A Kia Brasil, importadora dos veículos da Kia Motors, vem ampliando o seu portfólio em veículos elétricos de luxo, incluindo as vans. O próximo passo deverá ser a importação da PV5, uma minivan elétrica recém-apresentada. E, apesar de o segmento ainda ser considerado de nicho por aqui, há boas razões para acreditar que o modelo poderá ser oferecido no mercado brasileiro — ainda que não antes de 2026.
A PV5 faz parte de uma nova geração de veículos desenvolvidos pela Kia para atuar em diferentes mercados, com foco especial em eletrificação, conectividade e sustentabilidade. A promessa da montadora é globalizar o modelo, mirando especialmente empresas e operadores logísticos que exigem frotas mais eficientes e alinhadas com metas ambientais.
O que já se sabe sobre a PV5

A minivan foi apresentada como um modelo versátil, com configurações tanto para transporte de carga quanto para passageiros. Equipada com motor 100% elétrico, ela promete autonomia superior a 300 km, além de recursos avançados como sistemas de assistência à condução (ADAS), conectividade em nuvem e plataformas de gestão de frota. Seu projeto modular também permite adaptações conforme a necessidade operacional, tornando-a atraente para uso urbano corporativo.
Preço divulgado na Europa
Nesta semana, a Kia anunciou o preço oficial da PV5 no mercado europeu: 32.992 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 211 mil na conversão direta atual (1 euro ≈ R$ 6,39). No entanto, ao considerarmos a tradicional carga tributária brasileira sobre veículos importados, esse valor sobe significativamente.
Segundo estimativas de mercado, veículos elétricos importados podem sofrer incidência de até 70% de tributos, somando Imposto de Importação, IPI, ICMS, PIS/COFINS e outros encargos. Com isso, o preço da PV5 em território brasileiro pode chegar a cerca de R$ 360 mil.
Resumo estimado do preço no Brasil:
Valor base: R$ 211 mil
- 70% de impostos ≈ R$ 358.700
Por que o Brasil entra na mira da Kia?
Apesar de ainda pouco explorado, o mercado de vans elétricas no Brasil tem ganhado corpo com a entrada de marcas como Peugeot, BYD e Mercedes-Benz. Grandes empresas de logística, delivery e transporte corporativo têm demonstrado interesse crescente em modelos que reduzam emissões e tragam vantagens operacionais a médio prazo.
A expectativa é que a PV5 seja introduzida inicialmente para o público corporativo, com foco em frotistas, operadores logísticos e empresas com diretrizes ESG bem definidas. Em um segundo momento, a van pode ser adaptada para transporte executivo ou até fretamento urbano.
Conclusão
Com visual futurista, motor elétrico, foco em tecnologia e preço competitivo para o padrão europeu, a PV5 representa uma aposta ousada da Kia no segmento de veículos comerciais premium. Se confirmada a chegada ao Brasil, será mais um sinal de que a mobilidade elétrica está deixando de ser tendência e se tornando realidade — também para o setor corporativo.