carga.

É claro que o preço inicial — entre R$ 482 mil e R$ 598 mil — pode assustar. Mas para operações com foco em redução de emissões, economia de combustível e isenção de rodízio, o investimento se paga com previsibilidade e imagem de sustentabilidade. 

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Ficha técnica do modelo testado: 

Motorização e Desempenho 

  • Motor elétrico: 150 kW (204 cv) 
  • Torque máximo: 400 Nm 
  • Tração: Traseira 
  • Transmissão: Automática de 1 marcha 
  • Velocidade máxima: 120 km/h (limitada eletronicamente) 

Bateria e Autonomia 

  • Tipo: Lítio-ferro-fosfato (LFP) 
  • Capacidades disponíveis: 
  • 81 kWh: autonomia de até 329 km 
  • 113 kWh: autonomia de até 478 km 
  • Tempo de recarga: 
  • AC (22 kW): aproximadamente 6 horas para carga total 
  • DC (80 kW): cerca de 40 a 50 minutos para 80% da carga 

Dimensões e Capacidades 

  • Comprimento total: 6.967 mm 
  • Altura total: 2.820 mm 
  • Largura total: 2.020 mm 
  • Distância entre eixos: 4.325 mm 
  • Volume de carga: até 14 m³ 
  • Peso Bruto Total (PBT): até 4.250 kg 
  • Capacidade de carga útil: variável conforme a configuração e peso da bateria 

Equipamentos e Tecnologias 

  • Sistema multimídia MBUX com tela sensível ao toque de 10,25″ 
  • Assistente ativo de frenagem (ABA) 
  • Assistente de vento lateral 
  • Assistente de partida em rampa 
  • Controle de estabilidade adaptativo (ESP) 
  • Ar-condicionado 
  • Piloto automático 
  • Volante multifuncional com ajuste de altura 
  • Entrada USB-C e conectividade Bluetooth 
  • Sistema de navegação integrado 

Segurança 

  • Airbags frontais para motorista e passageiro 
  • Freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD 
  • Controle de tração (ASR) 
  • Sistema de monitoramento da pressão dos pneus 

Versões Disponíveis 

  • Furgão: Ideal para transporte de cargas diversas 
  • Furgão Vidrado: Versão com janelas laterais, adequada para conversões específicas 
  • Chassi Cabine: Base para implementações variadas, como baús e ambulâncias 
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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